Site responsivo ou mobile: qual escolher para minha empresa?
É hora de fazer o primeiro site ou refazer um site existente, mas antigo. Entre tudo o que deve ser considerado, uma dúvida é comum, mas muito importante: site responsivo ou mobile? Qual é o melhor? Por que? Quais as vantagens e desvantagens de cada um?
Há muitos fatores envolvidos e a depender da escolha feita, alguns resultados da sua presença digital, serão diretamente influenciados.
Por essa razão, no bate-papo de hoje vamos tratar de tudo que deve ser considerado para uma decisão consciente e embasada em dados concretos.
A Internet antes do site responsivo
A maior parte talvez não se lembre do que significava navegar na Internet com o celular no hoje longínquo ano de 2000.
Naquela época, alguns poucos modelos de telefones, já eram capazes de acessar a web, no entanto, era um verdadeiro exercício de paciência e persistência.
Isso porque os aparelhos eram equipados com navegadores muito rudimentares comparados aos de hoje, as resoluções de tela eram baixas, processadores de núcleo simples e lentos, pouca memória RAM, não havia planos de dados com a velocidade exigida e tampouco com o volume de dados necessário.
Somado a isso, os sites eram em sua totalidade concebidos para desktops e notebooks, os quais iam na contramão de resolução de tela, de processamento e memória, velocidade e volume de dados.
O resultado visível após uma grande espera, era um conteúdo difícil de consumir. Tudo muito pequeno, dos textos aos elementos clicáveis. Ao dar zoom para ser possível visualizar o conteúdo, via-se apenas uma pequena fração da página, fazendo com que a tarefa de ler um texto, exigisse sucessivas e constantes rolagens horizontais e verticais.
Ou seja, uma experiência totalmente desestimulante.
Web designers daquela época, tinham que preocupar-se apenas em criar uma página que fosse ajustável entre 640X480 ou 800X600 pixels. Os monitores de 1024X768 já existiam, mas eram maiores e mais caros e, portanto, a minoria dos que acessavam os sites. Era um público ainda restrito àqueles que por eventual necessidade da atividade profissional, precisavam de mais.
Projetar e criar um site para visitantes com as exigências acima, era razoavelmente simples e com algumas técnicas de CSS aliado ao HTML, produziam-se páginas que ajustavam-se automaticamente a duas ou três dimensões e nada mais.
Mas à medida que vieram os primeiros smartphones, as telas touch maiores e com maiores resoluções também, o 4G, a possibilidade de conectar-se a uma rede Wi-Fi, melhores e mais rápidos processadores e quantidades de RAM, a coisa começou a mudar.
Hoje praticamente tudo na Internet já é feito considerando o acesso chamado mobile e que compreende os celulares – na verdade os smartphones – e os tablets.
Veio daí a necessidade de criar sites para uma variedade maior de dispositivos, tamanhos de tela e resoluções. Foi quando começaram a pensar sites com layout responsivo.
O que é um site responsivo?
Sites com responsivos, como é mais comum dizer, ou que têm o layout responsivo, são aqueles cuja programação foi concebida de modo que as suas páginas sejam exibidas em diferentes dimensões de tela e resoluções, possibilitando ao visitante visualizar os elementos e navegar independente do acesso ser feito por um notebook de 17” ou um smartphone com tela de 5”, ou dispositivos intermediários entre um e o outro.
Os elementos essenciais que compõem o site (logo, menus, imagens e ícones, textos, botões clicáveis, campos de formulários, etc) e que são importantes para que experiência do usuário seja satisfatória, ajustam-se automaticamente e são distribuídos de acordo com as dimensões, proporções e resoluções da tela.
Assim, por exemplo, um menu que aparece horizontalmente disposto quando a página é visualizada em um notebook, pode transformar-se em vertical e ficar parcial ou totalmente oculto, sendo exibido apenas quando o usuário tocar na opção correspondente na tela.
Quando você acessa um mesmo site que tem layout responsivo, pelo notebook ou desktop e por um smartphone, as diferenças na aparência de um e outro, logo saltam aos olhos.
O que é um site mobile?
Um site mobile – também chamado de mobile friendly ou amigável aos dispositivos móveis – são sites desenvolvidos especificamente para dispositivos móveis e sendo assim, levando em consideração as particularidades deles, como tamanho e resolução da tela, bem como todos os componentes do site (ex: menus e imagens), para que tanto a visualização seja a melhor possível, como a navegabilidade.
Ou seja, é um site a parte e diferente do que é feito visando desktops e notebooks. Visto de outra forma, é um segundo site e que tem diferenças na programação, em diversos elementos (logo, botões, imagens, tamanhos de fontes, etc), levando em consideração o aspecto e usabilidade que uma tela menor e sensível ao toque, proporcionam.
Vale destacar que o fato de ser mobile, não o impede de ser também responsivo. Ao contrário, já que dispositivos móveis têm uma variedade de tamanhos de tela e resoluções e, portanto, ele precisa ajustar-se também.
Todavia, não precisa considerar as variáveis das grandes telas de um desktop.
É comum também que os arquivos relativos ao site mobile, estejam em um subdomínio, embora não seja uma condição obrigatória.
Você observa isso, ao acessar o Wikipedia pelo seu smartphone.
Por exemplo, se você faz uma pesquisa pelo navegador do seu Android para o cantor Paul Rodgers e acessa o resultado da Wikipedia correspondente, é automaticamente redirecionado para https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Paul_Rodgers
Já a mesma pesquisa no navegador do seu notebook, corresponde à URL https://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Rodgers.
Também não é obrigatório que seja assim, mas é razoavelmente comum nomear o subdomínio relativo à versão mobile, apenas pela letra “m” – https://m.meudominio.com.br.
Nesse ponto a maioria deve estar se perguntando: “Afinal é melhor ter um site responsivo, ou um site mobile?”.
A resposta não é tão simples e, sobretudo, única. Dependendo do caso, da sua realidade, ela pode mudar.
Por isso, vamos tratar de vantagens e desvantagens, as quais cada um deve colocar na balança e decidir.
Vantagens dos sites mobile
Ao explicarmos o porquê dos sites mobile, algumas de suas vantagens já devem estar maios ou menos aparentes, no entanto, a fim de que não hajam dúvidas, vamos listá-las junto às demais.
1. Desempenho
Sites desenvolvidos especificamente para exibição em dispositivos móveis, não precisam considerar parte da programação necessária em um site responsivo para telas grandes e por essa razão, têm menos linhas de programação e podem ser mais enxutas.
Mas não é apenas por ter código menor que se consegue melhor desempenho do site mobile, mas porque tudo é otimizado para dispositivos móveis, como por exemplo, imagens menores.
Por fim, ao concentrar o desenvolvimento independente, pode-se fazer uso de tecnologias mais adequadas e pensadas nesse tipo de dispositivo, que entre outras coisas, costuma também favorecer o desempenho ou velocidade de carregamento da página.
2. Experiência do usuário
Ao concentrar a criação do site – entenda-se a programação e o resultado visual que ela produz – exclusivamente nas características do mobile, o desenvolvedor não tem que privilegiar um ou outro.
Ele pode criar tanto recursos, como layout, como navegabilidade, exclusivamente para um comportamento comum nesse tipo de dispositivo.
Questões como praticidade, dinamismo, navegação, legibilidade, ganham destaque. O resultado, é que o usuário tem uma experiência otimizada e melhor. É o chamado UX Design produzido.
3. SEO
A otimização para mecanismos de busca (SEO) também acaba indiretamente sendo afetada:
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Se o site desempenha melhor (1ª vantagem), isso influencia favoravelmente no posicionamento para buscas orgânicas;
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Com uma versão mais adequada, os usuários que realizam o acesso, tendem a permanecer mais tempo na página, diminui a taxa de rejeição, provavelmente terão uma melhor experiência na página, fatores que também contribuem para melhor ranqueamento;
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Domínios com sites mobile friendly, recebem uns “pontinhos” a mais do Google, em relação àqueles que não são;
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Versões mobile também levam vantagem em pesquisas feitas em dispositivos móveis.
4. Manutenção / atualização
Quando se tem que fazer manutenções ou atualizações, se elas afetam todos os tamanhos de telas, readequar tudo para todos os tipos de dispositivo, pode ser mais complexo do que concentrar-se apenas em um grupo deles.
5. Customização
Smartphones têm características que permitem customizar recursos com base em seus diferenciais, como as câmeras e a tela sensível ao toque.
Assim, por exemplo, facilitar o fornecimento de dados por meio da leitura de um QR Code usando a câmera, ou gestos para oferecer alternativas de navegação.
6. Integração
A integração com o universo de apps existentes, é algo que ganha cada vez mais espaço.
Exemplos não faltam, como o app Km Solidário, que além de interagir com apps, como do Garmin, Strava, Polar, Strava, ou Apple Health, permite o acesso das versões mobile das empresas parceiras, para viabilizar a conversão de atividades esportivas, em doações para ONGs e instituições com atuação reconhecida junto à sociedade civil.
Desvantagens dos sites mobile
Mas nem tudo são flores. Há alguns aspectos que têm influência negativa e que precisam ser considerados.
1. Custo / Investimento
Um site mobile tem sua própria programação, imagens e algumas vezes até o conteúdo é diferente. O caso da Wikipedia, é um exemplo claro. Acessar a página mobile e para desktop de muitos conteúdos, entrega-nos conteúdos menores no primeiro caso.
É preciso ficar claro, que se a empresa decide por contemplar ambos públicos – visitantes de desktops e celulares – serão dois sites, dois trabalhos de desenvolvimento e algumas vezes, até um plano de hospedagem mais robusto para hospedar ambos.
Podem aumentar também o custo de manutenção, de SEO e até de publicidade, quando há diferenças relevantes nos públicos que acessam um e outro.
2. Autoridade do domínio
Ao mesmo tempo que há benefícios relacionados ao SEO, também há prejuízos.
Quanto mais caminha para uma distribuição equilibrada de acessos por desktop e celulares, tem um conteúdo diretamente no domínio e outro no subdomínio relativo ao mobile, é como dividir a autoridade. Para o Google, é como se fossem dois domínios diferentes.
O trabalho de SEO em um, não interfere no outro.
Minimiza-se isso, usando diretório em vez de subdomínio.
3. Manutenção / atualização
Ao mesmo tempo que pode ser vantagem, também pode ser desvantagem quando uma manutenção precisa ser aplicada tanto na versão responsiva, quanto na mobile.
Não é, portanto, uma vantagem ou desvantagem absoluta e depende do que se tenha que fazer em termos de manutenção e atualização.
Vantagens dos sites responsivos
Tal como as versões mobile, optar apenas sites responsivos, ou seja, abrindo mão de ter ambos, tem suas vantagens.
1. Investimento
Como é de se supor, o investimento para ter apenas um site responsivo, em vez de um responsivo para desktops e um mobile – e também responsivo – para celulares, a empresa investe apenas em um capaz de atender todo o universo de usuários, independente do dispositivo usado.
Soma-se a isso, os demais custos decorrentes, como de publicidade, SEO e manutenção que mencionamos como desvantagens de se ter um site exclusivo para dispositivos móveis.
Esse acaba sendo um fator decisivo para muitas empresas.
2. Maior autoridade do domínio
Um site responsivo bem desenvolvido, consegue atender suficientemente bem os visitantes independente do dispositivo e tela que usem e terá tudo apenas no domínio ou eventualmente em um diretório, mas que para efeitos de sites de busca, contabilizam autoridade para o domínio.
Assim, não importa como está distribuída a audiência, todo o trabalho de SEO, o conteúdo e o Marketing de Conteúdo, bem como o trabalho de Marketing Digital, capitalizam a autoridade do domínio e consequentemente o posicionamento orgânico.
3. Manutenção / atualização
Por haver apenas uma versão de site para efetuar manutenção / atualização, exceto por questões muito específicas envolvendo características particulares ou grandes diferenças entre dispositivos, costumam ser mais simples e rápidas.
4. Marketing
Os resultados do Marketing de Conteúdo são mais efetivos, porque o conteúdo da versão mobile será o mesmo.
Mas as demais ações que envolvem o Marketing Digital, também acabam por ser mais eficientes, na medida em que não se tem que pensar em duas frentes de atuação diferentes.
Desvantagens dos sites responsivos
A mesma ressalva que fizemos em termos de vantagens, vale para as desvantagens, ou seja, ao considerar ter apenas uma versão com layout responsivo.
1. Desempenho
Por melhor que seja a equipe de desenvolvimento ou a plataforma usada – um CMS, por exemplo – para produzir um site responsivo e que se proponha a atender as telas e dispositivos mais usados, a programação correspondente não oferece o mesmo desempenho de versões dirigidas a um e ao outro grupo.
Portanto, o tempo de carregamento das páginas tende a ser maior. Porém isso poderá mudar e deixar de ser um fator limitante quando houver disponibilidade adequada das redes 5G.
2. Experiência do usuário
Tanto por um desempenho pior, como por não se poder concentrar nas características do universo mobile, não há como realizar a melhor customização possível e por vezes até a navegabilidade pode não ser a melhor.
Indiretamente, a já mencionada experiência na página e que é um fator de ranqueamento do Google, pode também ser afetada negativamente.
3. Taxa de conversão e rejeição
A taxa de conversão e até a taxa de rejeição, podem serem impactadas, diminuindo a primeira e aumentando a segunda.
Isso porque não sendo possível personalizar o ambiente do site para jornadas de compra próprias de desktops e celulares, elas serão afetadas.
O dispositivo que for eventualmente menos privilegiado em termos como visualização, navegabilidade, tende a ter maior taxa de rejeição.
Tomando a decisão: site responsivo ou mobile?
Como havíamos adiantado, não existe uma solução única para todas as empresas na hora de escolher entre ter um site responsivo e mobile.
A melhor escolha depende do mercado, do comportamento dos consumidores e da estratégia de negócios. Mas também de métricas e dados confiáveis.
A primeira coisa que a empresa precisa fazer é usar o Google Analytics para medir a proporção do tráfego que já vem de dispositivos móveis.
No Brasil, a maior parte dos usuários exclusivos de mobile é de consumidores das classes C, D e E, sendo de 58% na classe C e 90% para D e E, conforme revela a pesquisa TIC Domicílios de 2020. Se seu consumidor está neste último estrato social, ou se opta pelo mobile, ou se dá ênfase a estes usuários, por exemplo, criando um conteúdo mais facilmente consumível em celulares.
Por outro lado, a mesma pesquisa revela que esse número é de apenas 11% na classe A. Se a persona para quem você criou e mantém um site, pertence a essa classe social, privilegiar o site responsivo pode ser a resposta.
Sites responsivos se adaptam também a mais orçamentos, mas a velocidade e funcionalidades do site mobile podem compensar o investimento extra.
Se você ainda assim não se sente seguro para tomar uma decisão com base em tudo o que foi apresentado, é altamente recomendável buscar profissionais especializados que saibam direcionar a escolha do tipo de site de acordo com as necessidades e estratégias da empresa e com base em critérios concretos.
Conclusão
Em tempos que os acessos por meio de dispositivos móveis – principalmente smartphones – é necessário considerar a acessibilidade e a navegabilidade para tais dispositivos. Neste contexto, criar e manter sites com tais características, é fundamental.