Como registrar um domínio na Internet?

A escolha de um domínio é o primeiro passo para quem deseja marcar presença na Web, de modo análogo ao abrir uma loja ou um escritório, quando os sócios definem como se chamará o novo negócio.

Analisando dessa forma, parece fácil e de fato não tem segredo, exceto por alguns cuidados e procedimentos simples.

Se você ainda não tem um, mas quer entender tudo o que envolve essa importantíssima escolha, vem com a gente e siga as dicas desse post de como registrar um domínio na Internet.

O que é um domínio?

Um domínio é um endereço eletrônico único de fácil memorização, que dá acesso a uma série de serviços na Internet, como por exemplo, um site ou uma conta de e-mail.

Embora o usuário comum não costume saber o que é um domínio, ele o utiliza toda vez que digita o endereço de um site no navegador, ou quando tem que endereçar uma mensagem de e-mail a alguém, sendo que o domínio corresponde ao que está à direita do “@”.

Tipicamente, um domínio é formado por 2 partes:

  • Nome – o nome ou o radical, é a parte que normalmente está associada a uma marca, uma empresa ou um serviço, como em google.com;

  • Extensão – a extensão de domínio, é separada por um ponto (.) e fica à direita do nome de domínio, servindo também para designar características desse domínio, mas também para individualizar – tornar único – cada um. No caso do exemplo anterior, a extensão é “.com

Tecnicamente, o funcionamento da Internet é baseado em endereços IP (agrupamento de 4 números, separados por pontos (.) e que possuem no máximo 3 dígitos). Os domínios são uma camada de abstração criada para facilitar o uso, tornando os endereços mais amigáveis e fáceis de memorizar.

Todo domínio na rede mundial de computadores é único, ou seja, a combinação de nome e de extensão, só pode ser registrado e usado por uma empresa ou pessoa. O que pode ocorrer é a variação de nomes e extensões semelhantes, mas não idênticas.

Por exemplo: o domínio “teste.com” pode direcionar para um site diferente de “teste.org” ou de “teste.com.br”, desde que a concessão de cada um desses domínios, pertença a diferentes pessoas ou empresas.

O que muitos empreendedores fazem para evitar que domínios similares concorram com o principal, é registrar as variações de seu domínio sob diferentes extensões ou mesmo diferentes nomes para uma mesma extensão e estacionar e apontar todas para o mesmo site. Dessa forma, não importa qual variação o usuário digite, sempre acessará um mesmo site.

Por que os domínios foram criados?

A principal razão já foi mencionada, a de facilitar o acesso aos inúmeros serviços Web.

Mas nem sempre foi fácil assim! Lá nos primórdios da Internet, quando só umas poucas pessoas utilizavam os recursos disponíveis (IRC, BBSs, servidores de FTP, etc), os acessos eram baseados em endereços IP, que são endereços numéricos nada amigáveis.

Conforme os serviços aumentaram em quantidade e variedade, viu-se a necessidade de criar uma alternativa mais fácil, afinal era pouco prático manter anotados dezenas de endereços numéricos e a descrição do que cada um fazia

Imagine se em vez de digitar https://www.umsiteconhecido.com.br, você tivesse que digitar 66.249.64.108? Ou pior ainda, 2800:3f0:4001:803::200e, no caso do correspondente IPv6!

Talvez funcionasse se fosse o único endereço que você precisasse saber. Porém, à medida que a Internet mostrou todo o seu potencial, foi necessário desenvolver o DNS (Domain Name System, ou Sistema de Nomes de Domínio, em português) como um sistema de equivalência entre nomes únicos e amigáveis e seus respectivos endereços IPs.

Objetivamente, as razões da criação foram:

  • Criar um sistema que utilizasse um padrão universal de nomes;

  • O DNS foi criado em 1983 para lidar com a complexidade e rápido aumento de nomes antes usados na ARPANET;

  • Os domínios permitem que marcas, empresas e pessoas sejam reconhecíveis facilmente;

  • A adoção de extensões permitiu o crescimento em grande escala de muitas possibilidades de endereços;

  • Democratizar o uso e acesso dos muitos recursos / serviços da Internet.

Como escolher um bom nome de domínio?

Caso esteja abrindo uma empresa agora e ainda não definiu o seu nome, uma boa ideia é imaginá-la junto com o domínio. Pense que é assim que seus clientes reconhecerão o seu negócio. Portanto, deve ser uma expressão fácil de memorizar e que carregue a identidade do negócio.

Caso já possua a empresa estabelecida, pode já partir para o registro do domínio. Porém, o nome a ser registrado não necessita ser exatamente igual ao do negócio e não se limita a apenas um, como já foi falado.

Para entender, veja esse exemplo: um escritório de advogados chamado “Silva e Gonzaga Advogados Associados”, pode ser interessante registrar:

  • silvaegonzaga.com.br;

  • silvaegonzaga.adv.br;

  • ssadvogados.com.br;

  • silvaegonzaga.com;

  • sgaa.com.br

As opções são inúmeras e podem levar em consideração diversos fatores:

  • Facilidade – pense em um domínio que seja fácil de ser falado, digitado e soletrado para evitar que pessoas interessadas em entrar no seu site se percam. Imagine como deve ser difícil informar para seu cliente um endereço como o zimmermannwear.com;

  • Relação – se possível, escolha um nome que tenha relação com o seu produto ou serviço;

  • Simplicidade – quando oportuno, estipule um nome que seja simples e curto para que fique mais fácil de ser lembrado;

  • Perenidade – evite termos e palavras da moda. A ideia é que o seu domínio seja usado por muitos anos, e modas passam rápido. Nada de gírias também, especialmente para domínios profissionais;

  • Relevância – se for o caso, utilize a ferramenta Google Trends para pesquisar o volume de busca de termos ligados ao seu negócio e verifique a possibilidade de incluir no nome do seu domínio;

  • Sonoridade – fale em voz alta os domínios que deseja, para sentir se a sonoridade é boa e se não forma nenhuma cacofonia;

  • Concorrência – pesquise para saber se o nome do seu domínio vai conter o de alguma empresa já estabelecida e principalmente de marcas registradas. Se for o caso, evite esse domínio.

Por que registrar um domínio próprio?

Ainda não se convenceu da importância de registrar um domínio próprio? Então descubra agora 9 motivos para mudar de ideia e fazer o seu registro ainda hoje!

  1. Credibilidade – todas as empresas sérias e consolidadas têm um domínio próprio para construir uma presença digital ampla e alinhada com suas estratégias de Marketing e de Vendas. Coloque-se no lugar do seu cliente, especialmente aqueles que não estão nas redes sociais. Você demonstra mais profissionalismo e respeito aos clientes, com um domínio próprio;

  2. Divulgação – uma das grandes vantagens do domínio próprio é a facilidade de memorização, por ser mais curto e totalmente relacionado com a sua empresa. Isso facilita e muito as campanhas de Marketing e potencializa o trabalho de Branding;

  3. Alcance – ao construir uma presença mais ampla e diversificada, a marca ganha projeção e alcance nos mecanismos de busca, como o Google. E isso é vital para ser visto e encontrado na Internet;

  4. E-mail próprio – ao registrar um domínio, além do endereço para acessar o seu site você tem também a disponibilidade de contas de e-mails profissionais vinculados ao domínio registrado. Esse é um aspecto fundamental para a credibilidade da sua empresa junto aos parceiros, clientes e fornecedores;

  5. Proteção da marca – para evitar que outra pessoa registre e use o seu nome ou o da sua empresa em seu lugar, você deve registrá-lo antes. É uma forma de proteger a sua marca de usos indevidos, além de permitir inúmeras ações fora dos limites e políticas das redes sociais;

  6. Customização do site – ao dispor do seu próprio domínio, você poderá usar soluções mais completas para a criação do seu site, em vez de ficar limitado às plataformas de desenvolvimento gratuitas ou às redes sociais. Lembre-se que a identidade visual é um aspecto fundamental de qualquer marca;

  7. Ausência de anúncios indesejados – esse é outro grande diferencial. Ao utilizar apenas as redes sociais, você divide a exposição e as vitrines com outras marcas e até a publicidade de terceiros. Além de prejudicar a navegação do seu visitante, corre o risco de anunciar empresas que não são compatíveis com a sua marca e os seus valores;

  8. Independência – se você registrou um domínio, você tem direito único de uso, bem como autonomia de fazer o que desejar com seus arquivos e conteúdos, além da liberdade e facilidade para transferir a hospedagem, por exemplo, de uma empresa para outra sem problemas;

  9. Baixo custo – essa vantagem muita gente não sabe, mas registrar um domínio é bem barato. Os valores partem de R$ 24,99 / ano para a extensão .com.br, podendo sair até de graça no primeiro ano, se combinada com um plano de hospedagem, que é igualmente acessível.

Passo a passo para registrar um domínio

Muita gente acredita que é um processo complicado, mas você verá que é muito parecido com uma compra on-line. E, nesse caso, a mercadoria comprada é o domínio.

Nos casos dos domínios terminados em “.br”, muitos não sabem, mas o registro pode ser feito por diversos provedores de serviços web. É até mais interessante contratar uma dessas empresas, pois ficará mais fácil fazer as configurações de apontamento para hospedagem do seu site, entre outros benefícios.

1. Confira a disponibilidade do domínio

Já na página inicial de Registro de Domínio da HostMídia, você verá uma opção para pesquisar se o domínio ideal para o seu negócio e que você deseja registrar, está disponível ou não. Nossa ferramenta de pesquisa é rápida e fácil!

  • Se estiver disponível – ótimo! Basta adicionar ao carrinho;

  • Se estiver indisponível para registro – não desanime. Nossa ferramenta automaticamente sugere variações com outras extensões (.net, .online, etc.) ou nomes semelhantes que você pode registrar imediatamente. Você não está limitado a uma única opção!

2. Complete o pacote com outros serviços

Para complementar o domínio escolhido, pode ser interessante aproveitar a oferta de serviços adicionais que serão necessários futuramente, como um plano de hospedagem (seu site precisa de uma casa!) ou quem sabe um Certificado SSL (o cadeado verde que garante a segurança e credibilidade).

Note que a aquisição de outros serviços não é obrigatória e a qualquer momento após o registro, você pode adquirir um plano de hospedagem que atenda suas necessidades.

3. Escolha o período

Depois do domínio e dos serviços adicionais escolhidos, você deverá optar pela periodicidade de pagamento (1 ano, 2 anos, 3 anos, etc).

É importante salientar que, quanto maior o período escolhido, menor será o valor cobrado por cada ano. Atualmente, o período mais vantajoso no caso da HostMídia, é o plano trienal (3 anos).

4. Preencha o cadastro

A etapa seguinte é similar a de qualquer site de e-commerce e consiste de preencher os dados cadastrais, que variam para pessoa física ou jurídica.

Atenção ao preenchimento correto das informações pelas seguintes razões:

  • Os dados do titular são vinculados ao registro do domínio e, portanto, a exatidão é essencial para que o domínio fique corretamente vinculado;

  • Telefone e endereço de e-mail são canais comuns do nosso suporte e das mais diversas situações de atendimento;

  • No campo “senha”, ela deve conter maiúsculas, minúsculas, números e ter no mínimo 8 caracteres. Ela servirá posteriormente para acesso à sua conta na HostMídia.

5. Pagamento

No fim do seu cadastro é escolhida a forma de pagamento (cartão de crédito, boleto bancário ou PIX), ou seja, tudo muito simples. Escolha a melhor forma de pagar e, depois de confirmado o pagamento, a HostMídia iniciará o processo de registro do seu domínio e da ativação dos serviços adicionais, caso contratados.

Ao optar por pagamentos por cartão ou PIX, a ativação dos serviços é mais rápida e automática. No caso de boleto, é necessário aguardar a compensação ou enviar o comprovante para antecipar o processo.

Viu como é fácil registrar um domínio na Internet? Está esperando o quê para ter um domínio para chamar de seu?

Conclusão

Registrar um domínio é o primeiro passo para construir uma presença digital sólida e ampla, com credibilidade, alcance e proteção da sua marca.

 
 

 

 

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