Conheça as 7 maiores tendências de web design para 2018
Quando surgiram os primeiros sites, no começo da Internet, o que chamou a atenção das pessoas era aquela tecnologia inovadora, que pssados alguns anos, ainda nos surpreende. Com o passar do tempo, nossos olhos foram se voltando para as diferentes tendências de web design, que modificarem muito os primeiros sites em relação ao que vemos hoje.
Isso porque é necessário inovar para continuar aproveitando todo o potencial que a Internet pode trazer para a forma como nos comunicamos e interagimos.
A cada avanço tecnológico surge a dúvida: meu site está preparado? Seja pela mudança no modo de navegar do internauta — cada vez mais mobile —, seja pela possibilidade de oferecer experiências novas, é importante se manter atualizado nas tendências de web design.
Pensando nessa necessidade, reunimos as principais movimentações do setor neste artigo. Se você está curioso basta ler este post até o fim. Vamos lá?
1. Brinque com as cores
Como sabemos, as cores podem ser associadas às emoções humanas. Por isso, ao desenvolver sua marca, como parte de um processo mais amplo de branding, leve em consideração os sentimentos que podem ser associadas a ela.
Contudo, uma tendência de design é ousar na escolha de cores do site, usando tons fortes, muitas vezes com mais de uma cor.
No começo deste ano, a Pantone revelou que a cor de 2018 seria o ultravioleta. Essa cor está associada à espiritualidade e questões transcendentais — no entanto, nada impede que você a use ao criar um site.
Apenas tome cuidado para que as cores escolhidas não prejudiquem a usabilidade e legibilidade do seu projeto, nem que sejam totalmente desconexas com sua marca e imagem.
2. Use mais de uma tipografia
Essa é uma tendência de web design curiosa, pois, há alguns anos, seria muito criticada pelos web designers. Porém, a variedade de fontes disponíveis hoje nem se compara ao começo da década, bem como as facilidades em utilizá-las. Além do mais, as fontes estão cada vez mais bonitas.
Por isso, em 2018 não tenha medo de usar mais de uma tipografia, principalmente em projetos especiais como infográficos ou social media. Dentro de uma linguagem mais dinâmica essa tendência cai como uma luva!
Tome cuidado, apenas, para não prejudicar a legibilidade do texto. Mantenha padronizadas as fontes que você usa em seus artigos e posts do seu blog ou site.
3. Altere os hábitos de navegação
Os sites obedecem a regras de navegação muito rígidas — e isso vale para blogs, sites institucionais ou grandes portais de notícias.
Todavia, inovar na navegação é uma tendência de web design. Desde sempre, sites de moda e arte estão se valendo dessa possibilidade. O objetivo é oferecer uma experiência sensorial diferente para o usuário, quebrando com a obrigatoriedade de manter o grid engessado.
Ainda que seu site seja mais tradicional, alterar a orientação da navegação pode ser interessante para um projeto específico. Lembre-se, apenas, de adaptar essa mudança às diferentes telas, mantendo a responsividade e preocupando-se com a experiência do usuário (UX Design).
4. Use scroll para contar histórias
Os hábitos de navegação na Internet têm grande influência na forma com que web designers pensam seus projetos. Um desses hábitos diz que o internauta não está disposto a ficar lendo grandes blocos de texto em um site.
Isso é verdade, mas não quer dizer que ele não está disposto a ler. Usar scroll para contar grandes histórias é uma tendência para 2018 e uma solução para muitos profissionais que queriam aprofundar temas em seus artigos.
É claro que esse tipo de orientação na navegação não é uma novidade, mas web designers renovaram essa experiência, criando temas que comportem esse estilo de leitura.
Dessa forma, conteúdos maiores são apresentados aos poucos ao leitor, sem assustá-lo e dando tempo para que ele consuma as informações com calma. Nesse caso, o uso de boas imagens é muito importante para dar dinamismo à leitura.
5. Opte pelo meio termo entre flat e Skeumorflat
Nos últimos anos os web designers viram sumir da Internet e das telas dos celulares os projetos que trabalhavam com a perspectiva de mais de um plano.
Muitos profissionais entenderam que essa escolha tirava a personalidade dos trabalhos, tornando-os muito parecidos. Por sua vez, os minimalistas acreditavam que esse era um caminho para evitar poluição visual e trazer sobriedade aos sites.
Como não existe evolução sem aprendizado, uma tendência para este ano é buscar o equilíbrio entre os estilos — nem tão complexo como o estilo usado na década passada e nem tão simples a ponto de podar a criatividade e a originalidade.
6. Use ilustrações em vez de fotos
O uso de bancos de imagens faz com que muitas vezes empresas usem as mesmas fotos que seus concorrentes. A foto é um elemento primordial para contar uma história, ilustrar uma ideia ou somar ao projeto de design de um site. No entanto, não é a única possibilidade.
Cada vez mais profissionais da área entenderam isso e cresce, como uma forte tendência de web design, o uso de ilustrações em projetos. Essa opção traz mais personalidade ao site e comunica tão bem quanto uma foto.
Além disso, existe uma infinidade de bons ilustradores que trabalham de forma freelancer. Em alguns casos, contratá-los pode trazer resultados mais interessantes do que assinar bancos de imagens comuns.
E mais: as ilustrações podem ser desenvolvidas para combinar com tipografia e cores do seu site. Isso é bem mais complicado usando fotos, em que o resultado pode acabar ficando mais genérico.
7. Integre bots ao design do site
O uso de robôs que conversam com clientes tem sido cada vez mais comum. Esses recursos estão cada vez mais fazendo uso de Inteligência Artificial e conseguem atender à demanda do visitante sem problemas.
Contudo, em termos de design, nem sempre estão integrados ao resto do site de forma harmônica. Isso passa a impressão de que o sistema foi colocado no projeto de forma abrupta ou para encaixar-se de alguma maneira, sem naturalidade e um porquê preciso e holístico.
Além disso, essa falta de harmonia pode comprometer o uso de bots como ferramenta de atendimento.
Por isso, em 2018 a tendência é incorporar essa tecnologia ao site de forma que agregue valor ao design da página, dando a impressão ao leitor de que cada peça que está ali já estava prevista no projeto inicial.
Como vimos neste artigo, existe muita novidade quando o assunto é as tendências de web design, não é mesmo? Para não perder nenhuma ideia nova é bom acompanhar sites que falem sobre o tema. Por isso, que tal aproveitar e curtir nossa página no Facebook?


