6 erros / pecados que você não pode cometer no “Perfil de Empresa” do Google

Não é de hoje que muitos negócios e em particular as empresas de varejo, vêm se beneficiando de um serviço do Google associado às buscas, que é conhecido como “Perfil da Empresa” e que anteriormente se chamava “Google Meu Negócio”.

No entanto, apesar de muitas empresas criarem um perfil, não têm o retorno que poderiam ter e se você – ou sua empresa, se preferir – se inclui nesse grupo, deve perguntar: “Por que isso acontece? Estou fazendo alguma coisa errada?”.

Sim, é provável que você esteja cometendo alguns erros que podem ser influência importante nos resultados que poderia alcançar e é sobre isso que trataremos hoje.

O que é o “Perfil da Empresa” do Google?

A maioria que está aqui, deve saber o que é. Porém, pode haver quem não tenha criado um “Perfil da Empresa” e no caso, não saiba do que se trata.

Se é o seu caso, o post “Como ter ótimos resultados com “Perfil da Empresa” no Google?” é especialmente dedicado a esclarecer a maior parte das dúvidas sobre o assunto e, portanto, é altamente recomendável sua leitura.

Bem resumidamente, o “Perfil da Empresa” se baseia em um cadastro da empresa, por meio do qual, algumas informações importantes da sua empresa / seu negócio, são exibidos nas páginas de resultados das buscas locais.

Em outras palavras, quando as pessoas que estão geograficamente próximas do seu negócio, fazem buscas pelo produto / serviço que sua empresa comercializa, há uma boa chance da empresa figurar em destaque na página de resultados para a pesquisa feita.

Resultado Perfil da Empresa

Ainda que seu negócio não esteja cadastrado, é provável que você tenha observado esse tipo de resultado, quando faz pesquisas como um restaurante, um posto de gasolina, uma farmácia, um salão de beleza, ou outros tipos de estabelecimentos comerciais que deseja encontrar nas proximidades de onde você estiver.

Quais as vantagens em ter um “Perfil da Empresa” criado no Google?

Bem, como já mencionamos, o principal motivo para criar e manter um “Perfil da Empresa”, é melhorar as chances de ser encontrado para determinadas buscas.

Mas há outras vantagens:

  • É um tipo de promoção fácil, é rápida e gratuita;

  • Amplia o conhecimento da empresa na sua vizinhança;

  • Melhora a visibilidade de negócios físicos;

  • Aumenta a chance de ser encontrado até por aqueles que estão apenas de passagem ou que não conhecem o bairro no qual você está localizado, como os turistas;

  • Marcar presença e rápida localização quando o cliente mais precisa do seu produto / serviço e até em situações de urgência;

  • Fornece seus canais de contato mais rapidamente;

  • Constitui mais um canal de relacionamento com seus clientes;

  • Oferece métricas que permitem medir algumas das ações realizadas;

  • Representa uma forma de presença digital mesmo quando não se tem nenhum tipo de site ou rede social;

  • Para os que têm quaisquer tipos de site e redes sociais, eles podem ser impulsionados pelo “Perfil da Empresa”;

  • É integrado ao Google Maps, uma ferramenta cada vez mais poderosa e utilizada;

  • Funciona como mecanismo para recomendações / indicações.

Os 6 principais erros / pecados cometidos por quem tem um “Perfil da Empresa” no Google?

Se por um lado a ferramenta venha promovendo muitos negócios, essa não é a realidade de todo mundo e há um conjunto erros / pecados que são cometidos e que se não são decisivos, podem afetar de modo relevante os resultados que você pode ter.

Então vamos ao que interessa...

1. Não atualizar o perfil

Há aqueles que ouvem falar dos resultados que seus vizinhos obtiveram e criam seus cadastros, que é algo bastante fácil e razoavelmente rápido, mas simplesmente cruzam os braços depois disso, esperando que os clientes virão aos montes.

Esse é um erro que muita gente comete com seus próprios sites e/ou suas redes sociais.

Tal como qualquer instrumento baseado na Web, requer manutenção e atualização constante, afinal uma das principais características da Internet, é o dinamismo.

Informações desatualizadas ou mesmo quando os eventuais visitantes encontram pouco conteúdo ou veem que ele não é atualizado, costumam voltar para a página de resultados em busca de quem vai na contramão.

Saiba que o visitante é possível ao visitante identificar quando cada conteúdo foi postado e há até uma opção de atualizações, na qual ele pode acompanhar as publicações que o responsável faz.

2. Não engajar os clientes

Um dos principais aspectos para conseguir resultados com o “Perfil da Empresa”, é o engajamento dos clientes, cuja manifestação se dá por meio das “Avaliações do Google”.

Essas avaliações envolvem classificar por estrelas / notas alguns aspectos do estabelecimento comercial, como o ambiente, o atendimento e a comida, no caso de um restaurante, por exemplo. Mas é possível incluir fotos que tenham sido tiradas, fazer um comentário e responder a algumas perguntas que variam de acordo com o tipo de negócio.

Se há convicção da qualidade do atendimento prestado, estimule, peça que seus clientes deem suas avalizações. Já há quem tenha incluído esse pedido ao final de cada atendimento. Outros encorajam respondendo aos comentários. Há até os que orientam seus funcionários a se oferecerem para tirar fotos dos clientes para que eles possam depois postar.

3. Não responder aos comentários

Como acabamos de mencionar, responder aos comentários, é um incentivo ao engajamento. Mas é também uma demonstração de respeito à opinião do cliente e ao tempo que ele dispensou para fazê-lo. E se não fosse o bastante, ainda é uma forma de se relacionar com ele.

Saiba que os novos clientes em potencial e que leem as avaliações de quem já experimentou o atendimento, leem também e levam em consideração as respostas da empresa aos comentários.

Isso pode ter grande influência na sua decisão de visitar o estabelecimento ou o concorrente.

4. Não tratar das reclamações

Por melhor que seja o produto e a prestação de serviço associada, sempre haverá algum contingente de insatisfeitos e, portanto de reclamações.

E tal como os comentários elogiosos, ou mesmo os relatos restritos aos fatos, as reclamações também precisam de atenção e devem ser respondidas.

Além da resposta, do eventual pedido de desculpas, dar solução ao problema, mostra aos clientes em potencial que a empresa é falível, mas que trabalha para melhorar e escutar a opinião dos clientes.

Mas cuidado! Seja no caso das reclamações, seja no caso dos comentários positivos, evite as respostas padronizadas e o CTRL+C / CTRL+V. Prefira dedicar mais tempo e atenção às respostas personalizadas, porque esse tipo de comportamento, também é observado por aqueles que avaliam.

5. Não ter um perfil informativo

Tenha em mente que esse é um canal livre e amplo de fornecimento de informações sobre o estabelecimento comercial. Quanto mais informação houver disponível, melhores condições o cliente em potencial tem de decidir pelo seu negócio.

Isso inclui o engajamento, mas também o que a empresa faz em termos do primeiro erro (atualizações).

Variedade e qualidade nas fotos publicadas. Informações completas, mas também objetivas e tudo o que os clientes geralmente querem saber quando vão até a empresa, deve constar do perfil.

Fique atento às perguntas que outros clientes fazem sobre o negócio e procure respondê-las

Se é um salão de beleza / estética, informe toda a gama de tratamentos que são realizados. Se algum deles exige marcação de horário, informe também.

O nome disso, é transparência.

Por fim, mas não menos importante, a quantidade de informação que você e os clientes publicam, essas como resultado do engajamento produzido, é um dos fatores que determina a posição em que o negócio aparecerá nos resultados da busca.

6. Prestação de serviço

De nada adianta seguir a risca tudo o que listamos anteriormente, se a prestação de serviço associada, não for adequada. Sim, porque como já falamos, as avaliações dos clientes são a mola motriz dessa ferramenta.

Aqui eles têm voz e quem os ouve, são os clientes em potencial.

O Google inclusive classifica os usuários – chamados de local guides – de acordo com as suas contribuições, com as respostas que eles dão, com as fotos que publicam e que faz deles uma espécie de influenciadores perante aqueles que veem suas contribuições, podendo até marcá-las como úteis.

A ideia é que a combinação dos dois instrumentos (Perfil + Avaliações), seja um indicador tão confiável quanto possível da prestação de serviço oferecida.

Conclusão

O “Perfil da Empresa” no Google, pode ser uma ótima ferramenta para trazer mais clientes, ou até funcionar ao contrário se alguns erros forem cometidos.

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