Site em construção ou manutenção? Saiba porque jamais você deve fazer isso!
Depois desse título, cremos que muitos vão se sentir intimidados em perguntar o porquê, mesmo que em algum momento tenham cogitado em fazê-lo e até mesmo já tenham acessado dezenas de sites assim. Mas não se assuste, porque não é esse o objetivo, a não ser de deixar claro que é uma ideia ultrapassada e que não traz nenhum benefício.
Para saber as razões de abolir essa prática e o que fazer quando uma situação como essa acontece, acompanhe-nos até o fim.
Por que não devo publicar uma página em construção ou manutenção?
Há 20 anos atrás, era muito comum acessar um site e encontrar a famigerada imagem de um operário em preto e amarelo, similar as placas de trânsito de operários na via e os dizeres: “Site em construção” ou “site em manutenção”
Até certo ponto, era compreensível. Os tempos eram outros, não havia as tecnologias que temos a disposição e que permitem que um site simples fique pronto em horas. A Internet era apenas uma pequena parcela do que é hoje e o Google e demais mecanismos de busca, “enxergavam” os sites de outra maneira.
Na pior das hipóteses, um site em construção nos moldes do passado, transmite uma ideia amadora e parada no tempo.
Quem ainda considera mesmo que remotamente fazer algo assim, enquanto o site não está pronto para publicação, possivelmente ainda tem seus conceitos fincados nos remotos tempos em que a Internet ainda engatinhava. Ou não sabe como as coisas funcionam agora.
Hoje, a quantidade de opções é impressionante e se você tiver a “sorte” de alguém encontrar o seu domínio e ao desembarcar no que deveria ser o seu site, visualizar uma página em construção, será o mesmo que não ter tido visita alguma, ou quem sabe ainda pior, se esse visitante lembrar da sua empresa ou site quando repetir uma pesquisa semelhante, afinal ele terá a um clique de mouse, centenas ou milhares de alternativas.
Aqui vale a máxima de que “a primeira impressão é a que fica”.
Mas essa é apenas a ponta do iceberg. Há outras consequências negativas, especialmente se em algum momento você já teve um site que foi removido, enquanto um novo é produzido.
Isso porque seu domínio já tem um histórico de acessos e de conteúdo, mas que agora literalmente expulsa um visitante que eventualmente realize o acesso e em apenas 2 segundos decide que tem que procurar uma alternativa.
Você acabou de construir uma página que vai elevar sua taxa de rejeição a patamares nunca antes vistos!
Do ponto de vista do SEO, uma página em construção ou manutenção, simples e clássica, é uma substituição por nada!
A consequência imediata, é que Google irá determinar que a página não tem conteúdo ou que o conteúdo é irrelevante e se assim for, o robô do buscador levará mais tempo para voltar, ainda que você coloque um novo conteúdo em substituição a página em construção.
Resumindo, você vai dar passos para trás.
O que eu coloco no lugar de uma página em manutenção?
Essa é a pergunta que você deve ter feito assim que soube que jamais deve publicar uma página em construção ou em manutenção.
A resposta não é única e não se resume a apenas uma ação, mas um conjunto de ações e ideias que podem variar de acordo com a situação em que seu site – ou futuro site, melhor dizendo – se encontra.
Basicamente você deverá elaborar uma página única com algum conteúdo informativo e algumas ferramentas, conforme segue:
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Pensando em que ainda não conhece a empresa e seus produtos e serviços, coloque um breve texto dizendo o que faz e o que o visitante irá encontrar brevemente, para que ele se certifique de que era a empresa que buscava. Lembre-se que nestes casos, ele ainda não sabe nada a seu respeito, mas este ainda não é o site definitivo e assim, você deve ser objetivo e dar-lhe apenas um “aperitivo saboroso” do que vai encontrar;
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Justifique porque ele não encontrou o site da empresa. Mais que isso, ao contrário de colocar apenas “em breve”, procure colocar uma data para lançamento. Tem sido comum o uso de ferramentas que colocam um contador regressivo. Isso mostra planejamento e no caso de haver necessidade de acessar o site, cria uma expectativa;
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Também para aqueles que têm necessidade de um contato com a empresa e imaginavam fazê-lo pelo site, informe ao menos um telefone de contato;
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Se o site que será lançado é baseado no WordPress – e a maioria hoje em dia é – considere utilizar um plugin que pode ajudar bastante e que é o Coming Soon Page. Com ele, há ferramentas pelas quais é possível criar uma página atrativa e profissional e oferece algumas funcionalidades interessantes, como por exemplo, um campo no qual os usuários que visitam a página podem informar seu e-mail de forma que quando o site for lançado, eles receberão uma mensagem;
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Alternativamente ou em complemento ao que já indicamos, é possível incluir um formulário simples para quem tem necessidade de um contato e até um recurso mais gentil e atencioso, que é conhecido como “ligue-me”, onde o visitante deixa seus dados para que um representante da empresa entre em contato;
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Logotipo e cores da empresa e um layout baseado na identidade visual, devem ser utilizados nessa página simples, mas que contém poucas e importantes informações a seu respeito;
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Se você tem – e se não tem, considere mudar – presença nas redes sociais, não se esqueça de colocar os links para acesso a elas. Afinal, se alguém chega até o seu site e não encontra tudo que deveria, dê a você mesmo uma segunda a chance de atendê-lo virtualmente.
Certamente uma página como essa é bem mais trabalhosa do que as tradicionais e ultrapassadas páginas de manutenção ou de site em construção, mas em contrapartida causam outro tipo de resultado nos eventuais visitantes, bem como tem um impacto negativo bem menor até mesmo nas ações de SEO.
Conclusão
Páginas padrão de site em construção ou em manutenção, prejudicam mais do que ajudam. As consequências de um site conter algo assim, podem ser bastante negativas, sendo que há alternativas muito mais apropriadas e com resultados bastante melhores.