Novas extensões de domínios nacionais

É comum quando o assunto é domínio, que digam que é seu nome na Internet ou o nome do seu site. E por isso, assim como seu nome, ou o nome de qualquer coisa ou produto, tem uma importância fundamental.

Mas com mais de 4 milhões e 300 mil domínios nacionais registrados, é fácil encontrar um bom nome de domínio indisponível para registro ou mesmo um que seja o ideal para representar sua marca, seu produto, seu serviço ou o site ou blog que você idealizou.

Para dar solução a essa, bem como outras questões, que novas extensões de domínios nacionais são criadas e especialmente para domínios nacionais, a HostMídia já oferece alternativas que podem ser bastante interessantes para seu negócio.

O que é extensão de domínio?

Um domínio por padrão é um nome com um radical e uma extensão. Assim, hostmidia.com.br – que é nosso domínio, tem como radical a palavra “hostmidia”, que é também nossa marca e a “extensão .com.br”.

Extensão é o sufixo à direita de cada domínio, após o radical e que pode ser simples ou duplo.

É duplo nos casos de extensões que determinam uma localidade ou país, que são os ccTLDs — Country Code Top-Level Domain ou Código de País de Domínio de Nível Superior.

No caso do Brasil, as extensões são terminadas em “.br”, na Espanha em “.es”, no Japão em “.jp” e assim por diante.

Portanto, as extensões mais comuns para domínios nacionais, são “.com.br”, “.org.br” e “.net.br”, mas há uma série de outras, como “.gov.br”, usada para sites governamentais.

Por que escolher outra extensão?

A principal razão já foi citada, que é quando o nome mais adequado, desejado ou idealizado, já foi registrado por outra empresa ou pessoa.

Às vezes até mesmo alternativas viáveis e interessantes, já não são possíveis.

É nessas horas que se deve considerar sair do convencional e do que os paradigmas ditam.

O popular “.com.br”, é o que vem a cabeça da maioria, quando o assunto é domínio, mas em alguns cenários e se bem trabalhado, domínios com outras extensões podem ser até mais interessantes, especialmente se você já quer dar uma ideia do que trata o site aos visitantes que ainda não o conhecem, já na leitura do endereço.

Isso por que extensões novas são geralmente bem descritivas do ramo associado, como por exemplo, “.tec.br” que é a que designa o setor de tecnologia, o qual tem muitas empresas e profissionais e que por essa razão, é concorrido em termos de disponibilidade de domínios.

Imagine por exemplo, que o nome da empresa, é uma sigla do nome do fundador, ou seu sobrenome, algo razoavelmente comum. Um domínio com extensão “.com.br” nesse caso, não é muito informativa sobre o ramo de atuação da mesma, ao passo que se usar “.tec.br”, já dá ao possível visitante ideia do que se refere.

E não para por aí. Suponhamos que você já tenha registrado um domínio nacional (.com.br) e um internacional (.com), mas um determinado radical. Você pode também querer garantir que nenhum concorrente use o mesmo radical, mas com outra extensão.

E ainda ao registrar um domínio com outras extensões, você garante aos possíveis internautas que não sabem muito bem seu endereço, acesso ao seu site por diferentes domínios.

Desvantagens de adotar outras extensões

Como tudo na vida tem seus dois lados, aqui não é diferente.

Se há vantagens evidentes, há também algumas poucas desvatagens, mas que não chegam a ser um problema, se os cuidados necessários forem adotados.

A primeira e mais imediata, é a pouca familiaridade que a maioria das pessoas têm com aquilo que foge do convencional. É mais ou menos intuitivo e automático que as pessoas memorizem o radical de um domínio, supondo que a extensão natural para qualquer domínio, seja “.com.br” ou “.com”.

Especialmente entre os leigos e o internauta eventual, pode parecer até estranho ou achar que é foi grafado incorretamente um domínio como https://algumacoisa.website ou https://minhaempresa.online.

No entanto, são dois exemplos de domínios possíveis e válidos – se registrados – e que fazem uso de extensões que podemos de chamar “não convencionais” e que inclusive a própria HostMídia faz seu registro.

É certo que muitas pessoas tentem preencher o que pensam que falta, com um .com.br ou .com, sendo que neste caso, a não ser que por alguma coincidência exista um domínio com radical que usa o que aqui é extensão, e um subdomínio criado com o que aqui é radical, não vão acessar nada.

Resumindo, o visitante não vai chegar ao seu site!

Por essa razão, é importante que nesses casos, o domínio seja divulgado tanto quanto for possível, em todo tipo de mídia (redes sociais, material impresso, publicidade, etc) e que ainda apareça com o http e o www, para evidenciar que é um endereço de site.

Outro problema do uso de novas extensões, é quando se registra algo em que o radical é igual a um domínio famoso, com extensão .com ou .com.br, que as pessoas pensem que se trata do mais popular, acessando um site que você não tem interesse que acessem.

E não é só um problema de acesso ao site, mas de tudo que envolve o domínio, como por exemplo, contas de e-mail. Quantos e-mails você pode deixar de receber, pela mesma razão de não acessarem o site?

Novas extensões de domínio na HostMídia

A HostMídia já registra há um bom tempo domínios com extensões além das mais tradicionais e populares, mas desde 13 de julho de 2020, a diversidade de opções aumentou, particularmente em termos de extensões “.br”.

São 12 novas opções de domínios nacionais, sendo 5 genéricas e 7 para profissionais liberais, conforme segue:

Genéricas

  • app.br – aplicativos;

  • dev.br – desenvolvedores e plataformas de desenvolvimento;

  • log.br – transportes e logística;

  • seg.br – segurança;

  • tec.br – tecnologia

Profissionais liberais

  • bib.br – bibliotecários e biblioteconomistas;

  • des.br – “designers” e desenhistas;

  • det.br – detetives e investigadores particulares;

  • enf.br – profissionais de enfermagem;

  • coz.br – profissionais de gastronomia;

  • geo.br – geólogos;

  • rep.br – representantes comerciais

Se você ainda tem dúvidas, entre em contato com um dos nossos consultores, os quais podem lhe ajudar a decidir qual domínio está mais alinhado com seu planejamento para consolidar sua presença digital.

Conclusão

Escolher e registrar um bom domínio, é algo que requer cada vez mais criatividade diante da quantidade de domínios já registrados. Uma alternativa bastante interessante e até mesmo estratégica, é utilizar novas extensões de domínio para registrar um domínio que pode ser bastante descritivo do seu negócio.

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