Live Marketing: O que é, benefícios e como fazer?

Há quem diga que hoje o Marketing é um grande guarda-chuvas sob o qual se abrigam várias de suas vertentes e entre as muitas que existem, uma ganha cada vez mais destaque – o Live Marketing.

Se você tem um mínimo conhecimento do que é Marketing e do significado da palavra live, o termo é quase autoexplicativo.

No entanto, se você não tem a menor ideia do que seja ou quer saber mais sobre o assunto e como usar das estratégias que esse “novo braço” do Marketing pode oferecer ao seu negócio, então esse artigo é para você!

O que é Live Marketing?

Objetiva e resumidamente, Live Marketing é desenvolver ações interativas de Marketing com um público de interesse, em tempo real.

Sim, é só isso mesmo!

A popularização do termo é recente e ganhou mais força no ano de 2020, por razões que logo você vai compreender.

Mas conceitualmente ele não é tão novo assim.

Se você pensou nas “lives” que ganharam o mundo de forma nunca antes vista, como resultado do isolamento social decorrente da pandemia do coronavírus, você encontrou um dos exemplos mais comuns de como isso tem acontecido.

Mas não é a única manifestação ou forma de fazer Live Marketing.

Muitos influenciadores digitais, artistas e empresas vêm cada vez mais apostando nas populares lives, como forma de se aproximarem de públicos diversos, movimento que ganhou particular impulso por ocasião do distanciamento social que foi necessário durante a pandemia.

A questão sanitária, mostrou a muitos como tirar proveito desse instrumento para realizar ações diversas de Marketing, ao mesmo tempo que mostrou suas vantagens.

Não que já não se soubesse que era possível e proveitoso. Mas a partir do momento em que se tornou praticamente a única opção de muitos, ficou evidente os benefícios para aqueles que ainda não haviam experimentado.

Ao traduzirmos ao pé da letra o termo, temos que se trata de “Marketing ao vivo”. Ou seja, podemos conceituar o Live Marketing como o desenvolvimento de diversas ações de Marketing voltadas a um público de interesse, porém em tempo real.

Com base nesse conceito, o Live Marketing já existe há décadas, embora no passado não era assim designado.

Desde os anos 80 e até antes, porém de forma mais eventual, o pessoal de Marketing já desenvolvia ações que hoje poderiam ser chamadas de Live Marketing, em feiras e exposições diversas.

Os mais velhos e que visitaram algum evento do tipo, hão de se lembrar o que acontecia ao caminhar por entre os stands dos diferentes expositores.

Apresentadores, garotos-propaganda, promotores e vendedores, enfim profissionais com desenvoltura e bom conhecimento do produto / serviço promovido, chamando o público a experimentar, a ganhar uma amostra grátis, assistir uma demonstração ou apresentação, ou qualquer outra ação para conseguir envolvimento, estreitar relacionamento, ter experiência e por fim, conhecer e estimular o consumo do produto / serviço ou da marca.

O que mudou ao longo dessas décadas, é presença e a maior disponibilidade de tecnologia ao alcance do Marketing das empresas, que favorece tanto ações mais criativas e sofisticadas, como também uma coleta mais ampla de informações uteis aos desenvolvedores das ações.

Há quem chame aquelas ações do passado, de Marketing Promocional.

Mais recentemente e com adoção cada vez maior do Marketing Digital e do arsenal de ferramentas que se tornou disponível, as estratégias se tornaram mais sofisticadas, criativas, eficientes e acima de tudo, mais interativas.

Na medida que fornecem um amplo acervo de dados para avaliação e com interpretações mais rápidas e seguras, algumas vezes até fazendo uso de Inteligência Artificial e Machine Learning, acabam por produzir insights poderosos e resultados mais consistentes.

O conjunto dessas ações, vem sendo chamado de Live Marketing.

Por essa razão, há quem defenda que um é a evolução do outro, graças ao ferramental e a convergência que as diversas tecnologias oferecem.

O que é importante perceber, independente da nomenclatura que se dê, é o poder e a utilidade prática do Live Marketing.

Ao desenvolver ações de promoção de produtos e serviços, estimulando a experimentação, ampliando o contato com o público e estimulando a sua interação, as empresas podem observar em tempo real as reações do público ao qual o produto / serviço é apresentado.

No final de tudo, o que se tem é um engajamento maior da audiência que se quer alcançar.

Por que fazer Live Marketing?

Responder a essa uma pergunta, é para aqueles que não se contentam com um simples: “porque dá resultados”!

Dependendo do que você compreendeu – ou não – sobre Live Marketing, você mesmo será capaz de responder.

A verdade é que o Live Marketing permite enxergar em tempo real como possíveis consumidores reagem ao que é apresentado a ele. Por isso há quem também diga que em algum momento pode ser chamado de Marketing de Experiência, porque se baseia no conjunto de experiências que consumidor tem quando em contato com a marca.

Objetivamente, ao instituir o Live Marketing, a empresa tem os seguintes benefícios:

  • As ações permitem uma interação direta com o público, proporcionando experiências únicas que geram maior engajamento e envolvimento com a marca;

  • Quanto maior o nível de interação e a qualidade das experiências, melhor a percepção e imagem da marca na memória dos consumidores, influenciando até a sua reputação;

  • Atuação em tempo real e com interatividade, também possibilita obter feedback instantâneo dos consumidores, permitindo ajustes e melhorias rápidas nas estratégias;

  • Quando devidamente integradas às mídias sociais, podem produzir grande visibilidade à marca;

  • Geralmente as ações de Live Marketing permitem a criação de experiências personalizadas, atendendo melhor os interesses, necessidades e expectativas dos consumidores;

  • Campanhas e eventos e campanhas ao vivo, se bem conduzidos, tendem a gerar atenção e se tornam comentados (Buzz Marketing) e são frequentemente compartilhados nas redes sociais, ampliando o alcance da mensagem da marca;

  • Ações criativas e bem planejadas, frequentemente levam ao aumento nas vendas, seja por meio de ativações nos eventos, seja pelo engajamento produzido, seja por agregar live shopping nas ações, seja ainda pelo conjunto de benefícios anteriores;

  • Ao proporcionar experiências únicas e memoráveis, além de favorecer a construção de uma marca mais forte, contribui para a fidelização dos clientes.

Um exemplo do poder do Live Marketing, foi a live do lançamento do ZenFone 7 pela Asus, em agosto de 2020, ou seja em plena pandemia.

Mesmo sendo na madrugada do Brasil e em vários países, o evento conseguiu reunir jornalistas especializados, influenciadores digitais e muitos fãs da marca. Em plena madrugada, o chat disponível registrou maciça participação dos brasileiros.

Ou seja, durante cerca de 2 horas, o fabricante taiwanês de eletrônicos transformou um problema em uma oportunidade e esmiuçou tudo sobre o novo produto da marca.

Se antes da pandemia os lançamentos eram restritos a uns poucos que tinham a possibilidade de ir ao evento presencial em Taiwan, na ocasião o mundo em tempo real pôde ver e desejar o novo produto que chegou ao mercado.

Mais do que isso, ao atentar ao simples chat disponível durante a apresentação, era possível saber as impressões, as dúvidas, as opiniões e tudo o que os participantes escreviam. Hashtags relacionadas com a marca e o modelo lançado, surgiram e ganharam destaque no decorrer do evento, evidenciando outro recurso que pode potencializar a ação – as redes sociais.

Pouco depois de terminada a live e já era possível encontrar canais do YouTube, blogs de tecnologia, sites especializados e nas redes sociais, um amplo arsenal de informações do ZenFone 7, comprovando o sucesso da ação.

Não há evidencia maior do que essa do engajamento que uma ação de Live Marketing bem executada pode produzir.

Como fazer Live Marketing?

Você não vai se contentar com uma resposta como: “de muitas maneiras”!

Mas a verdade é essa. Não há um só jeito ou um conjunto único de ações que vai garantir que você esteja fazendo Live Marketing e consequentemente, obter um resultado pré-definido.

Seja qual for o caso, há alguns fundamentos que se deve dedicar atenção, para que os resultados sejam adequados:

  • Objetivo – o ponto de partida é a definição do objetivo a ser alcançado com a campanha, ou se preferir, o que a empresa quer alcançar com sua ação de Live Marketing. Pode ser aumentar o engajamento, promover um novo produto, ou ampliar o relacionamento com os clientes;

  • Público – conhecer o público-alvo ou a persona, quais são seus desejos, necessidades e expectativas, é outro ponto essencial, a fim de criar conteúdo relevante e atraente;

  • Mídia – a escolha das mídias nas quais o seu público é mais ativo / mais gosta (Instagram Live, YouTube Live, Facebook Live, etc), é outro aspecto de alta relevância;

  • Planejamento – embora a espontaneidade seja um fator importante, ter um planejamento do conteúdo a ser apresentado, é crucial tanto para não deixar de fora nenhum ponto-chave seja esquecido, bem como para que as ações e interatividade sejam bem pensadas e implantadas;

  • Promoção – utilizar as redes sociais, o e-mail marketing e outros métodos possíveis para divulgar o evento, gerando expectativa e interesse, por meio da disseminação de informações relevantes;

  • Interatividade – lembre-se que uma das características básicas é a interatividade com o público. Produza conteúdo interativo, promova sessões de perguntas e respostas, leitura de comentários, disponibilize um chat, faça pesquisas e enquetes. A oportunidade da conversa entre cliente e marca, cria uma aproximação importante;

  • Conteúdo – crie conteúdos personalizados e originais. Isso contribui para a identidade da marca e aproximação com o público;

  • Frequência – realize ações com regularidade e frequência determinada, a fim de construir uma relação habitual com seu público.

  • Resultados – após cada campanha, cada evento realizado, analise os dados de visualização e interação para entender o que funcionou e o que pode ser melhorado para futuras ações.

Exemplos reais de Live Marketing

A melhor forma de entender as possibilidades de ações de Live Marketing, é por meio de exemplos.

Entre todos os que aderiram ao formato das lives usando a Internet, os artistas musicais foram dos que mais se beneficiaram. Dos mais aos menos populares, todos usaram esse recurso como meio de se aproximarem de seus fãs e de certa forma preencher a lacuna deixada pelos shows presenciais, ainda na época do isolamento social.

Os pretextos para realizá-las, foram os mais diversos. Da divulgação e promoção de uma simples música, ao lançamento de um novo disco. Ou apenas a comemoração do aniversário do artista, como foi o caso da cantora Gal Costa.

Entre o muito que se pode fazer, está a interação com o público, especialmente os fãs que acompanham os artistas nas redes sociais. Muitos pedem sugestões do que os fãs gostariam de ouvir. E pelas mesmas redes sociais e/ou pela plataforma usada para a live, medir a reação e a interação.

No chat ao vivo, os fãs dizem espontaneamente o que cada música representa, cantam junto, emocionam-se!

A fabricante de automóveis Fiat, também é outro exemplo que merece ser citado. Usando o seu canal no YouTube, em 26 de junho de 2020, também fez uma longa live de mais de 40 minutos, tendo como pano de fundo o lançamento da Nova Strada.

A apresentação teve milhares de visualizações e permitiu ao fabricante um apanhado completo do produto, com informações desde a sua concepção, até a experiência de motoristas conduzindo-a. Ao utilizar a plataforma do YouTube, a marca ainda pôde colher as impressões do público em tempo real.

Aproveitando a carona – sem trocadilho com o alvo da ação de Marketing – na ação, os veículos de imprensa especializada e até mesmo as concessionárias da marca, retransmitiram em seus canais o lançamento, servindo também de meio para alavancarem suas visitações. Os principais sites especializados, também conseguiram expressivo volume de visualizações.

Ainda no mês de setembro de 2020, o Pe. Marcelo Rossi foi outro que recorreu ao alcance e facilidade que o YouTube oferece para usar este tipo de formato, no lançamento do seu novo livro – Batismo de Fogo.

Mas não é só por meio de transmissões ao vivo pela Internet que se faz Live Marketing.

A HostMídia nos eventos e feiras de que participou, já desenvolveu ações que iam desde a disponibilização de um QR Code em seu material de apresentação e no stand da empresa, que uma vez lido pelo smartphone dos visitantes, premiava-os com brindes e descontos especiais em nossos serviços, até ações de patrocínio de planos personalizados de hospedagem para os visitantes com ideias inovadoras e empreendedores.

Um dos biscoitos recheados mais famosos do mundo, também aderiu. Na verdade foi um dos pioneiros em uma iniciativa que na época foi ousada.

No festival de música e filmes SXSW de 2014, possibilitou aos visitantes criar seus próprios Oreos personalizados, feitos na hora por uma impressora 3D, com 12 opções de sabores e cores, com base em tendências observada no Twitter, sob a hashtag #eatthetweet.

No mesmo SXSW, porém de 2017, foi a vez da Gatorade inovar usando o Live Marketing. Ela criou vários desafios virtuais, usando por exemplo, o Xbox Kinect, entre outros recursos, para testar as habilidades, os reflexos, a flexibilidade e até a resistência dos visitantes.

Os dados colhidos foram submetidos a um sistema de inteligência artificial e apresentados a cada participante como forma de incorporar em suas vidas e obter melhores resultados.

E entre as muitas ações, das mais criativas, às mais ousadas, uma entrou para o livro dos recordes Guinnes.

Em 2012, a Red Bull levou seu Marketing de Conteúdo ao extremo, no que ficou conhecido como projeto Stratos.

Felix Baumgartner, um paraquedista da Áustria iria estabelecer o recorde para um salto de 128.000 pés (mais de 39000 metros!) acima da superfície da Terra.

Para conseguir o intento, a Red Bull enviou Felix para a estratosfera dentro de uma cápsula especialmente criada para o desafio, usando um grande balão cheio de hélio.

O evento foi transmitido ao vivo em 14 de outubro de 2012 e na ocasião alcançou o maior volume de visualizações entre todas as transmissões ao vivo no YouTube, com mais de 8 milhões de pessoas. Atualmente o vídeo já tem mais de 46 milhões de visualizações!

O slogan da empresa nunca foi levado tão a sério como nessa ação!

Conclusão

O Live Marketing embora constitua algo razoavelmente recente, faz parte de um amplo conceito já aplicado há muito tempo por profissionais do Marketing, mas que ganhou ainda maior alcance e resultados mais significativos com o crescimento do Marketing Digital e das tecnologias disponíveis.

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