Os sites de conteúdo estão acabando?
Eles já foram as estrelas da Web!
Sim, não é exagero afirmar que os sites de conteúdo deram uma parcela de contribuição significativa para que a Internet crescesse na velocidade que cresceu e evoluísse para o que vemos hoje.
Os maiores, mais populares e com melhores conteúdos, ainda estão por aí e possivelmente você ainda acessa alguns deles.
Quer saber mais sobre sites de conteúdo e qual seu futuro?
O que é um site de conteúdo?
Um site de conteúdo é um site especializado em um tema central, em torno do qual é apresentado conteúdo relacionado.
Mas essa é uma definição um tanto restritiva, pois há outros sites que também podem ser considerados de conteúdo, porém não se restringem a apenas um tema. No entanto, esses sites geralmente eram chamados de portais de conteúdo.
Essa classificação – portal de conteúdo – já ficou no passado, mas não era raro que muitas vezes fizesse parte até mesmo do seu slogan ou do seu nome.
Eles ainda existem, mas já não se autodenominam como tal e entre os exemplos mais populares e presentes desde os primeiros anos da Internet no Brasil, temos o UOL e o Terra. Vários outros igualmente populares no passado, já não existem mais.
Portais de conteúdo são basicamente centralizadores de informações relativas a diferentes assuntos ou temas (esportes, lazer, política, economia, tecnologia, etc). O conceito inicial mudou, mas em termos práticos para o internauta ainda cumpre o papel dos primórdios da world wide web. Mas isso é assunto para outra conversa.
Voltando aos típicos sites de conteúdo, assim como os portais de conteúdo, também ainda existem e também como alguns portais, muitos estão apenas na memória de quem já navegava na web há 20 anos ou mais.
O que os sites de conteúdo fizeram, foi satisfazer a fome do internauta relativo a paixões como carros, gastronomia, música, tecnologia e tantos outros assuntos.
Eram ao mesmo tempo especialistas e generalistas. Especialistas no tema principal, mas generalistas ao tratar de tudo que havia relação com esse tema.
É fácil entender, quando você visita alguns dos sobreviventes desses tempos e mesmo outros que surgiram ao longo dos últimos anos, como o Oficina da Net, Webmotors e TudoGostoso.
A Oficina da Net por exemplo, que nasceu para o público de programadores e webmasters, com as mudanças no mercado começou a tratar hardware, games, entretenimento, tecnologia e notícias relacionadas.
São especialistas em tecnologia, mas a tecnologia está presente em quase tudo. E hoje eles têm concorrentes que são sites especializados em games, em hardware, em smartphones e cada um dos assuntos que eles pretendem abordar relacionado a tecnologia.
A evolução dos sites de conteúdos
Da mesma forma que a Oficina da Net, muitos sites de conteúdo tiveram que mudar em relação aos seus conceitos iniciais, por diversas razões.
Os maiores, melhores e mais populares, foram incorporados por alguns portais, que em vez de manterem suas próprias áreas relativas a automóveis, tecnologia, gastronomia e demais, costuraram parcerias para prover o conteúdo relacionado por meio dos sites de conteúdo.
Ao mesmo tempo, o Google comprava junto à Overture o direito de uso dos recém criados links patrocinados.
A forma de fazer, pagar e remunerar por meio de publicidade na Internet estava mudando. Patrocínios e outras formas de monetização também.
Os blogs também ganhavam espaço, muito em função do WordPress, do Blogger e de outras alternativas de serviços e CMSs. Nesse contexto, blogs especialistas em assuntos que eram tratados de forma mais abrangente pelos sites de conteúdo, começaram a tomar para si visitantes destes.
Logo um outro fator ajudaria a dar impulso a esses novos concorrentes – as redes sociais.
O compartilhamento dessas novas alternativas de conteúdo especializado, rapidamente deu visibilidade a esses novos produtores de conteúdo, bem como fez surgir uma nova onda de novos concorrentes, como o próprio YouTube, que então introduzia um original e conveniente formato de consumo de conteúdo na web – o vídeo.
A concorrência com aqueles que agora faziam parte da infraestrutura, da visibilidade, da monetização dos grandes portais, as quedas nas receitas publicitárias e nos patrocínios e os muitos novos concorrentes, fizeram muitos sites de conteúdo fecharem as portas e muitos dos que resistiram, viram boa parte dos seus milhões de visitantes irem embora.
Qual a diferença para um blog?
Pode-se dizer que os blogs tiveram muitas facilidades que os primeiros sites de conteúdo não tinham. A começar pelas plataformas de desenvolvimento, como as já citadas.
Quem resolvia iniciar um blog, não precisava se preocupar em registrar um domínio, contratar uma hospedagem de sites e nem mesmo conhecer nada de programação. O básico para criar e publicar um blog era gratuito, seja no Blogger – comprado pelo Google em 2003 – seja em várias outras alternativas.
Se até então um site de gastronomia se propunha a falar sobre qualquer coisa que tivesse relação, agora ele tinha blogs especialistas em patisserie, receitas italianas, cozinha francesa, receitas para a dona de casa, assuntos gourmet, a avaliação de restaurantes e tudo o que envolve o universo do prazer de comer.
Ou seja, a era do conteúdo dirigido a personas específicas, ganhava a Internet.
Se antes os sites de conteúdo reuniam a dona de casa, o cozinheiro de fim de semana, o confeiteiro, o chefe de cozinha e o glutão, agora cada um tinha inúmeras opções de sites – na verdade blogs – que tratavam só do seu maior interesse e de forma mais aprofundada.
Isso exigiu reformulação e redirecionamento por parte de muitos que estão aí até hoje, para que conseguissem sobreviver, mas invariavelmente teve que haver ainda mais investimento e cuidados com conteúdo de qualidade, sem o que a razão de ser – o internauta – tinha ao alcance de um clique, inúmeras outras opções.
Os sites de conteúdo em 2021
Os tempos são outros. Começar do zero um site de conteúdo em 2021, é impensável.
Muitos dos que existem hoje, tem suas raízes no passado e amparam-se em um patrimônio constituído ao longo do tempo, em conteúdo amplo, sólido e visitantes fiéis. Mas são casos isolados.
Vários deixaram suas origens e já não são mais mantidos por seus fundadores de forma independente, mas por grupos de empresas que os utilizam para dar mais visibilidade e autoridade às suas marcas e em vez de investirem em um blog empresarial, optaram por capitalizar um conteúdo, um nome, uma marca e tudo que vem de carona ao longo de cerca de duas décadas, em muitos casos.
Um site de conteúdo, nos moldes dos citados anteriormente ou de tantos outros que foram referência quanto aos assuntos que abordam e abordavam, requer nos dias de hoje, muito mais investimento e recursos diversos – de capital humano a conhecimento – que no passado.
Pode ainda dar certo e os sobreviventes estão aí para provar que sim, mas eles têm um trabalho muito mais duro ao traçar suas estratégias de Marketing Digital, Marketing de Conteúdo, SEO e planejamento de conteúdo, só para citar as primeiras coisas que nos vêm à mente quando a questão é manter-se vivo no extremamente dinâmico cenário da Internet de 2021.
Conclusão
Sites de conteúdo tiveram um papel fundamental no desenvolvimento da Internet, mas atualmente tem um cenário bastante complexo, caracterizado por uma concorrência altamente especializada e diversificada, exigindo deles novas posturas e conceitos para sobreviverem.