O que é um domínio estacionado? Por que usar?

É bastante provável que você saiba o que é um domínio e até mesmo já tenha um, mas provavelmente viu ou ouviu o termo domínio estacionado ou estacionamento de domínio e quem sabe até o correspondente em inglês (parked domain) e não saiba o que é e que utilidade isso pode ter para sua empresa e seu negócio na Web.

Não há apenas uma razão ou motivação para se ter um ou vários domínios estacionados e é essa a nossa proposta, esclarecer quando e como realizar o estacionamento de um domínio, de modo que ao fim, você tenha condições de avaliar o quanto isso pode beneficiar suas estratégias de Marketing Digital.

O que é estacionamento de domínio?

Sempre que se registra um domínio, o órgão ou a empresa que efetua o registro, requer que você informe os servidores de DNS de onde irá hospedar o seu site e que no fundo, é a hospedagem de tudo que está relacionado ao seu domínio, como por exemplo, as contas de e-mail.

Em um passado recente, ao registrar um domínio nacional, ou seja, com extensões .br, a entidade brasileira que dá as concessões, exigia que houvesse a atribuição dos servidores de DNS de uma empresa de hospedagem, independente de já haver ou não um site ou qualquer outro serviço associado ao domínio.

De modo simplificado, estacionar um domínio consiste em fazer seu nome de domínio apontar para uma página qualquer na Internet, através da atribuição de DNSs, indicando que aquele domínio consta registrado.

Quando se registra um domínio na HostMídia e em muitas empresas do segmento, mas não se contrata um plano de hospedagem, é realizado esse procedimento automaticamente e assim que a propagação de DNSs acontece, qualquer pessoa que acesse o domínio, verá uma página padrão do hosting, informando que tal domínio consta registrado.

Há uma variedade de situações em que um domínio é registrado e não há ainda uma destinação imediata para o domínio.

Uma situação extremamente comum e que exemplifica isso, é quando se faz o primeiro site.

Normalmente as pessoas e empresas nesse momento em que decidem ingressar na Internet, começam pela definição do domínio que registrarão e utilizarão para o site, afinal a disponibilidade de bons domínios, está cada vez menor e demorar para realizar o registro, pode significar perder um nome de domínio identificado com a marca.

Assim, essa é a primeira destinação e mais comum, mas não é a única.

O que há de comum nas diversas situações que levam a um estacionamento, é a mesma que conceitua um estacionamento de veículos. Assim como o carro, estaciona-se um domínio, quando ele não será utilizado momentaneamente.

Quando estacionar um domínio?

O estacionamento de domínios se mostrou necessário, tão logo a Internet mostrou seu potencial comercial e as pessoas e empresas enxergaram a importância que bons domínios têm para os negócios digitais.

A partir de então, registrar mais de um domínio, passou a ser uma prática comum.

Em vez de ter apenas minhaempresa.com.br como domínio representativo do seu site, alternativas como minhaempresa.com e/ou minhaempresa.net, passaram a ser registradas e apontadas para o domínio original, constituindo a situação de estacionamento mais comum atualmente.

As razões mais comuns para isso, são:

  • Ampliar as chances da sua marca, empresa e produtos serem encontrados, principalmente nos dias de hoje em que há a popularização de outras extensões de domínio. Há casos de empresas que têm registrados vários domínios que diferem um do outro apenas pela extensão e assim, ao digitar qualquer variação do domínio principal, o visitante acessa o mesmo conteúdo do domínio e site principais;

  • Quando há mudança do domínio principal, especialmente se o domínio antigo já tinha alguma popularidade. Nestes casos, o site é vinculado ao novo domínio, mas eventuais visitantes que acessem o domínio antigo, vão encontrar conteúdo devido ao apontamento, em vez de uma página de erro 404, por exemplo;

  • Proteção da marca contra concorrência e contra outras empresas. Há casos célebres de empresas que ao iniciar atividades em outros países, depararam-se com seu domínio registrado com as extensões nacionais ou de código de país (ccTLDs), sendo que algumas vezes nem mesmo eram concorrentes, mas apenas tinham mesmos nomes. Mas há também os casos em que há o registro de domínios eventualmente disponíveis que possam interessar aos seus concorrentes, com claro intuito de impedir seu uso;

  • Proteger uma marca ou mesmo o site principal em relação a fraudes virtuais e uso indevido da marca. Essa é uma prática comum com sites de bancos, instituições financeiras e mesmo algumas empresas famosas, em que domínios similares visualmente podem ser registrados, para criação de sites de phishing ou de outros tipos de fraudes virtuais, objetivando iludir os visitantes. Nesses casos, o dono do site principal registra domínios similares para evitar seu uso indevido;

  • Registrar um domínio para uso posterior ou quando está relacionado a eventos esporádicos ou sazonais, como por exemplo, um festival que ocorre em uma determinada época do ano ou mesmo quando ocorrerá apenas uma vez e após o seu encerramento, não há mais motivo para manter algum conteúdo associado;

  • Investir em um nome de domínio que pode ser atraente ou desejável comercialmente, especialmente nomes de empresas ou marcas conhecidas e, portanto, pode ser “vendido” posteriormente obtendo-se lucro;

  • Também é possível exibir publicidade em uma página estacionada para obter renda sempre que alguém visitá-la e clicar em um dos anúncios que são exibidos, sendo que existem empresas especializadas nesse modelo de estacionamento;

As razões acima são as mais comuns pelas quais alguém pode ter um ou vários domínios estacionados, apontando para um site principal ou mesmo uma página simples. No entanto, há casos em que se deve tomar certas precauções.

Desvantagens de estacionamento de domínios

Mas nem tudo são flores. Se há bons motivos e em alguns casos vantagens em ser ter alguns domínios registrados e estacionados, também há razões para não fazê-lo.

Imagem do domínio

Embora os serviços de estacionamento que produzem retorno financeiro através da exibição de publicidade, possam render alguma receita, não há controle sobre como o domínio estacionado é usado pelas empresas de estacionamento com publicidade vinculada.

Se há pretensões de se usar o domínio futuramente em proveito próprio, sua utilização com publicidade por um longo tempo, pode afetar tanto sua imagem junto aos visitantes, como perante os mecanismos de busca e reverter seu histórico, pode exigir tempo e trabalho.

Influência no ranqueamento

É preciso tomar cuidado quando se realiza o estacionamento de um ou muitos domínios, todos com o mesmo conteúdo de um site principal, isso porque o Google, podem interpretar as várias páginas iguais como conteúdo duplicado, o que afeta negativamente o ranqueamento dos sites envolvidos e seu trabalho de SEO.

Isso é feito pelo Google, para inibir sites que copiam ou reproduzem conteúdo de terceiros e valorizar quem produz conteúdo autêntico e original. Há dois modos de se evitar isso.

Conteúdo e ranqueamento

Em vez de simplesmente efetuar o estacionamento, com apontamento e duplicação do conteúdo de um domínio principal, efetue o redirecionamento, que consiste em fazer com que qualquer visita aos domínios estacionados, seja conduzida ao site principal.

Não há duplicação de conteúdo nesse caso.

Canonical TAG

Pode-se informar aos mecanismos de busca o endereço original de um determinado conteúdo, através da inserção de uma tag específica no HTML das páginas dos domínios estacionados – a tag canonical.

Ela indica ao algoritmo do mecanismo de busca, qual a página original que será mostrada em resultados de pesquisas e que está associada ao conteúdo exibido, como no exemplo a seguir:

<link rel=“canonical” href=”http://www.meudominioprincipal.com.br/institucional” />

Assim, efetuar o estacionamento de domínios, deve ser algo bem refletido e realizado com critério, para que se possa obter os melhores resultados. Dispor de um bom plano de hospedagem, em que se possa contar com domínios adicionais e a possibilidade de efetuar estacionamentos, é uma ótima opção.

Conclusão

Domínios estacionados podem ser úteis em muitas situações e até mesmo necessários em alguns casos, no entanto, é importante avaliar cuidadosamente como utilizá-los, pois também pode haver prejuízo ao trabalho de SEO.

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