Descubra como implementar marketing no Facebook

O marketing no Facebook deixou de ser uma simples expectativa para se tornar uma realidade já há algum tempo. É cada vez maior o número de usuários nessa rede social, que já soma mais de 2 bilhões de contas em todo o mundo e cerca de 139 milhões somente no Brasil.

Com um número tão grande de usuários, que passam, em média, 50 minutos por dia navegando numa rede social, alocar uma verba de marketing no Facebook é praticamente uma necessidade nos dias atuais. E para te ajudar a tirar o máximo proveito dessa estratégia, preparamos este post.

Confira os próximos parágrafos e veja boas práticas de como implementar marketing no Facebook e ter ainda mais visibilidade para a sua empresa!

Tenha uma página corporativa

O Facebook tem dois grandes tipos de perfis: o pessoal e o corporativo, este último também conhecido como Fanpage. Essa segunda opção é destinada tanto para empresas quanto para profissionais liberais (médicos, advogados, atores, humoristas etc.).

Por falta de conhecimento, ainda é comum que muitos empresários criem perfis pessoais para suas empresas, o que contraria as diretrizes do próprio Facebook e coloca a conta da empresa em risco. Em situações como essa, é possível que os usuários denunciem a sua página, o que pode resultar no seu bloqueio pela rede social.

Mas esse, talvez, nem seja o principal problema. Ao criar uma página pessoal, em vez de um perfil corporativo, você perde grandes oportunidades de fazer marketing no Facebook. É que apenas perfis de empresas são liberados para fazerem anúncios na rede social.

Com uma base de usuário tão grande e inúmeras possibilidades de segmentação, é possível fazer anúncios de produtos e serviços de uma maneira extremamente assertiva, entregando a sua mensagem diretamente ao público-alvo da sua empresa. Para melhorar ainda mais nesse quesito, o Facebook fez uma parceria com o Serasa Experian, o que aumentou consideravelmente as opções de segmentação.

Mantenha informações completas na sua página

De nada adianta investir em anúncios, por exemplo, se as informações da sua página não estiverem completas. Imagine a situação: você divulga um produto ou serviço, mas não disponibiliza em sua Fanpage o telefone ou o endereço da sua empresa. Pode ser um investimento perdido, infelizmente.

Além disso, quanto mais dados o usuário encontra na sua página, mais ele vai se sentir confortável e confiante para comprar o seu produto. E são várias as informações que você pode dar: telefone, endereço, e-mail, horário de funcionamento, se tem estacionamento ou não, produtos e serviços oferecidos, entre diversas outras coisas.

Responder a cada um desses itens pode colocar a sua empresa à frente de seus concorrentes e já deixar claro para o visitante o que ele pode encontrar no seu negócio.

Coloque gatilhos mentais nas legendas

Alguma vez você já leu uma notícia apenas para matar a curiosidade que tinha sido despertada em você pelo enunciado? Por exemplo: “Empresa utiliza marketing no Facebook e vende R$ 100 mil em uma semana. E a estratégia dela foi surpreendentemente simples...”

Legendas como essa são gatilhos mentais: “armas” que despertam nosso interesse em realizar uma ação (neste caso, ler o conteúdo completo). Há diversos artifícios para isso — vão desde estratégias de escassez, quando você oferece um produto com estoque limitado, até ações que despertam a curiosidade do leitor.

É importante que toda legenda tenha algum tipo de gatilho, pois toda postagem na rede social deve ter um objetivo claro, seja o de gerar negócios, seja o de criar relacionamento com o público.

Personalize sua URL

Quando você cria um perfil corporativo no Facebook, a plataforma lhe concede um endereço todo codificado, com uma série de números de impossível memorização. Mas existe a opção de você personalizar a sua própria URL, criando um endereço do tipo: www.facebook.com/suaempresa.

Esse item é particularmente importante para conseguir divulgar a sua Fanpage em outros locais, especialmente em conteúdos off-line. Por exemplo: se você tem um e-commerce, pode colocar o endereço da sua página nas embalagens — dessa forma, quando o cliente receber o seu produto em casa, pode visitar e curtir a sua página.

Ofereça conteúdo de qualidade

De nada adianta ter 1 milhão de seguidores na sua página se não houver engajamento com a sua comunicação. Por isso, é fundamental oferecer um conteúdo útil e de qualidade para o público, que gere conexão entre a sua marca e o seu cliente.

Como é uma plataforma extremamente completa, o marketing no Facebook permite a utilização de diferentes tipos de conteúdo: textos, imagens e vídeos. Essa última opção, inclusive, tem excelentes resultados, pois dá play automático enquanto o usuário passa pela linha do tempo, o que pode despertar o seu interesse.

Para um conteúdo de qualidade, o segredo é conhecer bem o seu público. Uma dica é criar uma persona para o seu cliente. Ao entender as suas necessidades e expectativas, é possível criar uma comunicação bastante assertiva.

Estabeleça metas

Como todo tipo de ação de marketing, é necessário definir metas e monitorar as métricas dos resultados da sua empresa no Facebook. Só assim você conseguirá mensurar se as suas ações de comunicação estão dando certo ou não.

E há diversas metas que você pode pensar para o marketing no Facebook. Elas podem ser mais relacionadas ao relacionamento com o cliente, como as que envolvem a visualização, o compartilhamento e as reações ao conteúdo; ou mais relacionadas a vendas, como as que indicam quantas visitas chegaram ao seu site pelo Facebook e até mesmo quantas vendas foram efetuadas tendo a rede social como ponto de partida.

Vá além do Facebook...

Tudo o que você viu até aqui está relacionado ao marketing no Facebook. Embora o que foi dito seja de extrema importância, essas ações, isoladamente, ainda não são garantia de sucesso na comunicação digital como um todo — mas já é um excelente ponto de partida.

Por isso, indicamos que, agora que você já conhece estratégias para cuidar do marketing no Facebook, tire um tempinho para se aprofundar, também, em como posicionar a sua marca nas redes sociais. Acesse o post e confira os principais benefícios de investir nesse ambiente digital, conheça as principais redes sociais (além do Facebook) e saiba como a sua empresa pode ter um posicionamento de destaque na internet!