Como fazer a gestão de marca de uma microempresa?

Imagem - Gestão de marca de uma microempresa

Se tem uma coisa que é muito comum para qualquer tipo de empresa é a gestão de marca. Para microempresas, é fundamental que o seu negócio seja lembrado pelos consumidores. Fortalecer a marca também é um dos principais fatores de sucesso que precisam ser levados em conta.

Por isso, vamos ajudar você a entender como fazer uma gestão de marca eficiente para o seu negócio, a fim de alcançar mais resultados e mais consumidores. Confira:

Qual é o conceito de branding?

A primeira coisa que temos que deixar claro, quando o assunto é gestão de marca para microempresa, é o conceito de branding. Por mais que pareça uma coisa distante da realidade e da rotina do seu negócio, esse conceito está diretamente ligado aos consumidores e possíveis clientes da sua marca.

Branding nada mais é do que a própria gestão de marca. É uma forma estratégica de dar visibilidade positiva a tudo aquilo que remete ao seu negócio. São ações que geram valor para a sua marca e fazem com que ela esteja presente na mente dos consumidores. Pense em uma lâmina de barbear. Possivelmente o nome que lhe veio à cabeça foi Gillette, não é mesmo?

Para microempresas, uma estratégia de branding é fundamental, pois fortalecer e criar um relacionamento duradouro com seus consumidores é o primeiro passo para ter resultados contínuos no seu negócio.

Qual é a importância da gestão de marca para empresas?

Para ter uma marca forte, é preciso pensar nos atributos que ela oferece. Normalmente, quando lembramos de uma determinada marca, o que vem a nossa mente é justamente esses atributos.

Empresas levam anos para construir um posicionamento de marcar relevante, de forma que seus atributos sejam visíveis em diversos pontos. Para microempresas, não é diferente. É preciso ter algumas características, se você quiser sobressair no mercado em que atua:

  • relevância: sua marca precisa promover mudanças e fazer sentido na região e na vida das pessoas;
  • presença: um dos principais fatores que levam microempresas a serem bem-sucedidas é estar no local certo e no momento certo. Para isso, é importante entender o comportamento do consumidor e ter ações eficientes para se destacar;
  • autenticidade: sua marca deve refletir os valores e objetivos que sua empresa propõe. Lembre-se de que ela será lembrada não pelo que é, mas por como os consumidores a percebem;
  • consistência: seu produto/serviço precisa atender as expectativas das pessoas.

Quais são as boas práticas para ter uma boa gestão de marca?

Para microempresas, a gestão de marca promove o crescimento, ajuda a manter uma base de relacionamento com consumidores e gera valor para o seu negócio. Mas, para fazer essa gestão, é essencial ficar de olho nos seguintes pontos:

Conhecer bem o cliente

Para ter uma boa estratégia de branding, é essencial conhecer o perfil do seu público para falar com a pessoa certa. Por isso, é fundamental realizar as seguintes ações:

  • faça perguntas aos seus consumidores e registre todas as respostas para ter um panorama sobre como você pode atendê-los melhor;
  • pesquise para descobrir informações sobre hábitos de consumo, preferências e tendências de mercado;
  • pense fora da caixa e fique de olho no que seus principais concorrentes ou referências de mercado estão fazendo. Isso vai garantir muitas ideias;
  • tenha dados e informações armazenadas e analisadas para tomar decisões estratégicas, quando o assunto é atrair consumidores para o seu negócio.

Ter uma presença on-line

Para sua empresa estar presente na mente dos consumidores, é preciso cercá-los de informação. Então fique atento aos seguintes pontos:

  • por meio das pesquisas, saiba quais as melhores redes sociais nas quais sua empresa precisa estar;
  • produza conteúdos de qualidade e que ajudem a resolver os problemas e necessidades de seus clientes;
  • tenha um domínio e e-mail próprio para o seu negócio. Essa é umas das principais falhas das microempresas. Lembre-se de que estamos falando em ser profissional e gerar valor para a sua marca. Isso é indispensável.

Uma boa gestão de marca para microempresas trata-se de formar estratégias contínuas, que precisam ser revisadas sempre, para alcançar os objetivos do seu negócio e gerar mais resultados.

Gostou das nossas dicas? Então curta a nossa página do Facebook e acompanhe as atualizações. Você sempre encontrará excelentes conteúdos para o seu negócio!