Portfólio Online: importância, o que incluir e plugins para o WordPress

Há determinadas áreas de atuação profissional nas quais a captação de novos clientes, a contratação para novos projetos ou de trabalhos em regime freelancer ou simples prestação de serviços, dependem muito do portfólio online.

Para alguns freelancers, autônomos, alguns profissionais liberais e até determinadas empresas, como as que atuam nas áreas de arquitetura, paisagismo e engenharia, ter em seu site uma área destinada a exibir uma amostra do seu trabalho, não é uma simples questão de opção, mas quase que uma necessidade básica.

É por isso, que hoje vamos tratar um pouco da importância, de como fazer e quais as opções mais utilizadas para incluir um portfólio online para quem tem um site baseado no WordPress.

A importância do portfólio online

Deve ser razoavelmente intuitivo e sabido para a maioria, especialmente aqueles com mais experiência profissional e presença digital, a importância de ter um portfólio online.

No entanto, não é raro encontrar profissionais e empresas para os quais esse instrumento deveria constar junto ao todo do material institucional, mas que pelas mais variadas razões, ainda não têm um.

Diferentemente de um currículo, no qual constam algumas das coisas feitas, o portfólio mostra o resultado do que foi feito.

Quando se pensa em atividades criativas, como design gráfico, ilustrador, fotógrafo ou arquiteto, há características, qualidades, habilidades, aptidões e experiências que precisam ser comprováveis por parte de quem contratará a prestação de serviços.

E não há outra maneira melhor de mostrar aos seus potenciais clientes o quão capacitado você é, do que apresentando visualmente o produto final do seu trabalho.

Sabe-se que a invariavelmente que todo freelancer, autônomo ou profissional liberal cujo trabalho é criativo e tem um componente visual importante, é indagado em algum momento quanto ao seu portfólio. No passado, ele era impresso. Hoje, precisa ser digital e preferencialmente online.

O que o contratante vê, na esmagadora maioria das vezes, é tão ou mais decisivo que as demais informações curriculares ou da página “quem somos” ou “o que fazemos” do site, tal como experiências anteriores e projetos dos quais participou, cursos e formações, graduações e especializações e tudo o mais a respeito, mas que tem apenas caráter informativo.

Não que toda essa bagagem constituída não seja relevante, mas o portfólio é o meio de aferir como tudo isso se combina em um resultado final, que para o cliente é o que geralmente mais importa.

O que incluir no portfólio online?

Você não precisa – e não deve, especialmente se tem muitos trabalhos feitos – incluir 100% do que você fez no seu portfólio online.

Em determinados casos, como por exemplo, um fotógrafo, isso pode significar algumas milhares de fotografias.

Considere o que é mais relevante, o que produziu os melhores resultados, os maiores desafios e que sintetiza seus maiores diferenciais.

Tenha em mente que os possíveis interessados precisam ter uma amostra do universo que você é capaz de produzir, do arsenal de recursos e habilidades presentes no seu trabalho, do quão versátil ou característico são os resultados, enfim quais os elementos que estão presentes e definem sua criação.

Ou seja, é uma amostra ampla, mas ao mesmo tempo, direta e objetiva do que você é capaz de entregar.

Quando possível – se o contrato de prestação de serviço permitir – é adequado informar o nome do projeto ou contratante, duração e datas dos trabalhos e eventualmente – quando fizer sentido – a inclusão de informações como objetivos pretendidos e resultados alcançados, que é o caso da área de publicidade, por exemplo.

Dependendo da área de atuação do profissional, pode ser interessante dividir os trabalhos por categorias. Por exemplo, um arquiteto pode ter projetos residenciais e empresariais. Na primeira categoria, pode ter casas de campo, praia e urbanas.

Esse tipo de classificação, inclusive é critério para definir qual ferramenta é mais adequada. Geralmente as mais populares oferecem esse tipo de recurso.

Por que usar o WordPress?

É inegável que há várias plataformas especializadas na produção de portfólios online com muitas qualidades, recursos e que algumas das mais populares, oferecem muitas vantagens.

Behance, Carbonmade, DeviantArt e Adobe Portfolio, são alguns dos exemplos mais conhecidos e que são a escolha de muita gente qualificada e talentosa, atestando que são ótimas escolhas.

Portanto, não é nosso objetivo negar o quão boas são, nem tampouco afirmar que a escolha pelo WordPress é a melhor em 100% dos casos.

Apenas pretendemos que aqueles que já tem algum tipo de site baseado no popular CMS, tenham condições de pautar sua decisão com base em vantagens concretas e racionais.

A lista de motivos para a escolha do WordPress como base para criar portfólios, é imensa. Mas vamos nos ater às principais e de maior influência e que bastam para justificar sua adoção, quando conveniente.

1. Flexibilidade

Entre as muitas qualidades do WordPress, uma que contribuiu para se tornar o CMS mais usado no mundo para criação de sites, é a flexibilidade.

É possível criar sites de quase qualquer tipo imaginável, de blogs – para os quais foi criado – a “simples” sites institucionais, e-commerces ou sites de conteúdo.

Mas além disso, a imensa variedade de temas e plugins amplia o leque de opções. Há por exemplo, temas que privilegiam o aspecto visual e já contam com o recurso de inclusão de sofisticadas galerias de imagens, que ao mesmo tempo que dispensa a necessidade de um plugin específico de portfólio para fotógrafos, pode constituir um conjunto mais harmônico e dentro da identidade visual do site como um todo.

Se já não fosse uma característica suficientemente boa, a disponibilidade de novos plugins e temas, só faz crescer, o que possibilita que em atualizações futuras, o site ganhe cara nova, apenas mudando-os.

2. Personalização

Outra vantagem de por que usar o WP e que é decorrente da anterior, é a capacidade de personalização / customização de praticamente tudo.

Se você tem algum conhecimento de programação (PHP, HTML e CSS), você mesmo é capaz de personalizar tanto o núcleo da aplicação, como plugins e temas para produzir um resultado final (visual e funcional) específico.

Mesmo quando o conhecimento necessário para personalização, é zero, há muitos profissionais e agências que oferecem esse tipo de serviço.

Mas como dissemos, a personalização também pode ser resultante da flexibilidade e do universo de temas e plugins gratuitos e pagos disponíveis.

Assim, por mais que uma plataforma ofereça algumas dezenas de templates – geralmente nos planos pagos – diferentes, naquelas em que há mais usuários, é comum encontrar vários portfólios com visual idênticos, diferenciando-se apenas pelos trabalhos de cada profissional.

Além disso, se faz sentido – e muitas vezes faz – haver uma identidade visual do ambiente do portfólio e do seu conteúdo, o profissional fica limitado às opções que a plataforma disponibiliza.

3. Facilidade de uso

A facilidade de uso do WordPress, é outra característica responsável por sua popularização.

Temas e plugins também costumam seguir o mesmo conceito e assim, não é necessário ter que aprender o mecanismo de funcionamento de outra ferramenta desvinculada do seu site.

Naturalmente que muitas plataformas online, também são fáceis, intuitivas e usam o recurso “drag and drop” (arraste e solte), facilitando a tarefa de inclusão de trabalhos, mas cada uma tem suas características e algumas não são tão simples.

4. Variedade de recursos

A variedade de plugins existentes, desvinculada da vantagem da flexibilidade, é que o administrador tem mais escolhas à sua disposição.

Se você escolhe uma plataforma dedicada como o Adobe ou Carbonmade, fica limitado aos recursos que elas disponibilizam. Já ao usar o WordPress, se um plugin não lhe oferece algum recurso, há uma variedade de outros que são capazes de atender-lhe.

Consequência também da possibilidade de personalização, é possível ter recursos adicionais.

Tal como nas plataformas, alguns dos plugins gratuitos oferecem mais recursos e possibilidades em versões pagas.

5. Autoridade do domínio

A autoridade do domínio, é um dos fatores de ranqueamento do Google e que em termos práticos, é o que determina a ordem em que cada resultado aparece para cada pesquisa feita.

Ao incluir o portfólio online sob o seu domínio e aplicando-se os conceitos de SEO para imagens, para as informações associadas ao portfólio, consegue-se maior autoridade para o domínio e consequentemente, melhor posicionamento nas buscas orgânicas comparativamente aos seus concorrentes.

É especialmente útil quando para além do portfólio propriamente dito, o profissional ou empresa tem um blog ou mesmo um site institucional.

Resumindo, aumentam as chances de ser encontrado pelos clientes que usem os sites de busca.

6. Autonomia

Trata-se não apenas da autonomia para personalizar as páginas do portfólio e estar adequado à identidade visual, para definir que recursos ela oferecerá aos visitantes, mas para todo e qualquer desejo e necessidade.

Todas as plataformas de portfólio têm limitações e regras até mesmo para as versões pagas. Podem ser de tamanho das imagens, quantidades delas, formatos de arquivos, para citar apenas o que é mais comum.

Quando você adere a uma, automaticamente concorda em manter-se dentro dos limites e regras impostas pelo termo de prestação de serviços.

Sob o seu site, todas essas decisões são suas.

7. Administração

Especialmente nos casos de produção frequente de novos conteúdos, ter tudo (ex: site, blog e portfólio) sob o WordPress, facilita o trabalho de administração e atualização.

Você não tem que ficar alternando entre a área de administração do site e da plataforma.

Plugins WordPress para portfólio online

A seguir listamos alguns dos plugins mais conhecidos e suas principais características, destacando que há opções pagas e gratuitas e que a ordem em que aparecem, não implicam em quão bom eles são.

Inclusive é um tipo de classificação – quanto a ser bom – que é subjetiva, afinal como em tudo, há quem prefira “A”, há quem prefira “B” e quem não prefira nenhum dos dois.

Além do que, um engenheiro tem necessidades diferentes das de um fotógrafo.

1. WP Portfolio

A primeira opção da lista não é exatamente um plugin, mas um tema que inclui a funcionalidade de portfólio ao site.

O WP Portfolio é um tema responsivo e, portanto, automaticamente ajustável a uma variedade de tamanhos e formatos de tela.

É um tema pago, mas que caracteriza-se pela simplicidade de uso e de exibição, por meio de um layout limpo, mas bonito visualmente em seus mais de 40 templates. Caso se deseje, é possível customizá-los sem necessidade de programação.

Pode-se criar portfólios de sites, de imagens ou de vídeos e, portanto, é indicado para web designers e desenvolvedores, artistas e fotógrafos e produtores de vídeos.

2. Portfolio Filter Gallery

O Portfolio Filter Gallery é um dos mais usados e bem avaliados plugins na sua categoria.

Já na versão gratuita – há também a paga – ele é responsivo, oferece variedade de layouts, opções de lightbox (janela de sobreposição ao restante do conteúdo, que fica escurecido ou esmaecido), bem como filtros para as imagens, numeração de imagens, títulos e espaçamento, atendendo suficientemente bem alguns profissionais e empresas menores.

A versão paga amplia em muito os recursos disponíveis e contempla tudo o que se espera dos melhores e mais completos serviços.

3. Envira Photo Gallery

Como o nome sugere, o Envira Photo Gallery é um plugin que prioriza fotos e que consta entre os mais populares para esse fim.

É muito flexível em termos de fontes de conteúdo para as galerias e álbuns de imagens, sendo uma ótima opção para fotógrafos e designers, que além das imagens, podem incluir filtros, links, descrições e detalhes das imagens.

A simplicidade de uso e configuração, bem como o produto final, constituem os principais pontos que explicam seu elevado nível de adoção.

4. Visual Portfolio

A quarta alternativa da nossa lista é uma das mais flexíveis entre as gratuitas e que também é uma solução open source. Trata-se do Visual Portfolio.

Por meio da interface que funciona tal como a publicação de outros conteúdos WordPress, é possível ver exatamente como será sua galeria antes da publicação, sendo possível escolher diferentes layouts, que são majoritariamente simples, mas bastante elegantes.

Outra característica que merece destaque, é a preocupação com desempenho, sendo rápido e leve e a estrutura de exibição e navegação que são carregadas apenas sob demanda, o que significa dizer que a página nunca carregará recursos que não sejam utilizados.

5. The Grid

The Grid não é propriamente um plugin concebido para criar a administrar portfólios, mas para layout de conteúdos dispostos em grades, mas que por sua vez assemelham-se aos tradicionais layouts que queremos.

Ele é bastante versátil em termos de personalização, por meio de um construtor visual do tipo “drag and drop” (arrastar e soltar) para os módulos, redimensionando-os de acordo com seu interesse. O tipo de conteúdos que podem ser incluso, é bem variado, incluindo posts, vídeos, entre outros.

É integrável com o WooCommerce, o que pode ser bem interessante em um site de venda de imagens, por exemplo.

6. GridKit Portfolio Gallery

O plugin GridKit Portfolio Gallery é uma solução para galeria de vídeos – inclusive do YouTube – ou fotos, catálogo de produtos, controle deslizante de imagens, feeds do Instagram e tradicionais portfólios.

Disponível na versão grátis e premium, com a mais básica já sendo responsiva, oferece controles deslizantes de imagem, catálogos de produtos, apresentações de clientes, galerias multiuso e agrupamento em álbuns, para citar as principais.

7. WordPress Portfolio Plugin

WordPress Portfolio Plugin ou simplesmente Portfolio, é uma solução que presa pela simplicidade de uso e total integração com a dinâmica do painel de administração do WordPress, o que facilita seu aprendizado.

Conta com o recurso de exibição como widget, que é particularmente interessante para integração com blogs, bem como os recursos mais populares de visualização das ferramentas mais usadas.

É totalmente customizável por meio da interface do construtor Elementor para WP.

A versão pro (paga) oferece mais de 50 layouts também customizáveis e outros recursos de exibição e navegação.

Conclusão

Ter um portfólio online em sites de freelancers, autônomos, profissionais liberais e até algumas empresas, não é apenas um diferencial, mas uma necessidade, dada as vantagens e facilidade de implantação.

Comentários ({{totalComentarios}})