Mobile Marketing: o que é e como usar na sua estratégia?

A propaganda é a alma do negócio, já diz o ditado popular. Não importa qual o seu segmento de atuação, a captura e a fidelização de clientes são atividades-chave comuns a todas elas.

Com o crescimento cada vez maior do acesso à internet e da popularização dos dispositivos móveis, como smartphones e tablets, o mobile marketing tem ganhado cada vez mais importância. Mas o que é o mobile marketing e como utilizar essa estratégia em sua empresa?

O mobile marketing pode ser descrito como um conjunto de técnicas, estratégias e ferramentas aplicadas à tecnologia móvel e que permite às empresas aproveitarem esses devices para se comunicar com o seu público e divulgar seus produtos e serviços.

Os números não mentem

Primeiro, é importante pontuarmos o contexto em que vivemos para termos a real dimensão da importância do mobile marketing. Você sabia que, hoje, no Brasil, o celular é o meio mais utilizado para acesso à web? Exatamente! Segundo o  Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) em 2015, 92,1% dos lares brasileiros acessaram a internet utilizando smartphones.

E não é apenas a quantidade de pessoas acessando a internet por meio desses dispositivos que tem crescido a passos largos em nosso país. Paralelamente existe uma série de outros comportamentos relacionados aos smartphones que estão sendo incorporados ao nosso dia a dia.  

Com o barateamento e a consequente popularização dos planos 3G e 4G de telefonia das operadoras, o tempo de permanência em que os internautas ficam ligados ao universo on-line também tem crescido.

Essa expansão da internet móvel facilita a conversão de anúncios publicitários em efetivação de vendas. Dentro do e-commerce, a denominação m-commerce já é utilizada para designar as compras via dispositivos móveis. Segundo o relatório Webshoppers, publicado anualmente pela E-bit, as compras realizadas por meio do uso de smartphones ou tablets representaram 27,3% do total das transações no ano de 2017.

Segundo esse mesmo relatório, a venda virtual de smartphones/celulares ultrapassou a de eletrodomésticos, sendo a categoria de produtos mais vendida no e-commerce de 2017 em volume de faturamento. Empresas anunciantes já vislumbraram essa tendência e, apenas em 2013, 22,1% do valor gasto em anúncios de busca foram direcionados ao mobile marketing.

Enfim, todos os números que apresentamos corroboram e testemunham a importância do investimento em estratégias de mobile marketing. As possibilidades de ação mudam conforme os objetivos e necessidades.

As estratégias de que você pode lançar mão em seu negócio variam desde a busca de visibilidade para a sua marca, atração de mais clientes até o destaque sobre a concorrência. Veja alguns exemplos de ferramentas e estratégias de mobile marketing:

Campanhas de SMS

Na era da comunicação por mensagens em tempo real via WhatsApp e outros aplicativos de conversas, engana-se quem acredita que o uso de SMS ficou relegado ao passado distante. Ao contrário do que se pensa, o SMS marketing é uma ferramenta muito eficaz, pois proporciona um tipo de comunicação instantânea e muito próxima com o seu público-alvo.

Mais uma vez, os números não mentem. Segundo pesquisa realizada pela Mobile Squard, mais de 90% de SMS são lidos pelos usuários dentro de três minutos, mostrando a eficácia dessa estratégia.

Por ser uma forma de comunicação muito próxima, quase pessoal, todo cuidado é pouco no seu uso, pois os excessos que venham a ser cometidos podem minar o relacionamento construído ao longo do tempo.

Como as mensagens de texto são curtas e objetivas, e o seu uso muito menos frequente, a sua capacidade de chamar a atenção do cliente potencial é superior. Compare a caixa de mensagens de texto de seu celular com a sua caixa de entrada de e-mail e entenderá bem o que estamos dizendo.

Outra vantagem do SMS marketing é o seu custo, principalmente se o compararmos com os veículos tradicionais, como rádio e televisão, que demandam valores altos de investimento.

Com o SMS, a relação entre eficiência e eficácia é muito superior. As estratégias possíveis com essa ferramenta são diversas, podendo ser utilizado para relacionamento próximo ao cliente, atividades de suporte e atendimento, e na divulgação de produtos e ofertas valiosas.

Redes sociais

Já pertence ao senso comum afirmar a importância do uso das redes sociais em qualquer estratégia de marketing digital bem-sucedida. Com bilhões de usuários em todo o mundo, abrir mão de estar presente nessas redes é abrir mão de ser encontrado por potenciais clientes e parceiros.

Segundo o Statista 2016, apenas o Facebook concentra quase 22% da população mundial. Também em 2016, na segunda maior rede, o Instagram, foram compartilhadas mais de 95 milhões de fotos todos os dias. Essas duas redes são aplicativos fundamentais, sempre presentes em qualquer smartphone e tablet.

Outra grande rede de comunicação de uso comum é o WhatsApp, com mais de 1,5 bilhão de usuários. Dado esse volume de usuários e a enorme frequência de uso diário, é essencial adicionar à sua estratégia de mobile marketing o desenvolvimento de campanhas e/ou atendimentos realizados via WhatsApp.

Geomarketing

Praticamente todos o smartphones atuais saem de fábrica com GPS instalado capaz de identificar em um mapa a localização do aparelho. A criação de campanhas baseadas em geolocalização é excelente oportunidade de negócios proporcionada pelo mobile marketing.

Seja nas redes sociais, seja no Google Adwords, é possível focar os seus anúncios com base em características geográficas ou em regiões específicas. Estabelecimentos que dependem de fluxo grande de pessoas, como restaurantes e lojas populares, podem se beneficiar muito com essas ferramentas.

Buscas baseadas em localização são frequentemente feitas por usuários mobile. Portanto, se você deseja ser encontrado pelo seu cliente, é fundamental colocar o seu negócio em um mapa local, como Google Meu Negócio. Uma vez presentes na listagem, os usuários de aparelhos móveis poderão localizar os seus produtos e serviços facilmente quando efetuarem uma busca.

Páginas responsivas

Muito provavelmente, você já foi direcionado por algum link no celular para uma página web toda desconfigurada, impossível de se navegar. Isso ocorreu porque a página não era responsiva, ou seja, não era programada para se adaptar automaticamente a um dispositivo móvel.

O grande crescimento do uso de smartphones e tablets para navegação e compras pela internet torna muito importante que as páginas do site ou blog da sua empresa sejam adequadas à leitura por meio desses dispositivos também. As agências de desenvolvimento web mais responsáveis geralmente entregam todo o layout dos seus produtos já responsivos.

Se você ainda tem dúvida se o seu portal ou página não se adéqua à navegação por dispositivos móveis, procure acessá-los pelo celular e confira o resultado. Você não pode lançar mão de qualquer outra estratégia de mobile marketing sem antes garantir que o seu conteúdo esteja adaptado a essas plataformas.

Aplicativo móvel

Como percebeu até aqui, o mobile marketing é uma tendência crescente inegável dos investimentos em marketing para os próximos anos. Estratégias como a construção de sites e blogs responsivos (adaptados à leitura por dispositivos móveis) são fundamentais para se adequar a essa realidade.

Um passo além que pode ser dado pela sua empresa é a criação de um aplicativo que agregue valor à sua persona. O aplicativo do seu negócio deve ter funções práticas e ser útil de alguma maneira para o seu cliente, ajudando-o a resolver seus problemas ou complementar a oferta de valor proporcionada pelo seu negócio.

Se quiser obter sucesso e garantir um número de usuários relevante, você não deve pensar no seu aplicativo como um mero panfleto publicitário ou institucional. Utilidade e praticidade devem ser os norteadores do uso dessa estratégia. A partir dos números, estatísticas e possibilidades de atuação que apresentamos, você consegue concluir a importância fundamental do mobile marketing  para o futuro das empresas.

Se chegou até aqui, já percebeu que investir no mercado mobile não é uma opção. Utilizar as tecnologias disponíveis em favor da sua empresa é fundamental para se manter competitivo e alcançar o sucesso. Lembre-se de que não basta apenas estar presente nessas plataformas e redes. Também é fundamental a criação e o compartilhamento de conteúdo relevante para a sua audiência.

O marketing digital como um todo permite a construção de melhor posicionamento de marca, além de contribuir para a atração de clientes mais qualificados.

Então, você planeja usar mobile marketing para o seu negócio on-line? Deixe o seu comentário no post e enriqueça ainda mais esta discussão.