Como prevenir erros e problemas no site?

É da natureza humana – pelo menos da maioria das pessoas – não fazer nada quando tudo está bem, ou pelo menos parece que está...

Inclusive essa mesma maioria, dirá: “Mas por que eu devo fazer alguma coisa ou me preocupar, se tudo está funcionando direitinho?”.

Faz sentido e é compreensível essa postura, no entanto, esse tipo de ideia faz com que quem pensa assim, deixe de lado a prevenção e que em nosso caso, está ligado a evitar erros e problemas no site ou o pior, que ele fique fora do ar!

Sim, porque uma variedade de erros e problemas em muitos sites, podem ser evitados ou pelo menos, identificados antes que ocorram e é disso que trataremos hoje.

O que é manutenção preventiva do site?

Os mais prudentes e preocupados, antes de uma longa viagem de automóvel com a família, costumam dar uma passada na oficina e pedem para seu mecânico de confiança verificar se está tudo ok, afinal não querem colocar em risco a segurança de quem estará a bordo ou mesmo de ter estragado o passeio por causa de uma falha mecânica no meio do caminho.

Da mesma forma, é possível realizar a manutenção preventiva de um site, verificando não o estado geral de peças e seu funcionamento, mas de muitos pontos que são essenciais para o funcionamento de um site.

Há muitos indicadores que da mesma forma que em um veículo, mostram-nos que alguma medida precisa ser adotada.

E algumas vezes, não é só com o site. O e-mail é um recurso importante e que se deixa de funcionar, pode trazer dores de cabeça até maiores, conforme a dependência e uso que a empresa faz dele.

Para realizar a prevenção de problemas, nossa abordagem será de criar um roteiro ou um checklist de coisas que devem ser verificadas periodicamente.

Com que frequência?

Mensalmente é suficiente para a maioria dos casos e pode evitar aborrecimentos e períodos de indisponibilidade que podem ser até caros para a empresa.

Roteiro / checklist para manutenção preventiva do site

Apesar de genericamente estarmos tratando do site, é preciso ter em mente que há uma série de aspectos relacionados, como o domínio e a conta de hospedagem.

Se o domínio fica indisponível por qualquer razão, nada que faz seu uso (e-mail, FTP, banco de dados, etc), funcionará.

Sendo assim, vamos dividir esse checklist em grupos de verificações que devem ser feitas e que não se restringem apenas ao site propriamente.

1. Domínio

Como dito, além do acesso ao próprio site, seja digitando a URL – que usa o domínio – no campo de endereço do navegador, seja por meio de um link, e-mail, FTP, banco de dados, webmail, etc, precisam que o domínio esteja funcional para que funcionem.

Que tipos de problema podem haver relacionados com o domínio?

  • Renovação – a renovação do registro de domínio é feita anualmente e quando ele expira, se não estiver pago, ele é congelado, deixando tudo o que dele depende, inacessível. Mantenha o endereço de contato para renovação com uma conta que é verificada regularmente;

  • Blacklist – há uma série de blacklists que podem incluir domínios e endereços IPs dos servidores que hospedam um domínio, por razões como envio de SPAM e presença de conteúdo malicioso. Há muitas ferramentas online que fazem esse tipo de verificação, como por exemplo, a MXToolBox. Você conhece o IP do servidor no qual seu site está hospedado, no painel de controle;

  • DNS – a edição das zonas de DNS de um domínio determinam para quais IPs / servidores cada serviço responde. Erros de configuração ou desatualização, podem produzir inacessibilidade para o serviço correspondente. É possível fazer a checagem no painel de controle da sua conta de hospedagem.

2. Painel de Controle

O painel de controle da hospedagem é a ferramenta mais poderosa do serviço, no qual estão concentradas a quase totalidade dos recursos disponíveis, como a criação e edição de filtros de e-mail, versões do PHP e suas configurações e extensões, administração dos CMS, subdomínios e domínios adicionais, entre muitos outros.

Nos painéis de controle mais completos, como é o caso do cPanel, também constam uma série de informações que permitem identificar problemas ou a iminência deles acontecerem, como por exemplo:

  • Tráfego – não só o tráfego, mas a largura de banda e que são indicadores de quantos dados em GB (Gigabytes) estão sendo transferidos. Esses valores representam o envio e recebimento de e-mail, arquivos transferidos por FTP, acessos ao site, etc. Se o limite do seu plano é atingido, toda operação que envolve transferência de dados a partir do servidor, será paralisada;

  • Endereço IP – em muitos painéis, como o cPanel, fica registrado o último IP que efetuou acesso. Dessa forma é possível saber se houve um acesso que não foi feito pelo administrador da conta;

  • Banco de dados – há limites em muitos serviços, quanto ao tamanho máximo de cada banco de dados e que no caso deles serem dinâmicos, ou seja, que têm seu tamanho alterado conforme o uso, se o limite estipulado for alcançado, todos os serviços que usam a base de dados em questão, apresentarão erro;

  • Espaço em disco – essa é outra informação que consta do painel e que deve ser verificada, pois atingir o limite de espaço em disco também produz erros, na medida em que novos dados não podem ser gravados na conta (ex: recebimento de e-mail) ou mesmo alterados. O espaço em disco é usado pelo site, banco de dados, e-mail, entre outros recursos;

  • CPU, processos e memória – o uso de processos do serviços (PHP, MySQL, etc), a utilização de CPU (processamento) e alocação de memória RAM, referem-se a recursos computacionais (do servidor) que a conta de hospedagem faz uso no envio e recebimento de e-mail, nas consultas aos bancos de dados, nas visitas aos sites. Operar próximo do limite ou atingi-lo, pode produzir lentidão e inacessibilidade, respectivamente. Quando isso ocorre frequentemente, é indicativo que é necessário um plano mais adequado às exigências da conta;

  • Certificado SSL – há algum tempo é altamente recomendável que sites tenham um certificado SSL instalado, significando que os seus acessos serão feitos usando um protocolo seguro (HTTPS). A ausência de SSL ou um que esteja expirado, não produz inacessibilidade, porém na maior parte dos navegadores produzirá um alerta de risco quanto ao acesso, afugentando os visitantes;

  • Erros – há também um ícone no cPanel que exibe páginas com erros perante o servidor web – o serviço de exibição de páginas. É possível que estejam ocorrendo erros em páginas específicas ou em recursos delas e que por essa razão, não funcionem.

3. Estatísticas

O painel de controle da maioria dos serviços de hospedagem, contém ferramentas de estatísticas. Porém elas também podem ter um acesso específico ou fazerem parte de um serviço personalizado ou ainda serem um recurso de um CMS e por essa razão que não incluímos nos indicadores do painel de controle.

As ferramentas de estatísticas também podem variar bastante, tanto em termos de que dados são fornecidos, como a forma que são apresentados e ainda os nomes dados. Sendo assim, é preciso fazer uma avaliação diferente a depender da ferramenta.

Independente das particularidades mencionadas, os tipos de dados que devem ser observados, são:

  • Visitação – variações grandes ou que desviam-se da média, podem indicar anormalidades, como tentativas de ataque, invasão, conteúdo malicioso. Nesses casos, é importante confrontar o conteúdo da conta com uma cópia de segurança do site;

  • Endereços IP – em conjunção com os dados acima, analisar os endereços IP que acessam o site, também pode ser um indício de irregularidade. Há ferramentas online que permitem saber com alguma proximidade a localização geográfica de um IP, como IPLocation e Geolocation. Ou seja, se houver um número razoável de acessos por IPs de outros países, desde que não se trate de um site internacional, pode ser sinal de problemas;

  • Tráfego – analisar o tráfego, pode dar pistas sobre possíveis problemas, como por exemplo, uma página que seja muito mais acessada que a maioria. Não havendo uma razão para o desequilíbrio, é indicado verificar se há alguma vulnerabilidade ou falha que possa ser explorada;

  • Páginas de entrada / saída – são as páginas pelas quais os visitantes chegam ao site e a última página visitada, respectivamente. Tal como o tráfego, se não houver uma justificativa para que uma página seja a principal via de acesso ao site, quando o esperado seria a home page, também deve-se investigar. Note que acessos originários dos sites de busca, podem conduzir os visitantes a quaisquer páginas, mas um excesso comparado a outras páginas, não deve ser comum.

4. Logs

Os arquivos conhecidos como logs, são arquivos de texto com registros de ações ocorridas e aqui nesse caso, na conta de hospedagem, tal como os logs de qualquer sistema operacional.

A depender da plataforma ou do CMS usado para criar seu site, podem haver logs diversos que registrem desde os acessos feitos à área administrativa, erros em determinadas páginas ou em recursos delas. Vale destacar que um erro no PHP, não necessariamente se traduz em erro na exibição da página correspondente.

Por exemplo, pode falhar o script associado a um formulário no site e mesmo assim, o erro não ser exibido para o visitante.

Portanto, analisar os logs ajuda e identificar erros “invisíveis” ou que até podem ser detectáveis nos acessos, mas exigiria testar o site todo frequentemente.

Os logs também podem ser úteis para visualizar informações que não aparecem nas estatísticas ou no painel de controle. Dependerá da plataforma utilizada e se foi configurada para gravação desse tipo de registro.

5. CMSs

Os CMSs mais poderosos e mais populares, como por exemplo, o WordPress, também podem ser um meio de obter informações valiosas sobre o que está acontecendo no site.

Para tanto, é importante conhecer bem o painel de administração. Por meio dele, muitos mostram a disponibilidade de atualizações tanto do núcleo da aplicação, bem como dos plugins instalados.

Também é possível saber as datas das últimas modificações / atualizações, das instalações, requisitos do sistema (versões de serviços como PHP, bibliotecas, banco de dados, memória, etc), o último acesso feito pelo administrador e até erros de algum componente.

Devemos salientar que embora seja recomendável configurar o CMS para atualizações automáticas da aplicação e dos plugins, nem sempre isso garante que elas ocorram, tanto por possíveis erros no servidor local ou no remoto, quanto pela eventual necessidade de realizar procedimentos adicionais, como atualizar a versão do PHP ou habilitar uma determinada biblioteca.

Logo, sempre confronte as versões instaladas com as últimas disponíveis.

6. Notificações e informes do hosting

Esteja sempre atento às notificações e informes emitidos pelo seu hosting (empresa de hospedagem).

Para tanto, é importante cadastrar uma conta de e-mail que o responsável use com frequência, pois todas as boas empresas de hospedagem usam as notificações por e-mail como o primeiro e principal meio de comunicação, informando sobre manutenções agendadas na infraestrutura, atualizações, ocorrências de diversas naturezas, renovações e pagamentos.

Muitas empresas do setor, assim como a HostMídia, atuam preventivamente, o que significa dizer que contam com procedimentos investigativos permanentes para procurar detectar irregularidades e falhas que podem afetar uma conta e o ambiente de hospedagem. Em nosso caso, quando nossa equipe técnica identifica problemas quaisquer, é por meio de um comunicado por e-mail que informamos o responsável e as providências necessárias.

Conclusão

Por meio de um conjunto de medidas e procedimentos simples e acessíveis, é possível prevenir erros e problemas em um site e suas consequências.

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