Como vender mais e melhor na Black Friday 2024?

Uma das temporadas de vendas mais aguardadas do ano, está se aproximando e a oportunidade de aproveitar o clima criado, o interesse pelas promoções e ofertas e aumentar sua base de clientes, é imperdível!

Mas apesar das condições altamente favoráveis, não é todo mundo que consegue vender tanto quanto poderia ou desejaria na Black Friday.

Se sua empresa não tem aproveitado o potencial dessa data já consolidada no comércio, chegou a hora de mudar o jogo. Por isso preparamos um conjunto de dicas básicas e práticas para vender mais e melhor na Black Friday 2024!

O que é a Black Friday?

Todo mundo sabe o que é a Black Friday, não é mesmo?

Mais do que dizer o que é, essa pergunta tem como objetivo fazer pensar melhor no que isso deve representar para os negócios!

Tradicional nos EUA, a Black Friday, é realizada na quarta sexta-feira do mês, após o feriado de Ação de Graças e se consolidou como uma oportunidade para comprar produtos a preços bem inferiores ao que normalmente são praticados ao longo do ano.

Mas além de ser um evento para os consumidores, tem servido como uma estratégia importante para os negócios das empresas, por diversos motivos:

  • Esvaziar estoques – uma das principais razões das empresas, é uma maneira de livrar os estoques de produtos antigos ou com quantidades elevadas, dando espaço para as novas coleções, linhas e modelos de produtos, especialmente aqueles lançados para o Natal;

  • Aumentar as vendas – naturalmente, outra razão é aumentar as vendas e gerar mais receita, especialmente no fim do ano, que é uma época importante para o comércio. Inclusive algumas explicações sobre o nome, justificam que é a sexta-feira (friday) quando as contas saem do vermelho e ficam pretas (black), devido ao aumento das vendas;

  • Novos clientes – os consumidores são mais propensos a conhecerem novas marcas e lojas, diferentes das que eles costumam consumir, pois a sua principal motivação é o preço, o que pode trazer novos clientes para sua empresa;

  • Imagem da marca – se além de oferecer grandes descontos e promoções, sua empresa consegue fornecer uma boa experiência de compra e um bom atendimento na Black Friday, isso contribuirá para a imagem da marca e também conquistar novos clientes.

Em outras palavras, a Black Friday é mais do que simplesmente mais uma data do comércio, mas uma ocasião oportuna para gestão de estoque, melhorar o faturamento, ampliar a carteira de clientes e trabalhar marca e a imagem da empresa.

Dados que ajudam a planejar a Black Friday

Uma das formas de se preparar adequadamente para a Black Friday, é ter acesso aos dados e informações estratégicas das edições anteriores.

Geralmente esse tipo de informação é divulgada a partir de levantamentos e de pesquisas, cuja obtenção é fácil em diversos sites.

Alguns desses dados, apontam que:

  • O uso do PIX como forma de pagamento, teve um aumento significativo, com crescimento superior a 95%, comparativamente ao ano anterior. É importante lembrar, que o PIX por aproximação já está operacional para alguns bancos, o que deve ampliar ainda mais seu uso em 2024;

  • O WhatsApp novamente figurou como o principal canal de atendimento, sendo preferido por mais 92% dos consumidores, evidenciando a importância de adotar formas de comunicação com as quais os consumidores estão familiarizados;

  • Embora o número de pedidos realizados tenha caído se comparado a 2022 (cerca de 17%), em 2023 o ticket médio aumentou (2,1%), indicando a preferência por produtos mais caros;

  • Apesar da queda no volume total de vendas na sexta-feira, o período que a antecedeu, teve um volume superior a 9% de aumento, fazendo com que aqueles que adotaram a semana toda, tenham tido um melhor desempenho nas vendas que os que optaram por apenas um dia;

  • As categorias de produtos que mais se destacaram, foram: eletrodomésticos, eletrônicos, telefonia, moda e acessórios, perfumes e cosméticos, móveis e decoração e informática, confirmando as prioridades dos consumidores;

  • Os eletrodomésticos foi a classe de produtos com maior crescimento e os smartphones tiveram retração;

  • A Cyber Monday, que ocorre na segunda-feira seguinte à sexta-feira, também apresentou queda comparativamente a 2022, o que sugere que aqueles que apostaram na segunda data, não souberam aproveitar o potencial da primeira e não compensaram com a segunda.

Ou seja, observar os comportamentos do ano anterior, ajuda a se preparar melhor, antecipar tendências e evitar possíveis falhas passadas que tenham comprometido os resultados.

5 dicas para vender mais na Black Friday 2024

A edição 2024 da Black Friday acontece no dia 29 de novembro e, portanto, é importante correr e se preparar para aproveitar uma das melhores datas de vendas do comércio.

Quanto mais e melhor seu negócio aplicar as dicas a seguir, maiores devem ser as vendas.

1. Planejamento

Não dá para tirar o melhor proveito da ocasião, sem um planejamento minimamente detalhado e abrangente.

Tudo começa com a coleta de informações, para contemplar pontos como:

  • Dados de estoque de produtos (quantidades, produtos que mais giram, produtos “encalhados”, etc);

  • Produtos mais comprados pelos seus clientes, no ano corrente e no evento do ano anterior;

  • Busque dados de tendências e categorias de produtos mais pesquisados;

  • Estabeleça metas de quantidades e faturamento e até de novos clientes;

  • Faça um levantamento de preços praticados no mercado, bem como de percentuais de desconto;

  • Verifique com os fornecedores a disponibilidade, preços e prazos dos itens que devem ter maior procura;

  • Estipule os canais de comercialização (loja física, e-commerce, marketplace, redes sociais, app / site mobile, etc);

  • No caso de haver um site de e-commerce, prepare o site para a Black Friday;

  • Defina e prepare os canais de atendimento (WhatsApp, chat de atendimento, chatbot, etc) e todos os cuidados necessários para prestar um ótimo atendimento omnichannel na Black Friday;

  • Prepare e dê treinamentos para as situações específicas que costumam ocorrer. No caso dos canais digitais (site, redes sociais, etc), é indicado um FAQ para responder às dúvidas mais comuns;

  • Garanta a disponibilidade das principais formas de pagamento que os consumidores dão preferência.

2. Estude as ofertas / promoções

É sabido que o maior atrativo na Black Friday, é um preço imperdível. A expectativa dos consumidores pelos descontos, é maior do que a necessidade real ou uso que eles fazem de um produto e, portanto, o senso de oportunidade e de um ótimo negócio, precisa ser evidente.

E cuidado! O consumidor não é ingênuo! Ele sabe identificar quando é “Black Fraude” ou quando tudo está pela “metade do dobro”. Ele se acostumou a pesquisar e acompanhar a evolução dos preços daquilo que lhe interessa, bem antes da data.

Tenha em mente que o preço sim é importante, mas é um erro imaginar que promoção de vendas ocorre apenas sacrificando as margens de lucro ou por meio da concessão de descontos.

Aí entra a criatividade e a boa relação com fornecedores. Assim, obter brindes, amostras grátis, montar pacotes ou combos de produtos, garantias estendidas, sorteios, são exemplos alguns de promoções que diferenciam seu negócio dos concorrentes que apenas oferecem redução nos preços.

3. Quantidade dos produtos

Um erro comum, é não ter boa disponibilidade / quantidade dos produtos eleitos para a promoção, fazendo com que esgotem rapidamente com os primeiros compradores e logo nas primeiras horas da Black Friday.

As principais consequências negativas são:

  • Aqueles que esperaram, sentem-se frustrados e alguns até enganados, achando que a oferta era apenas um chamariz para trazê-lo à loja / site, impactando negativamente até na confiança dos clientes;

  • Se o produto esgotado era o principal atrativo, como por exemplo, um modelo de produto novo e recém-lançado, os consumidores podem se sentirem pouco motivados a olhar outros produtos;

  • Perde-se a oportunidade de se fazer vendas complementares ou cruzadas e vendas superiores (cross selling e up selling), seja porque se perde o sentido no caso das primeiras e pode parecer que o esgotamento do produto, foi um artifício usado apenas para vender os produtos mais caros;

  • Diminuição da venda de outros produtos menos procurados ou fora das ofertas;

  • Possíveis danos à imagem / reputação da empresa, passando a impressão de pouca organização, de negócio pequeno e incapacidade de atender à demanda ou até de enganar os consumidores com falsas ofertas.

Por outro lado, ao garantir uma boa quantidade de produtos das melhores ofertas, a empresa se beneficia pois:

  • Melhora o faturamento, porque mesmo reduzindo a margem, aumenta o volume;

  • Atende a mais clientes, bem como conquista novos;

  • Tem mais chances de fazer vendas cruzadas e ampliar o ticket médio;

  • Consegue melhores negociações com os fornecedores;

  • Justifica todos os investimentos e trabalho feitos para a Black Friday

4. Comunique-se bem

Saiba que nas semanas que antecedem à Black Friday, os clientes já estão de olho e mais receptivos a tudo o que envolve a data e por isso, é importante usar a presença digital da empresa para iniciar uma comunicação ativa com eles, porque eles podem estar navegando em diferentes sites e redes sociais.

Divulgue e antecipe as melhores promoções, as datas (no caso de usar toda a semana), horários e os canais de comercialização e atendimento.

Crie e trabalhe o senso de urgência, expectativa e oportunidade, incluindo um contador regressivo, bem como instrumentos para lembrá-lo que a data está se aproximando.

Se a empresa tem um mailing dos clientes, não deixe de trabalhar o e-mail Marketing, mas também crie conteúdos úteis e atrativos se há um blog ou outro site de conteúdo, afinal nas compras de oportunidade é comum que os consumidores tenham dúvidas que podem ser satisfeitas por conteúdos para leigos e informativos.

5. Forneça ótimo atendimento

Antes de mais nada, é importante salientar que atendimento eficaz não se restringe a um colaborador sanando uma dúvida ou buscando uma mercadoria no estoque.

Bom atendimento é também: menos filas, menos tempo de espera para obter respostas, bem como respostas mais claras e gentis, opções variadas de canais de atendimento, sites mais rápidos e que não apresentam erros na navegação ou no carrinho, promoções contendo as informações mais importantes de forma clara, um suporte solícito e eficiente, ou seja, o todo da experiência que o cliente tem na relação com a empresa.

Se a experiência for muito ruim, muitos não hesitarão em buscar um concorrente que lhes atendam bem, afinal não se esqueça que nessa data, todos oferecem descontos.

Conclusão

Por meio de um conjunto de dicas básicas e práticas, é possível aumentar de modo consistente as vendas na Black Friday, além de satisfazer seus clientes.

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