Google Discover - como usá-lo para trazer visitantes?

Se você chegou até aqui, é altamente provável que você quer ir além do que todo mundo faz na desenfreada busca por visitantes.

O assunto da vez é Google Discover! Ainda não se fala muito do recurso, mas que se bem explorado, pode ser uma importante fonte de visitas ao seu site de conteúdo ou blog.

E justamente pelo fato de que ainda não é o centro das atenções, quem sair na frente pode conseguir uma importante vantagem no futuro. Quer saber mais?

O que é o Google Discover?

É natural que até mesmo algumas pessoas que trabalhem com SEO, não saibam responder.

Há até quem pode dizer: “Eu nunca vi isso. Onde acha? Como faz para acessar?”

Não se pode dizer que é algo novo. Já existe desde 2018 e basicamente é uma evolução do Google Feeds.

Parte da justificativa por pouca gente reconhecer o Google Discover, é que assim como muita coisa que o Google faz, ele insere de modo sútil e orgânico naquilo que ele já fornece, no caso, na busca mobile.

Sim, se você não usa muito – há quem não use? - a busca no Android ou se tem versões mais antigas do sistema operacional para smartphones, ou não usa o app do Google ou mesmo o Google Chrome, não teve a chance de reparar ou de usufruir do recurso.

Nas versões mais recentes do Android, dependendo do nível de personalização que o fabricante do seu aparelho realizou no Android, basta deslizar da esquerda para a direita na tela inicial do sistema, que o Discover aparecerá.

Também é possível acessá-lo na parte inferior esquerda de qualquer busca feita no app do Google ou no navegador Chrome (versão mobile) e assemelha-se a um asterisco com o nome Discover logo abaixo.

Ele consiste basicamente de um feed cujos assuntos têm relação com seu histórico de pesquisas.

Portanto, o Discover de cada usuário, é único. O que é exibido no feed depende das pesquisas que cada um faz e assim o conteúdo visto no aparelho do seu marido ou esposa, pode ser muito diferente do seu.

Naturalmente podem haver conteúdos comuns. Se por exemplo, você faz pesquisas sobre o time de futebol para o qual torce, haverá sempre no Google Discover notícias recentes dele ou o placar e informações da última partida disputada.

Também é comum notícias relacionadas a notícia que é exibida.

Cada conteúdo é disponibilizado com uma imagem, um título para o conteúdo e que pode ser o título de um artigo em um blog ou site de notícias e eventualmente as duas primeiras linhas da notícia.

Os conteúdos que são exibidos, são chamados de cards. Ao se clicar em um card, o usuário é levado ao site onde está o conteúdo completo da chamada.

O grande diferencial do recurso, é que os usuários não precisam pesquisar no Google frequentemente sobre coisas que lhe interessam, porque por meio do Discover ele entregará tudo que considera relevante com base no comportamento de pesquisa passado.

Além disso, ele permite personalizar e melhorar a experiência do usuário, na medida em que logo abaixo de cada card há um ícone que permite rapidamente selecionar se deseja mais ou menos desse tipo de conteúdo. Ao optar por menos, automaticamente o card correspondente é removido e menos cards com o assunto específico serão exibidos no futuro.

Na opção ao lado, que na verdade são várias opções, é possível “ocultar essa história”, “não tenho interesse em (assunto do card)”, “não mostrar matérias do site”, “gerenciar interesses”, “denunciar conteúdo” e “enviar feedback”.

Particularmente ao usar a opção “gerenciar interesses”, é exibida uma longa lista de assuntos que o Discover tem usado como base para apresentar cada conteúdo, sendo possível que você passe a seguir cada um e nesse caso todo novo assunto tende a aparecer no Discover.

Se escolher ocultar, o Discover entende que você pode ter feito uma busca ocasional e não exibirá mais cards relacionados com aquele tema.

A ocultação é útil para assuntos que você fez apenas uma pesquisa por uma necessidade única, mas que não necessariamente seja um assunto que gere interesse recorrente.

E há ainda a possibilidade de compartilhar um card para contatos nas suas redes sociais, o que potencializa a divulgação entre contatos com interesses comuns e assim como outras situações de compartilhamento, aumenta o engajamento e consequentemente a autoridade sobre o assunto.

Podem ser exibidos também cards cujo tema é chamado de “evergreen” e que não são necessariamente notícias ou publicações recentes, mas que são atemporais, como por exemplo, a história do seu clube de futebol.

Por que o Google Discover é importante?

A grande sacada é que dependendo da sua estratégia de Marketing de Conteúdo, da frequência com que esse conteúdo é produzido e dos hábitos e histórico de pesquisas dos visitantes que têm algum nível de interesse nesse conteúdo, você pode ter um importante incremento de visibilidade.

Diferentemente das SERPs que exigem que alguém faça uma busca por algum conteúdo que você disponibiliza e naturalmente do ranqueamento que esse conteúdo apresente, no Google Discover dependendo da qualidade e de alguns outros aspectos, seu conteúdo pode sempre estar sendo exibido, aumentando significativamente as chances de se trazer mais visitantes.

É fundamental notar uma mudança de paradigma sutil, mas extremamente importante – as SERPs continuam sendo importantes, mas há agora uma nova possível via de acesso ao seu negócio na Internet.

Aliás é por causa de um clique em um resultado da pesquisa ou por um acesso por alguma outra via e que o Google identificou, que ele incluirá seu conteúdo no que é apresentado no Discover de um usuário qualquer.

Mas não para por aí! O Google usa um arsenal de informações coletadas inclusive dos apps que os usuários têm instalados, o uso que fazem desses apps e até mesmo as configurações de localização e o histórico dos locais em que estiveram, para alimentar os cards.

Assim, a localização de um usuário pode afetar o resultado que lhe é apresentado.

Por ocasião da mudança do Google Feed para o Discover, já eram 800 milhões de usuários utilizando o serviço mensalmente, produzindo um tráfego orgânico importante para todos que apareciam com seus respectivos conteúdos.

Como aparecer no Google Discover?

Uma vez que você tenha compreendido a oportunidade que esse recurso representa, vem a pergunta que não quer calar: Como aparecer no Google Discover?

Apenas há pouco mais de um ano o Discover começou a chamar a atenção do pessoal de SEO e por essa razão ainda não há muita comprovação quanto ao que se deve fazer para aparecer nele, mas já existem algumas evidências fortes e algumas pistas que o próprio Google nos dá.

Conteúdo no Google

O primeiro ponto é mais ou menos óbvio. O conteúdo elegível a aparecer no Discover, deve estar indexado no Google e da mesma forma que pode aparecer nas SERPs, pode estar no Discover.

Um bom ranqueamento deve favorecer aparecer no Discover.

Mas não basta. É preciso atender a alguns requisitos no que é chamado de “Políticas de Conteúdo do Discover”.

O próprio Google indica alguns aspectos que podem favorecer a exibição de um conteúdo como card do Discover:

  • Títulos que resumam o tema central do conteúdo;

  • Cuidado com manipulação no conteúdo de visualização do card que leve a uma interpretação equivocada ou exagerada do assunto do conteúdo, ou que omita informações relevantes sobre o assunto;

  • A relevância do conteúdo associado aos temas, a exclusividade, a atualidade e o valor histórico do conteúdo, são importantes;

  • Dados de transparência quanto à origem do conteúdo, como data de publicação, autor, editor, empresa e tudo que permita identificar a procedência, é recomendado constar no conteúdo;

  • Imagens grandes e de qualidade, que ajudem a descrever e/ou ilustrar o conteúdo são outro fator que favorecem sua exibição;

Apesar dos resultados orgânicos das pesquisas e o Discover serem serviços com finalidades diferentes, os mesmos princípios que servem como base para qualificar um conteúdo para um bom ranqueamento no primeiro, também aplicam-se ao segundo.

Amplie o conteúdo

Não é apenas escrever mais a respeito de algo! É também, mas não é só.

Ter um bom tamanho de conteúdo, ou seja, mais artigos, postagens, matérias ampliando e tentando esgotar tudo a respeito de tudo que se relaciona com o seu negócio, é importante, mas não basta.

Oferecer outros formatos, como imagens, infográficos, vídeos, tutoriais, entrevistas e o que mais você for capaz, é importante, tanto porque o Discover exibe uma variedade de formatos de acordo com os assuntos de interesse dos usuários, como porque aumenta as chances de aparecer para diferentes tipos de conteúdo.

Notícias e, portanto, assuntos que são atualidades e que geram interesse momentâneo, constam como boa parte do conteúdo que tem aparecido no “novo” recurso do Google.

Se por exemplo, você tem uma newsletter, essa pode ser uma interessante oportunidade de potencializar o conteúdo que você cria, afinal entre outras coisas, newsletters são chamadas para notícias ou novas informações no site com o qual se relaciona.

Visitantes trazendo mais visitas

Uma das configurações do Discover permite que um visitante escolha seu site de conteúdo ou blog como fonte de determinado tipo de conteúdo. Quando ele o faz, automaticamente tudo que é indexável pelo Google será exibido quando um novo conteúdo no blog ou no site, for publicado.

Para isso, divulgue aos seus leitores que seu conteúdo integra o Google Discover e incentive-os a segui-lo pela ferramenta.

Personalizar o que é exibido no Discover, é fácil! Ensine-os a fazer, já que muitos ainda não têm familiaridade com a ferramenta.

Da mesma forma que ocorre na busca orgânica, quanto mais gente segue seu conteúdo, maiores as chances do seu conteúdo ser considerado como relevante e aparecer para usuários que têm interesse pelos mesmos assuntos.

Frequência e natureza dos conteúdos

Novos conteúdos especialmente nos casos das notícias e a frequência com que são disponibilizados, importa. Como também importam assuntos que não são necessariamente novidades.

Embora conteúdos atemporais – também chamados de evergreen ou sempre verdes – ou que geram interesse independente da idade da postagem ou artigo, costumem fazer parte do Google Discover, é evidente a predominância de novo material que é publicado.

Não há como manter-se atualizado com um ou dois artigos por mês. Por isso, quantidade e boa frequência de novidades são importantes.

Produza com certa frequência novos conteúdos, mostrando ao Google que seu site é uma fonte de novo material frequente, sem esquecer-se do que é interessante hoje ou daqui a um ano.

Mas não é tudo. Se você entendeu como funciona a coisa toda, um mesmo conteúdo não vai aparecer diversas vezes ao mesmo usuário. Essa é outra razão pela qual frequentemente você precisa de novos conteúdos.

Otimize o conteúdo para AMP

Não se esqueça que a ferramenta só está disponível para dispositivos móveis. Logo, é natural que o conteúdo seja ótimo para eles.

Ter um site concebido para mobile e não apenas responsivo, aqui pode fazer uma importante diferença.

Além disso, o Google AMP (Accelerated Mobile Pages), ou páginas aceleradas para mobile, visa melhorar a experiência dos usuários em dispositivos móveis. Assim, criar páginas dentro desse conceito, significa criar páginas que têm um ótimo carregamento em smartphones e tablets.

Se seu site ou blog não tem um bom carregamento e, portanto, não oferece uma boa experiência aos usuários, além de diminuir as chances de que os visitantes voltem, piora o ranqueamento nas SERPs, bem como diminui as chances de aparecer no Discover.

Lembre-se que a maioria dos acessos na Internet hoje, são por meio de dispositivos móveis!

Meça os resultados

Você já está aparecendo no Discover! Parabéns! Agora é hora de medir seu desempenho.

Da mesma forma que há ferramentas estatísticas para tudo que o Google faz, também há um relatório de desempenho do seu site no Discover.

É possível escolher diferentes métricas, o agrupamento dos dados, filtros, impressões, entre outros.

Acompanhar o seu desempenho, ajuda a saber melhor que conteúdos estão gerando mais interesse e engajamento, como por exemplo, compartilhamentos feitos e novos usuários seguindo seu site.

Conclusão

O Google Discover vem aparecendo como uma nova forma de trazer visitantes de forma orgânica ao seu site. Entender o que é essa ferramenta do Google e como tirar proveito das suas características e sua concepção, podem ser um importante meio de aumentar a visitação do seu site.

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