5 fóruns de discussão gratuitos e Open Source

Você convenceu-se ou foi convencido de que ter um fórum de discussão é uma boa alternativa para ampliar sua presença digital, bem como aumentar a sinergia entre os canais digitais que já possui ou nos quais está presente.

Mas e agora, qual é o próximo passo?

Definir qual o CMS para criar e manter um fórum, em meio a quantidade de opções pagas e gratuitas, open source ou de código proprietário, ou variações, é sempre uma etapa complicada.

Por isso preparamos esse artigo, com algumas informações importantes e que vão ajudá-lo a definir a implantação de um fórum de discussão associado ao seu domínio.

Como escolher um bom fórum de discussão?

Em linhas gerais um fórum de discussão tem recursos básicos e alguns mais avançados ou mais específicos.

Se você não é um grande conhecedor de como funcionam, pelo menos como usuário, é aconselhável participar de alguns ou contar com ajuda de quem tem alguma familiaridade.

Isso porque embora mesmo os mais simples funcionem e prestem-se bem ao seu propósito, conforme o projeto é publicado e começa a funcionar, um dos fatores que vai determinar o seu sucesso, além do conteúdo propriamente dito, consta a sua utilização por parte dos foristas (usuários do fórum).

Se a plataforma não oferece muitos recursos, isso pode constituir um fator limitante, inibindo o desenvolvimento do fórum.

Aspectos simples e que em um primeiro momento podem parecer apenas estéticos ou menos importantes, como por exemplo, permitir a personalização do avatar dos usuários, na verdade é algo essencial para todo participante ativo em um fórum, pois é na maioria das vezes o meio pelo qual um usuário identifica os outros com os quais ele costuma relacionar-se em alguma medida.

Portanto, definir que recursos o fórum deve ter, bem como as possibilidades de novos no futuro, é o primeiro ponto para orientar a escolha da plataforma que será adotada.

Além da facilidade e do quão amigável é a plataforma para os usuários, a administração do fórum como ferramenta / serviço, também deve ser levada em consideração, sobretudo quando se tem um elevado número de usuários e postagens.

Tenha em mente que além da participação, outro dos fatores do seu sucesso, é uma boa moderação.

Por fim, mas não menos importante, deve-se observar os requisitos em termos de ambiente de hospedagem, como configurações e demandas de recursos (memória, processamento, número de processos, etc).

Esse não deve ser um fator limitante, mas a sua empresa de hospedagem deve ser capaz de lhe atender com um plano de hospedagem capaz de suportar a escolha feita.

Por que um CMS gratuito e Open Source?

Certamente há opções pagas e baseadas em código proprietário – ou mesmo open source – de qualidade e que podem atender bastante bem quem mantém um fórum, mas não será voltado a esse contingente, que apresentaremos alternativas desse artigo.

Estipular que o CMS adotado seja gratuito e disponibilizado com código aberto, tem justificativas bem definidas e claras, conforme segue...

Desenvolvimento do fórum

Soluções proprietárias tendem a ser mais estáticas e novos recursos dependem da empresa criadora da solução.

Já os modelos open source, em função do caráter colaborativo e pelo fato do código ser aberto, permite que literalmente qualquer empresa, prestador de serviços, desenvolvedor, freelancer ou os membros da comunidade desenvolvam plugins que ampliam as funcionalidades e abrangência da plataforma.

Crescimento do fórum

Embora não seja um aspecto obrigatório, plataformas ou serviços pagos, podem ter limitações quanto ao número de usuários ou outros fatores limitantes e que no caso do crescimento, exigem planos ou assinaturas mais caros. Muitas das soluções open source não restringem o número de usuários;

Liberdade

Esse costuma ser um dos principais aspectos defendidos por aqueles que defendem o software livre e open source.

Ao adotar um CMS para fórum criado sob o conceito open source, é possível modificá-lo de acordo com suas necessidades, personalizando-o e melhorando-o, sem restrições e imposições de terceiros.

Investimento

Exceto se forem necessárias muitas alterações que demandem uma equipe de desenvolvimento própria, geralmente o custo pode ser significativamente inferior.

Vale notar, que algumas soluções proprietárias também oferecem personalização, porém em contrapartida são cobradas eventuais alterações feitas;

Nível de adoção

Muitas das principais soluções gratuitas e de código aberto, têm um bom nível de adoção, o que significa que muitos usuários utilizam-nas.

Isso implica em boa quantidade de plugins, temas, módulos de idiomas, informações e comunidades ativas.

Experimentação

Todas as soluções aqui apresentadas, fazem uso de suas próprias plataformas para apresentar suas ferramentas, o que permite experimentar como usuário cada uma delas.

Assim por exemplo, quando você acessa seus respectivos sites e busca por suporte, o que encontrará são fóruns de discussão – naturalmente baseados na ferramenta – em que a comunidade responde a perguntas e propõe soluções para as dúvidas e problemas mais comuns.

Ou seja, é a própria ferramenta em ação e a serviço dela própria.

Transparência

Essa característica é também uma consequência do tópico imediatamente acima.

A possibilidade de ver funcionando a ferramenta em situações reais, não como uma simulação ou uma versão trial – comum em soluções proprietárias – traz segurança e mostra a transparência que existe nesse tipo de software.

Segurança

Mais um ponto controverso e que sempre é destacado.

Eventuais questões de segurança que são identificadas, têm o envolvimento da comunidade na busca por soluções, sem que se tenha que aguardar o mantenedor de uma eventual solução paga, para soltar a correção de um bug ou falha de segurança.

5 melhores fóruns de discussão gratuitos e open source

Naturalmente o conceito de melhor é relativo. Logo, esse é um ponto que pode gerar controvérsia e boa parte dos que optaram por uma alternativa diferente das que apresentamos a seguir, podem e devem discordar dos 5 nomes que apresentamos.

A classificação como “melhores”, vem da abordagem que demos a esse artigo, do seu uso por parte da comunidade, da quantidade de avaliações disponíveis, dos relatos dos administradores, moderadores e usuários, da boa disponibilidade de plugins, temas (pacotes de estilos), linguagens e, sobretudo, descontadas as opções que não são exclusivamente gratuitas e open source.

Vale também destacar, que as 5 opções estão todas disponíveis para rápida e fácil instalação por parte dos clientes da HostMídia, usando para isso o instalador automático de CMS Softaculous, evitando dúvidas e trabalho desnecessário.

A exceção, pode ficar por conta da primeira ferramenta (bbPress), a qual também pode ser instalada como plugin do WordPress para aqueles que já o utilizam.

A ordem em que apresentamos as opções, não refletem necessariamente a sua popularidade ou a qualidade da proposta.

Constam aleatoriamente e incentivamos que além das breves informações que constam nesse artigo, que você faça sua pesquisa pessoal nos respectivos sites de cada uma das ferramentas, para avaliar a que mais lhe agrada e que pode atender melhor o que você planeja para seu fórum.

bbPress

O primeiro nome da lista, é um nome que tem ganho mais e mais destaque, pelo simples fato de estar vinculado ao CMS de maior popularidade e uso hoje no mundo, que é o WordPress.

O bbPress, como é comum quando o assunto é WordPress, é um plugin que modifica a funcionalidade original do WordPress – que é uma plataforma para criação de blogs – tornando o CMS em um criador e gerenciador de fóruns.

O conjunto de possíveis vantagens em se adotar o bbPress como plataforma de fóruns de discussão, vem da familiaridade de quem já usa o WP para gerenciar seu site, blog, loja virtual ou tudo isso e não ter que aprender uma nova plataforma, pelo fato de usar a mesma filosofia desse popular CMS, por permitir usar o mesmo painel de administração e pelas qualidades que fazem do WP a ferramenta de desenvolvimento de sites mais usada no mundo.

MyBB

Como outras ferramentas do segmento, o MyBB já tem mais de uma década e já acumula mais de 60 versões lançadas desde a versão inicial, ainda em 2005.

Isso faz dele uma solução que pôde amadurecer e receber várias melhorias ao longo de sua existência.

Tudo o que a maioria dos mantenedores de fóruns costuma precisar, o MyBB oferece: mais de 600 plugins, dezenas de módulos de idiomas, mais de uma centena de estilos e dezenas de pacotes de imagens para personalização da aparência, ampla documentação que cobre todas as questões de desenvolvimento e manutenção e uma comunidade participativa.

Os elogios, as avaliações sobre a plataforma, são muitos, mas mais do que isso e mais importante, os relatos dos utilizadores são bastante animadores quanto à qualidade e eficácia da solução, a qual tem um nível de adoção crescente.

phpBB

Não há como falar de CMS para criação e manutenção de fóruns, sem citar o phpBB. Está entre as soluções mais antigas e mais usadas.

Sua popularidade e o nível de adoção, implicam em vários benefícios.

Muitas atualizações, muitos pacotes de estilos, grande variedade de extensões que ampliam as funcionalidades, módulos de idiomas para os mais falados no mundo, uma enorme comunidade e altamente engajada, entre outras vantagens comuns quando se fala em um dos principais nomes do segmento.

Outro ponto que pode ser tanto uma vantagem, como uma desvantagem, é que se trata de uma das ferramentas mais completas já a partir da sua instalação.

Para quem busca soluções mais simples e personalizáveis de acordo com suas necessidades, pode não ser o mais adequado.

Por outro lado, quem não quer buscar, instalar e testar plugins e complementos, pode beneficiar-se de algo praticamente pronto para uso.

SMF

Eis um nome que não faz muito estardalhaço, mas que conta com muita credibilidade no segmento.

Percebe-se ao acessar o site do SMF (Simple Machines Forum), a sua sobriedade e até seu nome traduz a simplicidade que a plataforma pretende oferecer quanto ao seu uso.

Talvez justamente por buscar o simples, mas eficaz e poderoso ao mesmo tempo, sempre é lembrado quando se busca estabilidade, pouca exigência de recursos de hospedagem, segurança, sem deixar de lado tudo o que boas plataformas também precisam oferecer, como a variedade de opções de personalização, apesar de usar o conceito do phpBB e praticamente já vir pronto para uso desde a instalação.

É sem dúvida uma opção importante a ser considerada se você busca uma ferramenta completa e com bom número de usuários satisfeitos.

FluxBB

O FluxBB é um entre muitos exemplos de projetos que derivam de outros (fork), em que o original tornou-se comercial.

Com mais de 10 anos, consta como uma das alternativas confiáveis e estáveis.

Também segue a linha de ser uma solução mais completa logo a partir da sua instalação, mesmo contando com uma boa quantidade de itens de personalização tanto estética, quanto funcional.

Mas mesmo assim, tem como uma de suas maiores vantagens, a leveza, ou seja, requer menores demandas do ambiente de hospedagem, entregando bom desempenho aos usuários.

Assim como o SMF, é uma alternativa a ser considerada quando se quer opções diferentes das mais populares, mas se quer um sistema seguro e consistente.

Conclusão

Escolher, instalar e testar um CMS destinado a manter um fórum de discussão, é algo que requer os mesmos cuidados e preocupações que qualquer outro tipo de site e por essa razão, apresentamos cinco opções que podem ajudá-lo na tarefa de criar um fórum estável, funcional e de sucesso.

Comentários ({{totalComentarios}})