Mesma palavra-chave, diferentes abordagens e enfoques na produção de conteúdo
A produção de conteúdo para sites de conteúdo – como um portal de notícias – ou blogs, é dos maiores desafios que alguém que mantenha um tem que enfrentar, seja pelo trabalho que isso representa, seja pela finalidade, que primeiramente é trazer visitantes, seja pelo que esse conteúdo consegue fazer em termos de posicionamento nos resultados dos mecanismos de busca, as chamadas SERPs.
Quem enfrenta esse desafio diário, tem também outras preocupações, que podem ser menores em termos da dificuldade – ou facilidade dependendo do ponto de vista – que representam, mas que nem por isso deixam de ser também importantes.
O nosso trabalho hoje aqui, é mais uma vez preocupar-nos com a nossa primeira finalidade – e da quase totalidade dos sites – que é trazer visitantes. Mas não qualquer um.
Há muitas formas de se fazer isso, mas uma é frequentemente negligenciada, ou pelo menos não é tratada com a relevância que tem, que é a abordagem e o enfoque dado à palavra-chave associada ao conteúdo produzido.
O que é abordagem e enfoque da palavra-chave?
Há algumas possibilidades de se compreender toda a significação que uma pergunta como essa tem.
Vamos começar com um exemplo. Imagine que você tenha que tratar de um assunto difícil, delicado, mas que precisa necessariamente ser conversado. Geralmente isso causa no mínimo indecisão do que e como dizer o que precisa ser dito, porque se tem receio das reações e do quanto pode afetar negativamente o seu ouvinte.
“Como vou falar sobre isso com Fulano?”, é uma pergunta que fazemos a nós mesmos em situações assim.
Isso é abordagem, ou em outras palavras, é como tratamos daquele assunto.
De qual forma chegaremos ao ponto principal? Como fazemos a introdução? Como caminhamos em direção ao que importa? Quais os cuidados são necessários para a compreensão? Até falar sobre o que realmente importa, para que o interlocutor receba a informação da melhor maneira possível.
Abordagem em um texto, é a forma que eu uso para chegar onde quero. É a linguagem que eu uso, os raciocínios, os exemplos, as informações que utilizo, as analogias e o conjunto de técnicas para exprimir ideias por meio das palavras.
A outra questão relevante, é o enfoque e que consiste de concentrar-se nas informações que são relevantes. É pôr em foco, realçar ou salientar o que merece mais atenção.
Com isso em mente, vamos a outro exemplo, agora concentrando-nos em palavra-chave e a nossa escolha será “dólar”, mais especificamente “alta do dólar” e que no caso é uma palavra-chave composta, mas essencialmente diferente de apenas “dólar”.
Criar um conteúdo para o site ou blog de Economia, finanças ou outras questões relacionadas, tendo como tema a alta do dólar, pode render diferentes abordagens e enfoques, como por exemplo:
-
Entenda as razões da alta do dólar;
-
Como a alta do dólar afeta a inflação;
-
Qual o impacto do dólar na balança comercial brasileira;
-
Por que os produtores de carne brasileira estão comemorando a alta do dólar;
-
Como os importadores estão vendo a alta do dólar;
São apenas 5 exemplos, entre muitos possíveis, mas que bastam para compreender que a partir de uma mesma palavra-chave – alta do dólar – podemos abordar o tema e que também é “alta do dólar”, de diferentes maneiras.
Seguindo nesse exercício de imaginação, se escolhemos a quinta abordagem e falarmos das empresas que compraram produtos importados para o Natal, podemos focar por exemplo, nas possíveis dificuldades que elas terão para pagar as compras feitas se o dólar continuar subindo, ou que elas importaram menos do que anos anteriores, ou ainda que os preços dos seus produtos tiveram alta em função da cotação da moeda.
São variações de uma mesma abordagem e, portanto, com enfoques diferentes.
Portanto, abordagem e enfoque estão intimamente relacionados ao modo como o conteúdo é apresentado e na escolha da palavra-chave que designa o tema. Mas não é só!
Por que abordagem e enfoque da palavra-chave são importantes?
Porque determina para quem você vai falar!
Se criamos um artigo, matéria ou post baseado na primeira abordagem – “entenda as razões da alta do dólar” – e usarmos exatamente esse título, traremos gente que por diferentes razões é afetada pela alta do dólar e quer saber o porquê da cotação da moeda ter esse comportamento. Pode ser muita gente.
Se por outro lado adotamos a segunda abordagem, deveremos ainda ter muitos interessados, mas o público-alvo muda ligeiramente em relação à primeira abordagem.
Já ao optar pela quinta abordagem, pouquíssimas pessoas da primeira e segunda abordagens se interessarão, mas muitos importadores terão interesse. E se o enfoque for os pagamentos a serem feitos e as perspectivas futuras da cotação, todos aqueles que não fizeram compras a vista, tendem a se interessar.
Ou seja, escolher abordagens e enfoques diferentes, mais do que simplesmente definir como o conteúdo é apresentado, deve relacionar-se com a persona para quem o conteúdo foi produzido, ou visto de outra forma, o visitante que você quer trazer!
E se você acha que agora já sabe tudo sobre abordagem e enfoque, sentimos em dizer-lhe que não acaba aqui!
A notícia boa, é que compreender os conceitos envolvidos e saber aplicá-los, vai ajudá-lo a fazer um trabalho de Marketing Digital e mais especificamente de Marketing de Conteúdo, muito mais coeso e com resultados mais consistentes.
É difícil determinar uma ordem de importância ou uma escala de prioridades, porque de muitas formas, os aspectos que veremos a seguir, relacionam-se mutuamente em maior ou menor grau.
Assim, não dá para falar em planejamento de conteúdo sem tratar de escassez ou lacunas de conteúdo, como não dá para fazer o trabalho de SEO desvinculado de Marketing de Conteúdo.
Planejamento de conteúdo
Quando você pensa além das palavras-chaves e que basicamente indicam a principal ideia associada a um post ou artigo do site, preocupando-se com a abordagem e o enfoque dado ao assunto, você está facilitando o trabalho de planejamento de conteúdo.
Isso porque como já vimos, ao optar por uma abordagem e um enfoque específicos, você está construindo um conteúdo dirigido a uma ou algumas poucas personas bem definidas.
Entre as diferentes preocupações que você quer ver solucionadas ao efetuar o planejamento, está a persona para a qual seu conteúdo deve falar.
Escolher abordagens e enfoques apropriados e principalmente relevantes e originais, ajuda a enxergar o que se pretende com cada tema e conteúdo relacionado, a encontrar títulos sugestivos, escolher as palavras-chaves principais e secundárias e que no final de tudo, vão interferir no próximo aspecto.
Abordagem e enfoque em SEO
Se você tem um blog ou site cujo tema principal é economia, ao longo de alguns anos, você pode ter 10, 20 ou muito mais artigos em que “alta do dólar” conste como palavra-chave. Esperado e natural que seja assim.
Mas e como fica o Google? E como fica o visitante?
Sim, porque a alta do dólar de 2019, não é tão importante em 2020 ou muito menos quanto mais longe estivermos no futuro.
Nem tampouco, pode ser ou parecer importante a questão do desiquilíbrio na balança comercial para a dona de casa, como é o impacto na inflação e que a afeta toda vez que ela vai ao mercado.
Ou seja, escolher, utilizar e trabalhar as palavras-chaves que caracterizam diferentes abordagens e enfoques, é fundamental para que você – na verdade o post do seu blog – seja encontrado quando alguém quiser saber a relação entre alta do dólar e inflação.
As pessoas vão diferenciar um conteúdo de alta do dólar e exportações, de um sobre alta do dólar e inflação, porque você se preocupou em fazer o Google enxergar aquilo ao que seu conteúdo se refere. E isso tem um nome – SEM (Searh Engine Marketing).
Pensado dessa forma, o SEO ganha outra dimensão e pode se apoiar em um conjunto muito mais rico e ao mesmo tempo mais orientado àqueles que pretendemos atingir.
Trazer muitos visitantes ao site
Nós já falamos sobre isso. Há quem acredite que toda visita ao site seja bem-vinda. Não deixa de ser em alguns pouquíssimos cenários.
Mas em linhas gerais apenas ter muitos visitantes no site, não é um indicador de conversões, não implica necessariamente em engajamento, nem em uma simples curtida, ou em um comentário ou compartilhamento.
É mais interessante trazer quem de fato quer consumir o que se criou, do que alguém que logo nota que não era bem aquilo que queria.
Analogamente, é quase o mesmo que colocar uma máquina de algodão doce na porta da farmácia no Dia das Crianças, esperando que os pais comprem mais remédios.
Você precisa trazer as pessoas certas, pelos motivos certos!
Marketing de Conteúdo
Uma vez que você seja capaz de produzir mais e mais conteúdos com uma visão de abordagem e enfoque diferenciados, além dos benefícios obtidos e comentado até aqui, você consegue mais:
-
Explorar escassez ou carências de conteúdo que eventualmente os concorrentes não cubram. As vezes, até mesmo as próprias lacunas que seu site tem;
-
Diferenciar-se e ganhar mais especificidade em relação a determinadas buscas, colaborando para um melhor ranqueamento em buscas que envolvam palavras-chaves long tail ou de cauda longa;
-
Produzir conteúdos mais personalizados, o que também aumenta as chances de atender às necessidades e desejos das personas que você visa alcançar;
-
Criar conteúdos mais originais, autênticos e especializados, que vão na contramão da mesmice que tem caracterizado conteúdos sobre os mais diferentes temas;
-
Favorece ainda um direcionamento mais orientado e preciso das campanhas de Marketing Digital;
-
Melhora as taxas de conversão e o engajamento, uma vez que se tem um percentual de leads melhor qualificados trazidos por um trabalho mais bem dirigido de SEO e de Marketing Digital;
-
Contribui para o trabalho de link building interno mais refinado, na medida em que tende-se a ter uma variedade maior de assuntos com diferentes abordagens para diferentes contextos e cenários;
-
Investir em abordagens criativas e enfoques não convencionais, ajuda também a utilizar de modo mais natural técnicas de produção de conteúdo que convertem, como brainstorming, copywriting e storytelling;
-
Ajuda na definição de quais informações fornecer, a quantidade delas, as perguntas e dúvidas que se pretende esclarecer, como apresentar os dados e que no final, é praticamente o resultado final – o post para o blog, o artigo ou matéria para o site.
Ou seja, a preocupação com a abordagem e o enfoque dados à produção de conteúdo, não visa apenas fazer algo diferente ou que ninguém faz. Não é ser diferente apenas por ser, mas para atender aquilo que muitas vezes ninguém mais é capaz de dar ao internauta que nos honrou com sua visita!
Conclusão
Abordagem e enfoque na produção de conteúdo para sites, representam mais do que simplesmente uma forma de escrever um conteúdo. Saber qual abordagem dar a um assunto e o que colocar em foco, pode significar a diferença entre trazer qualquer pessoa ou trazer as pessoas para as quais você quer falar.