Hospedagem ilimitada tem limites? Entenda melhor o que isso significa!

Ao procurar por um plano de hospedagem de sites nas muitas empresas que existem por aí, é razoavelmente frequente que ao observar as características e recursos, encontrar em vez de um valor, a palavra ilimitado.

O que isso significa? Trata-se de um plano ilimitado de hospedagem? É real ou propaganda enganosa?

Desmistificar a questão, responder de forma clara e compreensível e compreender tudo o que está relacionado, é nossa proposta nesse post.

O que é a hospedagem ilimitada?

Hospedagem ilimitada é o nome que se dá aos planos de hospedagem compartilhada nos quais alguns dos seus recursos não têm um limite previamente estabelecido ou determinado e por esse motivo, convencionou-se chamar de ilimitado.

Então talvez fosse mais apropriado informar que não “não tem limite definido”?

Rigorosamente, sim. Seria melhor, mas ainda assim, poderia levar ao mesmo entendimento.

É compreensível que as pessoas associem que um plano que conste como ilimitado para o tráfego ou o espaço em disco, significa que tenha valores infinitos, afinal ambas as palavras constam como sinônimos em vários dicionários.

Entender o porquê dessa nomenclatura, passa por conhecer a evolução do mercado de hosting.

O surgimento das hospedagem ilimitadas

Atualmente, um simples site institucional baseado no WordPress, pode facilmente consumir 300 MB ou até mais. Mas nem sempre foi assim.

Ainda na época da popularização e do avanço comercial da Internet, quando ainda não havia tantas opções de hostings como há hoje, dispor de 300 MB de armazenamento, poderia custar valores inviáveis para um blog pessoal ou um site de microempresa com mais conteúdo.

Foi então que algumas empresas do setor, ao observar a utilização que a maioria dos usuários fazia, era possível inovar no que era ofertado.

Quando a ideia de criar planos que não tinham limites específicos surgiu, tinha-se por objetivo que pequenas empresas, profissionais liberais, autônomos, um freelancer ou mesmo uma pessoa física que tem seu site pessoal ou quisesse criar um blog, não precisassem se preocupar em monitorar frequentemente os recursos utilizados conforme cresciam e expandiam seus sites ou usavam mais o serviço de e-mail para fazer negócios.

Consumir um pouco acima da média de espaço usado para armazenar o site ou mensagens de e-mail ou receber um pequeno tráfego adicional gerado por correspondente aumento de visitantes, não deveria ser obstáculo para investirem na sua presença digital, por implicar em um investimento que muitas vezes lhes era caro.

Resumindo, você não precisa pagar mais para crescer e desenvolver-se.

Nós entendemos que isso é natural, é positivo, é o que todos buscam e ao favorecer essa situação, quem deu os primeiros passos nessa direção, foi flexível, cordial e parceiro dos seus clientes!

O que mudou? Por que a hospedagem ilimitada tem limites?

Por mais que a Internet tenha suas características e diferenciais em relação do mundo real, não há como desvinculá-la totalmente de aspectos e relações que regem como as coisas acontecem e são.

Analogamente, se você vive em comunidade, que é o caso de muita gente, não lhe é imposto quantas vezes você pode usar o elevador do seu prédio, ou quantas páginas você manda imprimir na impressora do departamento no qual trabalha, ou quantas vezes completa o copo de refrigerante na rede de fast food, ou uma série de outras situações em que limites não estão clara e precisamente estabelecidos.

refrigerante

Tudo isso é corriqueiro, desde que o uso intenso do elevador não impeça que outros condôminos também o façam, o trabalho enviado para a impressora permita que outros colaboradores da empresa também usem-na quando precisarem e outros clientes do fast food, também possam consumir o refrigerante disponível.

Assim, o bom senso e mais do que isso, o princípio democrático da igualdade, devem assegurar que todos possam usufruir em igualdade de condições de tudo aquilo que compartilham.

É o seu direito não prevalecendo sobre o direito do outro.

Em hospedagem ilimitada não se imaginou que fosse diferente.

Particularmente no caso de hospedagem compartilhada, esse aspecto é determinante, uma vez que nesse modelo, através de um servidor, você compartilha o serviço de e-mail, o de acesso aos sites (servidor web), o de bancos de dados, o de FTP e demais sistemas e serviços que compõem uma hospedagem.

Ou seja, os acessos ao seu site não podem ser tantos a ponto de interferir negativamente nos acessos aos sites de outros usuários. As mensagens que envia, não podem atrasar outros e-mails de outros domínios de chegarem aos seus destinatários.

O mesmo conceito aplica-se a cada serviço que lhe é disponibilizado nesse uso “dividido” que se tem do ambiente de hospedagem.

Quais são os limites da hospedagem ilimitada?

Os limites da hospedagem ilimitada variam e estabelecê-los, seria um contrassenso a tudo que explicamos até aqui.

Voltando a analogia do condomínio, o síndico não estipula quantas vezes por ano pode-se usar o salão de festas, ou o elevador, o espaço gourmet, a sala de musculação ou outro benefício do condomínio, desde que o uso seja razoável e não interfira no direito dos demais moradores de também fazê-lo.

Varia de acordo com o uso dos demais, com a disponibilidade dos recursos, com a frequência com que o eventual “abuso” é cometido e com uma forma de utilização que não traga prejuízos de nenhuma ordem aos outros.

Mas pode ser também comparado com outra situação do mundo real e de alguns restaurantes de self-service ou mesmo rodízio, em que se pode comer à vontade e pagando uma taxa única, desde que não exista desperdício.

Inclusive em alguns deles, embora proibido pelo Código de Defesa do Consumidor, cobra-se a “taxa de desperdício” se constatado que o cliente serviu-se exageradamente e não consumiu.

Seja qual for o caso, você não pode requerer que o espeto inteiro de picanha fique na sua mesa ou levar a travessa toda de batatas fritas para sua mesa, ainda que a filosofia do restaurante seja “coma à vontade” e que no caso da hospedagem, seja ilimitada!

O respeito aos demais e as regras de convivência harmônica devem prevalecer sempre.

Quando a hospedagem ilimitada não é mais suficiente?

No mundo real conforme seu negócio cresce, você pode desdobrar-se e conseguir realocar recursos, administrar melhor o tempo, minimizar o desperdício, dar treinamentos e capacitar os funcionários para que eles sejam mais produtivos, mas chega um ponto desse crescimento, em que será necessário contratar mais colaboradores, investir em maquinário, mais matéria-prima, mudar-se para um prédio mais amplo e até pagar mais impostos.

É um fenômeno orgânico e não será muito diferente com a hospedagem.

Dependendo do crescimento que você apresentar, chegará o momento em que será preciso uma infraestrutura que atenda suas novas necessidades e acreditamos que é por isso que você trabalha.

Grosso modo, as situações podem ser muitas, mas o mais comum, é:

  • E-mail – aumento significativo da quantidade de contas de e-mail profissional, do espaço destinado ao seu armazenamento e do volume de envios e recebimentos. Essa condição pode afetar tanto o processamento, quanto comprometer o espaço em disco;

  • Visitação – um número elevado de visitas, seja de apenas um site ou da totalidade dos domínios hospedados, pode impactar no desempenho do servidor, por conta do processamento, do número de processos e da alocação de memória RAM;

  • Uso de recursos – mesmo que a visitação não seja elevada, mas se o site para funcionar aloca muito processamento, ou gera elevado número de processos, ou consome muita memória, ou pior, a combinação disso tudo;

  • Muitos domínios – pode-se ter pouco disso tudo acima em cada domínio hospedado, mas o somatório de todos eles combinados, resulta em valores gerais elevados;

  • Recursos do site – a evolução e mesmo a atualização do site, muitas vezes significa instalar plugins, mudar a programação ou até mesmo a criação de um e-commerce ou um blog que antes não existia e tudo isso acarreta em mais demanda ao ambiente de hospedagem.

Para quem hospedagem ilimitada é indicada?

Boa parte dos planos de hospedagem utilizada na HostMídia e em muitas empresas, são planos ilimitados e que se prestam muito bem a quase todas as micro e pequenas empresas, profissionais liberais e freelancers.

De modo geral, ter dois, três ou até mais domínios e seus respectivos sites, com algumas poucas centenas de visitas diárias e meia ou uma dúzia de contas de e-mail para cada, é o cenário típico, mas sempre em termos médios e pequenas variações.

Em outras palavras, o propósito de criação de planos ilimitados, ainda é o mesmo e que é de permitir planos flexíveis que atendem variações e pequenos crescimentos, sem que haja a necessidade de mudar de plano.

Como mencionamos, basta uma variação, como por exemplo, um blog da empresa que passe a fazer muito sucesso ou um plugin instalado que seja um devorador de processamento e que a realidade pode mudar.

O que não é permitido hospedar em planos ilimitados?

Tal como no caso dos limites, podem haver diferenças de acordo com o hosting, mas em linhas gerais a maioria restringe os seguintes aspectos:

  • Uso como disco virtual – é preciso ter em mente que se trata de hospedagem de sites e, portanto, destinado a hospedar o que tem relação estreita com o site. Nada que não seja essencial ao seu funcionamento, costuma ser admitido;

  • Backup – armazenar backup, ainda que seja do próprio site e que no caso, contraria um princípio essencial de que cópias de backup perdem sua utilidade quando estão na mesma mídia do conteúdo ao qual se referem;

  • Domínios de terceiros – não se permite hospedar domínios de terceiros, ainda que sejam um parente próximo ou o cônjuge, da mesma forma que não se paga apenas uma taxa no self-service para o casal. O serviço adequado a essa finalidade, é a revenda de hospedagem;

  • Sites de jogos – jogos podem frequentemente acarretar grande consumo de recursos e são mais suscetíveis a ataques;

  • Streaming – serviços de streaming de áudio e vídeo, consomem a depender do número de usuários, grandes volumes da largura da banda e do tráfego;

  • Realização de testes – testes são permitidos, porém uma fase de teste tem caráter temporário e de curta duração. Manter conteúdo de testes indefinidamente, tanto consome espaço em disco que não é de um site ativo, como pode representar conteúdo vulnerável pela desatualização e representar um risco de segurança ao ambiente. Fazem parte dessa categoria e pelas mesmas razões, sites inativos;

  • Sites de downloads – sites como Baixaqui e que são destinados a download de softwares, além de consumirem banda e tráfego muito acima da média, também alocam muito espaço em disco.

Conclusão

Apesar da aparente contradição, a hospedagem ilimitada pode restringir o que é hospedado, sempre que desempenho do ambiente compartilhado for ameaçado.

Comentários ({{totalComentarios}})