WordPress: o que é, vantagens e como utilizar?
Não é de hoje que construir uma ampla presença digital deixou de ser uma opção e se tornou uma “obrigação”, mas também é verdade que apesar disso, nem todo negócio, projeto ou profissional que queira ser encontrado e gerar credibilidade no mundo digital, tem um website para chamar de seu.
Isso porque se acredita – equivocadamente – que criar e manter um site, requer muitos conhecimentos, trabalho árduo e elevados investimentos. Até poderia ser assim no passado, mas as coisas começaram a mudar a partir do surgimento do WordPress!
A plataforma de gerenciamento de conteúdo mais usada no mundo, é sinônimo de flexibilidade, acessibilidade e resultados.
Nesse artigo, você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre o WordPress, de como funciona, passando pelas várias razões da sua popularidade e trazendo para a discussão, porque ele pode ser a solução ideal para o seu próximo projeto na Web.
Não perca o que preparamos para você!
O que é WordPress?
Resumidamente, o WordPress é uma plataforma de gerenciamento de conteúdo Web, que permite criar e administrar uma variedade de tipos de sites, de forma prática, rápida e intuitiva, sem exigir conhecimentos de programação ou de outrastecnologiastecnologias normalmente utilizadas.
Em outras palavras, é a ferramenta que possibilita que qualquer pessoa, seja um leigo iniciante, seja um desenvolvedor experiente, crie páginas com aparência profissional, para a Internet.
Lançado em 2003, o WordPress nasceu como uma plataforma voltada para blogs, mas rapidamente recebeu recursos que possibilitam criar outros tipos de site, como por exemplo, sites institucionais, portais de notícias, lojas virtuais, portfólios online, cursos e ensino à distância (EaD) e até marketplaces.
Duas diferentes versões
É importante entender que caso você resolva utilizá-lo, existem duas versões:
-
WordPress.org – nesse endereço, você encontra a versão open source, gratuita, que você baixa e instala em uma conta de hospedagem própria, sendo a mais usada devido às características que possui e que veremos em detalhes mais adiante;
-
WordPress.com – aqui você encontra a versão hospedada, na qual você cria seu site diretamente na plataforma, sem precisar contratar hospedagem separada. É mais prática, mas tem limitações em recursos e personalização, dependendo do plano escolhido.
Market Share e fatos do WordPress
Desde que assumiu a liderança como plataforma de desenvolvimento de sites, ele tem se mantido assim e raramente teve seu domínio ameaçado por qualquer outra alternativa, atestando as suas qualidades:
-
Market share – os números do WordPress impressionam:
-
Em 2025, o WordPress é a base de mais de 478 milhões de sites em todo o mundo;
-
Cerca de 43,2% de todos os sites existentes, foram criados nele;
-
Entre os sites que usam alguma plataforma similar, mais de 61% usam o WP.
-
-
Versatilidade – embora tenha nascido como plataforma para blogs, grandes portais de notícias, sites governamentais e grandes e robustos sites corporativos se beneficiam da sua versatilidade;
-
Grandes marcas – empresas e marcas de reconhecimento global, como CNN, Spotify, TED e UPS utilizam WordPress para parte da sua presença digital, reforçando sua já reconhecida credibilidade e capacidade de atender projetos de qualquer porte;
-
Comparação com concorrentes – embora existam muitas alternativas como Joomla, Drupal e OpenCart, o WordPress se destaca por combinar facilidade de uso, flexibilidade e adaptabilidade a diferentes tipos de projeto digital:
-
Joomla – oferece boas opções de personalização, mas sua curva de aprendizado é mais complexa;
-
Drupal – é reconhecido pela robustez e segurança, mas exige maior conhecimento técnico;
-
OpenCart e Magento – são soluções ótimas e confiáveis para sites de e-commerce, mas limitados fora desse tipo de utilização.
-
-
Comunidade global – há uma comunidade global de milhares de desenvolvedores que contribuem nas atualizações, melhorias e criação de novos recursos, fazendo dele uma solução versátil, confiável e segura.
Como o WordPress funciona?
Nesse ponto, muitos que já estejam se interessando pela solução, devem estar curiosos para saber como utilizar e usufruir das suas facilidades, não é mesmo?
O funcionamento do WordPress é bastante simples e intuitivo, sendo uma das conhecidas razões da sua popularidade.
Em linhas gerais, ele permite que você crie, edite e publique conteúdos em um site da mesma forma que faria em um editor de texto moderno, mas com ferramentas e recursos voltados para sites e aplicações Web.
Se você já usou o Microsoft Word – ou outra suíte office – para criar documentos com textos, imagens e gráficos, não terá dificuldade em entender o WordPress. A lógica é parecida, ou seja, você escreve, edita e formata o conteúdo em uma interface amigável, sem precisar conhecer nada de programação.
Na verdade, criar uma página no WordPress pode ser ainda mais fácil, pois enquanto o Word permite arrastar e soltar apenas elementos simples dentro de um documento, graças ao recurso drag and drop (arraste e solte), você pode reorganizar blocos inteiros de conteúdo e até modificar o layout das páginas com facilidade, algo que o Word não oferece.
Isso torna o WordPress ainda mais intuitivo, permitindo que qualquer pessoa crie páginas profissionais e personalizadas sem esforço técnico.
Há duas formas principais para usar o WordPress:
-
Instalação manual – nessa opção, você faz o download dele e instala em uma conta de hospedagem própria. Esse processo exige atenção a requisitos técnicos como versões de PHP e MySQL, mas geralmente o suporte da hospedagem pode auxiliá-lo no procedimento;
-
Instaladores automáticos – essa é a opção mais comum e geralmente disponível por meio do painel de controle da hospedagem. Em poucos cliques e em questão de poucos minutos, ferramentas como o Softaculous deixam o WordPress pronto para uso em menos de 5 minutos, sem necessidade de qualquer conhecimento técnico.
Uma vez instalado, o acesso é feito por meio de uma URL administrativa (ex: seudominio.com.br/wp-admin).
Por meio do login e senha definidos na instalação, você acessa o painel de administração (dashboard) do WordPress via navegador, onde consta um menu lateral com todas as opções necessárias para gerenciar o site.
A interface é amigável e organizada, permitindo que você:
-
Crie páginas e posts com editores visuais;
-
Adicione imagens, links e outros elementos da página;
-
Personalize o design do site com diferentes cores, fontes e imagens;
-
Expanda funcionalidades e recursos de administração, por meio de plugins;
-
Gerencie usuários, comentários e configurações gerais.
Recursos e vantagens do WordPress
Conforme já mencionamos, o sucesso do WP – como também costuma ser chamado – reside no fato de ser um CMS (Content Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) que dispensa conhecer programação, mas também na imensa variedade de recursos que oferece e que na prática se traduz em inúmeros benefícios para o usuário.
É essa união que explica por que a plataforma se tornou líder mundial na criação de sites.
Recursos disponíveis
-
Plugins – os plugins do WP são extensões que adicionam funcionalidades ao site. Existem milhares de opções gratuitas e premium, que permitem desde criar uma loja virtual até otimizar o SEO, reforçar a segurança ou integrar redes sociais;
-
Temas – os temas do WordPress são os responsáveis pela aparência do site. A variedade é enorme, com opções que vão de layouts simples a modelos sofisticados para portais de notícias, e-commerces ou portfólios;
-
Editor visual e drag and drop – O WordPress nativo oferece o Editor de Blocos (Gutenberg) para montagem intuitiva. Além disso, a comunidade desenvolveu Page Builders (como Elementor ou Divi) que turbinam o recurso drag and drop para a construção de layouts complexos sem código e sem a necessidade de recorrer a ferramentas e sequências de menu;
-
Comunidade global – há milhares de desenvolvedores e usuários que contribuem com atualizações, melhorias e novos recursos, pois é um sistema open source, garantindo que esteja sempre evoluindo e se mantendo seguro e confiável.
Vantagens derivadas desses recursos
-
Flexibilidade – graças aos plugins e temas, é possível criar qualquer tipo de site: portais de notícias, lojas virtuais, fóruns de discussão, sites de conteúdo e até redes sociais, ou ainda integração com elas;
-
Facilidade de uso – os recursos de edição de conteúdo são simples e intuitivos e assim, mesmo quem conhece nada, consegue publicar conteúdos e personalizar páginas com poucos cliques;
-
Personalização – a aparência e as funcionalidades dos sites gerados, podem ser moldadas às necessidades específicas de cada projeto, graças à variedade de temas disponíveis;
-
Portabilidade – além de ser compatível com alguns dos padrões de servidores mais comuns, o WordPress pode ser instalado em praticamente qualquer serviço de hospedagem, facilitando o processo de migração;
-
Segurança – por conta das atualizações constantes e de plugins dedicados à segurança, o WordPress é uma plataforma confiável quando bem administrada;
-
SEO amigável – os recursos nativos e os plugins especializados ajudam a melhorar o posicionamento nos buscadores, aumentando a visibilidade do site;
-
Atualização – por ser open source, o projeto possibilita o envolvimento de uma comunidade imensa de desenvolvedores atentos às correções de bugs, implementação de novos recursos e atendimento às demandas mais populares.
-
Custo – o fato de ser gratuito, reduz sensivelmente o custo de manutenção do projeto, que fica resumido à hospedagem (geralmente muito acessível) e ao uso de eventuais plugins ou temas pagos, sendo que há muitos que são bons e gratuitos.
Portanto, os recursos do WP não são apenas ferramentas isoladas, mas conferem uma série de benefícios / vantagens concretas que justificam a sua versatilidade, facilidade de uso e eficiência da plataforma para inúmeros projetos na Web.
Como usar o WordPress corretamente
Quem chegou aqui, deve imaginar que o WordPress é “perfeito”, dados os ótimos números e às muitas qualidades, no entanto, para aproveitar todo esse potencial, é importante observar alguns cuidados essenciais:
Segurança
A segurança é um aspecto altamente sensível de qualquer sistema e com esse CMS, não é diferente, tanto que dedicamos especial atenção ao tema no post “Wordpress é seguro? Como melhorar a sua segurança?”, cuja leitura é altamente recomendada.
Resumidamente você verá que:
-
Realize backups regulares, antes de atualizações e alterações significativas;
-
Atenção ao procedimento de login, usando senhas fortes e instalando um plugin de autenticação de dois fatores;
-
Alterar padrões de instalação, como prefixo das tabelas do banco de dados, ajuda a fortalecer o CMS;
-
Mantenha sempre o WordPress, plugins e temas atualizados;
-
Sempre verifique a procedência de plugins e temas que forem instalados;
-
Instale plugins de segurança (ex: Wordfence ou Sucuri) para monitorar acessos e prevenir ataques;
-
Desabilite a publicação automática de comentários e utilize um gerenciador para moderá-los.
Desempenho
O bom desempenho de qualquer site é um dos aspectos fundamentais na experiência dos visitantes, razão pela qual é fator importante no ranqueamento dos sites de busca. Para tanto, observe os seguintes aspectos:
-
Não instale plugins em excesso, pois isso provoca degradação do desempenho, além de consumir recursos do plano de hospedagem;
-
Otimize as imagens para um carregamento melhor das páginas;
-
Um bom sistema de cache (ex: WP Rocket ou LiteSpeed Cache) pode melhorar sensivelmente a velocidade de carregamento;
-
Atenção na escolha dos temas, os quais também influenciam no desempenho;
-
Escolha uma hospedagem confiável e um plano adequado às características do seu seu site.
Manutenção regular
Todo site – independente da plataforma utilizada – requer manutenções regulares, as quais são essenciais para identificar e corrigir problemas, manter o desempenho e diminuir a probabilidade de ocorrências de segurança.
-
Cheque se os backups automáticos estão sendo feitos e antes de iniciar a manutenção, realize um full backup para garantir que se algo não ocorrer como previsto, o site possa ser restaurado;
-
Revise periodicamente os plugins e temas instalados, removendo os que não são mais utilizados;
-
No caso de plugins que foram descontinuados, remova-os e substitua por outro equivalente;
-
Limpe conteúdo desnecessário, como logs do sistema, arquivos temporários, arquivos de sessão, conteúdo na lixeira, etc;
-
Aproveite para identificar conteúdo desatualizado e que não é mais útil, como por exemplo, páginas de produtos fora de linha ou notícias antigas;
-
Busque por links quebrados e erros de servidor, os quais causam uma experiência negativa de navegação e afetam o posicionamento do site;
-
Otimize regularmente o banco de dados para reduzir tamanho e melhorar a eficiência das consultas;
-
Acompanhe as atualizações e novidades da comunidade para manter o site seguro e funcional.
O que achou? Comece a criar o seu site WordPress agora mesmo, com ainda mais vantagens com o plano de Hospedagem WordPress da HostMídia!
Conclusão
O WordPress é atualmente o CMS mais usado no mundo para criação de sites. Tendo nascido como plataforma para criação e administração de blogs, ao longo do tempo evoluiu e desenvolveu um conjunto de habilidades que fizeram dele uma solução completa e de qualidade para se basear qualquer tipo de site que se queira.


