Gerente de Mídias Sociais: sua empresa precisa de um?
É bastante comum conversarmos com gestores e responsáveis por pequenas empresas e ouvirmos deles: “Vejo meus concorrentes bombando na Web, mas meus sites e minhas redes sociais não trazem um cliente sequer! Eu não sei mais o que fazer!”
Ou seja, se você se encontra em uma situação assim, saiba que não é o único…
A depender do caso, da sua situação, a solução pode ser um profissional que vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas, o Gerente de Mídias Sociais!
Será que a sua empresa também precisa de um?
Nesse post, vamos explicar quem ele é, o que faz e que resultados ele pode trazer para o seu negócio.
Vamos conversar a respeito?
O que é um Gerente de Mídias Sociais?
O Gerente de Mídias Sociais é o profissional com competências que o habilitam a cuidar da presença digital da sua empresa e isso vai além das redes sociais.
Pode parecer confuso e é compreensível, afinal se você está aqui é porque não deve ser um expert no assunto.
A nomenclatura – Gerente de Mídias Sociais – sugere que sua responsabilidade se limita às mídias sociais, termo que muita gente usa como se fosse sinônimo de redes sociais. Mas saiba que não são a mesma coisa!
Além do fato que são conceitos diferentes, por enquanto basta que você saiba que esse profissional frequentemente não se restringe a cuidar da visibilidade da sua marca no Instagram, Facebook e afins, mas que também pode – e muitas vezes deve – responder pelo blog da empresa, pelo site institucional e por outras mídias digitais.
Não faz muito sentido “falar línguas diferentes” nos sites da empresa e nas redes sociais, faz?
Porém, se você quer uma explicação rápida, as mídias sociais são todos os canais digitais que permitem algum nível de interação entre as pessoas e as marcas, enquanto que as redes sociais são mais orientadas às conexões e relacionamento entre pessoas, mas também entre pessoas e empresas.
Quer ir mais a fundo no tema? Então confira o post “Qual a diferença entre redes e mídias sociais e por que importa?”.
Portanto, tal como o Gerente de Vendas é responsável pelos resultados da área comercial, o Gerente de Mídias Sociais (ou Social Media Manager, para quem gosta de estrangeirismos desnecessários) é quem se encarrega de produzir uma presença digital eficaz.
Qual o trabalho do Gerente de Mídias Sociais?
Agora que você já tem uma ideia de quem é o Gerente de Mídias Sociais, é provável que você tenha uma noção de qual é o seu trabalho, não é mesmo?
No entanto, é essencial destacar que sua missão inicialmente pode variar de acordo com os objetivos da empresa e do cenário que ele encontrará ao chegar.
A depender da situação, muita coisa pode precisar ser mudada ou quem sabe até iniciada. Não são raras as empresas cuja presença digital está mal estruturada, é insuficiente ou até mesmo é inexistente!
Além disso, é comum que esse profissional atue em conjunto com outras áreas da empresa, como Vendas, Marketing e Atendimento, para garantir que a comunicação nas mídias sociais esteja alinhada com aspectos como:
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Com o que acontece no dia a dia da empresa;
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Com as macro estratégias da empresa;
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Com a missão, visão e valores;
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Com o modelo de negócio;
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Com o planejamento estratégico.
Ou seja, não existe uma receita pronta e única, aplicável a qualquer realidade. O Gerente de Mídias Sociais precisa entender onde a empresa está e onde quer chegar, para então definir o que precisa ser feito.
Dito isso, a seguir listamos algumas atribuições que normalmente fazem parte do seu trabalho:
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Planejamento geral – tudo começa com um planejamento, no qual se estabelecem as metas, as ações, os prazos e questões de ordem mais prática, como por exemplo, o posicionamento que a marca quer ter nas redes sociais ou a reputação digital que se quer construir;
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Definição de Persona / Público-alvo – identificar a persona ou público-alvo com quem a empresa vai se comunicar e se relacionar;
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Planejamento de conteúdo – onde são definidos os conteúdos, os tipos, os cronogramas e o alinhamento com os objetivos estabelecidos;
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Produção de conteúdos – cuidar da elaboração de textos, criação de imagens, gravação de vídeos e ajustes para cada canal e com as estratégias de Marketing de Conteúdo;
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Interação com o público – é responsável direto por promover o engajamento dos usuários, seja respondendo perguntas, interagindo nos comentários, curtindo, compartilhando, seguindo, etc;
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Análise de métricas – acompanha as métricas e indicadores de desempenho, como alcance, conversões, engajamento, cliques, etc;
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Gestão de anúncios pagos – elaboração e acompanhamento de campanhas, visando atingir as metas e objetivos previamente estabelecidos.
Quais resultados o Gerente de Mídias Sociais pode trazer?
Finalmente chegamos à parte que trouxe a maioria até aqui: “Quais os resultados ele pode trazer para o negócio?” ou talvez, “No final das contas, o resultado vale a pena?”.
Se as perspectivas não fossem positivas, nem estaríamos tendo essa conversa, mas logicamente considerando que o profissional dispõe do conjunto de hard e soft skills necessários.
Também é fundamental ter em mente, que os resultados dependem de vários fatores:
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O cenário inicial da empresa;
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Os objetivos estabelecidos;
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Os prazos para implantação das estratégias;
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Os recursos disponíveis para viabilizar o que for necessário;
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O envolvimento das áreas relacionadas.
Sendo assim, supondo que as condições acima são devidamente consideradas, veja alguns dos benefícios que esse profissional pode proporcionar:
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Maior e melhor visibilidade – a marca passa a ser vista por mais pessoas, nos canais certos e com a mensagem pretendida;
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Mais autoridade – com conteúdo bem elaborado e útil, a marca tende a se tornar uma referência no segmento em que atua (autoridade tópica);
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Mais engajamento – o engajamento do público por si só (comentários, compartilhamentos, etc) não é o objetivo final, mas o que ele favorece, como por exemplo:
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Vendas – cria um ambiente mais propício para indicações em vendas;
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Top of Mind – as marcas com maior evidência, também caminham em direção ao Top of Mind;
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Estratégias – engajamento elevado também contribui para eficácia de outras estratégias, como viralização de campanhas;
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Relacionamento – um público engajado é naturalmente mais participativo em ações de Marketing de Relacionamento;
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Mais oportunidades – seja por meio das vendas diretas, seja por indicações ou parcerias (com influenciadores, por exemplo), quando a presença digital é ampla e eficiente, faz surgir diferentes outras oportunidades;
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Mais inteligência de mercado – com a análise de um bom conjunto de métricas – muitas delas obtidas por meio de ferramentas como Meta Business Suite, Google Analytics, ou plataformas de gestão de redes sociais – é possível entender melhor o comportamento do público, identificar padrões, enxergar oportunidades e agir de forma mais estratégica.
Minha empresa precisa mesmo de um Gerente de Mídias Sociais?
Essa é também outra dúvida recorrente, afinal não é toda empresa que você conhece que tem uma pessoa só para cuidar disso, não é?
De fato, não. Muitas empresas não têm ninguém que faça esse trabalho. Outras, têm até uma equipe inteira, com produtores de conteúdo (artes, textos, vídeos, etc), pessoal comercial, etc.
Ou seja, tudo depende de fatores como pretensões, necessidades, interesses, ou até da possibilidade real de investir, já que muitas empresas gostariam, mas enfrentam limitações financeiras, por exemplo.
Objetivamente e supondo que sua empresa tem disposição, deve-se considerar investir nessa área, se:
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Não há ninguém na empresa com disponibilidade de tempo para cuidar das redes sociais;
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Já houve tentativas de se “fazer por conta própria”, mas os resultados desejados não foram alcançados;
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Enxerga-se potencial de crescimento, mas não há o conhecimento para aproveitar as oportunidades;
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A marca está “invisível” no ambiente digital, enquanto a concorrência colhe bons resultados;
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Ou simplesmente não sabe por onde começar.
Mesmo que a empresa não possa contratar alguém em tempo integral, existem alternativas como freelancers, agências especializadas ou até consultorias que trabalham por projetos. O importante é entender que a presença digital da sua empresa precisa ser tratada com seriedade e isso exige conhecimento, experiência e dedicação, seja qual for o nível de participação que se quer.
Conclusão
Descubra o papel do Gerente de Mídias Sociais e como ele pode transformar a presença digital da sua empresa com estratégia e resultados reais.


