Tudo o que é preciso para ter boas imagens / fotos no site
Não é de hoje que as imagens desempenham papel cada vez mais importante na composição de um conteúdo qualquer. O sucesso de redes sociais como Instagram, Pinterest, Tumblr e Flickr, reforça essa afirmação.
Mesmo diante dessa incontestável verdade, há ainda quem não trate a questão com a devida seriedade, muitas vezes por não compreender tudo o que significa ter boas imagens / fotos no site.
Por isso, nesse post trataremos de tudo que está relacionado com a questão, de modo que você possa desfrutar dos benefícios que boas imagens trazem a um site.
Qual a importância das imagens do site?
Quem tem ou pretende ter um site, precisa lembrar que ele é feito para as pessoas, por mais óbvio que isso possa parecer.
Ao destacar as pessoas, nosso objetivo é lembrar que pessoas têm emoções, têm curiosidades, lembranças, ideias, impressões e várias outras sensações, que são predominantemente baseadas em imagens.
Quando recordam das experiências e momentos que tiveram, são as imagens que vêm à mente. E o mesmo mecanismo ocorre quando pensam em um produto, associando-o com uma ou várias imagens.
Portanto, esse caráter visual cumpre papel decisivo na experiência que as pessoas têm.
Embora essa justificativa já seria suficiente para enaltecer a sua relevância, há ainda outros fatores que reforçam a importância que as imagens têm em um site:
-
Design e layout – as imagens – todas elas, incluindo as menores como os ícones ou os padrões que formam um background – são elementos fundamentais na estética de um site, compondo o design e o layout e que por sua vez também cumpre vários papéis:
-
Deve ter aparência agradável;
-
Visualmente deve remeter à identidade da marca e ao que pretende comunicar aos clientes;
-
Facilitar a identificação de cada porção do site;
-
Contribuir para a navegação;
-
Ilustrar e reforçar informação textual;
-
Harmonizar e equilibrar com o conteúdo textual;
-
Despertar ou reforçar emoções.
-
-
Comunicação – as imagens podem desempenhar função comunicativa, por vezes substituindo e até ampliando a comunicação verbal;
-
Experiência – quando adequadamente escolhidas e bem utilizadas, enriquecem a experiência do usuário no site;
-
Tempo – ao cumprirem os papéis acima, também economizam o tempo do usuário e tornam a navegação mais dinâmica e fluída.
Pode-se até mesmo dizer, que dependendo do assunto do qual trata o seu site, as imagens são essenciais.
Imagine um site de receitas, com fotos bonitas e bem descritivas dos passos mais importantes da receita. Certamente vão dar um destaque muito maior do que os seus concorrentes que apenas utilizam texto corrido.
Mas não é só isso!
Dependendo do quão boas forem as imagens, servirão de estímulo ao visitante para experimentar a receita e facilitarão / ilustrarão a reprodução dos passos necessários.
A importância das imagens no trabalho de SEO
Se já não fosse bastante, cada vez mais as imagens podem contribuir para o trabalho de SEO.
O Google, o Bing e outros mecanismos de busca, também indexam as imagens, desde que se tome certos cuidados, os quais detalhamos no post “Por que e como fazer SEO para as imagens do site?”.
Ao dedicar atenção e seguir certas dicas, as imagens podem ser exibidas nos resultados da busca, o que pode trazer visitantes para o seu site.
Quanto mais fotos você tem de um determinado assunto e se elas forem bem trabalhadas, mais chances de alguém vir até o seu site, por conta das fotos.
O nome das fotos, contendo palavras-chave do assunto, o texto alternativo, que é permitido incluir na maior parte dos CMSs, bem como as propriedades dos arquivos de imagens, quanto mais completos e utilizando palavras relacionadas ao assunto, melhor o Google irá classificá-las na opção “imagens” das SERPs.
Sendo assim, mesmo que não seja a principal via para trazer visitantes, é possível conseguir um contingente adicional de pessoas, que chegarão ao seu site pelo resultado de uma busca por imagens.
Você não vai abrir mão desse punhado de visitantes a mais, vai?
O que são boas imagens para um site?
É importante respondermos a essa pergunta, porque quem nunca dedicou muita atenção ao assunto, tende a achar que boa imagem, é apenas uma imagem nítida e relacionada ao assunto que pretende ilustrar.
No entanto, para o nosso propósito, uma boa imagem significa que ela deve reunir vários aspectos importantes:
-
Qualidade – a qualidade refere-se a aspectos como nitidez, resolução, brilho, contraste, saturação, ou seja, características que resultam em uma visualização tão boa quanto for possível do objeto da imagem;
-
Contexto – é preciso que a imagem seja coerente com o contexto ou com o entorno onde ela é exibida, geralmente ilustrando um texto ou enriquecendo e ampliando as informações textuais;
-
Realistas – boas imagens são realistas e devem representar a realidade. Há imagens que claramente destoam do mundo real e parecem mais representações muito perfeitas e até utópicas. Dê preferência aquelas que representam o quotidiano e situações que reais na vida das pessoas, o que contribui para confiabilidade do conteúdo;
-
Dimensões – refere-se às dimensões, geralmente em pixels e cujas medidas devem estar de acordo com as resoluções de telas prevalecentes nos dispositivos (smartphones, tablets, notebooks, desktops, etc) dos visitantes. Muitos inferiores ou superiores, significarão problemas de visualização e até de navegabilidade;
-
Tamanho – o tamanho é o espaço ocupado em disco, medido em kilobytes (ou megabytes, se for o caso) e que pode ser decisivo em questões como o desempenho do site. Se exageradamente grandes ou se houver muitas, o site pode ficar lento por conta das imagens;
-
Direitos – essa é outra preocupação muito importante, pois o uso de imagens protegidas por direitos autorais, pode trazer consequências graves;
-
Original – a originalidade, ou se preferir, o quão exclusiva uma imagem é, também é um fator de diferenciação, principalmente porque cada vez é mais comum o uso de inteligência artificial no “reconhecimento” de imagens para indexação;
-
Atributos – atributos como nome do arquivo de imagem, bem como texto alternativo (atributo “alt”), fazendo uso de palavras-chave de cauda longa para diferenciação e especificidade junto ao contexto, contribuem para o SEO e para o consumo do conteúdo pelos visitantes;
-
Formato – a escolha dos diferentes formatos de imagens também conta favoravelmente – ou não, se a escolha for inadequada – para o resultado final, significando arquivos menores (tamanho), com melhor qualidade e mais adequados ao seu propósito.
Como obter melhores imagens?
O ideal é contar com imagens que originalmente foram bem produzidas, o que significa uma boa câmera e um bom fotógrafo, no caso das fotos, ou um bom designer quando é uma criada em um programa destinado a esse fim.
Mas nem sempre isso é possível e às vezes é necessário submeter as imagens a um pós-processamento.
O processo de melhorar imagens, para que fiquem com uma boa aparência final, objetivando sua publicação no site, necessariamente passa pelo uso de um programa de edição de imagens.
A opção mais conhecida e tida como a melhor por muitos profissionais da área, é o Adobe Photoshop. Se você tem uma licença, ótimo!
No entanto, não vá adquirir uma apenas para tratar as imagens do site, a não ser que o conteúdo amplamente baseado na apresentação de imagens, como por exemplo, o site de um arquiteto ou o portfólio online de um fotógrafo. Mas se esse fosse o caso (site de fotografia), já se sabe tudo o que precisa sobre o assunto e muito provavelmente essas informações já são conhecidas.
Há ótimas opções de programas de edição gratuitos, como é o caso do Gimp, que é uma alternativa Open Source e que roda bem em muitas máquinas.
Também há opções de programas de edição online, o que significa dizer que você não precisa instalar nada no seu computador, como por exemplo, o Pixlr, que além de gratuito, tem até versão em português.
A necessidade de um programa de edição de imagens, deve-se ao fato de que muitas vezes as fotos das quais você dispõe, precisam de retoques para que fiquem adequadas ao seu uso no site, como por exemplo:
-
Ajustes diversos – ajustes no brilho e contraste, na saturação ou no balanço das cores, são exemplos de processamento no editor, que tornam as imagens mais nítidas e/ou mais harmônicas com o design do site;
-
Dimensões – redimensionamentos diversos para ajustar ao site, como recorte, a redução e até mesmo gerar versões reduzidas – os conhecidos thumbnails – para uso em uma galeria, por exemplo;
-
Alteração na resolução – sem perda da qualidade – para gerar um arquivo de tamanho final que favoreça o desempenho e carregamento das páginas;
-
Propriedades da imagem – editar as propriedades da imagem, envolve editar os diversos atributos de texto que são vinculados às imagens, como por exemplo, nome do autor, título, direitos de cópia, assunto, palavras-chaves, e até mesmo a URL ou o endereço do site ao qual a imagem pertence.
Ao editar corretamente estes campos, juntamente com um nome bem descritivo, melhoram-se as chances de um bom ranqueamento nos resultados da busca por parte do Google, contribuindo para alguns visitantes a mais.
A depender do tipo de conteúdo e consequentemente de imagens que você tem no site, um outro ponto que pode ser trabalhado, com objetivo de lhe trazer alguns visitantes e que envolve o processo de edição, é a produção de wallpapers (papéis de parede) em diferentes resoluções, para serem acomodados em diferentes resoluções e tamanhos de tela.
Se você tem um site que aborda carros, seus visitantes podem gostar bastante de papéis de parede daquele esportivo que é desejo de consumo.
Nesses casos, atente para os direitos autorais da imagem e coloque seu logo de forma discreta ou em marca d’água, o que sempre vai fazer com que lembrem do seu site ao verem o wallpaper. Há muita gente que cria papeis de parede com logos tão grandes e destacados, que acabam por comprometer a foto e sua proposta.
Você não precisa se tornar um expert em edição de imagens para fazer muito do que abordamos e há muitos sites com tutoriais a respeito.
A maior parte dos recursos necessários para correções e ajustes, são fáceis e requerem poucos passos. Nos casos em que houver a necessidade de um tratamento muito grande nas imagens que você tem, é melhor considerar obter outras imagens, em outras fontes.
Como obter imagens profissionais?
Se você não tem boas imagens, tanto em qualidade, como de temas bem identificados com assunto, o indicado é optar por bancos de imagens.
Lembre-se que queremos um site com aspecto e função profissionais e para tanto, as imagens não podem ser quaisquer umas.
Há alguns poucos bancos de imagens gratuitos ou sem restrições de copyright. No entanto, dependendo do assunto da imagem, as opções são reduzidas e você corre o risco de encontrar a mesma imagem em diferentes sites, ou seja, você perde pontos no fator originalidade.
Também não se deixe seduzir por usar imagens encontradas no Google, sem ter garantias de sua procedência e que podem ser usadas sem estarem infringindo direitos de cópia e uso. Não seria agradável receber uma notificação do proprietário da mesma, requerendo sua remoção. Além disso, as chances de mais sites estarem usando a mesma imagem, são maiores.
Se você busca exclusividade e boa qualidade nas imagens, o ideal mesmo é buscar nos acervos pagos.
Normalmente é possível encontrar boas imagens e uma boa variedade a preços acessíveis, da ordem de poucas dezenas de reais. Tem-se opções de tamanho e resolução para diferentes finalidades, bem como direitos de uso específicos.
Embora você não esteja livre de encontrar uma imagem que esteja usando em outro site, a possibilidade é um pouco menor. Alguns sites populares que fornecem este serviço, são o Stockphotos, o Istockphoto, o Shutterstock, o Dreamstime e o Adobe Stock.
Conclusão
Imagens não apenas ajudam a compor o layout e dar mais vida a um site. Podem ser parte importante do conteúdo e ser até mesmo o ponto central do mesmo. Mas para que cumpram seu papel e até ajudem a trazer um contingente de visitantes, precisam ser atrativas, representativas do conteúdo, terem boa qualidade, exigindo assim critério e algum trabalho para sua produção.