Como obter resultado com as redes sociais?

Você sabe o que é presença digital?

Mesmo que não saiba responder de imediato e o termo seja inédito para você, a análise semântica deve lhe dar boas pistas do que seja.

Compreender o que está por trás de uma sólida e consistente presença digital, vai bem além de saber responder a nossa pergunta inicial.

Passa entre outras coisas, por avaliar como são utilizadas as redes sociais como parte disso.

Acompanhe-nos até o fim desse artigo e você não apenas entenderá melhor o conceito, como será capaz de colher melhores resultados do trabalho que faz na Internet.

O que é presença digital?

Quem nunca esteve fisicamente presente na sala de aula, mas com a cabeça em outro lugar? Em todas as vezes em que isso aconteceu a todos nós, não apenas enquanto alunos, mas em muitas outras situações de nossas vidas, a presença de fato não foi plena e, sobretudo, deixou de ser proveitosa.

Em algumas dessas ocasiões, somos até capazes de lembrar o que passava em nossas mentes, exceto o que deveria ser o mais importante, que era o conteúdo transmitido pelo professor.

Pode ser assim até hoje, na palestra monótona da faculdade, na reunião repetitiva de departamento na empresa, ou na conversa casual de elevador.

O mesmo tipo de situação, não raramente também acontece na Internet!

O mais grave quanto isso acontece, é que muitas empresas e pessoas acreditam que têm algum nível de presença digital, apenas porque têm um blog, um site, uma loja virtual, quatro ou cinco redes sociais e sabe-se lá mais o que.

Mas quais delas apenas estão presentes da mesma forma em que estiveram em algum dia em uma pouco interessante aula de matemática, por exemplo?

Assim, é comum ver empresas e profissionais autônomos ou liberais, que contam com todo o arsenal disponível de mídias na Internet, mas que não conseguem de fato marcar presença digital, seja porque o conteúdo é pobre, mal trabalhado ou não tem uma abordagem de Marketing Digital adequada.

Isso se traduz em baixa visitação, alta taxa de rejeição, baixa taxa de conversão, pouco ou nenhum engajamento e assim por diante.

O conteúdo existe, está distribuído por diferentes canais / mídias, mas não provoca nada em ninguém.

A presença digital é verdadeira e plena, quando ela comunica, engaja gerando compartilhamento, traz seguidores, promove interação, provoca ações espontâneas e o mais importante, traz resultados.

Note que não estamos falando de quantidade, mas de qualidade, embora volume em determinados momentos e cenários também seja decisivo e desejável.

Como criar conteúdo que gere resultados nas redes sociais?

Há muitas formas de se produzir conteúdo, seja para um site ou blog ou outro tipo de site e para as redes sociais.

As alternativas podem estar relacionadas aos propósitos que se tem e as personas que se queira atingir e de um modo mais amplo ao planejamento de Marketing Digital e de Marketing de Conteúdo, supondo que existam ambos.

O que se vê na prática e em muitos casos, é que as pessoas e as empresas apenas postam, postam e postam conteúdo, esperando que alguém se interesse por ele. Não há foco, muito menos planejamento.

Criar algo interessante, é muitas vezes o fim e não o meio. Em outras palavras, esquecem-se a quem deve atender o conteúdo criado e assim, se ele é útil, se é relevante, se é atraente e se produz os resultados pretendidos.

Em situações mais abrangentes, em que se não há todas, mas as principais formas de estar presente digitalmente, como por exemplo, um site institucional, um blog empresarial, o Facebook, o Twitter, o Instagram e o Youtube, não é raro ver falta de conexão entre cada um.

Uma possível estratégia – entre algumas – em que se tenha uma empresa de eventos, com os canais acima mencionados, diante da ocorrência de um show de uma “Banda X” qualquer, teria o seguinte cenário:

Site institucional

Um site institucional razoavelmente tradicional, com o tipo de conteúdo que normalmente todo site deste tipo costuma ter, porém por ser tratar de uma empresa de eventos, permite estrutura e design não convencionais, bem como costuma ser bastante rico em aspectos audiovisuais, como muitas imagens de qualidade e vídeos de eventos passados.

Logo na página inicial, um banner ou alguma chamada em destaque para um show próximo, que levaria a uma página com detalhes completos do mesmo (datas, mapas e informações dos locais de realização, ingressos, valores, etc).

Blog

O blog além de conteúdo de interesse, como coberturas de outros eventos realizados e informações de eventos futuros, como por exemplo, história dos artistas, fotos, discografia, dados históricos e estatísticos, área de fãs, etc.

Twitter

No Twitter, informações curtas como é característica da ferramenta, mas que devem ser atrativas baseadas em palavras-chave importantes (ex: preços promocionais, curta temporada, etc) e que as pessoas costumam consultar, além de razoavelmente informativas, com um link para o site, onde os detalhes completos estão contidos.

Facebook

A postagem no Facebook, que apesar de permitir um conteúdo maior, não deve abusar dessa liberdade.

As pessoas consomem conteúdo nessa rede, quando é rapidamente identificável o seu teor. Longos textos, não estão entre os tipos de conteúdo mais compartilhados e que mais geram interesse.

Ao contrário, breves textos acompanhados de imagens interessantes e informativas, tanto quanto possível, dão melhores resultados. Assim a postagem deve remeter ao show, com alguma imagem chamativa e que rapidamente comunique o evento, acompanhada de breves informações a seu respeito.

Assim como no Twitter, um link para o site e/ou blog.

Instagram

No Instagram o capricho nas fotos, que devem ser não apenas bonitas e bem produzidas, mas devem comunicar o que indicam, sem necessidade de textos descritivos.

Fotos de outros shows da turnê ou da carreira recente, constitui outra possibilidade.

YouTube

Por fim no Youtube, vídeos de 60 segundos, devem ser suficientes para ao mesmo tempo estimular a presença do público ao qual se destina e fornecer informações breves e importante, mas que exigem a visita ao site e/ou blog para detalhes completos ou mais específicos, como por exemplo, horários e valores.

Mais que isso, vídeos com trechos de outros shows passados, depoimentos de quem foi e a interação da banda com seu público, seriam um possível chamariz para participação.

Outras considerações

Naturalmente a estrutura acima é apenas um exemplo bastante superficial e simplificado de como uma hipotética estratégia de integração de diferentes ferramentas na Internet, pode representar a presença digital do nosso exemplo e amplificar os resultados.

A produção de cada tipo de conteúdo deve propiciar que um eventual visitante, sinta-se estimulado a transitar entre cada um voluntariamente e principalmente, fazendo-o compartilhar, curtir, comentar, interagir.

Quando ao contrário desse cenário desejável, o responsável por tudo isso, encontra dificuldades para produzir os tipos de conteúdo adequados a cada mídia, bem como o retorno e o funcionamento não ocorrem na medida em que se espera, algum ponto – ou muitos – da estratégia estão falhos.

Ainda usando o nosso exemplo, as fotos publicadas no Instagram, devem ser um complemento ou ampliação do que existe no site e/ou blog.

Quase que uma galeria de uma amostra que inicialmente foi encontrada no site e/ou blog. O mesmo se aplica as demais redes sociais, que segundo suas características e propostas, têm um material dirigido às suas finalidades de consumo de conteúdo.

E lembre-se que nem todo mundo, está em todas as redes sociais e consome todos os formatos. Essa é a razão pela qual, no nosso exemplo, o site é o elo de conexão para todas as alternativas.

Quando um conteúdo em suas diferentes formas (texto, imagens, vídeos, áudios, …) não está adequadamente distribuído e não consegue promover a interação e integração de um visitante, a estratégia e a produção desse conteúdo, não está satisfatória e indica que a presença digital é formal, mas não é eficaz.

Conclusão

Criar e integrar conteúdo para diferentes mídias digitais, como site, blog e redes sociais, exige planejamento e estratégia, de forma que este conteúdo seja capaz de gerar engajamento, interesse e conversão.

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