Dá para ficar rico com a Internet?

Dentre as muitas pesquisas que muita gente faz nos sites de busca, é comum as que estão relacionadas aos ganhos financeiros que a Internet pode dar. Desde os caminhos mais simples e acessíveis, os mais rentáveis, os que dão retorno mais rápido e os que exigem menos investimento e/ou conhecimento.

Há uma série de razões que explicam esse tipo de pesquisa, especialmente por parte das novas gerações e não há nada de errado em buscar as respostas relacionadas.

Mas é realmente possível? Está ao alcance de qualquer pessoa? É fácil?

Chegou a hora de você saber de fato o que é realista e o que é ilusão a respeito!

O que é ficar rico?

Antes de mais nada, é preciso pensarmos no significado associado a essa pergunta.

Se fizermos essa pergunta a uma centena de pessoas, é bem provável recebermos respostas com alguma semelhança, mas que também contém diferenças importantes.

Para alguns, ficar rico é poder comprar alguns objetos de desejo que no momento ou nunca estiveram ao seu alcance em razão do seu poder aquisitivo. Para outros, é ter uma vida de luxo e ostentação. Na visão de uma boa parcela, é simplesmente não ter que se preocupar com o saldo bancário no final do mês e conseguir arcar com todas as despesas.

Mesmo dentro de cada um desses grupos, há variações de tal forma que os que desejam luxo e ostentação, há aqueles para os quais isso se consegue com um carro nacional de R$ 200.000,00 e para outros, precisa ser um esportivo importado de R$ 2.000.000,00.

O que queremos dizer com isso, é que o conceito de riqueza financeira é subjetivo e pode variar enormemente e, portanto, a depender do caso, ficar rico pode ser mais “fácil” para uns do que para outros.

Por que há tantas “fórmulas” de riqueza na Internet?

Essa não é uma pergunta fácil de ser respondida, não porque não exista uma resposta, mas porque há várias…

A primeira razão indireta, é porque a maioria dos seres humanos cresce com a ideia de que a riqueza material é uma meta necessária e para alguns é até sinônimo de felicidade.

É em primeira instância necessária para dar algum grau de segurança e conforto em relação ao futuro da família.

Mas é também para ser possível usufruir de alguns dos prazeres da vida, para transmitir a imagem de ser bem-sucedido e tudo o que isso implica, ou até de ser capaz de realizar outros desejos mais ou menos nobres.

Sabendo disso, aqueles que se propõem a revelar o “segredo”, a “fórmula”, ou o caminho para a riqueza por meio da Internet, estão se apoiando em um desejo comum à maioria das pessoas.

Nada mais é do que uma técnica de Vendas!

Ao apoiar seu discurso na busca pelo enriquecimento, conseguem seduzir e vender seus potenciais “clientes”, com uma técnica antiga e conhecida como AIDA e que pretende despertar as seguintes condições:

  • (A)tenção – para que qualquer abordagem comercial seja eficiente, é preciso que o cliente em potencial dedique atenção ao vendedor;

  • (I)nteresse – o discurso de Vendas deve despertar interesse apoiando-se em atendimento do maior número possível de aspectos que esse cliente quer, precisa e espera;

  • (D)esejo – ao fim da apresentação, quanto maior o desejo do cliente, mais próximo ele estará da última e próxima etapa;

  • (A)ção – tudo culmina com a ação do cliente, que se manifesta pelo ato de comprar, seja lá o que lhe está sendo oferecido.

Sendo assim, o enriquecimento possível e acessível, é um argumento altamente sedutor e eficiente.

Títulos de conteúdos que se apoiam nesse conceito, já de partida conseguem um grande número de cliques.

Se forem adequadamente trabalhados e convincentes, podem fazer com que o visitante se inscreva em um curso que promete dar todos os detalhes do “segredo revelado”, ou se cadastrar em troca do download de um material rico que ensina todos os passos para o sucesso, ou quem sabe, além de alguma das ações anteriores, indicar um número de amigos / conhecidos aos quais você quer dar a mesma chance.

Tais mecanismos visam engajamento e conversão, ou visto de outra forma, é o segundo “A” da AIDA!

Por que as pessoas acham que a Internet é uma fábrica de milionários?

Mas não se recrimine por se deixar levar pela AIDA ou por qualquer outro artifício que se apoie em algo do tipo.

Há razões concretas e em grande número, que explicam a crença de que a web produz milionários aos montes.

Para quase qualquer pessoa, é fácil fazer uma lista de pessoas que se tornaram “ricas” graças à rede mundial de computadores.

A começar pelos influenciadores digitais e que fazem questão de mostrar nas redes sociais, nos blogs ou nos seus canais e até nas mídias mais tradicionais, o sucesso que alcançaram.

Mas as notícias de empresas que surgiram e cresceram enormemente a partir de um simples app para celular, ou de um serviço na web que foi uma inovação disruptiva e que rompeu paradigmas ou de um negócio que migrou do presencial para o virtual e em pouco tempo valorizaram milhares de vezes e que mais tarde foram comprados por milhões de dólares e alçaram seus criadores à condição de milionários, também ajudam a reforçar a ideia.

Exemplos não faltam, é verdade, mas o que não se fala é que o número de casos que vão na contramão, superam em muito os vitoriosos.

Diante disso, você faz a pergunta a seguir...

É possível enriquecer com a Internet?

Sim, de fato é e não faltam casos concretos para embasar a afirmação.

Seja quem hoje vive em uma mansão cheia de carros importados na garagem, seja aquele que passou de uma renda de dois salários mínimos para cinco dígitos, seja até mesmo quem já não tenha que simplesmente fazer “ginástica” no final do mês e que se considera rico por conta disso.

Lembre-se da pergunta inicial: “o que é ser rico?”.

E não, não são absolutamente todos os que contam como fizeram para chegar lá, que querem lhe vender algo, usando a AIDA ou qualquer outra técnica. Nem são todos também que exageram ou fazem parte dos mal-intencionados – porque há muitos – e que se valem dessa ancestral vontade humana de alcançar a riqueza material.

Saiba que independente do quão rico você deseja ser, não é fácil, não é rápido e não está ao alcance de todo mundo e muito menos há segredos ou métodos infalíveis!

Nesse ponto, é possível que você esteja pensando: “então o que é preciso fazer?”

1. Cuidado com os falsos mitos

O primeiro ponto nós respondemos no post sobre “como ganhar dinheiro com a Internet”, no qual além de explicar brevemente quais os meios mais comuns de obter alguma receita (mas não ficar rico!), alertamos sobre mitos que precisam ser derrubados, com ênfase para o primeiro e que é tema central do presente post:

  • Ficar rico – nem 0,005% da população alcança tal condição;

  • Ganho fácil – tal como em qualquer atividade, há uma dose de trabalho, de tempo e de outros investimentos;

  • Pouco trabalho – em casos excepcionalíssimos, pode até haver momentos de menor esforço, mas nunca de pouca dedicação sempre;

  • Amadorismo – ser amador ou imaginar que não é necessário um comportamento profissional e que investir em aperfeiçoamento, é dispensável, é outro equívoco frequente;

  • Democrático – ou se preferir, é para “qualquer um” ou “todo mundo está ganhando”. Há sim muitas facilidades que a tecnologia oferece, mas a medida que se avança, determinadas habilidades, competências e talentos, serão exigidos a depender do que se tenha escolhido fazer;

  • Conhecimento – relacionado aos dois anteriores, é difícil imaginar um negócio na Internet que prospere a ponto de render muito dinheiro, sem que o seu responsável não tenha adquirido vários conhecimentos a respeito;

  • Segredos – cuidado com títulos como “segredo revelado” e o que “nunca te contaram sobre…”. Está mais para clickbait, do que conteúdo sério sobre administração, planejamento, técnicas reais, conhecimento e tecnologias aplicados, processos e tudo o que de fato deve envolver um negócio promissor na Web;

  • Tudo vende – de fato qualquer coisa é vendável, o que não é sinônimo de que se venda muito e ganhe-se muito;

  • Redes sociais – todo mundo está nas redes sociais e elas farão a diferença no seu negócio. Inclusive isso pode mudar muito rapidamente e o “fim das redes sociais” é um alerta quanto a essa falsa crença;

  • Rapidez – como em quase tudo, os casos que transformaram contas bancárias do dia para a noite, são a imensa exceção e não a regra;

  • Informalidade – a Internet permite sim um maior nível de informalidade se comparada com muitas atividades antigas e tradicionais, mas isso não deve ser interpretado erroneamente, como falta de profissionalismo, comprometimento e adequação à legislação e às exigências do mercado.

2. Tenha metas

Metas são importantes por algumas razões:

  • Metas pessoais e profissionais – é difícil dissociar metas pessoais das profissionais, pois em muitos casos as segundas são necessárias para viabilizar as primeiras. Além do que, algumas impulsionam outras;

  • Ponto de chegada – meta é também um ponto de chegada. Costuma-se dizer que para quem não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve e que na prática significa que deve haver um roteiro de coisas / ações para chegar lá. Visto de outra forma, é planejamento;

  • Acompanhamento – metas também são importantes para saber a quanto do alvo estamos próximos ou distantes e o que é necessário ainda ser feito para atingi-lo;

  • Melhorias – especialmente quando não são atingidas, produzem muitos perguntas, as quais por sua vez estimulam busca por novos métodos, novos conhecimentos, mais organização, entre outras melhorias visando atingi-las.

Tenha em mente que uma meta é um fim e que os meios justificam o fim e não o contrário.

3. Pés no chão

Tenha senso crítico e saiba discernir as diversas situações.

Um conteúdo que viraliza e que por essa razão impulsionou alguém à condição de celebridade, geralmente não basta.

Manter-se no topo é tão ou mais difícil do que alcançá-lo. Casos que comprovam isso existem não só na Internet, como em muitas áreas, afinal quantas músicos não são conhecidos por serem artistas de uma música só e que após um estrondoso sucesso, naufragaram no esquecimento.

Significa que é preciso estar atento com certos aspectos:

  • Empolgação – resultados ocasionais não implicam em sucesso. É preciso repeti-los consistentemente;

  • Exigência – aqueles que o alçaram à atual condição, esperarão no mínimo aquilo que você já entregou ou até mais;

  • Preparação – não ceda à acomodação ou à inércia. É preciso estar preparado e que significa investir em planejamento, conhecimento, tecnologia e tudo o mais que estiver associado ao negócio escolhido.

4. Originalidade sempre

É preciso ser original e não apenas em conteúdo, mas em qualquer coisa que você decida fazer.

Do contrário, você sempre será comparado com quem foi pioneiro. Não que o pioneiro também não o seja em relação àqueles que o copiam, mas ele ao menos será o padrão ou a referência.

Descubra seus diferenciais, seus talentos e invista neles, pois podem ser a base para constituir sua identidade, sua imagem e o que o destaca dos demais.

Não copie os outros, em vez disso, dê motivos para ser copiado.

5. O cliente é quem manda

Não importa se é um blog, se é um canal no YouTube ou se são as redes sociais mais usadas, o seu público é o seu cliente.

Sem ele, de nada adianta um site com o conteúdo mais incrível e com os mais modernos recursos, ou as ideias mais inovadoras e sensacionais. Quem diz se é tudo isso, é o cliente / visitante.

É verdade que é uma relação de consumo diferente das tradicionais, mas ainda é graças a ele que você consegue pagar as contas e por essa razão, o foco de tudo o que você faz deve estar nele e na busca por sua satisfação.

Você precisará de muitos deles se quiser chegar...

Não se esqueça que a Internet também criou a ideia de que tudo é – ou deveria ser – grátis. Pouca gente e em pouquíssimas situações, está disposta a pagar por algo, desde que não seja uma compra convencional, apenas que em meio digital.

Também não faça nada que ponha em risco a privacidade, a segurança e a transparência. Ética acima de tudo e em tudo o que é feito.

Com esses fundamentos em mente, esforce-se ao máximo para conhecer seu público e entregar o máximo que ele espera, porque certamente há um monte de gente que está louca pela mesma oportunidade e está apenas a um clique de distância de você!

Conclusão

As pessoas não querem apenas ganhar, mas ganhar muito dinheiro na Internet. Para ficar rico com ela exige bem mais do que seguir “fórmulas” de sucesso.

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