Qual o tamanho ideal de um blog post?
Entre as muitas respostas de todo mundo que é responsável por produzir conteúdo para Web e em especial para blogs, uma que divide opiniões, é o tamanho ideal dos blog posts.
Se você é mais um que busca ansiosamente essa resposta, veio ao lugar certo.
A nossa proposta, é que você entenda a importância do tamanho e como descobrir a medida ideal para atingir os objetivos e o potencial que um blog pode alcançar.
Por que é importante definir o tamanho dos blog posts?
“Um é pouco, dois é bom, três é demais”. Quem nunca ouviu essa antiga expressão?
Ela reflete que a depender das circunstâncias, uma determinada quantidade de algo pode ser insuficiente, ideal ou demasiada.
Trata-se de uma ideia que é aplicável para diversas situações da vida real.
Mas nem todas. Na verdade, a questão pode não ser tão simples assim, afinal o que é pouco para uns, pode ser suficiente ou exagerado para outros. Por exemplo, cada pessoa costuma ter uma medida ideal de sono, de comida, de jornada de trabalho e até das coisas mais desejáveis da vida, como lazer.
Quando o assunto é o tamanho dos posts de um blog, não é diferente.
Quantas vezes você acessou um blog em busca de informação sobre um assunto e tudo o que encontrou foi um texto de uma dezena de linhas e que lhe fez pensar: “Só isso!?”.
Ou então a situação inversa e ao clicar em um resultado da busca sobre a banda de Rock que acabou de conhecer, onde tudo o que você queria saber era o nome dos 4 integrantes e encontrou um texto interminável com centenas de dados, a história de 20 anos e a biografia completa dos 22 músicos que já passaram pela banda.
Portanto, tenha em mente que isso também pode acontecer com os visitantes que você consegue atrair para o blog da empresa ou pessoal, ou até outros tipos de sites.
Mas além do que já tratamos, há outros fatores importantes na definição do tamanho dos posts do blog:
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Posicionamento orgânico – como veremos logo mais adiante, um dos fatores de influência no posicionamento dos resultados para buscas orgânicas, é o tamanho do conteúdo;
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Propósito – o propósito do blog também precisa ser levado em consideração. Em outras palavras, o que se pretende que o conteúdo faça pelos visitantes. Esse é outro aspecto que nos aprofundaremos em breve;
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Persona – a persona a qual o blog pretende atender, é outro fator de extrema relevância, sem o quê, todo o restante não faz muito sentido;
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Tema – há temas ou assuntos que exigem conteúdos mais extensos e há outros que limitam seu tamanho;
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Estratégia – por fim, mas não menos importante, a estratégia de Marketing de Conteúdo imaginada para o blog, também precisa ser levada em consideração.
Em termos práticos, há os que pecam pelo exagero e há os que pecam pela falta, porque não consideram as questões acima.
Como encontrar o meio termo ou a medida exata, é algo que deve ser tão importante quanto qualquer outro aspecto relacionado com o conteúdo do blog.
Existe tamanho ideal de blog post?
Antes de estabelecermos os parâmetros de tamanho, é preciso entendermos se de fato existe um tamanho considerado ideal.
Esse é um assunto bastante controverso e ao realizar uma rápida pesquisa sobre, é fácil encontrar gente afirmando que é indicado ter mais de 1000 palavras, outros dizendo que deve ter em torno de 2000 palavras, como há a turma das 3000 e até quem estipule números mais precisos, como 2450 palavras! Só não pergunte como chegaram a esse valor!
O que muitos – mas nem todos – esquecem de considerar, é que tal como qualquer outro tipo de site, tanto os conteúdos menores, como os maiores, podem cumprir bastante bem seu papel para diferentes estratégias de Marketing de Conteúdo.
O número de palavras de um texto, depende. Essa é a resposta mais honesta que se pode dar.
E como antecipamos, depende de SEO, da persona, dos temas tratados, do propósito e da estratégia.
Vamos entender melhor cada questão?
1. SEO
Aplicar de forma melhor, mais eficaz o conjunto de técnicas de SEO, é mais fácil em conteúdos maiores.
Também se diz, que de forma geral, os sites de busca tendem a classificar melhor, os conteúdos mais extensos.
No entanto, é preciso lembrar que os fatores de ranqueamento são muitos e de fato há conteúdos menores com melhor posicionamento orgânico do que outros mais extensos para uma determinada palavra-chave pesquisada. Ou seja, esse não é um fator absoluto, nem único.
A medida que se desenvolve com mais abrangência um conteúdo e, portanto, aumenta seu tamanho, favorecem-se outros aspectos:
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Uso de outras palavras-chave e palavras-chave long tail;
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Adoção de sinônimos, que podem ser consultados nas pesquisas;
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Mais subtítulos / intertítulos;
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Outros termos e assuntos relacionados;
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Maior tendência de produzir engajamento (compartilhamento, comentários, etc);
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Mais profundidade no tema tratado;
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Aumenta a chance de receber backlinks.
2. Persona
Quem é o visitante mais característico do blog e que você quer atrair? O que e o quanto você sabe a seu respeito?
Conhecer muito bem a persona para quem o blog é escrito, é essencial.
Isso porque diferentes gerações, reagem de diferentes formas ao tamanho dos conteúdos. As novas, são bem menos propensas a conteúdos extensos e na verdade, preferem outros formatos de conteúdo, do que texto.
Leigos tendem a preferir conteúdos mais explicativos e que por tal razão, tendem a ser mais longos.
Entusiastas de um assunto, podem querer saber tudo a respeito e no caso, uma estratégia de post pilar e satélites, pode satisfazê-los, mas também atender aqueles que procuram por mais especificidade.
Logo, quanto melhor é a definição do seu visitante típico, mais subsídio se tem para também definir outro fator crucial e que é o propósito.
3. Propósito
Qual o propósito ou objetivo do blog?
Suponhamos que o tema principal seja informática. Podem haver dois blogs tratando desse mesmo tema, mas com propósitos bem distintos:
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Um é mantido por uma empresa fabricante de produtos da área e seu blog tem como objetivo atrair clientes em potencial e educá-los sobre os produtos da marca;
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O segundo, pode ser um blog de um profissional da área e que o mantém como forma de divulgar o seu trabalho.
No primeiro caso, é de se imaginar que os posts sejam mais concisos e priorizem as informações sobre as características e detalhes técnicos dos produtos da marca. No outro caso, pode haver abordagens mais extensas, ensinando o melhor uso, curiosidades, dicas, problemas mais comuns e, sendo assim, devem ser posts mais extensos.
Há outras forma de encarar o objetivo do blog. Imagine um blog destinado a um público leigo no assunto.
Um pode querer apenas dar apenas noções sobre seu tema principal e, nesse caso, abordagens mais superficiais (conteúdo menor) são suficientes. Já o outro, pode desejar tirá-lo da condição de leigo (educar) e sendo assim, é necessário fazer uso de conteúdos mais extensos.
4. Tema
O(s) tema(s) / assunto(s) de que trata o blog, é outro aspecto que precisa ser levado em consideração.
Há assuntos que naturalmente são mais extensos que outros, como por exemplo, os que são relacionados com Marketing Digital. A grande maioria dos que tratam do assunto, costumam conter posts mais extensos, até porque normalmente também têm um propósito educativo.
Alguns temas, também podem gerar diversos desdobramentos, ou seja, um assunto central e outros relacionados, o que favorece uma estratégia de post pilar e diferentes posts satélites.
Dependendo do tema, pode ser natural haver mais conteúdo evergreen, conteúdos ricos e até e-books, que são exemplos de publicações com mais palavras.
5. Estratégia
A estratégia de Marketing de Conteúdo e que está intimamente relacionada com o planejamento, com a persona, com o tema, com o propósito e até com o trabalho de SEO, também é determinante no tamanho dos conteúdos.
Envolve questões mais sutis, como abordagem e enfoque dados aos assuntos, o posicionamento perante a concorrência, o mercado que se quer conquistar, entre outros fatores.
Como encontrar a medida do conteúdo?
De acordo com o que já adiantamos, há sempre que se ter em mente o relativismo associado aos diversos aspectos apresentados, já que é impossível encontrar consenso quando o que está em jogo, é o atendimento aos mais variados desejos, necessidades e expectativas dos internautas.
Entretanto, é possível atingir um ponto de razoável equilíbrio.
Vamos supor que você esteja criando conteúdo para um blog que trate sobre gastronomia.
É um dos assuntos que mais cresce no momento e que sempre gera um bom interesse tanto em profissionais da área, como em um simples comensal, mas que também pode produzir uma quantidade praticamente ilimitada de conteúdo e por isso mesmo constitui um bom exemplo.
Quando você opta por falar sobre algo sobre gastronomia, você tem que sair do genérico e ir em direção ao específico, como primeiro passo para determinar o quanto tratar ou abordar sobre um assunto.
Por exemplo, você pode ter conteúdos que tratam de molhos, de pratos quentes e frios, saladas, assados, massas, sopas, aves, frutos do mar, sobremesas, etc. É muita coisa!
Com o primeiro passo dado em direção à especificação e se avalia o que temos, ainda é possível observar que as seções criadas são bastante abrangentes.
Você consegue imaginar como escrever um blog post sobre massas? É possível esgotar o assunto com apenas um artigo?
É improvável que sim e ainda que você tentasse, certamente seria algo gigantesco e mais se aproximaria de um livro.
Quando você faz avaliações como essa, é possível enxergar todos os desdobramentos que se pode ter.
Prosseguindo em nosso exercício, no qual falaremos sobre massas, podemos ter:
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Posts sobre as origens de cada tipo de massa;
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Como preparar, conservar e cozinhar;
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Os usos mais indicados para cada tipo;
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Os molhos que são mais adequados a cada tipo;
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Acompanhamentos mais indicados;
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Quais as melhores harmonizações de vinhos.
Pensar em tudo que envolve o nosso tema mais específico, rende vários desdobramentos e consequentemente, vários artigos e nem estamos falando de uma provável receita do “spaguetti al aglio e olio”.
Ainda que decidamos por apresentar a receita, quantos sites que você conhece sobre o assunto, que além da receita propriamente dita, também conte um pouco da história do prato, cuidados na escolha do macarrão, como fazer o porcionamento certo e como servir?
Mais que isso, em pontos específicos do artigo, você pode ter links que conduzam a outros artigos, que tratem do tempo cozimento das massas, o que é uma “pasta al dente”, a importância da água do cozimento no emulsionamento da “cremina” ou o processo de “mantecatura”, entre outros assuntos relevantes, mas que se inseridos nesse artigo, iriam torná-lo demasiadamente extenso e teriam que ser repetidos em outros artigos.
Feito dessa maneira, sempre que se tratar de cozimentos de massas, pode-se conectar com o artigo correspondente, construindo assim o link building interno do site e favorecendo o SEO.
À medida que você pensa sobre as questões relacionadas, você enxerga questões que podem ter interesse ou não, dependendo da persona, ou seja, o perfil específico do visitante a quem aquele artigo se destina. Trata-se do profissional que trabalha em uma cozinha profissional ou apenas do apreciador de uma iguaria?
No primeiro caso, detalhes sobre a técnica e segredos envolvidos no preparo, são relevantes, ao passo que no segundo, não.
Tenha sempre em mente que conteúdo é como qualquer outro produto, ou seja, deve atender a um público bem definido e sem saber claramente as características de quem você quer atingir, bem como suas necessidades e desejos, será improvável que você consiga entregar na medida o que ele busca.
Sem isso, você pode ter apenas uma página de receita ou o Wikipedia do "spaguetti al aglio e olio".
Uma vez que você tenha enxergado como uma simples receita pode gerar vários desdobramentos e assuntos relacionados, você pode ter vários artigos que conseguem atender desde quem chegou ao blog em busca de uma simples receita, até quem queira saber tudo a respeito, porque você tem conteúdos que se relacionam e se complementam mutuamente e que podem ser consumidos individualmente ou por completo.
Quais os tamanhos de conteúdo?
Uma vez que você já tem um bom conjunto de parâmetros para definir o quanto escrever nos seus posts, é indicado saber as classificações mais usadas no mercado.
A maioria classifica o tamanho de acordo com o número de palavras que um post tem:
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Conteúdo curto – em torno de 1000 palavras;
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Conteúdo médio – em torno de 2000 palavras;
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Conteúdo longo – em torno de 3000 palavras ou mais.
Naturalmente que não se deve ser exageradamente rigoroso com os números acima, o que significa dizer que um post com 1600 palavras, embora represente 80% do “ideal” ou de um post médio, deva ser classificado como tal.
Nessa altura, mais do que escrever olhando a contagem de palavras no editor de texto, é importante ter em mente a satisfação que essas palavras produzirão naqueles a quem elas se destinam, com os mais diferentes tamanhos.
Conclusão
Criar conteúdo do tamanho “certo” para o blog, requer uma visão bem detalhada de quem é seu público, seu propósito, seu tema, o SEO e outras sutilezas.