8 dicas para a campanha de Natal 2022 da sua empresa
Não é segredo para ninguém e não é preciso recorrer a estatísticas e números de pesquisas e levantamentos para saber que o mês de dezembro é historicamente o melhor mês em vendas para muitos segmentos.
A questão é como tirar o melhor proveito possível e potencializar os resultados, por meio de uma campanha de Natal criativa e bem estruturada?
Por essa razão, há pouco mais de um mês para o Natal e o Ano Novo, nós vamos trazer um conjunto de dicas que podem ajudar o seu trabalho produzir melhores frutos!
Como deve ser uma campanha de Natal?
Por mais redundante que possa soar, uma campanha de Natal deve transbordar o espírito da ocasião.
Significa que as ações que serão desenvolvidas devem visar mais do que os ganhos que eventualmente o cliente terá e que naturalmente podem ser um chamariz importante, mas quanto mais abrangentes forem, melhores os seus resultados em termos de envolvimento.
Logo mais, quando você chegar nas dicas, ficará mais claro.
Além disso, é preciso se ter em mente que geralmente o sucesso da campanha não depende somente da área comercial e do Marketing. De que adianta promoções incríveis e autênticas, em vez das famosas “tudo pela metade do dobro”, se quem é responsável pela logística de entregas, falha em fazer as compras chegarem no prazo que se estipula?
Ou se antes da efetivação da compra, o cliente precisa sanar dúvidas e o atendimento que recebe, não é atencioso, preciso e rápido? Ou ainda, se a empresa não pratica omnicanalidade e por isso, a depender de qual canal é utilizado, as informações divergem, os procedimentos mudam e o tratamento não tem padrão e, acima de tudo, não tem o calor e humanidade que a época exige?
Portanto, uma campanha deve ser pensada, planejada e executada em seus mínimos detalhes. Todos os departamentos envolvidos, direta ou indiretamente, precisam ser orientados e treinados para desempenharem rigorosamente seus papéis.
Vender e faturar mais, deve ser consequência e não o fim em si mesmo. Com isso em mente, vamos ao que lhe trouxe aqui...
8 dicas para elaborar uma campanha de Natal de sucesso
Não há uma receita única e que sirva para todos, o que implica que a depender da realidade e do modelo de negócios, a forma pode variar, ou mesmo em alguns casos, alguma dica não seja aplicável.
Por outro lado, quando possível, a conjunção de ações potencializa o todo. Aliás, normalmente campanhas mais abrangentes, são mais carregadas de significação, do que ações isoladas e pontuais.
Dito isso, é sempre aconselhável começar pela primeira...
1. Temática da data
É criado um clima de Natal quando se pensa nas ações para o mês de dezembro? Por exemplo, no caso do comércio de rua, o cliente ao entrar no estabelecimento vê e sente-se em um ambiente que remete ao Natal?
E como é o site da empresa? Ele é modificado para a época?
Os eventuais apelos visuais e estéticos, seja no ambiente físico da empresa, ou no virtual (site institucional, blog, e-commerce, etc), não deve apenas significar adoção de mais branco e vermelho nas cores e motivos natalinos chamando a atenção para eventuais descontos, promoções e coisas do tipo.
Além de todo mundo fazer mais ou menos parecido, transmite a ideia de que o objetivo é apenas vender.
Mensagens estrategicamente posicionadas, tratamentos diferenciados dispensados por quem presta diferentes níveis de atendimento, brindes e cortesias e tudo o que representar uma oportunidade de experiência diferenciada ao cliente, contribui para criação do clima.
Um exemplo, de ação adicional e que vai além do tradicional, é a próxima dica.
2. Responsabilidade Social
Em tempos que a pauta ou agenda ESG vem ganhando mais importância, ações orientadas a responsabilidade social, têm impacto certo.
Mais do que a responsabilidade social como um sinal dos tempos, quando falamos em significação dessa época, referimo-nos à solidariedade, à fraternidade, à compaixão, ao amor pelo próximo e tudo mais que o Natal traz à mente e ao coração das pessoas.
Assim, empresas que destinam parte dos seus esforços para tornar mais feliz a data daqueles que não têm motivos ou condições para celebrar, além de mostrarem-se mais humanas e envolvidas no clima da época, ganham simpatia dos que se importam com o próximo.
Construir parcerias com empresas do terceiro setor, com ONGs e entidades voltadas a dar amparo social, é uma oportunidade tanto de tornar o Natal de algumas pessoas mais acolhedor, bem como fazer a empresa desempenhar um papel cada vez mais esperado por parte da sociedade da qual faz parte.
Exemplos de ações do tipo, não faltam, como o Natal Sem Fome, doação de brinquedos, Papai Noel Existe (Correios), ou o Natal Solidário, ação essa já tradicional e geralmente coordenada junto às prefeituras de muitas cidades brasileiras.
3. Influência digital
Os influenciadores digitais cumprem função importante no Marketing e, portanto, se puderem ser usados, constituem um meio de desenvolvimento de ações.
Inclusive, muitos costumam estender seu leque de parcerias nessa época, pois eles também ganham ao premiar seus seguidores com os benefícios concedidos pelas empresas que os patrocinam apenas para as comemorações de fim de ano.
É a típica relação “ganha-ganha”, na medida em que as indicações de influencers costumam ter índices de conversão mais elevados, ao mesmo tempo que ele pode apresentar vantagens e benefícios (descontos e promoções exclusivos, brindes, vouchers, etc) aos seus seguidores mais fiéis.
Diferentemente dos patrocinadores fixos, os que se associam apenas nessa época, aparecem como uma oportunidade única, do tipo: “aproveite agora… é por tempo limitado!”.
4. Conteúdos web
A quantidade de pesquisas relacionadas a temas associados ao Natal, dispara nas semanas que o antecedem. Por isso, preparar conteúdos do blog da empresa que respondam algumas perguntas pertinentes, é um meio tanto de envolver-se no clima, como de criar uma identidade para além do comercial.
Dê dicas de economia e ensine como gastar pouco, tutoriais e DIY, ideias para as celebrações, receitas para a ceia e o reveillon, as festas nas empresas e o amigo-secreto, enfim, conteúdos úteis e que podem fazer a lista pode contemplar uma série de temas.
Há muitas maneiras de descobrir quais os assuntos tornam-se os mais populares, como por exemplo, o Google Trends, mas há outras ferramentas que apontam quais palavras-chave e assuntos em alta.
5. Landing pages
Para as ações na Internet, é importante que o site que eventualmente servir como meio para tornar a ação acessível ao cliente, esteja preparado.
Criar landing pages para os envios de e-mail Marketing, para promoções, sorteios e concursos, as possíveis parcerias costuradas com influenciadores, é essencial.
Até mesmo a home page deve ser alterada e servir para acessar áreas específicas e destinadas às ações elaboradas, afinal nem sempre um visitante terá chegado por meio de um QR Code em um folder ou outro material impresso ou de um link no site de um parceiro.
6. Pegue carona
Nem todo segmento beneficia-se diretamente das vendas de Natal, mas vários pegam carona nos movimentos dos consumidores e de outras empresas. É o caso do setor alimentício, como os restaurantes, seja porque muitas vezes servem de palco para eventos de fim de ano das empresas, seja porque o consumidor predominantemente alimenta-se na rua quando vai às compras.
Saiba explorar as oportunidades que surgem de ocasiões como essa, o que não significa cobrar mais.
Crie serviços personalizados e que fique evidente que foram especialmente desenvolvidos para atender a essa demanda especial. Ao fazê-lo, tem-se uma oportunidade única de entregar uma experiência que pode trazer de volta o cliente fora da época do Natal.
Como no citado setor alimentício, uma boa experiência no evento de fim de ano da empresa, no até então desconhecido restaurante, pode fazer com que os participantes depois retornem com suas famílias e tornem-se frequentadores habituais.
7. Redes sociais
As redes sociais também ganham efervescência especial no fim de ano.
Serve tanto para marcar a última reunião do grupo de amigos do pedal, do futebol, como da empresa e da faculdade. Ofereça seus serviços formatados especialmente para a ocasião.
Use o WhatsApp business e integre-o aos seus sites e outras redes sociais, afinal essa é uma ferramenta que caiu no gosto dos brasileiros e que tem sido amplamente utilizada como canal de comunicação ágil, simples e descomplicada, por empresas e marcas de vários nichos diferentes.
Mas também embarque no clima, com mensagens e imagens que sirvam para compartilhamento, curtidas e engajamento. Nessa época esse tipo de conteúdo faz sucesso.
Ou seja, use a criatividade e as oportunidades para criar conteúdo viral e que produza engajamento.
8. Cross selling
Dadas as características da ocasião, essa é a melhor época do ano para investir em cross selling e ocasionalmente, up selling.
Uma das formas mais tradicionais, é estudar que produtos são complementares e condicionar descontos de um a compra do outro. Assim, na compra de um notebook, a base refrigerada e o mouse das marcas X e Y, saem pela metade do preço. Ou frete grátis nas compras acima de determinado valor. Ou quem sabe, descontos progressivos para maiores quantidades de itens comprados.
O mesmo serve para serviços.
Conclusão
Realizar campanhas de Natal e de fim de ano, pode e deve ir além de oferecer descontos visando vender na data mais importante do ano para o comércio.