O que é a busca orgânica?

Se você pretende fazer ou mesmo já iniciou qualquer trabalho de SEO, ou apenas está pesquisando para saber o que é a tão famosa busca orgânica que todo artigo, vídeo ou e-book sobre o assunto cita inúmeras vezes, esse artigo é para você.

Compreender o que é e como é produzida, é um aspecto decisivo se você tem intenção que seu site ou blog não seja apenas mais um no vasto universo de mais de 1,8 bilhão de sites existentes na Web.

Logo mais tudo isso vai ficar mais claro…

O que é busca orgânica?

Antes de respondermos a essa pergunta, é importante esclarecer que embora seja extremamente comum que as pessoas se refiram como busca orgânica, semanticamente o correto são resultados orgânicos, mas para não corrermos o risco de sermos mal interpretados, continuaremos a privilegiar, como a grande maioria o faz, ou simplesmente busca orgânica.

A verdade é que busca é que você faz. Resultado, é o que o que o Google ou outro mecanismo de busca lhe entrega.

E possivelmente você chegou até aqui, porque pesquisou por busca orgânica e não resultado orgânico.

Indo ao ponto, busca orgânica consiste dos diferentes links de sites que constam nas SERP’s (Search Engine Results Page ou Página de Resultados dos Motores de Busca) do Google, do Bing ou de outra ferramenta de busca e que lá constam listados sem a necessidade de pagamento ou por razão publicitária.

Em termos práticos, mesmo havendo opções além do Google, por ele concentrar mais de 90% das buscas globais, os dados e informações aqui apresentados, referem-se ao gigante de Mountain View.

Se você não notou – o que é pouco provável – faça algumas pesquisas no Google.

Na maior parte dos casos, os 3 ou 4 primeiros resultados de cada página de resultados referente ao que se pesquisa, é composto por anúncios, ou o que se conhece por Google Ads.

Inclusive antes do domínio do site aparece a palavra “Anúncio” em negrito, apesar de que no passado a diferenciação do que era resultante de publicidade, era melhor destacada.

Dependendo do que você pesquisou, pode ainda aparecer um featured snippet, que são resultados de pesquisa selecionados, apresentados antes dos resultados orgânicos do Google, em posição de destaque, pois tem o objetivo responder à pergunta do usuário rapidamente sem que ele tenha que clicar – embora possa fazê-lo – no link que contém a resposta.

Um featured snippet, também costuma ser referido como posição zero da busca ou dos resultados orgânicos, pois aparece antes do primeiro resultado propriamente dito.

Também conforme a pesquisa feita, podem aparecer algumas ocorrências de outro recurso do Google para buscas locais, conhecido como Google Meu Negócio, ou imagens / fotos e também vídeos.

Os links, que vem a seguir representam os resultados da chamada busca orgânica. Eles estão lá devido a relevância que o Google atribui a página para os termos pesquisados, com base em vários fatores de ranqueamento.

Mas é importante reiterar, que o que você pesquisou faz toda a diferença em termos do resultado que você tem, já que até mesmo as imagens e os vídeos que apareceram para uma possível busca, também caracterizam a busca orgânica, na medida em que outros formatos ou tipos de conteúdo também podem ser o alvo do usuário.

A importância da busca orgânica

Em 14 de dezembro de 2020, Google, Gmail e Youtube ficaram por alguns instantes inacessíveis. O fato virou notícia mundo afora e durante o curto intervalo de tempo em que isso aconteceu, algumas estimativas apontam que o tráfego global na Internet caiu 40%!

Isso por si só é um forte indicativo do quanto que as pessoas são dependentes da principal ferramenta de buscas no mundo para navegar. Soma-se a isso o fato de que a depender das pesquisas feitas, no mínimo 7 e no máximo 9 pessoas entre cada 10, dão preferência a clicar nos resultados orgânicos e com isso se tem mais uma justificativa sólida quanto à importância da busca orgânica.

Essa preferência é facilmente compreensível.

Como muitos já perceberam que os primeiros resultados – os resultantes do Google Ads – constam ali apenas como fruto de pagamento, bem como porque alguns eventuais cliques em tais resultados não resultam necessariamente no que se buscava, a experiência comprova que os links da busca orgânica contém melhores conteúdos para o que se busca.

Outro fator relevante, é o propósito do usuário. Anúncios são voltados a conversão ou em outras palavras, às vendas. E nem sempre o que se quer é comprar algo. E mesmo quando é essa sua intenção – comprar um produto – você pode apenas estar numa etapa preliminar de pesquisa.

Por fim, mas não menos importante, o posicionamento conseguido na busca orgânica para uma dada palavra-chave ou uma palavra-chave long tail, revela a autoridade que aquela página e domínio têm para o termo.

Intuitivamente e mesmo por experiência, o usuário percebe que os primeiros resultados são os mais importantes.

Busca orgânica dá resultado?

Objetivamente, sim!

Por tudo o que já se viu aqui e por mais uma série de fatores:

  • Em média um entre cada três usuários acreditam que os primeiros resultados orgânicos correspondem as melhores empresas – e seus respectivos sites – para aquele termo pesquisado;

  • 25% das pessoas clicam no primeiro resultado da página de pesquisa;

  • Um outro estudo aponta que o segundo resultado orgânico responde por cerca de 17% dos cliques e que a sétima posição tem apenas 3,5%;

  • A mesma pesquisa revelou que 95% de todo o tráfego gerado pela busca, vem da primeira página.

  • O Google processa mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia;

A lista de dados, estatísticas e pesquisas que servem para fundamentar a afirmação de que os resultados orgânicos – ou busca orgânica se preferir – produzem resultados, poderia ter dezenas de itens.

Mas em vez disso, pense no blog que você hoje você acompanha sobre ciclismo, gastronomia, rock ‘n’ roll ou qualquer outro tema que é apaixonado e que só descobriu que existe, como resultado de uma pesquisa.

Pense também na quantidade de influenciadores digitais e seus blogs e/ou seus canais no YouTube e que alcançaram a projeção e popularidade que tem, graças ao conteúdo que produziram aplicando técnicas de SEO, de Marketing de Conteúdo e Marketing Digital.

E por falar em Marketing Digital e todas as “vertentes” sob ele, pesquise sobre quantidade de cursos, de webinars, e-books, artigos, vídeos, infográficos, enfim a variedade de informação associada que existe e que tem sempre o mesmo objetivo – fazer constar bem posicionado um tipo qualquer de site nos resultados das buscas orgânicas!

Conclusão

Uma busca orgânica – ou resultado orgânico da busca – consiste do conjunto de resultados apresentados por uma ferramenta de busca e que não consistem de publicidade paga, Google Meu Negócio e featured snipets e que constituem a parte mais importante de toda SERP quando se pensa em SEO e Marketing de Conteúdo.

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