Link juice: o que é, importância e como conseguir?

Dependendo do quão fundo você vá no universo de SEO, uma hora você vai se deparar com um termo que não é dos mais falados, mas assim como todo o resto, também tem sua parcela de relevância.

Estamos falando de link juice.

Mesmo não sendo das coisas mais populares, vai chegar o momento em que um trabalho de SEO mais amplo, vai exigir que você saiba bem o que é link juice e como ele afeta as ações adotadas, razão pela qual não podemos deixar de dedicar um post ao tema.

O que é link juice?

É dos conceitos mais antigos que tem relação com ranqueamento das páginas e que resumidamente consiste na transferência de valor e autoridade que uma página recebe a partir de outra que contenha um link para ela.

É um estrangeirismo que se traduzido literalmente, significa suco de link e que não é muito usado, possivelmente pelo quão estranho soe na versão em português.

Mas um dos aspectos envolvidos, até é mais facilmente compreensível quando pensamos no significado e que já voltaremos a ele.

A compreensão ampla de link juice envolve outro termo tão antigo e não tão usado quanto, pelo menos ultimamente e que é o PageRank.

Ainda nos primeiros anos do desenvolvimento do Google, os fundadores do hoje famoso site de busca – Larry Page e Sergey Bryn – criaram o PageRank como um índice que varia de 0 a 10, para classificar todos os sites que fazem parte do banco de dados do motor de busca.

Embora a conclusão do algoritmo se deva ao trabalho de ambos, o conceito base veio de Larry Page, razão pela qual PageRank tenha esse nome e não por ser “ranking da página”, como alguns podem incorretamente supor.

Os sites cujo PageRank tendem a 0, são considerados os menos importantes e por consequência no outro extremo, os que aproximam-se de 10, os mais importantes.

Quanto mais elevado – próximo de 10 – for o PageRank de uma página, mais link juice ela fornece para a página cujo link ele contenha. Logo, deduz-se que o algoritmo tem como base a presença de backlinks entre dois sites.

O que mudou com o tempo, é que no passado esses eram aspectos de elevada importância na determinação de que posição uma página ou mesmo um site ocupava no ranking do buscador. Atualmente estima-se que há mais de 200 fatores que influenciam o ranqueamento e esse é apenas um deles.

A relação de Link Juice e PageRank

Para Larry Page, toda vez que uma página que tenha um determinado PageRank, faça menção a uma outra por meio de um link, a primeira estará dando um crédito para aquela cujo link aponta.

Quanto mais elevado é o PageRank, mais crédito é concedido.

Voltemos a pensar no termo traduzido e nas possíveis metáforas associadas.

Haver um link de entrada – um backlink em outra página – de uma página com PageRank baixo, é como receber um copo de suco. Se por outro lado, o PageRank é elevado, é como receber uma jarra de suco.

Outra consequência dessa metáfora, é que por exemplo, ao haver não um, mas quatro links para outras páginas, no primeiro caso um quarto do copo é recebido como link juice por cada uma das páginas para as quais os links apontam. E no segundo, um quarto da jarra e, portanto, é muito mais suco para cada um dos quatro “beneficiados”.

Mas como dissemos antes, hoje muita coisa mudou. O conceito de link juice ainda deve ser considerado, mas a transferência envolve mais do que simplesmente PageRank, sendo mais acertado falar em autoridade e que por sua vez implica em uma grande lista de fatores, dos quais ele é apenas um.

Para se ter uma melhor ideia do quão complexa a questão ficou, o contexto das duas páginas influenciará o link juice recebido.

Se temos dois links para duas páginas externas diferentes e a primeira é o mesmo tipo de conteúdo e assunto, mas a segunda trata de outro tema e o site tampouco se relaciona, esta receberá menos link juice que a primeira, porque os contextos são diferentes.

Como o link juice afeta as páginas?

Você acabou de saber que o contexto é um fator que contribui na determinação de quanto suco é transferido ou quanto de autoridade uma página pode passar para outra por meio de um link contido na primeira.

Há uma lista de aspectos que devem ser considerados na importância ou influencia que o “suco” tem...

1. Contexto e relevância

Imaginemos um site cuja temática seja automotiva e em uma determinada página é abordado com riqueza de detalhes o lançamento de um novo modelo de veículo, que entre vários aspectos do carro, faz menção ao uso dos materiais de acabamento de origem sustentável e a preocupação da empresa com o meio ambiente e as certificações correspondentes.

Ao incluir eventuais links para as entidades certificadoras, as respectivas páginas não receberão tanta autoridade e valor quanto páginas que tenham um conteúdo afim, porque o contexto dos respectivos conteúdos não é o mesmo e porque não há relevância de uma temática em relação a outra.

Em outras palavras, uma recomendação de um especialista em um assunto, tem maior relevância.

2. Passagem interna e externa de autoridade

Até o momento temos falado de link juice entre sites diferentes, porque é o mais importante para aqueles que estão focados no trabalho de link building externo.

Porém toda vez que você inclui um link para uma ou mais páginas do seu próprio site, você está “distribuindo suco” para cada uma delas, no trabalho de link building interno.

E vale o mesmo raciocínio que entre links externos, ou seja, uma página que consta como featured snippet e, portanto, na primeira página do Google, passa mais suco para cada uma com um link, do que outra que está apenas na terceira página dos resultados da busca (SERP).

3. Nenhum suco

Há ainda a situação de nenhum link juice associado com um link, quando ao inserir um link, é utilizado o atributo ‘rel=”nofollow”’ e que significa que o robô ou crawler não deve seguir o link.

Mas por que usar o atributo “nofollow”?

Uma página tem uma quantidade fixa e finita de suco – ou autoridade, se preferir – para transferir e se você inclui 10 links, esse suco deve ser dividido por 10, observando-se naturalmente aspectos com o contexto. Se destes 10, metade recebe o atributo “nofollow”, a autoridade – ou suco – será dividida por 5 e, portanto, mais autoridade é transferida.

É o caso por exemplo, de um link interno para uma página de login, a qual não precisa receber link juice e que ao não usar o atributo, estará passando autoridade sem necessidade.

4. Robots.txt

Administradores de sites têm a sua disposição o arquivo robots.txt, que entre outras coisas, contém “instruções” para os robôs de internet.

Páginas que constem como bloqueadas no arquivo robots.txt, além de não serem indexadas e acessadas pelos robôs, não recebem link juice de outras páginas que eventualmente tenham links apontando para ela.

5. Localização do link

Onde o link consta ou está localizado, também afeta a transferência de link juice.

Via de regra se o link está localizado em um texto em um post de um blog, por exemplo, isso tem mais valor do que um link no rodapé, em um menu ou na lateral da mesma página, como por exemplo, na sidebar do WordPress.

Isso porque o Google avalia a arquitetura da página e assim é de se supor que no nosso exemplo, para o visitante o conteúdo textual é mais importante e por consequência, links nessa região também são mais relevantes.

6. Palavras-chave

Saber utilizar palavras-chave ao longo do seu conteúdo, é função essencial do trabalho de SEO.

Quando essas palavras e o texto âncora fazem parte do título ou dos subtítulos, ganha-se ainda mais relevância e consequentemente contribuem para maior autoridade da página em que há a ocorrência.

Logo, quando há um claro e deliberado objetivo de transferir valor para uma página de um parceiro, tenha isso em mente ao incluir um link.

7. Quantidade de links

A quantidade de links não afeta apenas do ponto de vista de quantas “porcões de suco” serão destinadas a cada link.

O raciocínio associado, é que se um conteúdo tem demasiados links, torna-se menos provável um visitante clicar em um especificamente.

No entanto, é preciso levar em consideração a proporção. Um hipotético conteúdo de 5 linhas com 5 links, tem proporcionalmente muito mais links que os mesmos 5 links ao longo de 5000 palavras de texto.

Ou seja, o conceito de muito ou pouco, é relativo ao contexto.

Como conseguir link juice?

Uma vez que você já sabe o que é o conceito e como ele afeta as páginas associadas, é natural que queira saber como beneficiar-se disso, certo?

Basicamente o trabalho resume-se ao conjunto de ações para ampliar o link building e conseguir backlinks:

  • Invista em conteúdo – conteúdo de qualidade e amplo relativo ao tema e que justifique que a persona ou o seu público-alvo consuma-o. É só por meio de conteúdo devidamente concebido, que se consegue aplicar de modo eficaz os fundamentos de SEO e Marketing de Conteúdo;

  • Trabalho de guest posts – um site com autoridade, com bom conteúdo, somado à sua capacidade de construir parcerias, é o ponto de partida para criação de guest posts – postagens de convidados – e que é uma forma de trocar links entre sites que tem o mesmo contexto e são relevantes;

  • Marketing de Relacionamento – entre as muitas vantagens do Marketing de Relacionamento, os clientes passam a agir voluntariamente como promotores da marca, divulgando e compartilhando conteúdos;

  • Relação com fornecedores – construir uma boa relação com fornecedores, para além de produzir benefícios na operação física com consequências comerciais e financeiras, pode ampliar-se ao ambiente digital, com troca de links, guest posting, entre outras ações;

  • Assessoria de imprensa – um trabalho eficaz de assessoria de imprensa pode render link juice de qualidade, especialmente quando a produção de conteúdo para alguns segmentos, tem uma demanda elevada;

  • Promova engajamento – produzir engajamento é antes de mais nada produzir conteúdo útil e que seja compartilhável, nas redes sociais, nos fóruns, ou mesmo em outros sites, como pesquisas e dados estatísticos.

Conclusão

Link juice é dos conceitos mais antigos de SEO e que se devidamente conhecido e trabalhado, pode render um importante ganho de autoridade para o site.

 
 

 

 

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