Marketing Tradicional x MKT Digital
Conforme a Internet avança – ainda mais – e mostra a sua importância nos negócios de empresas de todos os segmentos, ao mesmo tempo o Marketing Digital também ganha mais visibilidade sob os holofotes daqueles que enxergam a importância de conquistar seu espaço na rede digital.
Para muitos e especialmente os novos nessa empreitada, parece que o Marketing tradicional perde espaço e a bola da vez é esse “novo” Marketing voltado aos meios digitais. Em alguns casos, chega a até parecer que o Marketing é coisa do passado e apenas o que vale de agora em diante, é o Marketing Digital.
Mas de fato isso é verdade? O Marketing perdeu espaço e importância para o Marketing Digital? São coisas diferentes? Há um embate entre Marketing e Marketing Digital? Quais as diferenças entre um e outro? É para responder a essas e outras perguntas e lançar um pouco de luz sobre as dúvidas a respeito, que vamos falar um pouco sobre.
Qual a diferença entre Marketing e Marketing Digital?
Há duas abordagens, entre algumas possíveis. A primeira é estabelecer diferenciação. A segunda, é enxergar o que de fato há entre ambos e os aproximam e não os diferenciam. A primeira é restritiva. A segunda, é abrangente e não cria limitações.
Logo e apesar do subtítulo acima sugerir o caminho pela primeira abordagem, vamos pelo segundo.
Marketing Digital não é muito diferente do Marketing que as empresas já estavam acostumadas antes da Internet.
Se olharmos com a devida profundidade, particularmente com uma visão bem criteriosa, o que se sabia e sempre foi aplicado, ainda pode ser quando o assunto é Marketing Digital.
Os meios são diferentes, mas os fins são os mesmos.
Ainda se quer atingir, estimular, sensibilizar consumidores, entretanto, com o digital, o nível de personalização disso tudo e o alcance podem ser bem maiores.
É claro que sob o enfoque do Marketing Digital, as possibilidades são mais amplas e alguns aspectos são novos, exigindo linguagens e ferramentas também novas.
Um exemplo, é a pesquisa, que no Marketing que é praticado há décadas, não perde importância, mas cujos dados são enriquecidos com as métricas obtidas por meio do comportamento e navegação do internauta, bem como das taxas de conversão, taxa de rejeição e outros dados possíveis.
No final de tudo, a informação do consumidor – e que aqui também é um visitante do site institucional, do blog, da loja virtual ou da rede social – demonstrando o que ele quer, espera e precisa, é que vai orientar as ações da empresa, mais especificamente dos profissionais de Marketing.
Da mesma forma que a pesquisa de Marketing, responsável por identificar o que o consumidor quer e/ou precisa, é também função do MKT Digital estipular o produto, suas características e benefícios, o público-alvo, a propaganda nos meios digitais e todo o resto.
O que muda por exemplo, é que muitas vezes o produto é uma informação sobre ele e não o produto em si. Para as empresas em que o site institucional é um veículo digital para bens de consumo ou um serviço, o quanto de informação e a forma como ela é apresentada, é parte do processo de venda e em alguns casos, é ele todo, quando se trata de um e-commerce.
Mesmo quem acessa um site de comércio eletrônico, em um primeiro momento também procura informação sobre o produto, sobre o preço, formas de parcelamento e pagamento, descontos, promoções, garantias, nível de satisfação, segurança e pós-vendas da empresa por trás do produto, entrega, enfim tudo o que também é preocupação nos meios antigos de comercialização.
Visto dessa forma, o Marketing Digital é um braço especializado do Marketing, que assume funções específicas da mesma forma que o Marketing de Relacionamento ou o Marketing de Incentivo, exceto que em seu caso, o cenário é digital.
Analogamente a outros ramos de atividade profissional, como o advogado tributarista e o médico cardiologista, que cuidam de questões relacionadas a taxas e impostos e patologias do coração, respectivamente, o Marketing Digital atua no mercado sob o arsenal de mídias digitais.
Não há portanto diferenciação, mas especialização e o Marketing Digital é em certa medida, instrumento de Marketing.
Como o Marketing e o Marketing Digital podem trazer resultados?
Uma vez que se encare as afinidades e os papéis, pode-se tirar proveito das potencialidades e consequentemente dos resultados dessa compreensão.
Quando uma empresa que vende bens de consumo no varejo enxerga as possibilidades que o Marketing Digital proporciona, ela pode direcionar de forma mais apropriada seus esforços e alcançar nichos que antes não eram atingidos.
Muitos já se deram conta disso e fica nítido ao se ver o uso cada vez maior dos influenciadores digitais como “garotos propaganda” de diversos produtos. Esse artifício – garoto propaganda – é tão antigo quanto as mais remotas campanhas publicitárias, mas tem assumido uma nova roupagem, visando atingir novos públicos.
Há até mesmo toda uma nova geração de “celebridades digitais” – se é que se pode chamá-los assim – que tem como atividade profissional, avaliar produtos e serviços, dar suas impressões, fazer comparativos e tecer críticas, o que é decisivo na decisão de compra de toda uma geração.
O mercado tanto do lado de quem vende, quanto de quem consome, já reconhece esse trabalho, tanto que empresas fornecem exemplares dos seus lançamentos para avaliação, quanto os clientes em potencial demonstram a consideração seguindo-os em suas redes sociais, inscrevendo-se em seus canais, compartilhando e dando likes em suas postagens, na ordem de centenas de milhares e em alguns casos, da ordem de milhões.
Isso não impede que se continue a fazer o que era feito no passado. A mesma empresa que hoje investe nos meios digitais, ainda tem promoções no ponto de venda, comercias na TV e até mesmo no rádio, no jornal e na revista.
Agora porém, o mesmo comercial exibido na TV, por exemplo, pode conter um QR Code que uma vez lido pelo smartphone leva a uma página específica ou mesmo um hot site do produto anunciado, com mais detalhes, mais informação e até mesmo uma loja para compra do produto.
O que muda, é que agora as empresas falam e são ouvidas por mais pessoas.
Esse é um exemplo típico de que o Digital veio para acrescentar e ampliar o que o Marketing já fazia e reforçar a ideia de que o primeiro é instrumento do segundo e de como que a atuação conjunta pode multiplicar os resultados.
Marketing ou Marketing Digital? Qual é o melhor?
Se atingimos nosso objetivo até aqui, provavelmente você já tem a resposta a essa pergunta.
Muita gente faz esse paralelo e há até quem aponte o que é melhor diante desse embate.
Mas não se trata exatamente de qual é melhor, mas de como obter sinergia em tudo o que é feito e consequentemente, nos resultados das ações de Marketing e da sua especialização digital.
Vamos a um exemplo prático, que deve esclarecer definitivamente a questão a aqueles que ainda têm dúvidas.
As tradicionais feiras e exposição de produtos e de segmentos específicos, existem há décadas e sempre foram eventos em que o Marketing das empresas tiveram muito trabalho para preparar, tanto que é ainda comum ser a ocasião para o lançamento de produtos, apresentando-os oficialmente ao mercado.
No passado, o departamento de Marketing de um fabricante do ramo de eletrônicos que participasse de um evento como esse, resumidamente, cuidaria da concepção e montagem do seu stand, prepararia um razoável volume de material impresso, contrataria e treinaria pessoas para atender os visitantes, faria a divulgação nas mídias impressas e mandaria convites e press-kits para a imprensa especializada.
Tudo isso ainda é feito. Mas hoje o trabalho é muito mais amplo e abrangente. A começar pela divulgação do evento.
O e-mail Marketing é altamente segmentado e desde clientes da marca que são cadastrados no site da empresa, passando por digital influencers, jornalistas especializados, compradores de varejistas e distribuidores, rede de assistência, receberão por meio eletrônico um convite personalizado.
No evento, a apresentação do lançamento tão esperado, que é conduzida pelo CEO da empresa ou pelo diretor da área de produto, pode ser transmitida em tempo real em uma live e transformar-se em um webinar ao vivo e mesmo ficar disponível para posterior visualização no site ou no canal oficial da empresa no YouTube.
Além dos impressos, QR Codes ao lado dos aparelhos, conduzem o visitante a uma página com todas as informações relevantes, um vídeo e fotos em alta resolução, que servem aos profissionais que fazem a cobertura do evento.
Os “youtubers” e “blogueiros” convidados, rapidamente produzirão material para seus canais e blogs – ou ambos – que cumprirão seu papel de influenciar clientes em potencial, ao mesmo tempo que funcionam como multiplicadores da informação do produto, contribuindo com o SEO Off Page.
A própria imprensa, que antes só faria a publicação impressa da cobertura talvez alguns dias depois, apressa-se em acompanhar a velocidade que os seguidores das redes sociais exigem dos influenciadores digitais e seguindo-os, também fornecem seu material em diversas mídias, ampliando indiretamente a presença digital da empresa.
Isso é apenas o básico, mas já é suficiente para fazer com que no mesmo dia do lançamento, um produto que antes exigia a participação presencial de alguém no evento, hoje chegue ao mundo todo, por diferentes vias, de forma maciça e muito rápida.
Com os devidos acessos, você pode “participar” de uma feira em Hong Kong, sentado no seu escritório!
Conclusão
O Marketing e o Marketing Digital, não precisam rivalizar em suas finalidades. Na verdade, quando se entende o papel de cada um, é possível ampliar os resultados, por meio de uma atuação que promove sinergia.