O que é o Junho Vermelho, importância e o papel da empresa?

Tal como é com outros meses do ano, a campanha Junho Vermelho é também orientada à promoção da vida!

Cada mês tem uma cor simbólica do que representa e o vermelho responsável por colorir junho, remete ao sangue, elemento essencial para a vida.

O que é o Junho Vermelho? Qual a sua importância? Como as empresas podem contribuir?

Responder a essas e outras perguntas relacionadas, é o foco desse nosso bate-papo.

O que é o Junho Vermelho?

Além de ser um dos “meses coloridos” do calendário anual de cores, Junho Vermelho é o mês no qual ocorrem as campanhas com foco na conscientização sobre a importância da doação de sangue.

A escolha do mês de junho se deve em parte ao Dia do Doador Voluntário de Sangue, o qual é celebrado no mundo inteiro em 14 de junho, data que serve para agradecer aos doadores, que altruisticamente salvam vidas doando sangue.

O evento foi organizado pela primeira vez em 2004, por quatro organizações internacionais principais:

  • Organização Mundial da Saúde (OMS);

  • Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC);

  • Federação Internacional de Organizações de Doadores de Sangue (IFBDO);

  • Sociedade Internacional de Transfusão de Sangue (ISBT).

A transfusão de sangue e de hemoderivados, ajuda e salva milhões de vidas todos os anos, não só no Brasil, mas no mundo todo e por essa, entre outras razões, a data é celebrada mundialmente.

A escolha do 14 de junho, se deu para homenagear o nascimento de Karl Landsteiner, o imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos, conhecimento esse essencial para que as transfusões sejam feitas com os cuidados e segurança necessários.

Mas a escolha de junho, especialmente no Brasil, também se deve a outros fatores além do 14 de junho.

No mês de junho, historicamente o volume de doações cai e é quando há maior escassez nos bancos de sangue.

O mês marca o início de dias mais frios e da chegada do inverno, período em que muitas pessoas se tornam inaptas para doar devido à maior incidência de infecções respiratórias, além de esse mês coincidir com o período de férias escolares e, consequentemente, de viagem familiares.

Se por um lado as campanhas pretendem reverter essa preocupante realidade, também buscam conscientizar que precisamos de doações durante o ano todo, pois boa parte dos que precisam de sangue são pacientes crônicos, ou seja, pessoas que necessitam de transfusões contínuas durante qualquer período do ano.

Qual a importância da doação de sangue?

É essencial, enfatizar que, a cada bolsa de sangue doada, quatro vidas podem ser salvas. Isso porque, para os diferentes quadros clínicos de cada paciente, diferentes componentes do sangue podem ser necessários.

Após o colhimento do sangue do doador, hemácias, plaquetas, entre outros tipos de células suspensas no plasma, são separadas e usadas para atender diferentes pacientes e suas respectivas necessidades.

Não existe nenhum substituto para o sangue humano, o que significa dizer que as pessoas que precisam de transfusão, não têm outras alternativas diante da sua falta. Sem estoques adequados, muitas vidas são perdidas.

Diariamente, há uma série de situações diante das quais são necessárias o uso de bolsas de sangue:

  • Pacientes que precisam de transfusão devido a acidentes com perda hemorrágica;

  • Diversas intervenções cirúrgicas;

  • Tratamento de câncer (leucemia);

  • Queimaduras;

  • Anemias crônicas (anemia falciforme);

  • Pacientes acometidos por outras situações que precisam de transfusões periodicamente como parte do seu tratamento.

Mesmo sendo uma prática bastante conhecida, a doação de sangue ainda não é tão habitual para muitas pessoas. Segundo dados do Ministério da Saúde, publicados no site do Governo do Brasil, apenas 1,6% da população brasileira é de doadores de sangue.

A necessidade de sangue seguro é essencial, mas o suprimento adequado de sangue só pode ser garantido através de doações regulares e acima de tudo, de forma voluntária, daí a necessidade de campanhas como as que acontecem durante o mês junho, no país todo.

Não fosse suficiente saber disso tudo, o plasma, um dos componentes do sangue, é matéria-prima para a produção de medicamentos usados no tratamento dos pacientes hemofílicos, que também são atendidos pelos hemocentros espalhados pelo país.

Nunca é demais lembrar, que a necessidade da doação, é para qualquer época do ano e não apenas durante o Junho Vermelho, pois uma parcela importante dos que dependem das doações para viver, são pacientes crônicos, ou seja, necessitam de transfusões contínuas como pessoas em tratamento contra o câncer ou com anemia falciforme, por exemplo.

Doar sangue é um gesto de altruísmo que pode fazer toda a diferença na vida de alguém. A doação de sangue é um processo seguro e indolor, realizado e acompanhado por profissionais qualificados e com materiais descartáveis, seguindo rigorosos protocolos sanitários e de higiene.

A doação pode ser feita de forma regular, já que o organismo humano repõe o volume doado em tempo relativamente rápido. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml.

Quem pode doar sangue?

É importante ter em mente que para ser um doador, eventual ou regular, algumas condições precisam ser satisfeitas:

  • O doador precisa ter entre 16 e 69 anos, sendo que pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos. Já os menores de 18 anos devem possuir consentimento formal dos pais ou do responsável legal;

  • É necessário apresentar documento de identificação com foto e que tenha sido emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto;

  • Estar em boas condições de saúde, como não ter tido febre, infecção bacteriana ou gripe há menos de 15 dias, não ter feito uso de medicamentos anti-inflamatórios há menos de 3 dias (se a doação for de plaquetas), por exemplo;

  • O intervalo mínimo entre cada doação, deve ser 90 dias para mulheres e 60 dias para homens;

  • O doador não deve estar em jejum, mas após o almoço ou a janta, é indicado aguardar pelo menos 3 horas. Evitar o consumo de alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação;

  • Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

  • Pesar no mínimo 50 kg;

  • Não ter feito parto ou aborto há menos de 3 meses, bem como não estar grávida ou amamentando;

  • Não ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de 12 meses, ou ainda não ter piercing em cavidade oral ou região genital;

  • O doador não pode ter fator de risco ou histórico de doenças infecciosas, transmissíveis por transfusão (hepatite após 11 anos, hepatite b ou c, doença de chagas, sífilis, aids, hiv, htlv i/ii);

  • Também não deve ter visitado área endêmica de malária há menos de 1 ano e não pode ter tido a doença;

  • Não pode ser diabético em uso de insulina ou epilético em tratamento.

No entanto, é preciso enfatizar que é essencial seguir as instruções fornecidas pelos hemocentros e passar por um processo de triagem, que inclui uma entrevista na qual informações sobre o doador são colhidas, para garantir que os doadores atendam aos critérios exigidos.

A importância e o papel das empresas na doação de sangue

As empresas desempenham importante papel nas campanhas e no envolvimento das pessoas como doadoras e é uma das muitas ações que permitem que a empresa atue como agente ativo de promoção da responsabilidade social.

A participação das organizações traz benefícios, como a promoção do engajamento dos colaboradores em prol do bem comum, o que se reflete em aspectos como um clima organizacional mais positivo, lembrando que o colaborador que doar sangue tem direito a se ausentar por um dia no trabalho.

Essa ausência é garantida por lei, sem prejuízo do salário, por um dia, a cada 12 meses, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada, o que evidencia a importância da doação de sangue não só no mês de junho, mas no ano todo.

Como costuma ser, o departamento de Recursos Humanos deve ser o responsável por planejar e coordenar as ações para Junho Vermelho e que podem envolver algumas das ações que listamos a seguir.

1. Kit da campanha

Como é com outras campanhas, um aspecto essencial, é a conscientização, já que um importante contingente de pessoas não se envolve, por absoluta falta de informação precisa e confiável.

Para superar esse problema, a elaboração de um kit, cumpre papel essencial e que pode conter itens como, folhetos informativos, adesivos, canetas vermelhas, os populares lacinhos vermelhos ou bottons, chaveiros e camisetas.

2. Redes sociais

Aproveitar as redes sociais, é uma ideia prática e bastante eficiente, porque se bem conduzida, estende o alcance para além dos limites da empresa. Os colaboradores podem compartilhar os amigos, com os parentes, enfim com todos que os seguem.

Além da preparação de conteúdos informativos e que promovem e incentivam a doação, uma série de ações pode ser imaginada, como por exemplo, uma galeria com fotos dos doadores e/ou seus depoimentos pessoais. É uma ótima oportunidade de “ostentar” o orgulho por salvar vidas!

3. Use a tecnologia

As muitas tecnologias disponíveis e que as empresas têm ao seu dispor, podem e devem ser usadas.

É o momento de integrar outros departamentos da empresa ao pessoal do RH, envolvendo o pessoal do Marketing para produzir ideias e o pessoal de TI, para colocá-las em prática, seja na promoção do Junho Vermelho na intranet da empresa, seja no site institucional, seja nas ferramentas de comunicação interna (e-mail, sistemas de comunicação interna, etc), seja na criação de um grupo dentro do WhatsApp.

As possibilidades são muitas!

E até na newsletter enviada aos clientes, afinal porque não capitalizar junto a eles o engajamento da empresa e seu papel social nessa causa tão importante?

4. Estímulos

A empresa pode dar brindes personalizados para os colaboradores que participarem da campanha, como canecas personalizadas, porta-retratos, mouse pads, etc.

Se a empresa é adepta do conceito de gamificação para engajar seus colaboradores, aqueles que se voluntariarem a participar da campanha conduzida pela empresa, podem receber pontos extras, ou um bônus, por exemplo.

Depois de tudo feito, divulgue os resultados. Esse tipo de ação, também produz engajamento e envolve aqueles que eventualmente não participaram, estimulando-os a não ficar de fora nas ações futuras.

Conclusão

O Junho Vermelho, tal como outros meses do calendário anual de cores, é o mês destinado a conscientizar e promover a vida pelo incentivo à doação de sangue.

Comentários ({{totalComentarios}})