O que é e como usar palavra-chave long tail (cauda longa)?

Pode parecer estranho para os iniciantes no assunto, afinal palavra tem cauda?

Claro que não, mas independente do quão esquisito o termo possa parecer, as palavras-chave de cauda longa costumam ter uma importância imensa no trabalho de otimização para mecanismos de busca.

Não há como falar em um trabalho eficiente com o objetivo de aparecer nas pesquisas, sem falar em palavras-chaves long tail.

Que tal conversar um pouco sobre isso?

O que é uma palavra-chave long tail?

A palavra-chave de cauda longa ou long tail, é a palavra que aumenta a especificidade do assunto ao qual ela se refere. Se preferir, é a palavra que define o grau de especialização do tema tratado.

Diferentemente das palavras-chave que costumamos usar e que geralmente são constituídas apenas por uma palavra, exceto quando são substantivos compostos (ex: couve-flor ou palavra-chave) ou tem uma especificidade ou diferenciação importante, como carro de corrida ou raquete de tênis, uma palavra-chave long tail pode conter além do radical e que é a palavra mais importante, outras palavras que tornam o assunto relacionado mais específico.

Suponhamos que você faça uma pesquisa para compra de livros e que é uma palavra-chave bastante genérica. Há livros sobre os mais variados temas e com diferentes propostas.

Para tornar a pesquisa mais específica, você pode repetir a pesquisa usando “livros de direito”.

Ainda assim, é um assunto bastante abrangente e se você quer ainda mais precisão na página de resultados pesquisados no Google (ou também no Bing), pode pesquisar por “livros de direito tributário”.

Imaginando ainda algo mais específico e que você não queira um livro novo e sim um usado e mais barato e, portanto, repete a pesquisa por “livro usado de direito tributário” ou ainda “livro de direito tributário no sebo”.

Ou seja, no exemplo acima, terminamos as nossas diferentes pesquisas, com uma legítima palavra-chave long tail, na medida que ela torna a busca bem mais específica se comparada a uma busca por livros de direito, que foi a busca original.

Cada palavra que foi acrescentada sucessivamente nas pesquisas realizadas, acrescentou um grau de especialização no assunto. As palavras “usado” e “sebo”, tiram a prioridade na página de resultados dos motores de busca (SERPs) dos sites e blogs que fazem resenhas, dos que vendem livros novos, das páginas de lançamentos, dos sites das editoras e dos autores e todos os outros fins que não sejam o trabalho com livros usados.

Claro que pode haver sim alguns resultados fora dessas condições, mas os algoritmos dos sites de busca, estão cada vez mais inteligentes e buscam entregar o que os usuários buscam. A qualidade e exatidão dos resultados, bem como contexto e semântica, sempre foi importante.

A partir desse exemplo, você já consegue imaginar a importância que as palavras-chave long tail têm para o seu negócio?

Pode parecer óbvio, mas nem sempre é.

Por que palavra-chave de cauda longa?

Se você já pesquisou sobre o assunto, deve ter encontrado situações exatamente com a do título desse artigo, ou seja, “palavras-chave long tail”, que é o mais comum, mesmo sendo estranho misturar português com inglês.

Com menor frequência, mas ainda comum também, deve ter encontrado “palavras-chave de cauda longa” e em menor grau, mais comumente nos textos em inglês ou que explicam sua origem, “long tail keywords”.

É tudo a mesma coisa!

Mas por que cauda?

Seja em inglês, idioma em que surgiu primeiro, seja na tradução para o português, considera-se que a palavra principal e que dá o sentido mais abrangente, é o corpo ou cabeça do termo e o que vem anexo e produz diferenciação ou especificação, é a cauda.

Quanto mais palavras são acrescentadas para refinar o que se busca, mais longa é a cauda.

Qual a importância das palavras-chave long tail no SEO?

Sejam as palavras-chave mais comuns e que estamos mais acostumados a ouvir e usar, sejam as long tail ou de cauda longa, são fundamentais no trabalho de SEO, mas com usos e consequências diferentes.

No próprio exemplo que usamos dos livros, está implícita a diferença.

Ao trabalhar o Marketing de Conteúdo apenas focando em “livros”, há a chance de trazer pessoas que se interessam por livros de uma maneira geral, mas a não ser seu negócio seja tão grande e generalista como a Amazon, o que é improvável, também são boas as chances do seu site não ter o tipo específico de livro que uma determinada pessoa esteja buscando.

Ou seja, seu site traz visitantes, mas sem produzir nenhum tipo de conversão. Dependendo do caso, o visitant pode até ficar com uma imagem negativa e se sentir enganado.

Portanto, vamos comentar as implicações e vantagens mais importantes do uso adequado de palavras de cauda longa, no trabalho de SEO.

1. Melhor taxa de conversão

De que adianta trazer muitos visitantes ao site, se a taxa de conversão é baixa?

Em outras palavras, o visitante até acessa uma página em que conste várias vezes a palavra buscada e que esteja bem posicionada nos resultados orgânicos da pesquisa feita, mas se o tipo específico de livro que ele quer, não é o que consta na página, ele vai embora.

Um acesso sem utilidade alguma para o visitante e para o site!

Por outro lado, ao usar as long tail keywords, aumentam as chances de converter a visita em uma venda, já que os internautas que utilizam palavras-chave long tail, normalmente têm em mente precisamente o que estão procurando e, consequentemente estão mais próximos de tomar uma decisão de compra.

2. Reduz o pogo-sticking

Quantas vezes não retornamos para a página de resultados da busca, porque não encontramos o que queríamos?

Esse comportamento é conhecido como pogo-sticking e que é caracterizado, quando o usuário clica em um link nos resultados da busca, mas como o conteúdo da página visitada não corresponde ao que ele queria, retorna rapidamente à página de resultados.

Para o Google e demais motores de busca, a repetição desse comportamento, é um indicativo de que a página não é relevante e/ou não oferece uma boa experiência ao usuário, afetando negativamente o ranqueamento para a palavra-chave em questão.

Ao não trazer visitantes quaisquer por empregar palavras-chave muito genéricas, há redução do pogo-sticking.

3. Redução da concorrência

Ao focar no seu nicho de atuação, no que o seu site é especialista, consegue-se diminuir a concorrência e que é bastante grande na Web.

Afinal, se o seu negócio é um sebo jurídico, então do que serve concorrer com sebos generalistas?

Ao focar na especialização, usando as palavras-chave de cauda longa, você ganha visibilidade em termos das buscas mais específicas e consequentemente, melhora seu posicionamento em relação aos concorrentes que não fazem o mesmo trabalho.

4. Autoridade

Ao dar ênfase na especificidade dos termos usados, há ganho de autoridade do domínio quando esses termos mais específicos são buscados.

Essa é também uma consequência do benefício anterior, tornando o trabalho de SEO mais fácil e de retorno mais rápido, visto que a concorrência também é menor.

Tenha em mente que conteúdo otimizado para palavras-chave long tail, é mais relevante para pesquisas específicas, contribuindo para a experiência do usuário, para maior tempo de permanência no site, maior engajamento e até fidelização do visitante.

5. Melhor posicionamento

Tal como a visitação, a concorrência e a autoridade, o posicionamento para buscas orgânicas, só tem sentido dentro do seu nicho de atuação.

Sendo assim, ao fazer uso adequado de palavras de cauda longa, o posicionamento perante os concorrentes e no seu nicho de atuação, tende a ser melhor, especialmente se os concorrentes são mais generalistas.

6. Custo de links patrocinados

O custo dos links patrocinados ou em anúncios do Google Ads, é menor quando se faz uso de palavra-chave long tail, comparado às palavras mais abrangentes / genéricas.

Portanto, se há necessidade de investir em publicidade, o custo é menor e o retorno é maior.

Logo, podemos afirmar que o uso adequado de palavras-chave long tail, é capaz de trazer um tráfego mais qualificado e propenso a conversão, bem como um domínio com maior autoridade e melhor posicionamento comparativamente aos concorrentes diretos.

Como usar as palavras-chaves de cauda longa?

É importante destacar que os mecanismos de busca e especialmente o Google, têm condições e fazem a distinção de quando alguém faz uma pesquisa com 4 ou 5 palavras e se elas aparecem exatamente como constam do campo de pesquisa ou não.

Esse é o primeiro cuidado a se adotar.

Um texto em que as palavras pesquisadas constem exatamente como na pesquisa, tende a aparecer mais bem posicionado do que aquele em que as 4 aparecem em pontos diferentes do texto.

Avalie os três trechos de texto a seguir:

  1. “O autor desse livro, faz um importante apanhado sobre as situações mais comuns em Direito, especialmente no segmento tributário, por conta da nova legislação que entrou recentemente em vigor…”;

  2. “A nova legislação tributária que foi recentemente aprovada, é o principal tema desse livro de Direito Tributário, no qual o autor aborda as situações e consequências mais comuns…”;

  3. “Nesse livro de Direito, sobre a nova legislação tributária, o autor aborda as consequências e situações que mais devem ser afetadas com as mudanças na legislação...”

Logo, entre as três possibilidades de conteúdo acima, nos quais a mensagem é essencialmente a mesma, mas usando construções diferentes, a terceira deverá ter um melhor posicionamento para o Google, do que a segunda e esta por sua vez, melhor que a primeira, especialmente para uma busca que tenha como palavras “livro direito nova legislação tributária”.

Ou seja, não é um trabalho simples, mas que envolve conhecer o assunto e as possibilidades mais comuns.

Em termos mais objetivos, estudar o emprego das palavras-chave de cauda longa, deve levar em consideração os seguintes fatores:

  • Analise o sistema de estatísticas e as métricas do site, oferecido pelo seu provedor de hospedagem, bem como as informações do Google Analytics. Isso é importante para saber as palavras que mais trazem visitantes;

  • Recorra a ferramentas como Google Keyword Planner (ferramenta gratuita oferecida pelo Google Ads), Ahrefs (ferramenta de SEO bastante popular e completa), SEMrush (ferramenta abrangente de Marketing Digital, com recursos para ajudar no trabalho de SEO) ou Ubersuggest (ferramenta de SEO desenvolvida por Neil Patel que oferece uma variedade de recursos);

  • Outra fonte importante de informação, é o sistema de busca interna do seu site – se você tem um – em que se pode consultar as buscas mais frequentemente feitas pelos visitantes;

  • Analise as páginas correspondentes para as mesmas palavras-chave nos sites concorrentes e ajuste suas palavras-chave para dar igual ou mais especificidade;

  • Crie diferencial por meio de conteúdo original e especialmente aqueles que contemplam conteúdos escassos ou com lacunas por parte dos concorrentes;

  • Utilize long tail keywords em títulos dos conteúdos, subtítulos, descrições e tags meta (meta título e meta descrição).

Também é importante ter bom senso e fazê-lo prevalecer, mesmo que ocasionalmente em detrimento do estilo da escrita.

Se você tem um site ou blog sobre Fórmula 1, usar nos textos “os carros de Fórmula 1 da Ferrari”, em vez de “os bólidos vermelhos da escuderia de Maranello”, certamente é menos romântico aos olhos dos apaixonados ferraristas, mas vai trazer muito mais gente que busca sobre isso, afinal qual a chance de alguém fazer a segunda pesquisa, por mais devoto que seja da Ferrari?

Por fim, mas não menos importante, considere as alternativas e o uso de sinônimos para diferentes ocorrências ou variações de determinados termos.

Ao fazer isso, você amplia as chances de trazer um contingente adicional de pessoas que buscam coisas similares, mas não idênticas. No exemplo anterior, “fórmula 1” também costuma ser pesquisada apenas como “F1” e assim, se o termo aparece 4 vezes ao longo de um texto, usar duas vezes cada alternativa, é uma boa prática.

Conclusão

A preocupação na adoção de palavras-chave de cauda longa ou long tail, é algo fundamental para qualificar o tráfego que chega ao site, melhorar a conversão e dar autoridade sobre temas mais específicos.

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