Tutoriais

Tutoriais HostMídia

Como alterar o DNS do domínio no Registro.br

Introdução

Qualquer coisa na Internet que esteja vinculada a um domínio, depende de DNSs e que é Domain Name System, ou em português, Sistema de Nomes de Domínio, o que por si só não é muito esclarecedor.

Na verdade, um domínio só existe e constitue um modo fácil de acessar um site, um blog ou mandar e receber e-mails, porque existe o DNS, que de modo simplificado, é um serviço que resolve um domínio para um endereço IP correspondente e que por sua vez, é um endereço único para troca de dados no intrincado conjunto de redes que compõem a Internet.

Assim, quando você opta por uma empresa de hospedagem para seu domínio, você precisa atribuir DNSs informados por ela, para que assim qualquer pessoa seja capaz de acessar o site ou loja virtual, enviar e-mails ou qualquer outra ação que envolva o domínio.

De modo mais prático, é graças aos DNSs que um domínio é vinculado a uma hospedagem de sites e os serviços que ela fornece por meio de sua infraestrutura e, portanto, quando você atribui os DNSs do hosting, está designando a qualquer ponto da Internet, que a empresa “X”, é a responsável por hospedar o domínio.

Quando você muda de hospedagem, é necessário atribuir os novos DNSs, sem o que, o domínio continuará respondendo pelos servidores e infraestrutura da empresa antiga. Mais que é isso, além da alteração é necessário aguardar a propagação de DNSs, para que efetivamente o domínio passe a responder pelos novos servidores.

Pré-requisitos para alterar os DNSs no registro.br

Embora seja rápido e fácil alterar os DNSs de um domínio nacional – com extensão .br – algumas poucas condições precisam ser atendidas:

  • Possuir acesso administrativo ou técnico sobre o domínio na interface do registro.br;

  • Ter em mãos os dados de acesso ao ID Administrativo ou ao ID Técnico do registro.br;

  • O domínio cujos DNSs serão alterados, precisam já estar criados em algum de nossos servidores;

  • Além de registrado, o domínio precisava estar com status ativo. Por exemplo, não é possível realizar o procedimento com domínios congelados;

  • Acesso à Internet;

  • Os dois servidores de nomes que serão atribuídos e que no caso da HostMídia, são: ns1.hostmidia.com.br e ns2.hostmidia.com.br

Passos para alterar os DNSs de um domínio no registro.br

Uma vez que tenha se certificado, que os pré-requisitos necessários estão atendidos, acesse o site do registro.br e siga os passos abaixo:

  1. Clique em “acessar conta”, localizado no canto superior direito da página inicial do registro.br;

  2. Na página que será exibida, digite seus dados de acesso (ID técnico ou administrativo) e senha e clique em “acessar”;

  3. Na tela seguinte, se eventualmente tiver mais de um domínio registrado, eles aparecerão listados. Clique no que deseja alterar;

  4. A seguir, role a página até a opção “alterar servidores DNS”, clicando no link correspondente;

  5. Na tela que é exibida, há informações sobre o domínio, devendo buscar e clicar na opção “Informar servidores DNS“;

  6. Você deve preencher os campos Master e Slave 1, com os DNS da HostMídia (ns1.hostmidia.com.br e ns2.hostmidia.com.br) e a seguir clicar em “salvar dados”;

É importante que embora conste que os novos DNSs podem ser publicados em até 30 minutos, o efeito da alteração dos DNSs, está condicionada à propagação dos mesmos e que podem em casos extremos, levar 48 horas. Na prática e em muitos casos, algumas poucas horas são necessárias para que o domínio passe a responder pelos nossos servidores.

Conclusão

Atribuir DNSs da HostMídia no site do registro.br, quando da contratação de um novo plano de hospedagem, é o meio para garantir que seu domínio passará a responder por nossos servidores.