O que é e quais as vantagens das conexões LAN to LAN?

A comunicação entre diversas redes de computadores, por meio da Internet, é algo que não é novidade para empresas de quaisquer portes e segmentos, porém você sabia que não precisa ser assim?

Se por qualquer razão você precisa de intensa e frequente comunicação com as redes de filiais ou mesmo de parceiros e fornecedores, pode ser que a solução mais adequada sejam as conexões LAN to LAN.

O que é, vantagens e para quais empresas são as LAN to LANs, é o que você descobrirá nesse post.

O que é LAN to LAN?

LAN to LAN é um tipo de conexão que interliga de modo dedicado duas LANs.

Dependendo do quão leigo você é quando o assunto são rede de computadores e questões relacionadas, essa breve explicação pode não ter esclarecido nada.

Bem, utiliza-se o termo LAN (Local Area Network), para designar redes de computadores de abrangência local.

Assim, suponhamos que haja na sua residência, dois notebooks, três smartphones e duas smartTVs, todos conectados por Wi-Fi ao modem do seu provedor de acesso à Internet ou a um roteador, diz-se que essa é uma LAN.

Se no imóvel em que localiza-se a empresa na qual você trabalha, há alguns notebooks e desktops, meia dúzia de servidores e outras tantas impressoras, todos conectados a uma rede, tanto para trocar informações entre os funcionários e gestores, como para imprimir e acessar sistemas nos servidores, também há uma LAN.

O que há de comum nos dois exemplos, é que essas redes hipotéticas constituem redes locais (Local Area Network), na medida em que eventuais trocas de dados, como por exemplo, quando se envia algo para impressão ou se acessa um sistema no servidor, ocorre por meio de protocolos exclusivamente destinados ao âmbito local.

Embora alguns possam assemelhar-se de vários protocolos de Internet, não é necessário que seja igual a acessar um servidor na nuvem ou um dedicado em um data center e que nestes casos, representam acessos usando a WAN (Wide Area Network), ou seja, redes de abrangência ampla.

Esses e outros possíveis acessos, ocorrem na maioria das vezes, usando um serviço de acesso à Internet, o mesmo acesso que lhe permite navegar em sites, enviar ou baixar e-mails, ouvir ou assistir streaming de áudio e vídeo.

Se também hipoteticamente você tem cinco – ou mais, ou menos – lojas espalhadas pela cidade e que precisam emitir notas ficais, atualizar o estoque, transações de folha de pagamento e controle de ponto, entre outras coisas, a maioria faz isso tudo usando para tanto, a mesma conexão usada para outros acessos na Internet, correto?

Porém e se em vez disso, houvesse uma conexão exclusivamente destinada a tudo que restringe-se a processos internos da empresa – matriz e as 5 lojas – e que não dependesse das conexões convencionais de Internet?

Pois saiba que existe e são justamente as conexões LAN to LAN e cujo nome significa uma conexão de uma LAN diretamente em outra LAN.

Tal como no caso do provedor de acesso à Internet, há empresas que fornecem esse tipo de serviço.

É esperado que nesse ponto você esteja se perguntando…

Qual a diferença entre LAN to LAN e conexão com a Internet?

A principal diferença entre conexões LAN to LAN e conexões com a Internet, é que existe uma infraestrutura – do prestador do serviço – especialmente destinada a apenas conectar duas – ou 6 no nosso exemplo (1 matriz + 5 lojas) – LANs mutuamente, de tal modo que o todo o tráfego de dados entre as redes envolvidas, ocorrerá exclusivamente por meio dessa conexão.

Transportando essa situação para uma analogia com o mundo real, pense nas ruas e no caminho físico necessário para ir da matriz a uma filial / loja qualquer. Para tanto, você tem que usar as ruas e avenidas e que são usadas por várias pessoas e com os mais diferentes propósitos.

É o que você faz quando acessa um servidor ou faz uma conferência de vídeo usando as conexões com a Internet de duas filiais, por exemplo.

Mas e se houvesse uma rua ou avenida única que fizesse essa ligação direta, a qual só pudesse ser usada pelas pessoas que trabalham na empresa?

Nenhuma outra pessoa, nenhum outro veículo poderia trafegar nessa rua que liga ambas!

Ou seja, se você está suspeitando que essa rua fictícia entre matriz e filial seja a LAN to LAN, acertou!

Uma conexão desse tipo, na prática acaba funcionando como um meio de interligar duas ou mais LANs, as quais uma vez nessa condição, passam a funcionar como se fosse apenas uma única LAN.

Tudo o que ocorre na matriz ou nas lojas, passará a ser como se todos estivessem conectados a uma só rede local.

Vantagens da conexão LAN to LAN

Os mais apressados já devem ter antevisto que há vantagens em fazer uso dessa tecnologia, até porque se não fosse assim, não haveria porque da sua criação, a qual é razoavelmente recente.

1. Desempenho da conexão LAN to LAN

O desempenho é uma das principais características que justificam sua adoção.

Consegue-se normalmente melhoria no desempenho, por uma conjunção de fatores:

  • Ao dedicar uma conexão exclusiva para a troca de dados interna, em vez de compartilhar com as demais ações que são típicas de Internet;

  • Utiliza-se MPLS (Multiprotocol Label Switching) que é uma tecnologia de telecomunicações de alto desempenho levando em conta as particularidades das LAN to LANs e que pelo próprio nome (multiprotocolo), tem características mais adequadas para trafegar dados de naturezas distintas (áudio, vídeo, dados, etc);

  • Menor latência e que é uma medida de quanto tempo associada a cada evento na transmissão de dados de um ponto a outro;

  • Dependendo do serviço, é possível ter uma largura de banda apropriada para as demandas;

  • Outros aspectos de ordem técnica, como menor buffering (armazenamento temporário de dados da rede) e menos fila de pacotes, também determinam o desempenho.

2. Redução de custos

Pode variar em função da infraestrutura previamente existente e o que a LAN to LAN consegue eliminar, mas em geral costuma-se ter uma redução interessante nos custos.

Se em nosso exemplo hipotético da matriz e mais 5 lojas, todas as lojas tiverem conexões com a Internet apenas por conta da comunicação com a matriz e cada uma com um servidor para hospedar eventuais sistemas, essa é a redução obtida, já que a conexão deixa de ser necessária e os sistemas podem ser acessados diretamente no servidor da matriz.

Eventuais custos de atualização e manutenção de hardware e software (licenças) que deixam de ser necessários, também precisam entrar na contabilização da economia conseguida.

3. Ganho de produtividade

Geralmente há maior disponibilidade e menor oscilação nas taxas (velocidade) de transferência de dados, comparativamente às conexões tradicionais. Isso somado ao melhor desempenho geral, faz com que quanto mais processos dependerem de conectividade, maiores também serão os ganhos de produtividade, já que as tarefas demandarão menor tempo.

Além disso, dependendo de quais procedimentos operacionais padrão existem na matriz e filiais, eles podem ser simplificados, pois tudo que antes envolvia e dependia de Internet, com a LAN to LAN ocorrerá como em uma rede local, como rotinas de backup ou mesmo uma intranet.

4. Maior segurança

Ao não usar conexões de um ambiente mais suscetível e exposto (a Internet), já se tem um importante ganho em termos de segurança.

É preciso lembrar que a troca de dados ocorre da mesma forma que em uma rede local e, portanto, está unicamente dependente da segurança de cada ponto da rede / usuário.

Em outras palavras, as preocupações com segurança são semelhantes aquelas que precisam ser consideradas localmente e que podem ser tratadas com uma boa política da empresa e o monitoramento por parte da gestão de TI, que é mais fácil de ser feito na LAN to LAN.

Para que empresas são indicadas conexões LAN to LAN?

Quando vemos as vantagens efetivas que a tecnologia pode proporcionar, é natural que todos queiram adotar.

No entanto, nem todo mundo pode se beneficiar da mesma maneira.

Se fomos felizes nas explicações, a primeira premissa a ser observada, é existência de pelo menos dois pontos fisicamente diferentes da mesma empresa, como matriz e filial. Além disso, deve-se considerar outros fatores:

  • Quantidade e frequência de troca de dados entre as diferentes unidades da empresa. Quanto maiores forem esses números, mais justificável é sua adoção;

  • Mesmo com velocidade superior na maior parte das vezes, se o volume de dados trocados não for significativo, ou se a conectividade que se tem é suficiente para atender a demanda, é preciso avaliar se os ganhos são suficientes para motivar para a implantação;

  • O quão importante é o aspecto de segurança? Naturalmente segurança sempre é relevante, porém que tipo de dados são trocados, qual a necessidade quanto ao sigilo e privacidade, proteção contra vazamentos é o que precisa ser considerado;

  • Por fim, é necessário por na ponta do lápis e ter a certeza do quanto é possível economizar, lembrando que se por um lado alguns pontos da infraestrutura podem ser eliminados, haverá um novo serviço cujo valor depende justamente do tamanho e das necessidades.

Seja qual for o caso, tenha em mente que já existem diferentes empresas que fornecem esse serviço e cada qual tem particularidades e planos diferentes, para atender demandas diversas.

Conclusão

LAN to LAN é uma tecnologia que pode proporcionar melhor desempenho, redução de custos e segurança à algumas empresas com dois ou mais escritórios físicos.

Comentários ({{totalComentarios}})