Marketing Digital para micros e pequenas empresas
A maioria das micro e pequenas empresas enfrentam dificuldades para investir em diversas áreas e quando a questão envolve o Marketing – particularmente o Marketing Digital – os entraves apresentam-se ainda maiores.
Porém existem ações e práticas que se bem conduzidas, permitem que esse grupo de empresas e até mesmo profissionais autônomos ou uma pessoa física que tenha um site pessoal, façam Marketing Digital com custos extremamente acessíveis e em alguns casos, sem qualquer investimento financeiro.
Os paradigmas a respeito do Marketing
É fato que boa parte das empresas de pequeno porte têm recursos limitados e por vezes insuficientes, o que as obriga a agir com bastante parcimônia em relação ao investimento em qualquer área.
Não haver recurso algum para investir, porque falta até para aspectos mais básicos, também não é raro.
Diante disso, muitos questionam e/ou defendem que não há como investir em Marketing, seja o que convencionalmente se conhece, ou o Digital.
A situação agrava-se quando não se conhece ou se duvida dos resultados que se pode obter, tanto por não ter como medi-los e o consequente retorno, ou porque não se fez o deveria e naturalmente sem o efeito desejado, como também por puro ceticismo.
Ainda há os que julgam que fazer Marketing, é algo caro e restrito a grandes empresas.
Não se discute que grandes planos de Marketing, conduzidos por equipes e departamentos inteiros dentro de uma empresa ou ainda por meio de agências especializadas, é para poucos.
No entanto, é preciso desmistificar alguns destes paradigmas. Mais do que isso, deve-se compreender que é possível por meio de informação, criatividade, dedicação e alguma perseverança, desenvolver um trabalho de Marketing Digital que dá retorno, obviamente proporcional aos investimentos menores comparativamente ao que fazem os grandes.
Conhecendo o Marketing Digital
De modo bastante simples, Marketing Digital é Marketing, porém feito usando os meios digitais para promover sua presença digital (site, blog, loja virtual, redes sociais, etc) e por conseguinte, dos seus produtos e serviços, quando eles existem, já que o negócio da empresa ou seu alvo, também pode ser o próprio site institucional que se deseja dar destaque.
E sim, há por parte de muitas empresas, investimentos significativos em Marketing Digital e que podem ser vistos em banners pipocando em inúmeros sites populares, e-mail Marketing recebidos aos montes, Google Ads e sabe-se lá mais o que.
Mas o Marketing Digital não se manifesta apenas sob essas formas mais comuns e claramente visíveis a todos.
Assim como o Marketing criado e desenvolvido para o mundo físico, em que um feirante que dá provas das frutas que vende, está realizando uma ação de Marketing do seu produto, também na Internet, é possível realizar ações simples, com baixíssimo ou nenhum investimento e promover o que se deseja.
Dar um e-book sobre algum assunto de interesse de sua audiência, em troca de um simples cadastro com informações estratégicas do seu visitante, é uma ação de Marketing Digital típica.
Quanto isso pode lhe custar? Apenas o tempo investido na produção do material, supondo que você conhece suficientemente bem o assunto e, portanto, será o seu autor.
A partir do momento que se conhece o que é fazer Marketing usando as mídias digitais, basta criatividade, tempo e disposição para colocar em prática o que se aprendeu.
O que se deve ter em mente, é que havendo vontade e dispondo de tempo e partindo do pressuposto que você conhece do ramo em que atua suficientemente bem, o limite é dado pela sua vontade e criatividade.
12 dicas para fazer Marketing Digital para micro e pequenas empresas
Algumas das dicas que apresentaremos a seguir, independem das demais, ou seja, podem ser adotadas isoladamente, sem que interfiram positiva ou negativamente nas demais, bem como não são influenciadas por elas.
No entanto, outras produzem sinergias quando desenvolvidas em paralelo. Vamos ao que importa e que lhe trouxe aqui:
1. Amplie sua presença digital
Quanto mais mídias digitais (site, blog, fórum, loja virtual, redes sociais, etc) você ou sua empresa é representada mais chances de ser visto e encontrado. Mas cuidado! Não adianta ter tudo e não fazer um bom trabalho em cada canal em que está presente. Só assuma ingressar em algum, se tiver certeza de que tem tempo e condições de dedicar-se a mantê-lo adequadamente.
2. Centralize sua presença
Estar presente em tantos canais digitais quanto for possível e com qualidade, não significa que fará os mesmos esforços em todas as frentes. Lembre-se que seu tamanho não permite realizar um acompanhamento dos seus visitantes com igual qualidade e eficiência.
Se decidir-se por centralizar seu atendimento e captação de clientes pelo site institucional – o que é recomendável –, todos os demais devem ter mecanismos para levar o visitante a ele.
Por exemplo, você pode e deve divulgar uma promoção no Facebook, mas os detalhes sobre a participação, devem constar no site. Uma vantagem desse tipo de abordagem, é poder medir o retorno de cada ação avaliando as métricas colhidas no site institucional.
3. Use o Google Analytics
Deve ser possível mensurar e tirar conclusões de cada ação e cada visita. O Google Analytics é gratuito, confiável e lhe dê tudo o que você precisa de informações para saber se suas ações estão tendo resultados.
4. Dedicação ao conteúdo
Não significa apenas produzi-lo. O conteúdo produzido para cada canal em que está presente, deve ser de qualidade quanto a veracidade e amplitude da informação, deve atender sabidamente o seu público-alvo e deve ser acessível pelos diferentes canais.
5. Empatia com o público-alvo
Se você conhece suficientemente bem seu público, deve pensar com a cabeça do visitante. Que tipo de pesquisa no Google alguém que quer saber sobre o seu conteúdo, vai fazer? Que palavras ele pode usar? Que outros assuntos se relacionam? Que perguntas ele faz mais frequentemente sobre seus produtos / serviços? Meu site me ajuda a vender? Essas e outras perguntas ajudam a imaginar e produzir conteúdo que atraia clientes em potencial.
6. Promoções, brindes, presentes
Imagine coisas que você pode dar ao seu público em troca de visibilidade, indicações, cadastros, likes, compartilhamentos, etc. As pessoas gostam de ganhar coisas, ter descontos, serem lembradas.
7. Desenvolvimento de relacionamento
Ampliar e melhorar o relacionamento com sua base de visitantes, ajuda a conhecê-lo melhor e direcionar o desenvolvimento da sua presença digital para o conteúdo que atende suas necessidades, desejos e expectativas.
8. Melhore a comunicação
Além de fornecer tantos canais de comunicação quanto forem possíveis (formulário de contato, WhatsApp, Chat, telefone, e-mail, etc), sempre responda tão rápido quanto conseguir, naturalmente sem que isso implique em descuidar da correção da resposta, bem como que ela seja completa.
Seja cordial e vá além, mostrando-se solícito e se possível, colhendo informações quanto à satisfação do contato.
Uma das vantagens dos pequenos negócios em relação aos grandes, é a personalização do atendimento e um suporte mais individualizado. Além disso, comunicação interna e externa de qualidade, é meio de aprimoramento do relacionamento.
9. Trabalhe para o seu cliente
Isso tem muito a ver com produção de conteúdo. As informações que você fornece, devem ser claras, completas, ou como se diz popularmente, mastigadas.
Sites que fornecem respostas a coisas que ninguém mais responde ou questões que são comuns e até óbvias e por isso mesmo muitas vezes negligenciadas, costumam fidelizar os leigos e aqueles que veem como você valoriza a informação.
Lembre-se: a informação deve trazer utilidade e assim, atender o que ele precisava, desejava e esperava ao ir ao site.
10. SEO On Page
O trabalho de SEO (Search Engine Optimization) On Page, embora já venha sendo feito de maneira bastante profissional e com adoção de metodologias comprovadamente eficientes, não é algo restrito a poucos.
Há muitos artigos, e-books, vídeos, podcasts e outros tipos de conteúdo sobre o assunto, em que muitos princípios podem ser adotados mesmo nos menores e mais simples sites.
O trabalho de SEO é algo que deve ser feito permanentemente e com paciência, pois os resultados vêm com o tempo.
11. SEO Off Page
É possível impulsionar o SEO Off Page, com ações como guest posts, que resumidamente é quando você efetua uma postagem em um blog de um parceiro, como convidado, por exemplo. Para isso, é importante que você desenvolva o relacionamento com outras empresas que tenham sites cujo negócio é complementar ao seu.
12. Integre o Marketing
Tudo o que você já faz no Marketing tradicional, deve incluir o Digital. Do seu cartão de visita ao banner, passando pelo panfleto, na fachada da loja, nas embalagens, sacolas, enfim tudo o que tem sua marca, seu nome e que tem vínculo com ações de Marketing feito no mundo físico, deve incluir os principais meios digitais que você utiliza (URL do site e/ou blog, Facebook, Instagram, etc).
Conclusão
Aplicar os conceitos de Marketing Digital por parte de micro e pequenas empresas, é uma realidade possível e em boa parte das vezes com investimentos baixíssimos ou mesmo dependendo apenas de destinação de algum tempo e trabalho.