Qual o perigo de usar o Facebook para conectar-se em Apps, jogos e sites?

Você consegue dizer rapidamente quantos Apps do smartphone, jogos e sites nos quais você usa o Facebook para se conectar?

Sem medo de errar, é possível afirmar que a maioria das pessoas não tem a menor ideia dessa resposta e outros ainda, nem mesmo sabem o que isso significa.

Se você é um destes, é bom começar a preocupar-se e controlar melhor como faz uso da popular rede social como passaporte para o mundo digital.

O que é a integração do Facebook com aplicativos, jogos e sites?

É cada vez mais comum ao acessarmos e cadastrarmo-nos em um site, instalar e começar a usar um App no smartphone ou um jogo de computador ou também para smartphone, ter a opção de substituir um cadastramento e fornecimento de dados de acesso (login e senha), utilizando o Facebook.

Para que isso seja possível, você precisa estar logado no Facebook no mesmo dispositivo cujo site está acessando ou App (aplicativo) que foi instalado, ou caso não esteje, ao optar por usar a rede social, fornecer os dados de acesso.

Em geral, ao realizar este procedimento, você está autorizando que uma série de ações ocorra, algumas mais explícitas e evidentes e outras nem tanto.

Em primeira instância, boa parte ou todas as informações que você tem configuradas como públicas no Facebook, serão compartilhadas com o site ou aplicativo.

Outras como data de aniversário e endereço de e-mail, as quais não são comumente deixadas públicas, também.

Esse tipo de prática – usar o Facebook como meio de login – é atualmente muito comum, já que uma vez que um usuário permite que a empresa por trás de um aplicativo ou site acesse o perfil de um usuário, ela (empresa) passa a ter um acervo riquíssimo e valioso de informações e não apenas um mero cadastro, como ocorria no passado.

Para o usuário, é um procedimento cômodo, pois evita o preenchimento de cadastrados, escolha de nomes de usuários e senhas, confirmações e outros passos que podem ser bastante chatos e torna o uso da Internet algo mais simples e dinâmico.

As consequências de usar o Facebook como método de login

Preferências, ideias, hábitos e tudo o que um usuário revela em sua rede social, podem estar ao alcance da empresa. O conceito de privacidade em uma situação como essa, deixa de existir.

Do outro lado, o Facebook também passa a conter informações mais ricas a respeito de cada usuário de forma que possa orientar melhor a publicidade que é exibida, com base nos sites e apps que usam o Facebook como método de acesso.

Ou seja, a partir do momento em que um usuário autoriza um site, um jogo ou um aplicativo a usar uma conta do Facebook para permitir acesso ao mesmo, bancos de dados de todos os envolvidos começam a ser alimentados com informações relacionadas tanto ao acesso e visualização dos sites, aplicativos e jogos, como da própria rede social.

A depender do volume de informações geradas e da existência de algoritmos e sistemas de inteligência artificial, é possível traçar perfis bastante completos dos usuários e direcionar ações, como por exemplo, oferta de produtos via e-mail Marketing.

Não é raro que após cada autorização de acesso via Facebook, novas mensagens de e-mail comecem a inundar a conta associada à rede social, bem como novas publicidades sejam exibidas quando é feito o acesso ao Facebook.

Usuários que têm dezenas de apps instalados, navegam em muitos sites e jogam intensamente, podem nem se dar conta quando apenas mais um é adicionado a sua longa lista, tamanha é a avalanche de publicidade que o atinge, mas se você é um desses, esse não é o maior risco que você corre!

O grande problema a que todos estão sujeitos, é acontecer uma falha de segurança em alguma ponta.

Se uma vulnerabilidade ou problema atingir o Facebook, pode literalmente comprometer todas as contas, sites e aplicativos que o utilizam.

Como evitar dores de cabeça?

Naturalmente a maior parte das pessoas não vai deixar de utilizar essa comodidade e voltar aos métodos antigos, embora devessem ao menos considerar fazê-lo em alguns casos.

De fato você não precisa fazer um cadastro completo, escolher usuário, senha e passar por etapas de verificação e autenticação multi fator (MFA) a cada aplicativo instalado e site acessado.

Pode-se ainda usufruir dessa facilidade, mas para as situações menos críticas, como um simples jogo gratuito e que não tenha opções pagas, por exemplo.

Já nos casos de cadastramentos que envolvam valores ou cujas informações associadas exigem mais sigilo e cautela, é recomendável não vincular sua conta do Facebook ou de outra rede social que adote sistemática similar.

Como desativar a integração do Facebook com aplicativos, jogos e sites?

Você pode verificar quais aplicativos, jogos e sites têm integração com o Facebook, acessando sua página e indo nas configurações da rede.

  • No menu de opções de configuração, procure e clique no item “Aplicativos e Sites”;

  • A direita serão exibidos todos que utilizam a integração e são separados pelos ativos, expirados e removidos;

  • Clicando sobre o nome de cada um, é possível visualizar que informações que estão acessíveis / compartilhadas com o site ou aplicativo. Algumas dessas informações podem deixar de estar disponíveis, clicando no controle correspondente;

  • Também é possível revogar a integração, marcando o controle checkbox correspondente e depois clicando no botão “Remover”. Neste caso, é possível que o aplicativo ou site deixem de estar acessíveis;

  • Os aplicativos, jogos e sites que constam sob a opção expirados, podem ainda eventualmente ter acesso às suas informações, mas não terão atualização das mesmas, bem como novas;

O indicado é verificar no próprio site do Facebook, a condição das informações compartilhadas para cada status e como realizar a edição dos privilégios e acesso a sua informação. Há algumas informações importantes, acessando a opção "Gerencie seus aplicativos", da Central de Ajuda do Facebook.

Conclusão

Atualmente, o ingresso em diferentes serviços, sites e aplicativos da Internet é altamente facilitado pela integração com o Facebook, com vantagens evidentes. No entanto, é importante utilizar esse benefício com moderação a fim de que não se tenha comprometidos aspectos como privacidade e segurança na Internet.

Comentários ({{totalComentarios}})