O que é o navegador Arc e o que ele promete?

Na longa história dos navegadores web, sempre houve vários nomes que surgiram – e desapareceram também – com as mais diferentes propostas e que agora, ganhou mais um candidato a ser a escolha ideal dos internautas, o Arc browser.

Quer saber por que o Arc é diferente das demais opções, como é sua aparência, como instalá-lo e se é uma opção que vale a pena usar?

Então vem com a gente!

O que é o Arc browser?

O Arc é um navegador web, criado pela The Browser Company e baseado no Projeto Chromium e que tem como premissas básicas, oferecer uma experiência de navegação mais simples, limpa, segura e preservando a privacidade online dos usuários.

Até aí nenhuma novidade, porque muitos nomes têm prometido as mesmas coisas ultimamente.

De acordo com as palavras da empresa, o Arc pretende estar para os antigos navegadores, tal como o iPhone para os celulares que o antecederam.

Entre algumas informações disponíveis no site oficial, onde é possível fazer o download do instalador, sugere-se também a ousada pretensão de ocupar a liderança que há anos é do Google Chrome.

O Arc não é exatamente uma novidade em termos de navegador web, uma vez que ele já está disponível para MacOS desde abril de 2022, porém ao lançar em 30 de abril de 2024 a versão para o sistema operacional mais usado em desktops (Windows), é natural que receba alguma atenção do mercado.

Como o Arc trata a privacidade?

A privacidade no mundo online tem sido nos últimos anos o aspecto que mais tem recebido atenção por parte do segmento de navegadores de internet e por isso, também é tido como o principal diferencial de alternativas como o mais conhecido Firefox ou os menos ilustres, Vivaldi e Brave.

No caso, a política de privacidade do Arc enfatiza que:

  • Não sabem quais sites os usuários visitam;

  • Não veem o que os usuários digitam no Arc;

  • Não vendem os dados dos usuários para terceiros.

No entanto, ressaltam também que é necessário criar uma conta para sincronizar entre diferentes dispositivos e que em alguns casos o usuário pode decidir se deseja compartilhar dados do cadastro, como por exemplo, se utilizar dos canais de suporte e voluntariamente decidir compartilhá-los para ajudar na resolução de algum bug.

Para uso de alguns recursos opcionais, os dados podem ser compartilhados com os parceiros da The Browser Company, mas que sempre informarão quais dados e quando eles serão compartilhados.

Além disso, dizem que alguns dados anônimos sobre a popularidade dos recursos, também podem ser compartilhados.

Arc, diferenças e semelhanças ao Chrome

Ao ser baseado no Projeto Chromium, como também são outras alternativas, a exemplo do Edge, é de se supor que tenha semelhanças.

Em vários aspectos técnicos, há sim semelhanças importantes, como o fato de ser possível utilizar todos os AddOns / extensões do Chrome, bem como aqueles que usam aplicações baseadas em um browser, o que facilita a adoção por parte de quem é usuário da opção do Google.

Mas as semelhanças param por aí. Segundo seus criadores, o Arc tem algumas diferenças importantes:

  • Todos os mecanismos presentes no Chromium que permitem sustentar o browser por meio de publicidade, foram removidos e inclusive fornecem algumas informações sobre o motor do browser;

  • Ao remover os elementos que permitem coletar dados e usá-los para publicidade, o Arc é mais rápido e consome menos memória RAM;

  • O Arc foi desenvolvido de modo a ser possível a troca de mecanismos de renderização no futuro, o que permitiria por exemplo, oferecer uma versão baseada no WebKit (mesmo usado no Safari) ou construir um mecanismo de renderização próprio.

A interface do Arc

Para além dos aspectos técnicos, logo ao abrir o Arc pela primeira vez, salta aos olhos a sua interface, a qual é bastante diferente do que estamos acostumados, caracterizando-se por ser bastante minimalista.

Toda a parte superior normalmente presente na maioria dos outros navegadores, está ausente. Não há barras de botões, de favoritos e nem mesmo o campo de URL. Para digitar o endereço de um site ou fazer uma pesquisa, é necessário clicar em “Search ou Enter URL”, localizado no topo e ao centro.

Arc - janela de URL e pesquisaO clique faz aparecer uma janela flutuante, tanto para efetuar uma busca (Google como motor de pesquisa padrão) ou digitar uma URL, mas que também exibe opções como o acesso rápido à página do Gmail e do Workspace, para quem forneceu uma conta do Gmail no processo de cadastro.

Caso se tenha duas ou mais abas abertas, elas aparecem na barra lateral à esquerda, a qual pode ser escondida e que torna a área de visualização do site / página, bem maior do que os concorrentes.

Também há a opção de exibir duas páginas diferentes divididas na mesma tela ou ter diferentes espaços de trabalho, uma tendência nos navegadores atualmente. Isso é particularmente útil, para por exemplo, dividir os sites de acesso profissional, do que é de cunho pessoal.

Vale a pena instalar e usar o Arc?

Se pensarmos que na condição de consumidores, quanto maior a disponibilidade de alternativas, maior é a tendência de sermos bem atendidos, o Arc já mereceria algum crédito.

Ainda é cedo para dar um veredito, no entanto, desde que ele já constituía uma opção aos usuários do MacOS, muitos já se entusiasmavam com o que ele oferece. Nos testes feitos, rapidamente é possível se adaptar com os recursos para as questões mais básicas de navegação, bem como o desempenho em termos de carregamento das páginas, também é bastante rápido.

O que promete ser também um importante diferencial, que é a privacidade na Web, ainda é algo que precisa de mais tempo de avaliação, mas que se for confirmado, constitui sim um ponto a seu favor e contra o monopólio que as big techs tentam manter.

Para a navegação mais básica, como acesso aos sites de notícias, aos blogs favoritos e outros tipos de sites que não envolvam informação sensível, pode ser uma alternativa interessante e a ser considerada.

Como instalar o Arc?

Para instalar o Arc, é necessário baixar o instalador (ArcInstaller.exe), o qual tem de 1,87 Mb de tamanho.

  1. Ao executar o instalador, ele baixará alguns componentes necessários durante alguns poucos segundos (dependendo da velocidade da sua conexão) e começará a instalação propriamente dita, que é bastante rápida;

  2. Uma tela azul será exibida com o texto “Meet the internet, again”, sendo necessário clicar no botão com uma seta para dar prosseguimento;

  3. Na etapa seguinte, é necessário criar uma conta, fornecendo um nome de usuário, uma conta de e-mail e uma senha, confirmando-a no campo seguinte. Note que essa senha deve ser exclusiva do cadastro e pode ser necessária como nas questões de suporte técnico;
    Conta no Arc

  4. É preciso marcar o checkbox que confirma a leitura dos termos de uso dos serviços e da política de privacidade, para prosseguir;

  5. A seguir, é possível importar guias, favoritos, senhas e histórico dos navegadores que você tiver instalados no seu Windows. Abaixo da lista dos navegadores, há uma que se assinalada, indica que qualquer site que exija autenticação para acesso, você terá que fornecer os dados de login. Se você não confia ainda na segurança e privacidade do browser, essa deve ser a opção assinalada;
    Arc - importação

  6. Na próxima etapa, é perguntado se deseja habilitar o Arc Max, que é um recurso que faz uso de inteligência artificial baseada nas APIs da OpenAI (criadora do ChatGPT) e Claude da Anthropic para aplicações comerciais. Portanto, é nesses casos que alguns dados podem ser compartilhados com os tais “parceiros”;

  7. Recomenda-se não habilitar o Arc Max nessa etapa, pois isso pode ser alterado posteriormente em “configurações”;

  8. Por fim, é perguntado se deseja tornar o Arc o navegador padrão, ou seja, se você clicar em um link web, por exemplo, o Arc será o browser no qual a respectiva página será exibida.

Conclusão

O Arc browser é a mais nova opção de navegador de internet, que promete garantir a privacidade online, bem como tornar a navegação mais simples e rápida.

Comentários ({{totalComentarios}})