Como um glossário pode ajudar na estratégia de SEO?
A depender do ramo de atuação de uma empresa, seja nas muitas situações de contatos com os clientes, seja nas relações com os fornecedores ou com outros players do mercado, pode ser necessário o uso de palavras específicas desse ramo, o que se conhece como jargão da área ou jargão técnico.
Acontece que nem todo mundo tem ciência desses termos mais específicos e de uso reservado. Como fazer? Como criar conteúdo para Web nessas situações?
Um glossário, é parte da solução! Mas seu papel pode ir além e contribuir para a estratégia de SEO do site e por isso, o foco do nosso bate-papo de hoje, será o uso do glossário no seu projeto Web.
O que é glossário?
Popularmente, um glossário é como um pequeno dicionário destinado a esclarecer aos leigos a uma área, sobre os termos específicos que nela são comumente utilizados.
Particularmente no caso de um site, um glossário tem como papel, conter o conjunto de palavras e seus significados, suas explicações e definições, presentes no segmento no qual a empresa atua.
Assim, se o seu site é sobre informática e temas associados, certamente existem palavras que não são de conhecimento de todos, especialmente os leigos e os que estão se iniciando na área. Para que a compreensão seja plena e, portanto, o conteúdo cumpra com eficácia seu papel, um glossário pode ser essencial.
A importância do glossário
O primeiro fator de importância do glossário, já foi mencionado, que é tornar o conteúdo tão compreensível quanto possível e por consequência, útil ao visitante. Sem a plena compreensão do que é tratado, as necessidades, desejos e expectativas do cliente, podem não ser atendidas.
A importância para o visitante, também compreende:
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Melhora a experiência do usuário, que não tem que buscar em sites externos as explicações sobre o que ele não conhece bem. Ao não ter que alternar entre diferentes sites e/ou um site de busca, a sua experiência no site é melhorada;
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Aumenta a confiança e credibilidade do site, por demonstrar ao visitante que a empresa além de ter o conhecimento associado, trata o visitante com respeito e facilita o consumo do conteúdo;
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Ajuda na educação do cliente, fornecendo informações mais completas sobre os assuntos contidos no site e eventualmente ajudando os visitantes a aprenderem mais sobre seus produtos / serviços;
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Contribui para melhorar a percepção de valor do conteúdo, bem como dos produtos / serviços relacionados;
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Torna a navegação no site mais ágil, visto que o design e a organização do conteúdo, facilita a localização do que o visitante busca.
Se as razões acima já não fosse bastante boas para inclusão de um glossário no site da organização, há ainda as vantagens em termos de SEO.
As vantagens do glossário no trabalho de SEO
Pouca gente comenta, mas um glossário bem elaborado, também influencia positivamente o trabalho de SEO.
Resumidamente, os benefícios para o SEO, são concretos e são muitos:
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Ao incluir um índice completo das palavras específicas dos temas tratados no site, consegue-se melhorar a relevância que esse conteúdo tem, contribuindo para que os algoritmos dos buscadores, identifiquem e classifiquem melhor sobre o que o site trata;
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Consequência direta e intimamente relacionada ao benefício anterior, ao ampliar a base de conhecimento dos temas tratados, melhora também a autoridade do domínio;
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É comum haver uma boa quantidade de palavras-chave de cauda longa, que são menos concorridas e conferem mais especificidade, refinando e melhorando a qualidade do tráfego;
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Outro benefício associado ao anterior, é o aumento do tráfego oriundo das buscas orgânicas, trazendo os visitantes que buscam termos específicos e por consequência, um tráfego mais qualificado;
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Enriquecer o conteúdo com jargão da área, com definições e explicações, também eleva o tempo de permanência dos visitantes no site, que por sua vez, é um indicativo favorável na avaliação dos mecanismos de busca;
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A melhora na compreensão do conteúdo, especialmente quando isso está relacionado com os produtos / serviços, proporciona uma melhora na taxa de conversão e na jornada de compra;
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Na contramão da vantagem anterior, há redução da taxa de rejeição do site, já que acaba com a necessidade do usuário buscar informações externamente;
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Ao trabalhar adequadamente os termos específicos, há mais oportunidades para o trabalho de link building interno do site e do SEO On-Page, bem como a distribuição de autoridade das páginas (link juice);
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Um glossário extensivo e bem elaborado, somado aos benefícios anteriores, ampliam a probabilidade de outros sites incluírem links para ele, aumentando os backlinks e consequentemente melhorando o trabalho de link building;
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Um bom glossário, que regularmente recebe atualizações e melhorias, é um típico exemplo de conteúdo evergreen, um fator também valorizado pelos mecanismos de busca;
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A experiência positiva do usuário, impacta o engajamento (ex: compartilhamento) e os retornos ao site, que tem a chance de se tornar uma referência no assunto e até ser favoritado.
Princípios para criar um glossário para o site
Uma vez que você esteja convencido da importância para os visitantes e das contribuições que um glossário pode dar ao trabalho de SEO, é provável que você queira saber como criar um que seja útil e eficiente, certo?
Por isso, criamos uma lista bem objetiva de princípios para um glossário que funciona:
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Crie uma lista extensa dos termos técnicos, dos jargões da área e dos conceitos mais comuns do segmento de atuação da empresa, como também dos produtos / serviços comercializados;
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As explicações e definições devem ser de fácil compreensão, evitando linguagem técnica, afinal o esclarecimento de um termo, não deve exigir a consulta a um outro, ainda que ele esteja presente no próprio glossário. Quando for o caso, apoie-se em exemplos e analogias;
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Atenção à linguagem usada, que deve ser natural e tão próxima quanto possível do que as pessoas usam no dia a dia, lembrando que o processamento de linguagem natural (PLN) tem cada vez mais importância e vem sendo usada nos modelos de inteligência artificial;
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A depender da quantidade de termos do glossário, estude qual a melhor forma de organização. Você pode indexá-lo alfabeticamente, por temas ou por categorias, a fim de facilitar e tornar intuitiva a localização das palavras buscadas;
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Resista à tentação do CTRL+C / CTRL+V! Crie suas próprias explicações e definições, pois a originalidade de conteúdo cria diferenciação para os visitantes e para os algoritmos dos buscadores;
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Analise a relevância das palavras-chave usadas e quando possível, sinônimos nas explicações, o que enriquece a indexação por parte dos mecanismos de busca;
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Inclua as palavras-chave principais e de cauda longa nas definições e nos títulos dos conteúdos;
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Quando for o caso de glossários extensos e de mais de uma página, use URLs amigáveis e descritivas para cada página;
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Atenção ao texto âncora, especialmente para as palavras de cauda longa;
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Facilite a navegação, incluindo no texto explicativo dos termos, links para outras páginas relevantes do site, o que favorece a distribuição de link juice;
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Considere o design, a navegabilidade, usabilidade e acessibilidade. O acesso e uso do glossário, é para simplificar a vida do visitante e não dar mais trabalho;
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Faça uso de um Schema Markup específico para glossários, o que faz com que os motores de busca indexem adequadamente a estrutura do conteúdo;
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Atualizar o glossário frequentemente, incluindo novos termos e definições, é essencial.
Conclusão
Pouco utilizados, os glossários podem ser um ótimo recurso para os visitantes, mas especialmente para as estratégias de SEO do site da empresa.