O que são palavras-chave, sua importância e uso em SEO
A palavra tem força, tem poder. A palavra-chave, tem ainda mais.
E se o assunto é SEO, palavras-chave são – com o perdão da repetição – a chave do trabalho.
Naturalmente pode soar exagerado, especialmente para aqueles que conhecem bem SEO, o qual não se resume ao trabalho exclusivamente orientado a elas, as palavras-chave. Mas sem elas, não há como fazer nada e é por essa razão que elas são tão especiais.
Entender a importância de um trabalho adequado, as estratégias possíveis, as particularidades, potencializa os resultados com Search Engine Optimization ou SEO, para os íntimos.
O que é palavra-chave?
Palavra-chave é a palavra que designa o tema, a ação, o contexto de um conteúdo na Internet e que pode ser um post de um blog, ou mesmo um vídeo no YouTube.
No artigo cujo título é “Qual a melhor hospedagem de sites no Brasil?”, “hospedagem de sites” é a palavra-chave. Na verdade, as palavras, por conter mais de uma. Mas logo voltaremos a esse detalhe.
Assim, quem lê o título do conteúdo desse exemplo, automaticamente sabe que o tema central é “hospedagem de sites”.
Mas hospedagem de sites é um assunto que pode ser bastante extenso, ter muitos desdobramentos e assuntos relacionados, como por exemplo, servidores de hospedagem, websites, aplicações web, e-mail, registro de domínio e mais uma longa lista de possibilidades.
O conceito de palavra-chave nasceu e ganhou força com o desenvolvimento da linguagem HTML e que é a base dos muitos sites que acessamos, mais particularmente a meta tag keywords (palavras-chave em inglês).
O objetivo dessa meta tag, era estipular para o crawlers ou robôs de internet, quais palavras eram as mais importantes relacionadas ao conteúdo da página em questão.
Hoje essa meta tag já não tem a relevância do passado, pois o algoritmo dos motores de busca modernos, é suficientemente inteligente para localizar dentro de um conteúdo de uma página, as palavras que têm destaque em relação ao contexto ou o tema que tratam.
Como escolher as palavras-chave?
Vamos retornar ao exemplo da “hospedagem de sites”. Como vimos anteriormente, aqui temos três palavras e não apenas uma, mas ainda assim referimo-nos a ela como a palavra-chave (no singular) e não as palavras-chave (no plural).
Isso porque apenas hospedagem, usada fora de um texto, pode ser hospedagem de pessoas, ou mesmo de animais. Da mesma forma que outros conceitos, como por exemplo, “meio ambiente”.
Separadamente, as palavras “meio” e “ambiente”, designam separadamente uma variedade de ideias, conceitos e situações que em nada têm a ver com a ocorrência simultânea de ambas e consequentemente os resultados das buscas variam na proporção direta das suas abrangências e significados individuais.
Nesses casos, assumiremos para efeitos práticos e por questões agora óbvias, como nossa palavra-chave – no singular – para os dois casos.
Mas a questão é mais ampla. Considere os títulos hipotéticos a seguir:
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“Os efeitos da emissão de CO2 no meio ambiente”;
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“Cúpula do Clima: o que líderes estão discutindo sobre o meio ambiente”;
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“A importância do descarte correto de e-lixo para o meio ambiente”;
Nos três casos, “meio ambiente” é a palavra-chave. Apesar dos três títulos sugerirem abordagens e enfoques diferentes, o assunto central é “meio ambiente”.
O Google reconhece – ou tenta – qual é a palavra mais importante e que resume a intenção de cada pesquisa que é feita e busca correspondência nos sites que ele tem indexado em sua gigantesca base de dados, entregando os resultados que semanticamente mais devem se aproximar do que o usuário busca.
É por essa razão que ocasionalmente precisamos repetir algumas buscas, incluindo outras palavras no campo de pesquisa, a fim refinar ou dar mais precisão e compreensão ao mecanismo, do que realmente queremos.
Ao utilizar apenas “meio ambiente” na pesquisa, provavelmente encontraremos conteúdo mais generalista sobre o assunto. Mas ao incluir “cúpula do clima” e repetirmos a pesquisa, veremos uma página de resultados do motor de busca do Google, com notícias da reunião periódica que os líderes globais realizam para tratar de medidas ambientais.
Incluir “2021”, deve novamente produzir algumas alterações no resultado, colocando primeiramente os conteúdos que tratam do evento realizado em Abril de 2021.
O que os exemplos pretendem evidenciar, é que há outras palavras-chave que dão especificidade ou significação diferente à principal, que não custa lembrar, é “meio ambiente”. São as palavras-chave secundárias.
Ao refazer a pesquisa incluindo “cúpula do clima” e “2021”, nós as utilizamos.
Em nosso primeiro exemplo, “emissão de CO2” assume esse papel. No terceiro, há outras duas com igual objetivo: “descarte” e “e-lixo”.
E se isso já não fosse suficiente, há ainda mais questões.
É comum que os usuários ao realizarem pesquisas, incluírem palavras que resumem ações ou fazerem perguntas literais, tais como:
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“Como reformar cadeira?”;
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“Comprar relógio feminino”;
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“Receita de bolo de cenoura vegano”.
“Como” e “comprar”, caracterizam ações e no primeiro caso, uma pergunta. “Receita” e “vegano”, mudam e dão mais especificidade ao bolo de cenoura e nesse caso é o que chamamos de palavra-chave de cauda longa ou long tail keyword, por não ser qualquer bolo de cenoura e tampouco, quero comprar um, mas saber como fazer.
Se as coisas estão claras, receita é secundária e vegano caracteriza uma cauda longa.
Como usar as palavras-chave?
Agora que você já sabe como escolhê-las, a dúvida é como usá-las.
Há técnicas de redação para web, que podem ser úteis, como storytelling e copywriting.
Mas há dicas mais simples e que podem ser facilmente aplicadas mesmo por quem ainda não tem intimidade com o assunto ou apenas está dando os primeiros passos na criação de conteúdo personalizado para seu blog ou site.
Use em diferentes pontos do conteúdo
Começando pelo título. Tanto o título do post ou artigo, como no título meta e que é aquele exibido em destaque na página de resultados.
Quando possível, quando fizer sentido de acordo com a abordagem dada, também use em subtítulos. É oportuno nesses casos, combinar com as palavras secundárias e/ou usar as de cauda longa.
Naturalmente inclua no corpo do texto, evitando repetição exagerada, pois o Google pode interpretar como SPAM e assim penalizar o conteúdo.
Uma boa prática, é usar sinônimos e termos equivalentes que as pessoas também costumam pesquisar.
Use também na meta tag description, que é a porção de texto de duas linhas (cerca de 160 caracteres) exibida abaixo dos links dos resultados orgânicos.
Usando a SERP do Google
O próprio Google lhe dá importantes pistas de como usar as palavras de forma a gerar interesse no seu conteúdo, na sua SERP (Página de Resultados dos Motores de Busca).
Experimente fazer algumas pesquisas. Conforme você inclui palavras no campo de pesquisa, o algoritmo sugere outras palavras. Algumas provavelmente terão mais relevância.
Avalie quais alternativas dão mais especificidade (long tail keywords), quais eventualmente indicam ações, as possíveis perguntas e as secundárias que indicam outras abordagens, enfoques ou questões relacionadas.
Ao concluir a pesquisa, além dos resultados dos links patrocinados, dos resultados da busca orgânica, pode haver um quadro em destaque com “As pessoas também perguntam” e quatro ou mais perguntas relacionadas.
São sugestões de pesquisas alternativas que são frequentemente feitas tendo como tema central a palavra-chave que você usou na pesquisa.
Conforme você clica em cada uma, a resposta é exibida, bem como o link do site de onde o conteúdo foi extraído.
Geralmente os sites em questão respondem de forma literal a tais perguntas, por meio dos seus conteúdos.
Assim, uma prática indicada, é criar subtítulos com base nas dúvidas / perguntas comuns e naturalmente respondê-las objetivamente.
Se você for suficientemente talentoso na escolha das respostas, ela pode ter ainda mais destaque e aparecer sob a forma de um featured snippet, ou posição zero do Google, por aparecer no topo dos resultados orgânicos.
Planejador de Palavra-chave
O Google oferece uma ferramenta que é o planejador de palavras-chave do Google Ads, a qual lhe auxilia a determinar as palavras-chave melhores para a persona que você pretende alcançar.
É importante que você tenha uma conta no Google. Se você já usa o Google Analytics, por exemplo, é indicativo que tem e no caso, use a mesma conta.
Nós não vamos orientá-lo no passo a passo necessário, pois a própria ferramenta dá suporte ao seu uso.
Basicamente a ideia é criar uma campanha, tal como se você fosse usar o Google Ads e imaginar por quais termos seu cliente ideal poderia pesquisar para encontrar seu produto / serviço.
Assim como na pesquisa feita usando a SERP, você terá sugestões alternativas, termos relacionados, palavras-chave long tail, etc.
Conclusão
A construção de um texto que cumpre seu papel e potencializa o trabalho de SEO, envolve a escolha adequada das palavras-chave, sua conexão com as secundárias, responder perguntas mais frequentes relacionadas, dar mais especificidade ao assunto e assim atrair a persona a quem você mira.