O que é nuvem de tags e sua importância em SEO

Nuvem de tags contribui positivamente para o trabalho de SEO?

Depende!

Esse é o tipo de resposta que grande parte das pessoas não gosta. Mas não há como responder objetivamente com um sim ou não, porque da mesma forma que outros aspectos relacionados a SEO e Google, não podem ser avaliados de uma forma direta, objetiva e sem fazermos considerações, sob risco de colocar tudo a perder.

Sim, trabalhar de modo errado nesse caso, pode não apenas não trazer resultado, como pode comprometer outras ações que você adota visando melhorar o posicionamento na busca orgânica do seu site. Por isso, vamos entender melhor o que é uma nuvem de tags e sua importância na administração de um site e a influência que tem no SEO.

O que é nuvem de tags?

Nuvem de tags, nuvem de palavras, nuvem de etiquetas, word cloud ou tag cloud, são diferentes designações para um agrupamento de palavras-chaves ou tópicos ou temas que são relevantes e/ou têm relação com o tema central da página em que são usados, em que cada palavra – ou mesmo uma frase – é também um link para uma outra página no site, ou uma área do site, ou um resultado da busca para aquela palavra, ou uma página que relacione páginas que tenham a mesma tag.

Seu uso é mais comum – embora não se restrinja a ele – em blogs.

Foi neles – nos blogs – que se popularizou ao mesmo tempo que os blogs começaram a ganhar espaço na Internet.

Nos blogs especialmente, é comum aparecer na sidebar do WordPress ou mesmo de blogs que usam outras plataformas de desenvolvimento e visualmente podem assumir diferentes aspectos.

Como consta na definição de nuvem de tags, esse agrupamento de palavras pode ter links associados, ou ser apenas visual e nesse caso é apenas uma imagem, sem qualquer influência em SEO.

Quando a nuvem de etiquetas (tradução de tags) é constituída por uma imagem, o componente visual tem por objetivo destacar mentalmente no leitor quais as palavras mais importantes relacionadas ao termo tratado, sendo que geralmente as mais importantes aparecem em tamanhos maiores ou outra forma de destaque, como cor e/ou negrito e mais centralizadas.

Não deixa de ser um resumo visual assim como um gráfico de barras ou de pizza, em que rapidamente quem o vê, consegue identificar os dados que predominam e os que são minoria em relação ao todo. Em outras palavras, é uma representação visual da participação de cada parte em relação ao todo.

Mas há word clouds mais discretas e que inclusive todas as palavras são exibidas sem destaque de umas em relação as outras, parecendo apenas etiquetas de palavras, como acontece na página inicial do blog da HostMídia.

Apenas pela informação que foi dada até aqui, quem ainda não tem muita experiência com SEO, pode ser levado a imaginar que sendo uma coleção de links que faça uso de palavras-chaves para outros posts ou tópicos ou resultados de uma busca interna para tais temas, seja um recurso positivo.

Nuvem de tags influencia o SEO?

Definitivamente sim.

Se você não está 100% atento ao que temos falado, possivelmente questionará a resposta acima e confrontá-la com a resposta dada à pergunta inicial do artigo.

Respondemos sim, porque não é exatamente a mesma pergunta que abriu esse bate papo. Respondemos sim, porque influência pode ser tanto positiva, como também negativa.

Isso porque a consequência dessa influência, está intimamente relacionada a como você faz uso da nuvem de palavras ou de tags.

Entender melhor isso, passa por saber como o algoritmo do Google trabalha. Obviamente, ninguém exceto seu pessoal técnico, sabe exatamente quais e como relacionam-se os muitos fatores de ranqueamento do Google, mas é possível ter bons prognósticos com base na experiência.

Simplesmente criar imensas nuvens, no sentido de ter muitas palavras-chaves, pode trazer importantes consequências:

  • A tag cloud pode caracterizar spam, quando a nuvem contiver uma lista de etiquetas semelhantes entre si e por essa razão parecer ao algoritmo apenas uma grande concentração de palavras-chave, incorrendo em keyword stuffing e que é quando há excesso ou repetição exagerada de palavras-chave, objetivando “enganar” os mecanismos de busca, o que por sua vez, é uma má prática de SEO;

  • Sites com baixa relevância com excesso de nuvens correm o risco de não terem indexadas páginas relevantes, já que o excesso de links pode consumir todo o tempo que o Google destina a essa indexação, lembrando que o “trabalho” que o Google destina a indexação é diretamente proporcional à relevância que ele atribui ao mesmo site;

  • Ao longo dos anos o Google vem aprimorando a inteligência artificial do seu algoritmo, o qual cada vez está mais apto a identificar questões como repetições não naturais de palavras-chave, blocos de textos com distribuição anormal de palavras, relação com o contexto, semântica, entre outros;

Essas são as implicações mais imediatas, mas há fatores não tão evidentes, como a experiência na página, a qual deve cada vez mais influenciar o posicionamento e que uma nuvem de tags exagerada ou criada sem muita preocupação ou entendimento das suas consequências, pode influenciar negativamente o trabalho de SEO.

Como tirar proveito da nuvem de tags?

Nesse ponto e por tudo o que se viu, muita gente está propensa a acreditar que usar uma nuvem de tags ou etiquetas, é prejudicial.

Não necessariamente e é por isso que respondemos à primeira pergunta, com um depende!

Depende do porquê e do como você faz uso dela.

Ter uma nuvem de tags com o objetivo de incentivar os visitantes a clicar em temas relacionados ou que podem interessar, é uma boa justificativa. Com esse objetivo, você pode ter visitantes indo a outros conteúdos, o que vai contribuir com SEO favoravelmente.

Quando você usa a nuvem com vistas ao internauta e não pensando no SEO, você está mirando no primeiro, mas estará colhendo os frutos com base no segundo, por oferecer o uma boa experiência na página, por apresentar alternativas de conteúdo, diminuindo a taxa de rejeição, aumentando a conversão, entre outros benefícios.

Assim, o uso da nuvem de tags com contribuição positiva em termos de SEO, deve:

  • Ser alternativa de navegação – lembrando que muitos blogs utilizam temas e formatos de navegação típicos de um blog e, portanto, chegar a todos os conteúdos disponíveis não é tão fácil como em outros tipos de sites;

  • Destacar temas ou tópicos – crie as nuvens com base em temas (assuntos) ou tópicos para indicar quais páginas internas do site deseja impulsionar ou que julgue relevantes;

  • Fornecer acesso a conteúdos abrangentes – dê prioridade ao uso de palavras que sejam relacionadas a conteúdos abrangentes, ou seja, que envolvam muitos aspectos, tenham muitos desdobramentos e tenham relação com outros assuntos, como por exemplo, Marketing Digital;

  • Atender sua persona – privilegie os temas que a persona para quem você produz conteúdo, mais consome. Ao fazer isso, aumentam as chances da nuvem ser utilizada;

  • Diminuir a carência de conteúdo – observar as nuvens de tags ajuda a enxergar quais assuntos são mais frequentes, mas também quais são pouco abordados ou sem a devida frequência, contribuindo para diminuir as lacunas de conteúdo;

  • Ser uma alternativa visual – mesmo quando não é em formato de imagem e sejam apenas etiquetas de texto sem qualquer destaque, devem servir como uma alternativa visual e fácil de dados relacionados que o visitante pode usar para chegar a algum conteúdo.

  • Produzir diferenciação e especificidade – em vez de usar palavras-chave simples, use as palavra-chave long tail ou de cauda longa, para atender a assuntos mais específicos ou que têm alguma diferenciação, como por exemplo, Marketing tradicional versus digital;

  • Produzir pensamento estratégico – ao avaliar que palavras devem ser usadas com base no conteúdo que existe associado, no que se quer priorizar, no que a persona que é alvo se interessa e quais conteúdos relacionados produzem maiores taxas de conversão.

O que não fazer com cloud tags

Embora algumas coisas já foram indiretamente ditas, é importante não deixar margem a dúvidas. Sendo assim, seguem o que não se deve fazer ao usar cloud tags:

  • Utilizar em todas as páginas. Apenas nas que são importantes estrategicamente, como por exemplo, a página inicial de diferentes áreas do site;

  • Incluir em uma página apenas com o objetivo de produzir links internos quando ela não têm ou têm poucos links internos;

  • Para ampliar o conteúdo em páginas que não têm muito conteúdo;

  • Colocar na nuvem palavras que não têm relação com o conteúdo, visando impulsionar algum tema específico;

  • Fazer uso de plugins que geram nuvens com base em textos. As nuvens geradas usam critérios meramente estatísticos, ou seja, com base no número de ocorrências das palavras no texto;

  • Usar diferentes palavras com links para o mesmo destino;

  • Atribuir muitas tags para cada post, o que resulta em nuvens com grande quantidade de tags;

  • Nuvem de tags não é conteúdo do site.

Conclusão

As nuvens de tags já foram recurso importante no sentido de favorecer o SEO. Com a evolução dos algoritmos dos motores de busca, as implicações do seu uso em termos de SEO, mudaram significativamente, mas desde que usadas adequadamente, ainda podem contribuir favoravelmente nesse aspecto.

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