A importância e como fazer o monitoramento de site

Não é de hoje que nas mais diversas áreas, empresas e pessoas têm a necessidade de acompanhar os mais diversos processos, para assegurarem-se que as coisas estão acontecendo como se espera e se necessita.

Quando o assunto é hospedagem de sites, não é diferente.

O monitoramento do site é de vital importância e dele dependem os resultados, o trabalho e investimento feitos, para citar apenas as justificativas mais evidentes.

Por que é importante monitorar o site?

Quando se pensa nos porquês do monitoramento de um website, imediatamente vem à mente da maioria, garantir que os possíveis visitantes sejam capazes de acessar e navegar nele adequadamente, bem como produzir vendas, seja porque o candidato a cliente encontrou informações que precisava para comprar, seja porque o site é de fato um canal de vendas, como os sites de e-commerce.

Mas há mais razões não tão aparentes e que podem afetar direta e/ou indiretamente os motivos acima:

  • Problemas de segurança – a segurança de um site é uma das preocupações mais importantes e que se não for tratada com a seriedade necessária, pode acarretar uma lista extensa de dores de cabeça, tais como o vazamento de dados dos clientes / visitantes e a invasão do site, que por sua vez pode permitir ao invasor usá-lo para ataques DDoS, phishing, entre outros problemas. De todos os problemas, os decorrentes de questões de segurança, são os que mais fazem perder pontos no ranqueamento do Google e de outros mecanismos de busca;

  • Desempenho – o desempenho e que normalmente só está associado com a velocidade de carregamento das páginas, também está relacionado com o uso de recursos. Sites que demandam muitos recursos, facilmente tornam-se lentos quando o número de visitantes simultâneos aumenta e desempenho ruim atrapalha a experiência do usuário e até o posicionamento orgânico nos sites de busca;

  • Uptime e SLA – uptime e SLA são dois indicadores do quão adequado é o ambiente de hospedagem e a infraestrutura relacionada. É por meio de ambos, que se tem a garantia mínima de disponibilidade dos recursos que foram contratados;

  • Páginas de erros – páginas de erros ou erros de servidor, podem ocorrer tanto em função de questões relacionadas com o ambiente de hospedagem, como por exemplo, o ModSecurity do servidor web, como por aspectos associados ao CMS utilizado e até mesmo por erros de administração, como uma URL inexistente, resultando em erro 404. Páginas de erros também afetam negativamente o posicionamento orgânico, bem como proporcionam uma experiência negativa aos visitantes;

  • Reputação digital – a reputação digital é também influenciada por tudo o que vimos anteriormente. Não há como os visitantes construírem uma imagem positiva diante de um site lento, indisponível, inseguro e com erros nas páginas.

Como monitorar o site?

Conforme pudemos verificar, existem diferentes aspectos que devem ser observados no monitoramento de um site e não apenas a sua disponibilidade de acesso aos visitantes e por esse motivo, também é necessário lançar mão de diferentes ferramentas, cada qual destinada ao seu respectivo fim.

Felizmente no caso da HostMídia e das boas empresas do segmento, as principais ferramentas já estão disponíveis e talvez você apenas não as conheça.

Painel de controle cPanel

Os bons painéis de controle, como o nome indica, permitem controle a variedade de recursos que o ambiente de hospedagem lhe oferece e isso não se resume a criar e gerenciar as contas de e-mail ou os bancos de dados.

Há ferramentas de diagnóstico importantes também, como é o caso das opções a seguir:

  • Erros – a opção “erros” do cPanel consta sob o conjunto de ícones denominado “métricas”. Por meio dele, é possível visualizar em quais páginas há erros do servidor Web, como por exemplo, um arquivo inexistente e que fará com que o elemento correspondente da página, não possa ser carregado;

  • Resource Usage (Uso de recursos) – também disponível no mesmo conjunto onde está a opção “erros”, ao clicar no ícone do uso de recursos, é possível visualizar o uso de CPU, processos de entrada, processos de todos os serviços, memória física e virtual, leitura e escrita em disco, entre outros, ao longo de um período determinado e assim, saber se algum desses valores está atingindo seus limites;

  • Imunify360 – o Imunify360 é um conjunto de ferramentas de segurança, que integra firewall para aplicações web, antivírus, camada de segurança para o PHP, de tal forma que é possível identificar possíveis conteúdos vulneráveis ou malicioso junto aos arquivos do site;

  • Largura de banda – identificar se algum serviço está trafegando volumes anormais de dados, é também importante para descobrir comportamentos indesejados. É possível aqui visualizar o tráfego do Apache (HTTP), FTP, IMAP, POP e SMTP;

  • Verificador de vírus – além do Imunify360, há ainda outra opção que permite identificar arquivos potencialmente nocivos (malwares) em uma conta que tenha sido invadida e esteja sendo usada para phising, usando para isso o verificador de vírus;

  • Uso de disco – o espaço em disco da hospedagem é dividido em diversas áreas destinadas a cada recurso. Ao clicar nessa opção, é possível visualizar o quanto do espaço destinado está sendo usado e assim, descobrir se eventualmente há um erro decorrente de espaço insuficiente, por exemplo.

Logs de erro

Os logs do sistema operacional são arquivos de texto nos quais o sistema operacional registra informações diversas. No caso e para nosso propósito, os que interessam, são os logs de erros e que a depender da plataforma de desenvolvimento usada no site, podem localizar-se em diferentes pastas.

Recorrer aos logs de erros pode nos dar pistas importantes de coisas que não estão funcionando no site como deveriam.

Por princípio, um site que esteja funcionando como se espera, não deve ter logs de erro ou por padrão, podem até existir, mas como arquivos em branco, já que nenhum erro foi registrado.

Plugins

Dependendo do CMS usado para criar e gerenciar o seu site, há uma gama de plugins destinados a desempenho – como é o caso de plugins de cache – e para questões envolvendo a segurança.

Especialmente em se tratando dos plugins de segurança do WordPress, que é o CMS mais usado para os mais diversos tipos de sites, além de apenas tornar a plataforma mais segura, cada qual fornece relatórios ou interfaces nas quais é possível visualizar eventuais problemas e/ou ações suspeitas.

Por essa razão, ao escolher um plugin de segurança para instalar, considere também aqueles que fornecem informações do tipo, uma vez que sabendo-se que tipo de ações estão sendo executadas contra o site, pode-se direcionar melhor as ações corretivas e preventivas.

Monitoramento do hosting

A HostMídia é uma empresa que se destaca por utilizar um conjunto de ferramentas próprias e algumas das mais populares no segmento, para realizar o monitoramento ativo e preventivo, 24 horas por dia.

Vários aspectos da nossa infraestrutura são monitorados em tempo real e integral, de modo a garantir que nossos servidores estejam operando em condições ideais.

Se eventualmente algum comportamento anômalo ou um ponto fora da curva é detectado, imediatamente os administradores intervêm para identificar a causa e adotar as medidas necessárias.

É uma política que temos e que independe de qualquer ação do usuário e de qual plano de hospedagem se utilize.

Conclusão

O monitoramento do site é uma prática essencial e que consiste de usar uma série de ferramentas para diagnóstico de como está o ambiente de hospedagem.

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