Como criar conteúdo Web que é útil e posiciona bem?

Sabe aquele site que você acessa pensando aprender alguma coisa, ficar a par de um assunto ou apenas esclarecer uma dúvida, mas tem que voltar para a página de resultados da busca porque não entendeu tudo, não entendeu nada, ou pior ainda, saiu mais confuso do que quando entrou?

Pois é, infelizmente isso é cada vez mais comum e as principais razões, nós já comentamos aqui no blog. Mas não é sobre isso que vamos conversar hoje, mas de quais recursos você pode se valer, para que seus conteúdos não sigam o mesmo caminho.

Quer criar conteúdos didáticos, esclarecedores, educativos, que comunicam e são úteis aos seus visitantes?

Então vem com a gente!

A importância de conteúdo útil

Deveria ser desnecessário listar os motivos pelos quais é fundamental que todo conteúdo seja útil.

Porém, a infinidade de conteúdos que mais confundem do que esclarecem, reforça a importância de falarmos a respeito.

Não importa o tipo de site que sua empresa mantém ou quais as redes sociais nas quais ela está presente, se o conteúdo existente não é útil aos visitantes, ou seja, não consegue comunicar nada, porque ele é resultado de várias técnicas de SEO aplicadas sobre um amontoado de palavras, então ele só representa custo e trabalho.

Se preferir, ele é inútil para a empresa e para os seus clientes.

Lamentavelmente, essa é a linha que orienta o trabalho de muita gente por aí e que chamamos de criar conteúdo para robôs, em vez de pessoas.

A primeira razão, já deveria suficiente para ligar o alerta, mas há ainda outras:

  • Google – se você busca bom posicionamento no Google – quem não busca? – e em outros sites de busca, conteúdo útil é um critério importantíssimo, como enfatizado no Core Update de Agosto/2024;

  • Engajamento – quer produzir engajamento dos visitantes, promovendo o seu site por meio de compartilhamentos? Então lhes dê algo útil;

  • Posicionamento – na busca por novas abordagens e enfoques para os temas tratado, são grandes as possibilidades de você produzir material autêntico, conteúdos originais mesmo, o que é também visto com bons olhos pelos buscadores;

  • Fidelização – todo material que educa, que esclarece, que contribui para resolver as necessidades e desejos dos visitantes, tem chances significativamente maiores de ser favoritado, de trazer o visitante de volta outras vezes e, portanto, de fidelizar o leitor.

Satisfeito, ou quer mais?

Poderíamos facilmente tornar essa ainda lista maior e mais convincente, mas é suficiente para os nossos propósitos e sendo assim, chegou a hora de irmos ao que mais interessa.

12 dicas de como criar conteúdos web úteis

Antes de listarmos e comentarmos os princípios para produzir conteúdos autorais que seduzem, que cumprem verdadeiramente sua função, cabe ressaltar que ainda que seja possível e até indicado combinar em um mesmo texto mais de uma dica, é preciso bom senso.

Não crie uma verdadeira “salada mista”, juntando tudo. Precisa fazer sentido e estar alinhado com o que se espera de cada conteúdo.

Nem que seja no processo de revisão, certifique-se que o texto cumpre seus papéis e que o leitor sairá satisfeito, em vez de retornar para as páginas de resultados dos motores de buscas, as chamadas SERPs.

1. Exemplos

Você pode e deve, especialmente a depender do assunto, fazer uso de definições formais, mas sempre que possível, dê exemplos reais de como os conceitos são aplicados na prática.

Quanto mais próximos eles forem da realidade, do quotidiano do leitor ou se forem de situações conhecidas, mais fácil será a assimilação e entendimento da informação.

2. Analogias

Outro recurso didático muito interessante e útil, são as analogias e em particular quando a comparação com outra situação, faz uso de algo bem conhecido das pessoas.

As analogias também são poderosas porque ajudam a fixar o conhecimento transmitido. É mais difícil esquecer algo, quando se tem familiaridade com a analogia feita.

3. Metáforas

Apesar de consistir de um recurso fantástico, o uso das metáforas para exprimir ideias e conceitos, exige mais talento do escritor, sob o risco de confundir mais, em vez de esclarecer.

No entanto, quando o autor se sente confortável, tem boas ideias e é feliz na escolha das palavras, boas metáforas contribuem até para o seu estilo de escrita e são capazes de criar textos mais leves e fluídos.

4. Perguntas e respostas

Esse artifício de produção de conteúdos é especialmente indicado quando o tema abordado contém várias pequenas dúvidas comuns e relacionadas ao assunto central.

Quando for oportuno utilizá-lo, dê particular atenção às perguntas mais comuns que as pessoas fazem, sem se esquecer que as respostas precisam ser objetivas.

Aqui vale combinar com exemplos e analogias.

5. Mitos e verdades

Fazer uso de uma abordagem baseada em mitos e verdades, consiste de uma variação do truque anterior.

Aqui, você desmistifica velhas crenças e confirma as que são procedentes, ressaltando que só tem validade, quando se ampara de forma consistente, clara e direta, cada ponto desmentido ou confirmado.

6. Tutoriais

Os tutoriais são úteis quando o tema abordado envolver aplicar na prática a informação exposta.

Ensinar como fazer, além de didaticamente produzir um bom resultado, é extremamente útil.

7. Passo a passo

Fornecer um passo a passo de algo, não deixa de ser um tutorial. No entanto, aqui a construção do texto é diferente.

Se nos tutoriais você se restringe a orientar as ações anteriormente conceituadas, aqui você enumera, nomeia e fornece as informações necessárias ao longo do cumprimento de cada passo. Veja um exemplo prático, no post “Fazendo um blog post do zero em apenas 5 passos”.

8. Cases

Cases são exemplos reais de situações nos quais o conceito tratado é explicado ao longo de um caso real e por essa razão, facilitam o entendimento, além de tornar a explicação mais envolvente.

A grande diferença para os exemplos que abrem as dicas, é que ao detalhar um case, costuma-se dar muitos detalhes e o contexto também costuma importar.

9. Tópicos

A separação de determinadas informações em tópicos, ajuda na visualização e organização mental de cada ponto de interesse. Fizemos isso no tópico sobre a relevância da utilidade dos conteúdos e estamos fazendo aqui, embora de duas formas diferentes.

Quando as informações associadas a cada aspecto ou fator, forem mais reduzidas, pode-se usar o formato anterior. Mas se houver necessidade de fornecer mais informação, como agora, recorra a presente estrutura, que é apoiada em subtítulos usando a tag h3.

10. Linguagem

Apesar de constar apenas na 10ª posição das nossas dicas, a escolha da linguagem deve ocupar posição privilegiada na sua lista de “preocupações” na hora de escrever.

Saber criar conteúdos sem “derrapar” no português e ao mesmo tempo, escolhendo uma linguagem que seja acessível, envolvente e cumpra a função de comunicar de modo eficaz, exige tempo e vivência do escritor.

No entanto, é só pela escolha adequada da linguagem que fala ao seu público-alvo / persona, que se é capaz de produzir conteúdos verdadeiramente úteis.

11. Storytelling

Outra técnica que produz resultados bastante bons na busca pelo envolvimento e pela compreensão dos leitores, é o storytelling, que nada mais é do que contar estórias.

Estórias – ou histórias, em alguns casos – são capazes de prender a atenção, ao mesmo tempo que são capazes de demonstrar como os conceitos que se quer transmitir, encaixam-se ou se relacionam na prática.

Não fosse suficiente, uma boa estória tem o poder de ficar na memória por muito tempo.

12. Empatia

Nossa última dica, não é uma técnica, mas um exercício, uma boa prática e, sobretudo, uma postura que você deve assumir todas as vezes que se sentar diante do teclado.

Seja empático e se coloque no lugar da sua audiência. Peça para alguns leigos no assunto, lerem os seus conteúdos. Se eles forem capazes de compreender e se sentirem satisfeitos com as informações transmitidas, possivelmente seu conteúdo cumpriu seu papel.

Obviamente, se o seu leitor está em busca de conteúdo técnico, você pode fazer os ajustes necessários e enriquecer com dados e informações necessárias, mas pense que se até um bom conhecedor do tema está recorrendo ao seu material, é porque ele tem algo novo a aprender.

É preferível pecar pelo excesso, do que pela falta.

Conclusão

É possível criar conteúdos Web que envolvem, esclarecem, satisfazem e são úteis aos seus visitantes e ao mesmo tempo, posicionam bem nos sites de busca.

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