Por que e como fazer SEO para as imagens do site?
Há por aí – e você já deve saber – muito conteúdo sobre SEO “tradicional”, ou seja, aquele relativo às técnicas de otimização para mecanismos de busca aplicáveis a um site de forma geral, mas você sabia que há também um conjunto de fundamentos de SEO especificamente para as imagens / fotos do site?
Sim, tanto o Google, como o Bing, e outros sites de buscas, cada vez mais se “preocupam” com a contribuição que as imagens e fotos dão para os conteúdos e, portanto, dedicar parte da sua atenção a esse aspecto, é essencial.
Por essa razão, aqui você ficará a par do que é importante atentar sobre o assunto.
O que é SEO para imagens / fotos?
Tal como o SEO “tradicional” ou apenas SEO, como você deve estar acostumado, o SEO para imagens consiste de se basear em um conjunto de padrões aplicáveis às imagens do site, com o objetivo de que os robôs dos sites de busca possam colher e interpretar as informações das imagens e fazer a indexação para posterior exibição nas páginas de resultados, as SERPs.
Vamos entender melhor isso?
Uma imagem não se restringe apenas àquela foto tirada de um produto ou o resultado do que foi feito no Ilustrator ou no Corel. Além do que é visto, ela pode conter uma série de outras informações, como nome, descrição, título, entre outros dados que não são tão aparentes inicialmente.
Nos últimos anos, os robôs têm aumentado sua capacidade de “ler” toda essa informação associada e procurar sua eventual relação e relevância em relação ao conteúdo textual do site.
Assim, se você tem um artigo que trata do lançamento de um novo modelo de carro e tem várias fotos ilustrativas dele, a depender de quais informações existirem de cada foto, isso pode favorecer o conteúdo textual, como também pode tornar a imagem uma “candidata” a ser exibida nos resultados das pesquisas para o tema.
Você já deve ter notado, mas caso não, tente pesquisar por “Nissan Skyline” e você verá que além do tipo de resultados que está acostumado e que são mais comuns, verá em posição razoavelmente privilegiada e de destaque, algumas fotos do carro pesquisado.
Clicando em alguma delas, será exibida uma versão maior, o link para o respectivo conteúdo (sob seu título) e um botão “visitar”, que também leva para a página.
Mas para isso ser possível, é preciso dar uma “mãozinha” para o buscador e que passa por fazer SEO de modo similar ao que você já faz com outros aspectos do seu site.
Por que é importante o SEO para imagens?
Bem, algumas das vantagens e da consequente importância de dedicar atenção ao SEO para imagens, devem ter ficado aparentes, mas para que não pairem dúvidas, vamos as principais razões para realizar esse trabalho:
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Visitantes – é mais uma chance de ter um link para seu site nas páginas de resultados orgânicos e, portanto, melhor probabilidade de trazer visitantes;
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Vendas – especialmente nos sites de e-commerce, boas imagens são um importante atrativo e ajudam a vender;
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SEO on Page – dedicar atenção também as imagens, contribui para o trabalho de SEO on Page, na medida que o torna mais completo;
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Autoridade – a autoridade do domínio é constituída por um amplo conjunto de fatores e o SEO para imagens, se for bem-feito, também pode contribuir para melhorar a autoridade;
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Pesquisa visual – a depender do assunto, a pesquisa por imagens pode ser mais relevante para possíveis visitantes;
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Inteligência artificial – a crescente participação de Inteligência Artificial nos resultados de busca e sua capacidade de “interpretar” esse tipo de conteúdo, como o reconhecimento facial e o Google Lens, deve contribuir para que as imagens se tornem conteúdos cada vez mais relevantes;
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Posicionamento – embora conteúdo textual e outras práticas de SEO ainda prevaleçam como fatores de ranqueamento, principalmente a depender do contexto e do assunto, a tendência que fotos e imagens tenham contribuição cada vez maior no posicionamento orgânico.
Como fazer SEO para imagens?
Uma vez que você tenha compreendido o que é e qual a importância de destinar parte de seu trabalho de SEO também focando nas fotos e imagens do seu site, o próximo passo é como fazer, certo?
Então vamos logo ao que interessa...
1. Tag ALT
A tag ALT é um dos possíveis atributos associados à tag IMG e que por sua vez, é a responsável por inserir a imagem no HTML correspondente a página.
Você não precisa se preocupar em saber HTML, porque todos os bons CMSs (ex: WordPress) e a maioria dos construtores de sites, permitem incluir texto ALTERNATIVO – que é o significado de ALT – nas imagens inseridas nas páginas.
A sua importância fica explicita em “texto alternativo”, já que é o texto que é exibido se eventualmente a imagem não puder ou não for carregada / exibida por qualquer motivo. É também um recurso de acessibilidade, já que os leitores de texto usados por deficientes visuais, usam a tag para “descrever” o conteúdo para esse grupo de usuários.
Os robôs também leem essa informação e sua relevância no contexto do texto em torno da imagem, é considerada.
Assim, o quão descritiva, clara e associativa for essa informação, melhor avaliada ela será.
Atente para os seguintes detalhes:
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Posição da imagem – a imagem deve ser posicionada o mais próximo possível do conteúdo textual ao qual ela se refere;
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Palavra-chave – deve conter palavras-chave relacionadas ao texto correspondente;
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Descritiva – precisa ser bem descritiva daquilo que ela pretende ilustrar;
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Objetiva – apesar do fator acima, não exagere. É possível usar várias palavras, mas objetividade prevalece sobre quantidade;
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Relevância – relevância não pode ser confundida com redundância, nem com praticar SPAM. Em outras palavras, evite repetir desnecessariamente as palavras. Considere que diferentes imagens de um mesmo tema (ex: carro) devem conter descrições também únicas;
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Exclusividade – avalie incluir informações ou palavras exclusivas relacionadas ao que a imagem ilustra (ex: Motor do Nissan Skyline, Rodas do Nissan Skyline, Painel do Nissan Skyline), onde as palavras que destacamos em negrito, são as que diferenciam ou as tornam exclusivas em relação às demais.
2. Nome das imagens
É bastante comum encontrarmos imagens nomeadas como img5445.jpg, imagem3212.jpg ou ainda IMG-20240404-000987.jpg, que é algo comum em fotos tiradas em celulares Android.
Porém esse tipo de nome não significa nada para os robôs ou tampouco para os sistemas de indexação, não acrescentando nenhum tipo de informação útil para o propósito que temos.
Se em vez disso tivermos “motor-nissan-skyline.jpg”, a imagem passa a ter um nome descritivo que ajuda a contextualizar o que ela mostra e que nesse caso, é compreensível e utilizável pelo buscador.
Note também que se deve optar por separar as palavras com hifens (traços) e não underlines (sublinhados).
Aqui vale também a recomendação de usar palavras-chave e palavras que destaquem a diferenciação para as demais.
3. Legendas
Essa recomendação não se refere a algo feito nas próprias imagens, mas nas páginas nas quais elas aparecem.
Sempre que possível e for conveniente, acrescente legendas abaixo das imagens, sendo que os critérios são semelhantes aos indicados para a tag ALT e naturalmente, não se deve repetir a mesma string de texto usado na tag.
Isso porque o buscador tem a capacidade de “ler” e usar as legendas para extrair informações e “interpretar” a imagem. A ideia é usar alguma informação que além de explicar a imagem, seja complementar ao conteúdo textual.
Continuando a usar o exemplo do Skyline, uma legenda poderia conter o seguinte texto explicativo: “As rodas de 18 polegadas do Skyline são o modelo Tein TE37 Saga” e que no caso descreve o que se trata.
4. Metadados
Metadados são dados sobre dados e as imagens podem ter um enorme conjunto de metadados, os quais podem ser lidos e usados pelos buscadores.
Inclusive o Google usa um conjunto deles – os metadados EXIF ou Exchangeable Image File Format.
Os dados EXIF consistem de uma especificação utilizada por fabricantes de câmeras digitais, mas também de câmeras de celulares, para anexar informações sobre as configurações no momento da captura, junto ao arquivo da foto . Assim, além de informações como abertura do diafragma, distância focal ou sensibilidade ISO, também constam data, hora e até coordenadas segundo o GPS do aparelho, quando esse está habilitado.
É graças a isso que o Google “sugere” fotos para anexar na sua linha do tempo e incluir nas “avaliações do Google”.
Para um site de empresa esse tipo de informação é útil para o “Perfil da Empresa” no Google.
Há ainda outros metadados que têm relevância e devem ser editados, como a URL do site ao qual a imagem está vinculado, o nome do seu proprietário (nome da empresa), o seu título e se ela é ou não protegida por direitos autorais.
Esse conjunto de metadados normalmente é acessível e editável pela maioria dos bons editores de imagens (ex: Photoshop), geralmente pela opção “file info” ou “informações do arquivo”, do menu arquivo.
5. Dimensões das imagens
Os mecanismos de buscas dão preferência na exibição das imagens que tenham proporções como 16:9 ou 4:3, já que são as mesmas usados em resoluções de vídeos, como TVs, telas de celulares e no próprio YouTube, por isso considere essas proporções ao produzir suas imagens.
Mas também leve em consideração as resoluções predominantes nas telas dos dispositivos, ou seja, notebooks e smartphones, adotando a menor que prevalece, de forma que não “estourem” a área visível da tela para as menores resoluções.
Lembre-se também de ter resoluções apropriadas de acordo com as versões mobile e desktop do site.
Por fim, mas não menos importante, os editores de imagens têm recursos para gerar arquivos finais mais leves em termos de tamanho do arquivo (em Kbytes ou Mbytes). Porém tenha em mente que normalmente se perde em qualidade da imagem quanto menor for esse tamanho.
Busque o equilíbrio entre um e o outro fator, salvando e analisando uma mesma imagem em diferentes tamanhos, bem como em diferentes formatos, já que cada um tem seu próprio método de compressão, resultando em imagens em tamanhos menores ou maiores a depender da escolha feita.
Essa preocupação é particularmente importante, porque arquivos de imagens maiores significam maior tempo de carregamento e, portanto, pior desempenho do site e que é também fator de ranqueamento.
6. Sitemaps de imagens
Outra medida recomendável, é o sitemap de imagens, já que é uma forma de garantir que sejam encontradas todas as imagens relevantes, como por exemplo, aquelas que só são carregadas mediante um javascript, por exemplo.
Inclusive o próprio Google tem um link dedicado ao sitemap de imagens, o qual é importante que você leia e siga suas orientações nele contidas.
Conclusão
Investir em otimização das imagens do site com base em SEO, é uma estratégia pode ter um impacto considerável no posicionamento do seu site e no tráfego.