O que é texto âncora e qual sua importância em SEO?
O texto de âncora ou apenas texto âncora já foi a principal estrela de todos sites na Internet. Não que não seja mais. Apenas não recebe o destaque que já mereceu no passado.
Reservar parte do tempo destinado à produção de conteúdo, para criar bons textos âncoras e os links correspondentes, é parte importante do trabalho de SEO e conhecer seus conceitos e usos adequados, pode impactar no trabalho de otimização para os motores de busca.
Por isso, que tal conhecer mais a seu respeito?
O que é texto âncora?
Objetivamente um texto de âncora, é o texto que é clicável e que vincula uma outra página ou site, fazendo uso de um link.
Assim, quando dizemos que os textos âncoras são muito importantes no trabalho de SEO, a palavra “SEO” na frase anterior é o texto âncora associado ao link que leva ao artigo sobre o tema “otimização para motores de busca”, no blog da HostMídia.
É âncora, porque da mesma forma que o objeto usado em embarcações, ele prende ou fixa-se a um ponto específico e impede que ele fique solto ou à deriva. E o link nada mais é do que a amarra entre a âncora e barco.
Quando dissemos que o texto âncora já foi o protagonista de qualquer site no passado, não é exagero.
No começo da Internet, quando do surgimento dos primeiros sites, entre tudo o que eles ofereciam de novo em relação ao que se tinha antes, foi o hipertexto, o qual por sua vez é o texto que remete a outros textos, outros conteúdos e a forma de se fazer isso, é vinculando esse texto por meio de um link.
Sem esse link e esse texto que sugere para onde se vai, ao efetuar o clique, teríamos apenas mais um texto, que em vez de estar no papel, estaria em uma tela de computador.
Ou seja, os muitos cliques – ou toques nos smartphones – que damos, sempre – ou quase sempre – têm um texto âncora associado.
Geralmente um texto âncora caracteriza-se por uma palavra-chave e algumas vezes outras palavras que a caracterizam, ou explicam ou emprestam-lhe contexto.
No passado, quando os sites eram predominantemente feitos usando apenas HTML, era comum que todo texto âncora aparecesse em azul e sublinhado.
À medida que os recursos de personalização ganharam espaço no desenvolvimento web, como por exemplo o uso de CSS (Cascading Styles Sheets), cada site pôde adotar diferentes formas de destacar visualmente um link e o texto correspondente.
Quais os tipos de texto âncora?
A pergunta acima já nos faz supor que há tipos ou diferenças que os caracterizam.
Em termos teóricos e técnicos, eles são todos iguais.
Você pode criar um link e ancorá-lo em qualquer texto que quiser e esse texto pode nem ter sentido algum e ser apenas uma sequência aleatória de caracteres.
Mas para efeitos de uso, classificamos em diferentes tipos para que seu uso na produção de conteúdo tenha mais clareza, significado e resultados.
Correspondência exata
Diz-se que um texto âncora é de correspondência exata, quando o texto clicável ou associado ao link, é exatamente igual ao tema ou palavra-chave da página para a qual o link remete.
No exemplo “o que é tecnologia”, há exata correspondência entre o texto âncora, o texto do link e a palavra-chave principal do post correspondente.
Nesse caso específico, a correspondência é ainda mais ampla, pois o título do post e o meta título – o que aparece nas SERPs – é também exatamente igual.
Correspondência parcial
A correspondência parcial é caracterizada quando o texto âncora tem a palavra-chave, mas pode conter também palavras adicionais que conferem diferenciação, especificidade, contexto e que não fazem parte do link ou do seu destino.
Assim, para a palavra-chave e-mail, “o que é e-mail” é um texto âncora que sugere muita diferença para “serviços de e-mail gratuitos”.
Ambos usam palavras não contidas no link de destino, mas que são fundamentais para situar o usuário no contexto e o que ele deve encontrar ao clicar em cada um dos links. Você pode usar ambas as construções, desde que naturalmente a palavra-chave e o conteúdo correspondente tenham relação.
URL
A URL é o endereço da página para a qual o link conduz e o texto âncora que usa esse formato, faz uso desse endereço.
Seu uso é menos comum, mas em alguns casos pode ser oportuno, quando por exemplo, se você diz que no endereço “https://www.hostmidia.com.br/tutoriais/” você encontra muitos tutoriais importantes para o cliente de hospedagem de sites.
Vale ressaltar que deve ser evitado esse formato para URLs muito longas ou que não sejam amigáveis.
Palavra-chave long tail
Palavras-chaves long tail ou de cauda longa, são as que são compostas por mais de uma palavra e contém especificidade ou diferenciação importante, como por exemplo, “Marketing de Conteúdo para o terceiro setor”.
No caso acima especificamente, temos tanto uma correspondência exata, como também uma palavra-chave de cauda longa, pois ela indica ao leitor – e também ao Google – que não estamos tratando apenas de Marketing de Conteúdo de forma genérica, mas para empresas do terceiro setor.
Embora no caso que exemplificamos a correspondência foi exata, pois há um artigo exatamente igual, poderia ser uma correspondência parcial, em que o texto âncora contém mais palavras, mas o destino não as contém todas.
Sinônimo ou semântico
Há situações em que encontrar uma correspondência exata ou mesmo parcial não é possível ou mesmo desejável.
Quando a elaboração de um texto requer o uso de palavras sinônimas ou exatas e não há um link idêntico ou com pelo menos uma palavra-chave igual correspondente, recorre-se ao formato semântico ou sinônimo, como por exemplo, se por qualquer condição você teve que escrever “computação em nuvem” e o link correspondente é cloud computing.
Marca
É assim denominado o tipo que faz uso da marca, do nome da empresa ou produto, nome do site e situações afins.
Embora não agregue muito valor aos mecanismos de busca, em algumas situações pode ser adequado o seu uso, quando se faz uma menção a uma empresa, a um produto / marca e que ocasionalmente não exista um link mais descritivo para as palavras correspondentes.
Marca e palavra-chave
Quando possível e a abordagem e o enfoque dados ao texto permitirem, é preferível associar uma palavra-chave à marca no texto âncora.
Isso dá mais sentido tanto ao visitante, quanto ao mecanismo de busca.
Assim, se falamos dos planos de hospedagem de sites da HostMídia, apenas colocar escolher a marca (HostMídia) como texto âncora e um link para a home page de nosso site, não é tão bom como usar “hospedagem de sites da HostMídia” e o link para a página correspondente.
Correspondência genérica
É a que baseia-se em textos âncoras que não fazem os usos vistos até aqui e ao contrário, baseia-se em palavras como “clique aqui” para saber mais, “veja mais” e outros equivalentes, que apenas estimulam o visitante a realizar o clique.
Ao não usar palavras-chaves e, portanto, não associar significação entre texto e conteúdo, esse tipo de âncora perde valor sob ótica de SEO.
Imagens
Apesar de parecer estranho, afinal estamos falando de texto âncora, imagens também podem ser usadas.
Tecnicamente ou do ponto de vista do HTML, uma âncora não precisa estar relacionada apenas a texto. No entanto, uma imagem tem nome e contém o atributo ALT, que refere-se ao texto alternativo, o qual é lido pelos buscadores e que é exibido se por alguma razão a imagem não puder ser carregada no navegador.
Por essa razão, o texto contido no atributo ALT, deve seguir os mesmos princípios vistos até aqui, para texto âncora.
É importante lembrar ainda, que imagens é um dos formatos de conteúdo que os mecanismos de busca exibem nas páginas de resultados, seja para a busca específica, como no caso de rich snippets.
Imagens também estão associadas a itens de menu e outros itens clicáveis em uma página web.
A importância do texto âncora em SEO
Se você esteve atento ao que leu até agora, percebeu as referências que fizemos ao Google e buscadores.
Todas as informações relacionadas ao conteúdo e consequentemente ao texto âncora, são lidas pelos robôs e utilizadas pela inteligência artificial presente nos seus algoritmos, de modo a identificar a relevância que ela tem para as pesquisas.
Se por exemplo, você tem um texto que explica “por que ter um domínio personalizado é importante”, as chances dele ser mais adequado àqueles que querem informações sobre domínio personalizado, a importância de ter um, em detrimento de âncoras que façam uso apenas de “domínio”.
A escolha das palavras usadas no texto, está intimamente relacionada às pesquisas que podem ser feitas e nas quais elas aparecem. Vale ainda destacar que a medida em que o Google BERT predominar como tecnologia para as buscas, detalhes que no passado poderiam ser irrelevantes, comecem a fazer toda a diferença.
Além disso, como no exemplo de palavra-chave long tail, há contextos e situações em que é oportuno dar especificidade e direcionamento ao caráter do conteúdo que estamos vinculando em nosso trabalho de link building.
Por fim, mas não menos importante, o link building interno é uma das maneiras além do sitemap que os robôs de internet tem para navegar e indexar todas as páginas do seu site ou blog, evitando conteúdos órfãos ou não indexados. Ao atribuir corretamente links a textos âncoras suficientemente descritivos, você os ajudará nesse processo.
Como otimizar texto âncora para SEO?
O trabalho de otimizar os textos com vistas ao SEO, deve ir um pouco além do que já vimos até aqui e que para alguns casos, os exemplos já demonstraram bem o uso mais adequado.
Foco no visitante
O objetivo primeiro do SEO, é o motor de busca, que por sua vez, objetiva o visitante.
O Google dá tanta importância a isso, que a experiência na página passa a ser um importante fator de ranqueamento observado nos sites.
Conteúdos elaborados visando informar de modo completo, claro, amplo e objetivo, naturalmente tendem a produzir cliques, interações, engajamento, boas taxas de conversão, baixas taxas de rejeição e tudo isso conta favoravelmente.
Portanto, a escolha das palavras e qual tipo de âncora mais adequado, em que pontos do texto elas devem aparecer, a linguagem, a abordagem e o enfoque dados, o uso de terminologia específica, podem ser decisivos para produzir uma experiência positiva e consequentemente, melhor posicionamento orgânico para os conteúdos relacionados.
Não usar repetições
Se uma palavra-chave aparece duas ou mais vezes, selecione apenas aquela que tem mais importância para o contexto e crie apenas um link baseado nela.
Duas ou mais ocorrências de links e textos âncoras iguais, são desprezados pelos buscadores, valendo apenas a primeira que for identificada.
Dependendo da frequência com que uma repetição for identificada, pode ser interpretada como tentativa de SPAM e irá depor contra o ranqueamento.
Se você tem diferentes posts para um tema central, é preciso usar as palavras de cauda longa para diferenciar cada uma, tanto para enfatizar essa condição ao visitante do site, quanto para o buscador.
Cuidado com a qualidade
Ao incluir links externos, dê preferência a sites conhecidos, de boas empresas, com conteúdo de boa qualidade e preferencialmente que tenham autoridade no assunto.
O Google avalia esse aspecto – a qualidade dos sites associados – e se incluir um outbound link para um bom site não chega a ser decisivo para seu próprio ranqueamento, o inverso, ou seja, criar um link para um site ruim, afeta negativamente a autoridade do seu site.
A mesma preocupação deve existir em termos dos guest posts, que é quando você cria um post ou outro tipo de conteúdo que contém link para seu site, em sites de parceiros.
Deve-se considerar a escolha do texto com os mesmos cuidados que você tem para seus próprios, bem como só escrever para sites que tenham bons conceitos.
Relevância do conteúdo
Especialmente se você já tem muito conteúdo e ele é diversificado e especializado, priorize os mais relevantes, tanto do ponto de vista do usuário, como dos buscadores.
Vamos supor que você tenha um blog sobre pães e panificação em geral. Digamos ainda que você tenha muitos posts sobre pães caseiros (doces, salgados, receitas fáceis, econômicas, rápidas, etc) e que ao fazer mais uma postagem que envolva o assunto, opte por incluir o link e o texto âncora relativo ao que é mais popular para os visitantes e que o buscador posiciona melhor.
Para tanto, lembre-se de usar a palavra-chave de cauda longa como âncora. Ex: “pão caseiro de fermentação natural longa”.
O truque por trás disso, é usufruir da autoridade que um melhor link perante usuários e buscadores, tem.
Conclusão
Um texto âncora é parte fundamental de qualquer página de site e que constitui o texto visível e clicável, que possibilita o acesso a outras páginas do mesmo site ou de outros sites. Definir e criar bons textos âncoras, produz resultados importantes para toda estratégia de SEO.