A Internet muito além de um site!
Quando pensamos em Internet, é comum que a primeira coisa que se venha a mente, é um site, que podem ser os populares sites institucionais, ou os blogs, ou lojas virtuais, ou redes sociais ou qualquer outro tipo de site, de acordo com as suas preferências de navegação. Mas a Internet é muito mais do que isso!
Isso tudo, é a parte mais aparente e visível da Internet e talvez por isso, as pessoas e principalmente as empresas não aproveitem o máximo que ela pode oferecer, por simplesmente não lembrarem-se ou mesmo enxergarem tudo de que ela é capaz. Vamos explorar um pouco mais do seu potencial?
O que é a Internet?
Entender o que é a Internet, ajuda a construir uma visão mais ampla do universo que a representa e consequentemente a diminuir as limitações que normalmente estão associadas ao que ela pode proporcionar.
Há muitas definições e explicações sobre o que é a Internet, com mais ou menos dados históricos e conceitos associados. Para o propósito de nossa reflexão, vamos adotar uma das mais simples e que é uma grande rede de computadores, composta por várias outras redes menores, de âmbitos locais, regionais e globais.
Quem tem alguma familiaridade – e não precisa ser muita – com redes de computadores, deve compreender que uma rede entre outras coisas permite que computadores ou dispositivos (ex: impressora) que integrem uma rede, comuniquem-se entre si, troquem informações / dados e compartilhem serviços (ex: e-mail).
Assim, a Internet é um meio de dispositivos diversos ao redor de todo o mundo estarem em diferentes graus ou níveis, integrados e compartilhando dados e serviços.
Os sites são sim a maior manifestação desse compartilhamento, mas assim como em uma rede corporativa, há situações em que os serviços disponíveis atendem a demandas mais específicas e um contingente de usuários restritos. Ou seja, um uso que não é destinado ao conjunto de usuários que são representados por um internauta típico.
A Internet não é apenas o site da empresa X, que pode ser acessado em São Paulo, Timbuktu ou Genebra!
Quando a Internet vai além de um site?
Se no passado as empresas e, sobretudo, as grandes corporações precisam investir em infraestruturas as vezes complexas de servidores corporativos, redes interligando esses servidores e estações de trabalho, sistemas diversos, pessoal qualificado e especializado para criar e manter tudo funcionando e atualizado em face à rápida obsolescência que sistemas informáticos apresentam, com a Internet esse panorama é muito mais favorável e radicalmente diferente.
Entre as muitas possibilidades de um cenário comum há alguns poucos anos e que ganha novas perspectivas com as tecnologias que a Internet proporciona, como por exemplo, o Cloud Computing, estão os ERPs (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais) e os CRMs (Customer Relationship Management ou Gerenciamento do Relacionamento com Clientes), para citar apenas dois.
Se antes um CRM precisava ser instalado em cada máquina do departamento comercial de uma multinacional espalhada em diferentes continentes e cada uma das filiais estar ligada à matriz por algum tipo de conexão, hoje ela pode estar acessível de qualquer rincão do planeta que tenha acesso à Internet.
Da mesma forma, um executivo em viagem de negócios, pode consultar o ERP da empresa para obter informações atualizadas para sua próxima reunião de negócios, enquanto faz a conexão de um vôo, a partir do seu notebook usando um hotspot wi-fi no aeroporto.
Ou seja, praticamente qualquer sistema empresarial que antes exigia todo um aparato local, com alcance e disponibilidade reduzidos, estão a um clique de mouse e uma conexão com a Internet, agora com uma abrangência nunca antes vista.
Fronteiras geográficas, fusos horários, expedientes, expertise, grandes montantes de investimento, formação e qualificação, entre outros, já não são mais fatores limitantes, graças às tecnologias e os benefícios e facilidades que a Internet oferece.
E a coisa não para por aí! Sistemas de segurança e/ou vigilância, controle e gerenciamento de frotas (rodoviárias, ferroviárias, marítimas, aéreas) assistidas por GPS, sistemas bancários e financeiros, Internet das coisas (IoT), aplicações e serviços baseados em Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning, são alguns outros exemplos de demandas que podem encontrar abrigo na Internet e ampliar as possibilidades que antes um sistema corporativo local poderia ter, por mais investimento que tivesse.
As vantagens da Internet para além de um site
De modo objetivo, mudar paradigmas e com eles plataformas e sistemas empresariais para a Internet, já não é apenas uma questão de opção, mas de necessidade. Há um amplo conjunto de vantagens que justificam as mudanças e criam um ambiente propício e que produz melhores resultados quando se opta por migrar uma solução de um escopo local, para um global.
Flexibilidade
Em vários âmbitos e cenários é possível hospedar soluções em um servidor de Internet ou nas nuvens, visto que estes são preparados para acomodar uma ampla gama de serviços e representam uma infraestrutura já acostumada e preparada para a diversidade de demandas que a Internet representa. Quantos tipos de serviços e tecnologias temos hoje disponíveis na Internet? Praticamente todo App que temos em nossos celulares, é uma aplicação ou serviço de Internet!
Escalabilidade
Geralmente as soluções baseadas na Internet permitem ajustes rápidos, tanto no sentido do crescimento / ampliação, como na diminuição / redução das demandas. No caso do crescimento, os investimentos necessários para ampliar o alcance que um determinado sistema tem (mais usuários), são bastante inferiores aos modelos físicos e locais do passado. Já quando há redução, não se tem infraestrutura (equipamentos, espaço, licenças, etc) ociosa e, portanto, investimento feito sem o retorno correspondente.
Economia
Intimamente relacionada à escalabilidade acima mencionada, como também pelo todo dos modelos baseados na Web exigirem menores investimentos de tempo, recursos físicos e financeiros, bem como profissionais para implantação e manutenção dos sistemas e tecnologias utilizadas.
Os modelos baseados na web, popularizaram os conceitos de SaaS (Software as a Service), PaaS (Platform as a Service) e IaaS (Infrastructure as a Service) e assim, “consome-se” software, plataforma de desenvolvimento e infraestrutura para tudo isso, como serviços e assim paga-se conforme se utiliza e se necessita (on demand), sem a exigência de um investimento em algo que requer constantes atualizações e que no caso dos modelos antigos, devido à velocidade cada vez maior com que a tecnologia torna-se obsoleta, requer investimentos permanentes e cíclicos.
Disponibilidade
Principalmente nas infraestruturas baseadas em cloud computing – as quais costumam oferecer elevados padrões de confiabilidade e disponibilidade – mas também em servidores dedicados em datacenters, os elevados índices de uptime garantem que aplicações e sistemas na Internet estejam sempre disponíveis.
Alcance
Devido ao fato do acesso a serviços e sistemas requerer apenas um dispositivo compatível e com hardware capaz de processar e renderizar as informações e conectividade à Internet, usuários em qualquer lugar do planeta têm exatamente o mesmo conteúdo que um localizado na matriz da empresa. Não há fronteiras físicas ou distâncias suficientemente grandes para limitar a quem um dado sistema pode atingir.
Produtividade
Sistemas baseados na web normalmente estão menos suscetíveis a downtime, seja por ser mais fácil e barato dotar o ambiente de redundância, minimizando perdas por paralisação de sistemas críticos ou vitais ao funcionamento da empresa.
A disponibilidade e o alcance, são também fatores que contribuem para melhores índices de produtividade, na medida em que qualquer colaborador da empresa que necessita usar os sistemas na web, podem fazê-lo a qualquer hora e em qualquer lugar.
Controle
A administração e o controle de sistemas e aplicações na Internet, ficam centralizados em um servidor web ou mesmo em uma plataforma cloud, são infinitamente maiores do que sistemas instalados em estações de trabalho ou mesmo em servidores locais de cada unidade empresarial. Aqui a administração não é ponto a ponto, mas centralizada.
Relatórios, dados estatísticos, logs, controles de acesso, privilégios e todos os aspectos que podem interessar e importar aos gestores, são mais facilmente administráveis quando centralizados na Internet.
Conclusão
A Internet é representada por bem mais do que simples sites, sejam eles blogs, sites de conteúdo ou de redes sociais. Uma infraestrutura de Internet, é normalmente constituída para abrigar uma gama ampla de soluções, incluindo sistemas que no passado eram locais e restritos ao ambiente corporativo, com uma lista consistente e evidente de vantagens.