Aprendendo a identificar um cartão de memória MicroSD

Nos anos 1990, a popularização de dispositivos móveis, como câmeras digitais e notebooks, veio acompanhada da necessidade de formatos diferentes de armazenamento, mais práticos, menores e que pudessem ser compartilhados pela variedade de diferentes gadgets que começavam a fazer parte do quotidiano das pessoas.

Nesse cenário, foram criados os primeiros cartões de memória, mas entre os mais diversos tipos, formatos, padrões e tecnologias embarcadas, um se consagrou e é usado até hoje – os cartões SD.

Apesar de bastante populares, há uma série de informações importantes que você precisa saber na hora de comprar um, para que possa usufruir adequadamente dele, do contrário pode nem servir no seu dispositivo.

O que é um cartão SD?

Os cartões SD, são cartões removíveis de memória Flash, que é uma tecnologia de armazenamento não volátil. Ou seja, diferentemente da memória RAM do seu PC, os dados armazenados não dependem de fornecimento de energia para serem mantidos.

SD refere-se ao padrão de especificações e tecnologias embarcadas, criado pela SD Association, uma organização norte-americana sem fins lucrativos, formada no ano de 2000 pela SanDisk, Panasonic e Toshiba.

Como é comum na área, muitas empresas desenvolvem tecnologias e tentam “impor” ao mercado, acarretando uma falta de padronização. No segmento de cartões de memórias, não era diferente.

Na época em que começaram a se popularizar, principalmente com o avanço das câmeras e filmadoras digitais, comprar um cartão exigia escolher entre diversos padrões diferentes e que eram incompatíveis entre si:

  • CompactFlash (CF) – um dos primeiros formatos, usado principalmente em câmeras digitais;

  • Memory Stick (MS) – desenvolvido pela Sony e usado em dispositivos como câmeras e videogames da marca por alguns anos;

  • xD-Picture Card (xD) – usado principalmente em câmeras Olympus e Fujifilm;

  • MultiMediaCard (MMC) – o formato / padrão mais antigo, mas que ainda é usado em alguns poucos dispositivos;

  • Secure Digital (SD) – amplamente utilizado atualmente e que foi criado para instituir uma padronização nos cartões de memória.

O que é cartão MicroSD?

O cartão MicroSD, nada mais é do que a versão menor do cartão SD e, portanto, a diferença entre ambos está nas dimensões.

Com a miniaturização dos dispositivos, especialmente no caso dos celulares, para os quais os outros formatos eram muito grandes, que os MicroSDs foram criados em dimensões reduzidas em relação aos SDs.

No entanto, eles também podem ser usados nas situações nas quais o slot disponível no dispositivo, suporta apenas o formato original, já que a maioria dos fabricantes fornece um adaptador SD.

Cartões MicroSD são usados mais comumente para expandir o sistema de armazenamento de smartphones e tablets, GPSs, drones, consoles portáteis de jogos, ou ser a principal mídia de armazenamento, como em fones de ouvido e câmeras digitais, por exemplo.

Tanto um quanto o outro, são compatíveis em termos de conectividade com o dispositivo e seu sistema operacional.

Quais as convenções de nomes e rótulos de cartões SD e MicroSD?

Você já deve ter notado que nas etiquetas / rótulos dos cartões SD e MicroSD, constam diversas informações, certo? Mas afinal, o que querem dizer aquele monte de letras, números e símbolos?

Essa variedade de informações refere-se às diferentes classificações, recursos e especificações de cada cartão de memória e segue padrões estipulados pela SD Association.

Pode “parecer grego” para os leigos e quem não sabe que existem especificações técnicas diferentes, ou seja, que exceto pela capacidade de armazenar dados, cartão não é tudo igual!

Há várias características diferentes para além do quanto de dados ele pode guardar, como por exemplo, a velocidade.

Tal como o HD (Hard Disk) ou o SSD (Solid-State Drive), os quais têm velocidades de leitura e escrita dos dados, os cartões SD e MicroSD, também e que dependendo do uso que você fará, esse é um fator de extrema importância.

Originalmente, a informação relativa a classe de velocidade foi padronizada como C2, C4, C6 e C10, indicando respectivamente velocidades mínimas de gravação de 2MB/s, 4MB/s, 6MB/s e 10MB/s.

Essa é a primeira classe de velocidade e é simplesmente conhecida como a “Classe de Velocidade Original”, sendo que são designadas com o símbolo “C” e o número de cada classe inserido dentro dele.

Posteriormente, foi especificada a “Classe de Velocidade UHS”, que determina o desempenho mínimo de gravação contínua para gravação de vídeos, em função da proliferação de dispositivos para gravação de vídeo em resoluções mais elevadas, os quais também demandam velocidades de gravação superiores.

Nesse caso, o dado indicador do UHS, é U1 ou U3 e que significa que a velocidade mínima de gravação, é respectivamente de 10MB/s e 30MB/s. Da mesma forma que no caso da “Classe de Velocidade Original”, o número “1” ou “3” aparecem dentro da letra “U”.

Com isso, um cartão poderia ser rotulado como C10 ou U1, apesar de significar a mesma. Portanto, é informação redundante.

Como determinado fabricante de câmeras poderia indicar que suas câmeras só utilizassem cartões SD C10 (10MB/s) e outro que só usasseem U1, a SD Association recomendou rotular os cartões com ambas notações, ou seja, C10 e U1.

Por fim, há ainda uma terceira informação da velocidade, essa relativa exclusivamente a “Classe de Velocidade de Vídeo” e é indicada para vídeos de resolução mais alta, como 4K ou 8K.

Para essa classificação, a notação do rótulo pode ser V10, V30, V60 ou V90 e como é de se imaginar, corresponde às velocidades de 10 MB/s, 30 MB/s, 60 MB/s e 90 MB/s, respectivamente.

Etiqueta MicroSD

Ufa, que confusão não é?

Na prática, se você encontrar um cartão que conste C10, U1 e V10, saiba que são três formas diferentes de informar que a velocidade mínima de gravação é de 10 MB/s!

Mas se você achou que acabava por aí, enganou-se.

A partir do momento que o Android permitiu instalar determinados aplicativos nos cartões de memória e não apenas os dados do usuário, um quarto parâmetro de velocidade foi estipulado.

A “Classe de Desempenho de Aplicativo” é o parâmetro que garante velocidades mínimas de desempenho randômico e sequencial, para atender as exigências de tempo de operação e armazenamento sob determinadas condições.

Em outras palavras, visa assegurar que o desempenho do aplicativo não será comprometido, uma vez que nos cartões a velocidade de acesso aos dados não pode ser muito inferior à memória de armazenamento interna e nativa do aparelho, sob pena de tornar os apps instalados no MicroSD, muito lentos.

São duas as classificações para a “Classe de Desempenho de Aplicativo” – A1 e A2.

Os cartões rotulados como A1, garantem o mínimo de leitura randômica de 1500 IOPS (abreviação para Input / Output Per Second, ou operações de entrada e saída por segundo) e o mínimo de gravação randômica de 500 IOPS.

Já no caso dos A2, as taxas são de 4000 IOPS e 2000 IOPS para leitura e gravação randômica, respectivamente.

Vale notar, que seja em um ou no outro caso, a velocidade de gravação contínua é de 10MB/s.

Como identificar a capacidade de armazenamento do cartão SD / MicroSD?

Atualmente, em comercialização, existem três tipos de cartões de memória MicroSD – SD, SD High Capacity (SDHC ™) e SD Extended Capacity (SDXC ™).

1. Cartões SD / MicroSD

No caso dos cartões que são nomeados apenas com SD ou MicroSD, as capacidades de armazenamento variam entre 128MB até 2GB e só aceitam formatação padrão FAT16.

Cartões SD / MicroSD, funcionam em todos os dispositivos que suportam SD, SDHC ou SDXC.

Em função do preço e porque a capacidade máxima é baixa para a maior parte das exigências, atualmente é difícil encontrá-los.

2. Cartões MicroSDHC

Já os cartões MicroSDHC (SD High Capacity ™), são baseados numa evolução do padrão, a especificação SDA 2.0 (SD Association) e as capacidades de armazenamento para os SDHCs, variam de 4GB até 32GB. Devem ser formatados por padrão para o sistema de arquivos FAT32.

É importante ressaltar que os cartões MicroSDHC, funcionam diferente dos que são apenas SD e, portanto, esse tipo NÃO é compatível com dispositivos que só suportam cartões SD (128MB ~ 2GB) e que provavelmente são aparelhos mais antigos.

Recomenda-se que os dispositivos compatíveis, tenham o logotipo SDHC no slot do cartão.

3. Cartões MicroSDXC

Cartões designados como MicroSDXC (SD Extended Capacity ™), são os cartões de memória MicroSD baseados na especificação SDA 3.0.

As capacidades dos MicroSDXC correspondem a armazenamentos entre 64GB e 2TB e a formatação padrão é exFAT.

Cartões MicroSDXC funcionam em leitores compatíveis com SDHC (mas não em leitores SD), desde que o sistema operacional do dispositivo suporte o sistema de arquivos exFAT.

Conclusão

Saber identificar e interpretar as informações contidas na etiqueta ou na embalagem, é essencial para que o cartão de memória MicroSD funcione corretamente.

 
 

 

 

Comentários ({{totalComentarios}})