Google Search Console, o que é e primeiros passos
Se o seu trabalho é “advinhar” o que os seus clientes em potencial estão procurando, antes mesmo que eles cheguem até você, saiba que existe um atalho que torna esse caminho muito mais fácil e certeiro – o Google Search Console!
O problema é que muitos desistem logo de cara, por achar que precisam de conhecimentos técnicos profundos ou talvez muito tempo de aprendizado. Embora a aparência inicial possa assustar quem está só começando, a verdade é que um pouco de curiosidade e vontade, bastam para tirar proveito do Search Console.
No nosso bate-papo, entre muitas coisas, você saberá com precisão como o seu site se comporta nos resultados das buscas e a partir daí, entender o que pode e precisa ser melhorado para aparecer para o seu público.
Vamos ao que interessa?
O que é o Google Search Console?
O Google Search Console é uma ferramenta gratuita que permite aos webmasters monitorar uma série de indicadores e métricas dos seus sites nos resultados da ferramenta de busca da empresa, como por exemplo, informações sobre a indexação, a experiência na página (leitura muito importante!), eventuais problemas de segurança, entre outros dados valiosos.
Ao traduzir o nome da ferramenta, fica mais fácil compreendê-la: Console da Busca do Google, ou seja, é o painel que permite visualizar diversos aspectos da ferramenta de busca do Google.
O mais importante disso tudo, não são somente as informações – que são muitas e relevantes – obtidas, mas que elas expressam o “ponto de vista” do Google, mas também do usuário, ou se preferir, é como ele avalia o seu site e que tem influência direta no ranqueamento ou posição que cada página ocupa nos resultados das pesquisas.
Enquanto os seus visitantes enxergam apenas a “superfície” (conteúdo e estética), o console da busca (GSC) mostra os indicadores que realmente importam para os algoritmos de busca.
A ferramenta é antiga, tendo sido criada e disponibilizada em 2010 como "Google Webmaster Tools". Foi só em 2015, que passou a se chamar "Google Search Console" e desde então, já passou por várias atualizações, sempre objetivando fornecer dados importantes para orientar as melhorias necessárias.
Em termos mais objetivos, o administrador do site consegue enxergar facilmente informações sobre:
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Quem entra e por onde – dados como número de cliques e impressões (quando o link é exibido) e a página que trouxe cada visita;
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O que procuram – é possível saber as palavras-chave responsáveis por trazer os clientes, bem como as páginas que as contém e que serviram para atraí-los;
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Alertas – há também um conjunto de dados que mostra o que não vai bem e o que precisa ser melhorado e que pode ser um problema com uma URL (endereço de página) e algo que afeta o desempenho do site e consequentemente, a experiência do visitante na página, respectivamente;
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Mapa – também há indicadores (chamados de insights) que servem como um mapa, mostrando o melhor caminho para ser encontrado / visto pelos clientes.
Por que usar o Google Search Console?
Por tudo o que já falamos sobre o GSC, a maioria já é capaz de imaginar os benefícios de usá-lo, afinal contar com um assistente pessoal gratuito para avaliar se as estratégias de Marketing Digital, de Marketing de Conteúdo e SEO estão surtindo efeito, ainda mais sob a ótica do próprio líder das buscas, é sensacional.
É análogo ao professor de português dizer o que ele espera encontrar na sua redação e orientar sobre o que incluir, o que aprimorar, o que precisa ser reescrito e o que dar mais destaque, a medida que você escreve cada parágrafo. No final, as chances de conseguir uma ótima avaliação, são muito maiores.
Mas há outro bom motivo, especialmente se você é o “faz tudo” do seu site: otimizar o seu tempo de administração recorrendo a um conjunto valioso de informações precisas e não de “achismos”.
Na prática, isso significa que o Search Console vai ajudar você a:
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Informações sobre a indexação – ou se preferir, saber se cada página do seu site aparece no Google, graças às informações detalhadas que se pode ter de cada URL;
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Informações sobre necessidades e desejos – revela as palavras exatas que as pessoas digitam na busca. Portanto, isso permite ter acesso às perguntas que os seus clientes querem ter respondidas;
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Informações sobre as “quebras” – se uma página importante para suas vendas para de funcionar, você é “avisado” e tem chance de corrigir o problema e não perder visitantes difíceis de conseguir;
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Informações sobre o desempenho – em vez de tentar “adivinhar” o que funciona, o Console da Busca indica os conteúdos em alta, mas também o que está em baixa, orientando-o sobre o que desempenha melhor;
O melhor de tudo, é que muitos relatórios disponíveis, são bem visuais e as conclusões são facilmente obtidas, graças aos diferentes gráficos e indicadores que mostram as tendências.
Como começar a usar o Google Search Console?
Se você está aqui, é provável que nunca tenha usado o GSC, mas não se preocupe, porque é simples e os pré-requisitos básicos são poucos e você deve atender todos facilmente:
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Ter um site online e funcionando. Embora pareça óbvio, tem gente que gostaria de testar sem ainda ter o site pronto, o que não é possível;
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Ter acesso administrativo ou de edição ao site (ou ao CMS usado, como WordPress, por exemplo);
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Ter uma conta Google, ou seja, uma conta do Gmail.
Passo a passo de configuração
Preenchidos os pré-requisitos acima, os passos a seguir também são simples:
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Acesso ao Google Search Console
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Abra o seu navegador preferido e acesse o endereço: search.google.com/search-console;
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Clique em "Começar agora";
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Faça login com sua conta Google.
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Inclusão do seu site
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Escolha a opção "Prefixo de URL" (recomendado para iniciantes);
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Digite o endereço completo do seu site: https://seudominio.com.br;
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Clique em "Continuar".
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Confirmação de propriedade do site
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O método mais fácil e recomendado, é: "Marcação HTML";
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Copie o código que aparece na tela.
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Inserção do “código” no seu site
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Se o seu site é baseado no WordPress:
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Instale o plugin Yoast SEO;
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Durante a etapa de "Confirmação de propriedade do site" no Google Search Console, escolha o método "Marcação HTML";
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Uma linha de código como essa será exibida: <meta name="google-site-verification" content="SEU-CÓDIGO-DE-VERIFICACÃO">;
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Copie apenas a sequência de letras e números que está dentro das aspas do “content”;
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Acesse o painel de administração do seu WordPress;
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No menu lateral, clique em "Yoast SEO";
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Procure pela opção "Configurações" e a aba "Ferramentas para webmasters" (Webmaster Tools);
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Localize o campo para "Google Search Console" ou "Google verificação";
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Cole o código que você copiou anteriormente;
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Clique em "Salvar alterações" no Yoast.
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Volte ao Google Search Console e clique no botão "Verificar".
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Se usa outro CMS – busque as instruções específicas do CMS usado.
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Se usa plataforma própria de desenvolvimento – cole o código no <head> do arquivo index.html
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Finalizando a verificação
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Volte ao GSC e clique em "Verificar"
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Se tudo tiver dado certo, você verá: "Verificação bem-sucedida"
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Aguarde os primeiros dados
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O Google começará a rastrear o seu site, indexando as páginas;
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Os primeiros dados levam entre 24 e 72 horas para aparecerem. Enquanto isso, aproveite para enviar seu sitemap (mapa do site), ajudando-o a encontrar todas as suas páginas.;
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Os relatórios completos podem levar dias ou até semanas, dependendo do tamanho do site e do volume de visitação.
As 4 principais funcionalidades
Por tudo que já falamos, você deve imaginar que há mais do que 4 funcionalidades, mas para começar essas vão dar um grande impulso no seu trabalho.
1. Relatório de desempenho
O relatório de desempenho já está acessível logo de cara e podemos dizer que é um indicador importante da visibilidade que o site tem, ou se preferir, mostra como o seu site aparece nos resultados do buscador.
Basicamente ele serve para:
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Ver quais as palavras-chave que estão trazendo visitantes;
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Descobrir que páginas são mais “populares” (a lista das URLs mais clicadas);
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Identificar oportunidades de crescimento:
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Filtrando pelas palavras-chave com posicionamento melhor e, portanto, cujo trabalho de refinamento (ex: atualizando o conteúdo) produz resultados mais rápidos e fáceis;
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Observando quais tem melhores CTRs (Taxa Média de Cliques ou Click Through Rate, em inglês) mas poucas impressões (quantas vezes seu site apareceu nos resultados), que significa conteúdos que “atraem” cliques quando aparecem;
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Relacionando as páginas com bons CTRs e bom posicionamento orgânico e, a partir daí, identificando os fatores que geram essa performance e replicando-os nas demais páginas;
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Corrigindo aspectos das páginas que têm muitas impressões mas CTR baixo, seja em títulos, seja nas meta descrições, seja ampliando e atualizando o conteúdo.
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Como usar o relatório de desempenho:
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Clique em "Pesquisa" > "Desempenho";
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O gráfico de cliques e impressões aparecerá ao lado, sendo possível marcar as opções “CTR média” e “Posição média”;
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Role para baixo para ver as consultas mais populares e as páginas que respondem pelas respectivas palavras-chave.
2. Inspeção de URL
A ferramenta de inspeção de URL funciona como um “raio-x individual e detalhado” de cada página do seu site, permitindo analisar especificamente como o Google "enxerga" cada endereço.
Basicamente ela serve para:
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Verificar se uma página específica está sendo indexada pelo Google;
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Identificar possíveis problemas que impedem a indexação;
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Testar se as alterações recentes foram reconhecidas pelo buscador;
No caso de haver alguma página com um problema que impede que seja indexada, é possível solicitar novo processo de indexação:
Quando você corrige um erro em uma página, é aconselhável solicitar a reavaliação rapidamente, o que acelera o processo para que a URL apareça nos resultados.
Como usar a inspeção de URL:
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Cole a URL exata da página que deseja verificar na barra de pesquisa superior, após ter clicado na opção “Inspeção de URL” no menu vertical esquerdo;
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Clique em "Testar URL em tempo real" para uma análise imediata;
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Verifique o resultado, ou seja, se a página está indexável e se há erros de rastreamento para corrigi-los;
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Se necessário, clique em "Solicitar indexação" para agilizar o processo.
3. Indexação
O relatório de indexação mostra “todas as páginas conhecidas” pelo Google, funcionando como uma espécie de “inventário”, pelo qual é possível saber quais estão ok e quais é preciso adotar alguma medida.
Basicamente ele serve para:
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Confirmar quantas e quais páginas foram indexadas com sucesso;
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Identificar páginas com problemas de indexação e, portanto, o seu conteúdo não será exibido em nenhum resultado das buscas;
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Corrigir com erros específicos e que eventualmente impedem que conteúdo importante seja encontrado, lembrando que também pode haver casos que não se queira que uma URL seja indexada:
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Páginas que tenham sido bloqueadas no arquivo robots.txt;
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Páginas com erro 404 (página não encontrada);
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Páginas com redirecionamentos;
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Páginas bloqueadas com erro 403.
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Como usar o relatório de Indexação:
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Vá em "Indexação" > "Páginas";
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Analise o gráfico que mostra páginas válidas, excluídas e com erros;
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Ao rolar a página, é exibida a opção “Por que as páginas não foram indexadas”, onde são exibidas as categorias de erros. Ao clicar em cada uma, é exibida a lista de páginas dentro daquele tipo de erro, bem como a data na qual ocorreu o último rastreamento;
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Corrija os problemas identificados e acompanhe a evolução. Na próxima indexação, as páginas corrigidas devem sair desse relatório.
4. Experiência
O relatório de experiência avalia a qualidade técnica do seu site do ponto de vista do usuário, focando tanto na performance em computadores (desktops e notebooks), como em dispositivos móveis (celulares e tablets), que é um fator essencial quando se pensa em posicionamento para buscas orgânicas.
Basicamente ele serve para:
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Verificar se seu site oferece boa experiência em todos os tamanhos de telas;
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Identificar problemas de velocidade de carregamento, fator que é essencial para oferecer uma boa experiência;
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Melhorar a usabilidade e segurança do site:
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Otimizar o Core Web Vitals (métricas de desempenho);
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Corrigir elementos que dificultam a navegação móvel, como por exemplo, imagens muito grandes (tamanho e peso), fontes inadequadas, entre outros elementos;
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Melhorar tempos de carregamento que afetam a retenção.
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Como usar o relatório de experiência:
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Acesse e clique em "Experiência" > "Core Web Vitals";
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Verifique o diagnóstico geral (Bom, Melhorias necessárias, Ruins), tanto para celular, como para computador;
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Clique “Abrir Relatório”, para analisar as URLs específicas que precisam de atenção em ambos os casos (computador e celular);
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Siga as sugestões detalhadas de otimização fornecidas.
Conclusão
O Google Search Console fornece informações valiosas sobre como o gigante das buscas enxerga cada página do site, ajudando a posicioná-lo melhor.