A importância de conteúdo original para eficácia do SEO

Se entre tudo o que os inúmeros guias, os manuais e os e-books que prometem ensinar tudo sobre SEO, afirmam que tem que ser feito, você tivesse que escolher apenas uma coisa para se dedicar, você consegue dizer o que é?

Pelo que boa parte desses conteúdos ricos defende, provavelmente não.

Nós lhe adiantamos a resposta – investir em originalidade de conteúdo!

Mas, por quê? Se você quer entender a importância da originalidade do conteúdo que você cria, especialmente em um momento em que a inteligência artificial interfere cada vez mais nos resultados das buscas, você precisa ler o que preparamos para você.

O que é originalidade?

Ao responder o que é originalidade, podemos recorrer à semântica ou à etimologia da palavra, dizendo que é a coisa ou situação que se caracteriza como inédita ou ainda não feita, não imaginada e que é a qualidade do que deu origem ou foi o primeiro de uma classe ou categoria de coisas / situações, respectivamente.

Complicado, né?

Mas se você é um fã da marca Apple, fica mais fácil entender. Isso porque a empresa da maçã ganhou destaque por vários motivos, mas principalmente porque dotou muitos dos seus produtos com benefícios inéditos, inventou outros e até os que não inventou, foi pioneira na incorporação aos seus produtos e em se esforçar para sua popularização.

Sendo assim, costuma-se dizer que a originalidade é uma das características destacadas da marca. Ela deu origem a práticas que as outras marcas apenas “copiaram” ou tentaram acompanhar.

O serviço de táxi é até mais antigo que o automóvel, porque embora não se chamasse assim, existia com as carruagens puxadas por cavalos. Mas a Uber usou de originalidade ao remodelar totalmente o conceito de transporte de passageiros em automóveis.

A Amazon, não a Amazon de hoje em dia, mas aquela dos primórdios da Internet, não inventou as livrarias, mas foi original ao se propor a encontrar o livro que você quisesse e entregá-lo, primeiro em qualquer lugar dos EUA e depois no mundo e ainda por cima, por meio de um site na Internet, ainda em 1995, quando a Internet era acessível apenas para uns poucos.

Mas se você é dos que se sente mais à vontade com um linguajar mais atualizado, a originalidade costuma estar associada ao modo “raiz” e não o modo “nutella” de se fazer alguma coisa.

Por que originalidade de conteúdo é tão importante em SEO?

Antes de responder a pergunta acima, precisamos fazer duas importantes ressalvas:

  • Você deve sim se dedicar a tudo o que a maioria defende como importante para conseguir bons resultados com SEO. A provocação feita na abertura desse post, teve como único objetivo, destacar um fator que vem ganhando ainda maior relevância, especialmente na era das Inteligências Artificiais, ou IAs, se preferir;

  • Como ficará claro ao longo das justificativas que apresentamos a seguir, originalidade tem relação e implicações diretas e indiretas com outros fatores visando um bom trabalho de SEO, aliás como é a maioria deles. Isoladamente, nada funciona tão bem.

1. Autoridade

Tal como nos exemplos de marcas que demos anteriormente, quem consegue destaque por se tornar referência por algo que fez, que inovou, que saiu na frente, também costuma ser lembrado como autoridade no tema em questão. Torna-se referência e até parâmetro de comparação.

Ainda que os sites de busca como Google e Bing não utilizem a métrica criada pela Moz.com, conhecida como autoridade de domínio (Domain Authority ou simplesmente DA), por outros meios e fatores, também pretendem identificar quais domínios têm autoridade para tratar dos temas cujas palavras-chave correspondem às pesquisas feitas.

Conteúdos originais em seu sentido mais amplo, frequentemente se caracterizam por aspectos que favorecem a autoridade:

  • Fazem uso de abordagens e enfoques únicos e distintos dos demais;

  • Trabalham aspectos como semântica e etimologia dos termos utilizados e conectam as explicações de modo didático e compreensível a todos;

  • Têm um estilo próprio e identificável, bem como utilizam linguagens apropriadas ao contexto e ao público-alvo ao qual se destinam;

  • Cobrem temas e assuntos, bem como aspectos desses assuntos, que não são tratados pela maioria ou o são raramente, ou seja, também contemplam as lacunas e a escassez de conteúdos.

Autoridade é tão importante, que até quem lhe copia e é seu “concorrente”, começará a ver seu conteúdo como exemplo e voltará sempre, nem que seja apenas para dar uma olhada no que você anda fazendo.

2. Especificidade

Aqui também como produtos e marcas, é comum observarmos que aqueles que privilegiam a originalidade, não tentam “abraçar o mundo”, o que em termos de conteúdo, é criar conteúdos mais específicos e destinados a necessidades também mais dirigidas.

Em vez de ter um só conteúdo que tenta cobrir tudo sobre o assunto, há vários cuidadosamente imaginados e realizados.

A título de exemplo, um blog que trata de astronomia, pode ter um conteúdo sobre “telescópios espaciais” e dois outros sobre o “James Webb” e o “Hubble”, que são exemplos de telescópios espaciais e naturalmente com os links conectando os três (link building interno).

Dessa forma, nosso exemplo consegue atender quem quer saber genericamente sobre o assunto, mas também aqueles que querem sobre o Hubble e os que querem sobre o James Webb.

Por mera coincidência, uma estrutura de posts desse tipo, é conhecida como post pilar e satélites

3. Backlinks

A medida que seu site ganha autoridade e se torna uma fonte original e confiável de informações, aumentam as chances de outros sites de vincularem por meio de links o seu conteúdo, o que é um fator-chave para o SEO.

Além disso, é um mecanismo de retroalimentação. Recebe-se mais links de entrada porque é boa a autoridade / originalidade e ganha-se mais autoridade, porque se tem mais backlinks.

Backlinks para além de serem um indicador para os sites de busca do quão bom é o seu conteúdo, são fundamento do trabalho de link building externo.

4. Fidelização

Quantas vezes ao acessar três, quatro ou até mais sites listados nas páginas de resultados dos sites de busca (SERPs), você se deparou com conteúdos muito parecidos e que não acrescentavam nada em relação aos demais?

Tanto faz acessar qualquer um deles, não é mesmo?

Mas e quando um outro se destaca em relação ao restante, seja porque adota uma linguagem diferenciada, cobre pontos que os demais ignoram ou tratam de forma superficial, preocupa-se em usar analogias e exemplos e não abusa de terminologias que forçam você a fazer outras pesquisas?

Se não se trata apenas de uma consulta casual, mas de um tema do seu interesse, é provável que você volte, que inclua nos seu favoritos e se for uma rede social, passe a seguir.

Conteúdo original, estimula a fidelização dos leitores. Por sua vez, quem volta sempre, contribui positivamente para a autoridade.

E se já não fosse motivo suficientemente bom, esse mesmo público tem mais engajamento, o que significa mais comentários, mais curtidas, mais compartilhamentos e que na prática, é mais um pontinho de autoridade. Outro círculo virtuoso!

5. Plágio

Originalidade é importante porque é também o inverso do plágio e que por sua vez, é extremamente negativo do ponto de vista de ranqueamento.

É preciso destacar que, com a integração cada vez mais intensa de Inteligência Artificial nos algoritmos dos motores de busca, maiores as chances de conteúdos que são oriundos de terceiros, serem penalizados.

Omitir trechos, incluir outros e substituir palavras por um sinônimo, ainda é plágio. Tanto que em termos legais, são muitas as decisões judiciais que condenam práticas desse tipo.

Também é desrespeito com sua audiência, a qual também percebe quando isso ocorre e penaliza seu site, não retornando mais a ele.

6. Windows

Você deve estar se perguntando o que tem a ver o Windows com SEO e conteúdo original, certo?

Até recentemente, nada. Mas ao longo de 2023, os Patches Tuesday, como são conhecidas as grandes atualizações que promovem mudanças e trazem novidades ao sistema operacional da Microsoft, passou sim a ter importância. Bastante, diga-se de passagem.

Isso porque em uma dessas grandes atualizações, saiu de cena o assistente virtual inteligente Cortana e entrou em seu lugar o ChatGPT em sua versão mais recente, o ChatGPT 4. E como se sabe, ele usa o conteúdo de sites na Internet para seu processo de aprendizagem (deep learning).

Agora ao usar a pesquisa interna no Windows 11, ele lhe entrega uma página igual a que você tem quando pesquisa no “novo” Bing. Portanto, pelos mesmos motivos que vimos até aqui, conteúdos originais têm mais chances de figurarem em melhores posições.

7. Era das IAs

Da mesma forma que abrimos esse bate-papo, encerramos. Ou seja, se tivéssemos que escolher apenas um fator de relevância para optar pela originalidade de conteúdo, seria esse.

A era das IAs integradas aos sites de busca, é um caminho sem volta e o novo Bing e os prováveis planos do Google para o Bard, reforçam essa afirmação.

Também como informamos no item anterior, atualmente as inteligências artificiais fundamentalmente usam conteúdo Web para aprendizado e que precisa ser tão amplo quanto possível. Não se aprende nada de novo com meia dúzia de sites que se parecem muito uns com os outros. Mas com um verdadeiramente original, sim.

Conteúdos originais, são essenciais para enriquecer as respostas que as IAs geram. Costumam ser mais profundos, mais específicos e confiáveis.

Parâmetros e referências do tipo, costumam ser valorizados, o que significa dizer que o peso que conteúdos legitimamente autênticos devem ter, tende a ser cada vez maior.

Conclusão

Compreender a crescente relevância que conteúdos originais têm para os sites, é essencial para realizar um trabalho de SEO com alto grau de eficiência.

 
 

 

 

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