Atualização de conteúdo para sites de busca – Google / Bing
Tão importante quanto criar, é atualizar o conteúdo de um site, especialmente quando se pensa nos sites de busca e o posicionamento nele para cada conteúdo.
Apesar disso, quando navegamos por aí, não é difícil encontrar conteúdo desatualizado e que em função disso, tende a sofrer uma queda acentuada e progressiva no ranqueamento nas páginas de resultados.
Mas não é apenas uma questão de conteúdo que “envelheceu”. Trata-se das atualizações dos algoritmos dos sites de busca e principalmente do Google e do Bing e que servem para mostrar “problemas” relativo a tais conteúdos.
Sendo assim, no post de hoje, vamos tratar das atualizações dos sites de busca e como isso influência o SEO e o seu conteúdo.
O que são atualizações dos sites de busca?
Entender do que se trata uma atualização em sites de busca (Google, Bing, Yahoo!, DuckDuckGo, etc), passa por compreender que todos se baseiam em um conjunto finito de regras e de instruções precisas, as quais são aplicadas sobre dados de entrada, para produzir uma saída, também chamado de algoritmo.
Os dados de entrada, são os diversos tipos de conteúdo existentes na Web. Já a saída, são as páginas de resultados dos motores de busca, para cada pesquisa feita e que são conhecidas como SERPs (Search Engine Results Page).
Quando uma mudança ou instrução é realizada em uma existente, ou uma nova é incluída, ou quem sabe uma antiga é removida, ou até mesmo quando o peso que uma dessas regras afeta o resultado apresentado ao usuário, diz-se que houve uma atualização.
Estima-se que o Google trabalhe com algo em torno de um conjunto de 200 fatores de ranqueamento, os quais são considerados para determinar o quão relevante cada conteúdo é e, portanto, realizar o posicionamento dos links em cada SERP.
Quem ainda não tem experiência em SEO, pode se surpreender ou até achar exagerado, mas o Google – e em menor escala o Bing também – realiza atualizações diárias no algoritmo responsável pelo seu principal serviço – as buscas.
Mas de tempos em tempos existem atualizações maiores e que interessam particularmente os profissionais de Marketing Digital, dado o impacto que costumam produzir nos resultados das buscas orgânicas. São as chamadas Core Updates.
É core update, porque envolve atualização no núcleo ou “coração” (core, em inglês) do algoritmo e não apenas um simples “apêndice” ou inclusão.
São os casos das atualizações BERT e MUM (Multitask Unified Model ou Modelo Unificado Multitarefa), que por ocasião do seu lançamento, tinha a pretensão de ser o futuro das buscas no Google. Representam tanto em termos de mudanças, que geralmente recebem até um nome.
Mas há outras atualizações em nível core update com menos repercussão, mas nem por isso menos importantes, como foi aquela em que a experiência do usuário na página, passou a ser de extrema relevância, ou a utilidade e originalidade de conteúdo, ganharam ainda maior peso no ranqueamento.
Nós já até imaginamos como deverá ser o trabalho de SEO na era da inteligência artificial, uma vez que a integração de IA com as buscas é um caminho sem volta e deve produzir atualizações nos algoritmos e consequentemente com grande impacto nos conteúdos.
Como atualizações no Google afetam as atualizações de conteúdo?
Primeiro é preciso dizer que não apenas as atualizações do Google, mas também do novo Bing, afinal o ChatGPT tem colocado o site de busca da Microsoft no radar.
Embora o líder mundial ainda ocupe com larga vantagem o primeiro posto, o sinal de alerta foi aceso no Googleplex.
Em 2021, nós já apresentávamos boas razões para se preocupar com SEO para o Microsoft Bing. Agora há ainda mais motivos.
Ocorre que a cada core update, sites que apareciam bem posicionados para determinadas pesquisas, podem literalmente despencar em termos de posicionamento e em alguns casos, desaparecer mesmo dos resultados.
Em meio aos últimos updates, um que produziu tal resultado, foi o lançado em Agosto de 2022 e que tinha como propósito valorizar o conteúdo feito com foco nas pessoas, em detrimento daqueles que eram muito mais voltados aos algoritmos.
Inclusive esse também já havia sido um tema sobre o qual nós aqui na HostMídia já havíamos nos debruçado, em fevereiro do mesmo ano, no post “Para quem você cria conteúdo? Robôs ou pessoas?”, afinal boa parte dos conteúdos atualmente são mais um exercício de reunir todas as técnicas possíveis de SEO para “atrair” o robô – ou o algoritmo – do que um conteúdo pensado no ser humano que vai consumi-lo.
Resumindo, por paradoxal que pareça, os updates nos algoritmos dos sites de busca, devem orientar as atualizações de conteúdo, seja produzindo uma melhor experiência na página, seja conferindo uma abordagem mais original, seja com uma preocupação em satisfazer as necessidades dos leitores e que são aspectos que essas grandes atualizações pretendem identificar nos respectivos conteúdos.
Visto de outra forma, uma atualização de conteúdo com base nas atualizações dos buscadores, é uma segunda chance de fazer bem feito e ser visto por eles como um site que entrega conteúdo verdadeiramente útil e não uma prova prática de uso de SEO.
Updates dos sites de busca e as “distorções” no SEO
Nesse ponto, deve ter se tornado justificada a nossa afirmação inicial de que tão importante quanto criar, é atualizar o site.
Mais do que isso, deve ter ficado claro que por algum tempo a obsessão com SEO criou algumas distorções nas mentes de quem produz conteúdo. Em algum momento, a preocupação em posicionar bem tomou lugar de criar bom conteúdo.
SEO deve ser visto muito mais como um conjunto de boas práticas e de certa forma é isso que as atualizações no algoritmo tem buscado.
Há algumas diferenças que são sutis, mas que são essenciais e que vão bem além de um site na Internet.
Pense em dois donos de restaurante. Um deles, preocupa-se mais do que qualquer coisa em fazer pratos deliciosos em sabor, em apresentação e em satisfação e toda a prestação de serviço associada para uma experiência gastronômica única. O outro, fica pensando em tudo o que é necessário para vender mais pratos, lucrar mais, faturar mais.
Embora o segundo em algum momento possa até deduzir que o sabor importa para alcançar sua meta, o prazer produzido pelo alimento no comensal, não é seu objetivo principal.
Automaticamente e como consequência do principal valor do primeiro, além do prazer à mesa, provavelmente também venderá mais pratos, que era o principal objetivo do segundo.
Com um site não deveria ser diferente.
Se o seu conteúdo não é suficiente para que o visitante não fique apenas no seu site e em vez disso tenha que retornar para o site de busca, você falhou.
A atualização no site, é sua chance de trabalhar melhor também outros pontos que não tenham sido observados originalmente:
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Erros de digitação e ortográficos, bem como erros de português;
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Melhorar a abordagem e enfoque do tema, tornando-o mais agradável e compreensível para pessoas;
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Atualizar significa fornecer dados, pesquisas, informações mais recentes;
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Agregar novas informações, especialmente quando trata de temas dinâmicos e, portanto, que evoluem continuamente e/ou que representem conteúdo evergreen;
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Personalizar o conteúdo, ou se preferir, orientá-lo de acordo com as necessidades e desejos da persona a quem ele se destina;
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Usar o feedback que seus visitantes lhe dão, seja nos comentários no próprio site ou blog, seja nas redes sociais;
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Ter foco na comunicação eficaz com o seu público, adotando uma linguagem compreensível. Inclusive a importância da linguagem fica evidente no desenvolvimento das IAs generativas, como o ChatGPT e o Bard;
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Saber quando criar conteúdo para leigos e quando o conteúdo deve ser técnico.
Portanto, atualizações nos sites de busca, é muito mais sobre o que você faz com o conteúdo do seu site com foco nos visitantes e muito menos sobre regras e algoritmos!
Conclusão
Compreender o que há por trás das atualizações nos algoritmos, ajuda a criar e atualizar conteúdos do site de modo muito mais eficiente.