Taxa de conversão: o que é e qual sua importância para o Marketing Digital?

Em qualquer área do conhecimento existem termos específicos cujo significado é fundamental para que se tenha plena ciência do que é falado. Taxa de conversão ou simplesmente conversão como alguns costumam se referir, é um desses exemplos quando o assunto é Marketing Digital.

Saber o que é, compreender o que ela envolve, como medir e interpretar a taxa de conversão obtida, é essencial.

Portanto, se você quer saber isso e mais, vamos ao que interessa!

O que é taxa de conversão?

Taxa de conversão é uma métrica do Marketing Digital, que é expressa matematicamente como uma razão entre um número de visitantes de uma página que realizam uma ação – comprar um produto ou serviço, por exemplo – e o total de leads que acessa essa mesma página.

Essa é uma possível definição, entre muitas disponíveis. Mas como toda definição, nem sempre se tem um entendimento completo do seu significado e por vezes e mais importante, da sua importância e das suas consequências.

Assim, efetivamente compreender o que é conversão em Marketing Digital, passa por entender as partes para entender o todo.

O primeiro ponto é saber que a razão citada, refere-se a relação matemática entre duas mesmas grandezas – gramas, metros, segundos, mas no caso são visitantes da página – o que para efeitos de conversão, são visitantes que compraram, dividido pelo total de visitantes da página. Portanto, um quociente, o que por sua vez resulta em um percentual.

Se eu tenho uma taxa de conversão de 10%, significa que 10 pessoas em cada 100 leads “compraram” algo.

O segundo ponto, são os leads. Um lead é o termo usado – da mesma forma que taxa de conversão, é comumente usado no Marketing Digital – para designar a pessoa ou empresa que apresenta algum nível de interesse no seu produto ou serviço.

Por fim, a conversão pode-se dizer que é a mudança do estado de simples interesse em uma ação que materializa ou reforça esse interesse.

Mas a questão não para por aí.

O que não dissemos é que a conversão não é caracterizada apenas quando as vendas acontecem como resultado de um conteúdo ou de uma ação de Marketing Digital. E aí vem a pergunta a seguir.

O que caracteriza a conversão?

Dependendo do contexto e do que se pretende com uma página visitada, pode haver conversão em todas as situações que se seguem:

  • Fazer o download de alguma coisa (e-book, manual, um software ou app, etc);

  • Consumir outros conteúdos do site, desde clicar em links para outras páginas, mas até mesmo outros sites, como visitar as redes sociais, o blog, o fórum de discussão, assistir um webinar, etc;

  • Preencher um formulário para receber uma newsletter;

  • Entrar em contato com o atendimento ou o suporte da empresa, para esclarecimento de dúvidas ou obtenção de mais informações ou até mesmo um orçamento ou recebimento de uma proposta comercial;

  • Efetuar um comentário, curtir, compartilhar, etc;

  • Responder uma pesquisa ou preencher um cadastro;

  • Conseguir um seguidor, um inscrito, ou outra ação que caraterize que o conteúdo consumido atendeu sua função primordial, que é agradar a audiência.

Portanto, conversão é sim fazer com que um interesse inicial produza uma venda, mas é também estender esse interesse, produzir engajamento, ampliar o relacionamento, favorecer o conhecimento do público-alvo, entre outras coisas.

Vista assim, a conversão é atingir o que se pretendia para aquele visitante.

Por que a taxa de conversão é importante?

Porque ela permite saber o retorno que eu tenho do investimento que foi feito, seja esse investimento monetário – Google Ads, por exemplo – ou apenas do trabalho para produzir um determinado conteúdo do site ou do blog.

Em temos mais amplos, a taxa de conversão dá em termos numéricos – logo em termos quantificáveis – a medida do sucesso daquilo que foi feito.

Se por exemplo um conteúdo “A” ou ação “B”, produz uma maior taxa de conversão que um conteúdo “C” ou ação “D”, pode-se direcionar mais conteúdos com as mesmas características ou temas afins ao conteúdo “A” e ações similares à “B”.

A partir desse tipo de dado, pode-se direcionar melhor o trabalho de Marketing de Conteúdo e SEO, bem como as estratégias de Marketing Digital.

Naturalmente também, em termos práticos é um indicador fundamental para estabelecer o retorno sobre o investimento (ROI, ou Return Over Investment).

E não para por aí. Conhecer as taxas de conversão em todas as etapas da jornada de compra, significa saber também como que os leads avançam pelo funil ou pipeline e dessa forma identificar possíveis gargalos ou estratégias que precisam ser revistas.

Mesmo que se tenha boas taxas de conversão, esse tipo de análise possibilita aprimorar o que é feito.

O que é uma boa taxa de conversão?

Possivelmente essa é das perguntas mais difíceis sobre esse assunto.

A taxa de conversão varia de um segmento de mercado para outro e mesmo de acordo com a situação. Quer um exemplo?

Se você obtém uma taxa de conversão de 10% para uma determinada ação em um universo em que tenha apenas 5 concorrentes, é substancialmente pior do que ter os mesmos 10% em uma situação com 20 concorrentes.

Ou seja, a taxa de conversão é relativa e mais do que isso, depende de uma série de fatores, incluindo o que se pretendia. Assim por exemplo, você não pode e não deve esperar a mesma taxa de conversão de um blog para leitores assíduos, dos novos leitores.

Dito isso, você deve ter compreendido que taxa de conversão não é uma métrica absoluta, mas que deve ser avaliada juntamente com outros indicadores, como o Google Analytics e o sistema de estatísticas próprio do site.

Conclusão

A taxa de conversão de uma página ou de uma ação de Marketing Digital, é um importante indicador que ajuda a saber o quão efetivas são as ações e/ou um conteúdo no sentido de produzir algum nível de engajamento, como um simples compartilhamento ou mesmo a concretização de uma venda.

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