Os bloqueadores de anúncios estão com os dias contados?

Cansado da enxurrada de anúncios na navegação na Web? Pois saiba que a coisa pode ficar pior se você usa alguns dos principais browsers, como o Chrome ou o Microsoft Edge!

Sim, porque esses e outros que são baseados no Chromium, um projeto open source do qual derivam a maior parte das alternativas ao Chrome, prometem tornar os bloqueadores de anúncios ineficientes!

Se você é um dos muitos usuários que usa um bloqueador e quer saber como não ter que se render aos abusos cometidos nessa área, então acompanhe o que preparamos para você.

O que é o manifest V3?

O Manifest V3 é a versão 3 da plataforma do projeto Chromium que possibilita instalar extensões / AddOns no Google Chrome e em qualquer alternativa de navegador ao líder do segmento e também é elemento central de uma polêmica.

Isso por si só não é um problema, já que novas versões de software são lançadas o tempo todo, geralmente incluindo novos recursos, melhorias no funcionamento, correção de bugs e aprimoramento da segurança.

De fato, segundo o Google, com a terceira versão do Manifest, o uso de extensões nos browsers baseados no Chromium, deve vir acompanhado das seguintes mudanças:

  • Contexto de segundo plano – essa mudança promete economizar recursos (memória e processamento) do dispositivo, já que eles só serão alocados quando a extensão estiver efetivamente em uso. Anteriormente, a alocação se dava mesmo com a extensão inativa;

  • Código remoto – as extensões não serão mais capazes de executar código remoto, o que na prática melhora a segurança das extensões, pois só o código JavaScript contido na extensão e auditado pela loja oficial, será executado;

  • Solicitações de rede – uma nova alternativa de controle de tráfego (API declarativeNetRequest) por parte das extensões, que não farão mais uso de proxy para tráfego da rede, com benefícios em termos de desempenho e privacidade.

Se por um lado a nova plataforma promete melhorar o consumo de recursos, o desempenho e a segurança online, para quem faz uso dos Add/Ons, por outro a eficiência dos bloqueadores de anúncio será drasticamente afetada, já que muitas dessas extensões usam a API webRequest (usada no Manifest V2) para interceptar todas as solicitações de rede, pausá-las enquanto as avaliam e as bloquear ou modificar em JavaScript, que é o mecanismo usado para eliminar os anúncios.

A possibilidade de inserir código que não faz parte originalmente do pacote de extensão, é bom sob o ponto de vista da segurança, mas faz com que os bloqueadores percam eficiência.

Em outras palavras, ao instituir a API webRequest, o Google remove o principal recurso dinâmico que os bloqueadores usam para filtrar o conteúdo dos anúncios, fazendo com que fiquemos expostos ao excesso de publicidade online.

A polêmica batalha das Big Techs contra os bloqueadores de anúncios

Embora a depreciação do Manifest V2, que é anunciada para junho de 2025, deve ocorrer em nome de melhorias visando o desempenho e a segurança, ninguém é tão ingênuo de acreditar que a Alphabet – a empresa dona do Google – não mirava também afetar os bloqueadores de anúncios, também chamados de adblockers, afinal não é novidade para ninguém que boa parte do dinheiro que o Google ganha, vem da publicidade online.

Essa batalha já vem de algum tempo, como tem sido desde 2023 quando o YouTube iniciou uma guerra contra quem usa extensões de bloqueio de publicidade, impedindo-os de visualizar os vídeos.

Engrossam também o movimento outras Big Techs, como a Microsoft, que também não vê com bons olhos os adblockers, já que ela também perde dinheiro, mesmo que bem menos que a empresa de Mountain View.

O discurso é sempre o mesmo e se baseia nas premissas de que a publicidade online é o que permite uma Internet grátis, uma oferta personalizada de produtos / serviços e o prejuízo na monetização dos produtores de conteúdo.

Porém a questão não é tão simples assim.

Quem sabe como funciona a Internet, também deve conhecer os mecanismos por trás dos anúncios e que tem nos cookies, uma engrenagem essencial desse sistema. É graças aos cookies, que se você acessar um site de perfumes, ainda que por conta de um clique acidental, dali em diante você será inundado por publicidade relacionada.

Logo, querendo ou não, gostando ou não, precisando ou não, cada passo do internauta no universo online, é rastreado e armazenado em gigantescos bancos de dados.

Na prática, as principais consequências para o usuário, são:

  • Especialmente na navegação em dispositivos móveis, a experiência pode ser bastante prejudicada, sem contar o consumo de dados móveis adicional;

  • O Google e demais empresas que se beneficiam desse esquema, simplesmente ignoram a privacidade online dos usuários;

  • Há ainda a questão da segurança, pois não há como garantir a segunda, se a primeira também não estiver garantida. É o caso por exemplo, dos vazamentos de dados;

  • Frequentemente o usuário é lesado monetariamente, já que o Google Ads não conta com um sistema eficiente de checagem do anunciante, sendo comum a veiculação de publicidade enganosa e até mesmo com links para páginas de sites falsos / fraudulentos da campanha Doe Arena Cotinthians, na primeira posição da página de resultados do gigante das buscas.

Como bloquear anúncios online?

Se você chegou até aqui, é provável que é um dos muitos que se incomodam tanto com a péssima experiência que os anúncios conferem à navegação, mas principalmente pela preocupação com sua privacidade e segurança.

O que fazer já que boa parte dos navegadores são baseadas no Chromium?

Felizmente, há algumas alternativas, sendo que o grau de eficiência pode variar de acordo com a escolha feita.

1. Bloqueador de anúncios

Os principais bloqueadores de anúncios já estão trabalhando para oferecer atualizações e alternativas e, portanto, que estejam ao mesmo tempo dentro dos novos padrões do Manifest V3, mas também consigam cumprir seu principal papel.

Alguns estão mais avançados e entregando melhores resultados que outros, mas saber o quão eficientes estão nessa tarefa, requer testes práticos, já que não é mais possível combinar listas de bloqueio de diferentes provedores ou fontes com tanta facilidade e as atualizações das listas agora precisam ser aprovadas pelo Google.

As principais extensões, são:

2. Mozilla Firefox

Os principais navegadores baseados no Chromium já estão usando o Manifest V3 em suas versões mais recentes, exceto um – o Mozilla Firefox.

Isso significa que enquanto o Firefox não lançar uma atualização baseada na nova versão, as extensões para bloqueio de anúncios ainda apresentarão o grau de eficiência anterior.

Vale lembrar, que além desse aspecto, o Firefox sempre foi uma boa alternativa de navegador, sendo um pioneiro a oferecer ferramentas para resguardar a privacidade do usuário, aliado a também boa estabilidade e segurança.

3. Outros navegadores

Embora não ofereçam o mesmo nível de eficiência que as melhores extensões de bloqueio de anúncios, alguns navegadores oferecem opções nativas, ou seja, sem que seja necessário instalar uma extensão.

Usar um browser que tenha adblock integrado, pode ser uma boa opção para evitar o monitoramento da sua atividade online e de quebra diminuir o volume absurdo de publicidade.

  • Vivaldi – apesar do Vivaldi ter uma fatia mínima de participação comparado aos líderes, é uma ótima opção de navegador, contando com os principais recursos que se exige dos browsers modernos. O bloqueio de publicidade online funciona bem e é fácil de usar / configurar, além de funcionar até no YouTube;

  • Arc – outro navegador pouco conhecido, o Arc dispõe de uma interface bastante diferente da maioria e que apesar de não ter um desempenho excepcional, também privilegia a privacidade e conta com bloqueio nativo e padrão de anúncios;

  • Brave – tal como os dois anteriores, o Brave promete ferramentas de privacidade e de segurança (firewall + VPN) integradas e se baseia em soluções únicas, como o site de busca alternativa DuckDuckGo, além de um assistente de inteligência artificial;

  • Opera – constar como quarta opção, não significa que o Opera é a pior delas. Esse antigo navegador, sempre foi sinônimo de inovação e oferece por padrão, além do bloqueio de anúncios nativo e boa privacidade e segurança, uma boa variedade de versões para diferentes públicos. Vale a pena conferir!

Conclusão

A batalha entre o Google e os bloqueadores de anúncios, ainda não está encerrada, graças a algumas boas alternativas para se livrar da publicidade online.

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